Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Livro sobre 1968 será lançado na Assembleia

25 de junho de 2012 1

Da professora Derley Catarina de Lucca, anunciando o lançamento de livro inédito sobre o regime militar nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa:
“1968 – é um ano lembrado no mundo inteiro. Foi o ano das grandes manifestações, no Brasil, iniciadas em março, na luta por mais vagas nas universidades. Foi o ano em que os estudantes dos EUA se voltaram contra a Guerra do Vietnã, os franceses quase derrubaram o governo, alemães denunciavam a partilha da Alemanha. Era a época dos Beatles e dos Rolling Stones. Os checos fizeram sua primavera e a América Latina parecia incendiar-se. Foi o ano em que se celebrou o amor livre e as meninas vestiram mini saia.
A ditadura brasileira não conseguiu conter estudantes e operários tomaram fábricas em Osasco e no Paraná e tomaram conta do palanque, organizado pela ditadura, em plena Praça da Sé em São Paulo, no dia Primeiro de maio.
Foi o ano do assassinato do estudante Edson Luis, no restaurante Calabouço no Rio, da passeata dos CEM mil e do Congresso da UNE, em Ibiúna, do discurso de Marcio Moreira Alves, no Congresso nacional e do famigerado Ato Institucional n. 5.
Cem participantes destes acontecimentos que marcaram a história do mundo o do país, registraram suas memórias.
O Projeto Marcas da Memória, do Ministério da Justiça, patrocinou a publicação.
O livro já foi lançado com grande sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. Também em cidades como Ribeirão Preto, Campinas e Foz do Iguaçú. Foi elogiado por várias personalidades, que receberam o livro, inclusive Chico Buarque.
Será lançado em Florianópolis, na Assembléia Legislativa, terça feira, dia 26 de junho, as 19.00.
Teremos também uma palestra da Organizadora Eliete Ferrer.
O livro será doado gratuitamente para professores de História, diretores de Colégios e entidades de Direitos Humanos.
Esperamos você para o lançamento!
Derlei Catarina De Luca.”

Comentários

comments

Comentários (1)

  • Rodrigo B. diz: 25 de junho de 2012

    Derlei foi uma das melhores professoras que tive.

    Parabéns Derlei! Sucesso!