Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2012

A Educação e o Relatório da OCDE sobre SC

31 de agosto de 2012 15

“Prezado Moacir

Como oportuna contribuição a discussão que está sendo levantada em torno dos problemas da Educação em nosso Estado, gostaria de recomendar a leitura do relatório encomendado à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos – OCDE, pelo Estado de Santa Catarina, no governo de Luiz Henrique da Silveira, e concluído em 2010. Neste amplo estudo financiado pelo governo do Estado em parceria com a OCDE, são apontadas as deficiências do nosso sistema ensino, ao mesmo tempo em que sugere medidas para saná-las. Estranho que tão importante documento, que não deve ter custado barato aos cofres públicos, não seja mencionado e utilizado nos debates em torno dos “por quês” da má qualidade do ensino público em nosso Estado.
Talvez, cause constrangimentos afirmações constante do relatório, como: “Por determinação federal, todos os estados e municípios devem destinar um mínimo de 25% dos seus orçamentos à educação. (…) embora na prática o Estado gaste em torno de 28%. (p. 31). Ou: “A existência de uma reserva de professores temporários ou substitutos pode ser de grande utilidade para o sistema, mas não quando representa quase metade do corpo docente. É reconfortante saber que a SED lançou um programa através do qual, a partir de 2010, todos os professores temporários deverão prestar um exame formal de admissão. A prova está sendo organizada para todo o estado pela instituição universitária ACAFE.” (p. 242).
Embora extenso, reafirmo a importância da leitura para todos os interessados no debate. Procurar no google sob o título: Avaliação das políticas nacionais de educação – Estado de Santa Catarina, Br
Lenita Raad – professora da rede pública de SC.”

PMDB destaca visita de Temer

31 de agosto de 2012 2

Nota do PMdB sobre a visita de Michel Temer a SC:
“O vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente nacional do PMDB, Valdir Rauppp, escolheram Santa Catarina para fazer o lançamento nacional das campanhas municipais da sigla no Brasil. Evento que também foi palco de demonstrações de apoio para os candidatos Gean Loureiro e Rodolfo Pinto da Luz. Florianópolis foi a primeira capital visitada por Temer no período eleitoral. “ No Governo Federal as portas não estarão abertas para o Gean e para o professor Rodolfo, no Governo Federal não haverão portas para você”, revelou Temer. “ E eu quero voltar aqui, para aplaudir vocês com as mãos e com o coração”.
O evento foi realizado esta noite no Hotel Castelmar. As lideranças peemedebistas foram recepcionas pelo presidente do PMDB catarinense, Eduardo Pinho Moreira, pelos candidatos a prefeito, vice e a vereador de Florianópolis e região, entre outros representantes do PMDB e partidos coligados. “Michel e Valdir podem ter certeza que o PMDB de Santa Catarina terá mais uma vez o melhor desempenho eleitoral entre todos os estados do Brasil”, afirmou Moreira, que também fez questão de ressaltar que Gean Loureiro será ainda melhor do que o Dário para Florianópolis.”

Segurança de Temer restringe público

31 de agosto de 2012 4

Um esquema de segurança especial marcou a visita do vice-presidente Michel Temer no encontro do PMDB no sub-solo do Hotel Castelmar. Todos, incluindo autoridades, tiveram que passar pelo detector de metais, obrigados a deixar na lateral telefones, canetas e equipamentos.
O auditório do evento ficou grande. O público presente não se assemelhava a outros eventos da campanha. Restrição da segurança do vice, certamente.
No Mercado Público, Temer estava mais descontraído, tomando sua cervejinha com os lideres do PMDB.

SC vai produzir aeronaves

31 de agosto de 2012 1

Marcada para segunda-feira, as 10,30 horas, na sede da Fiesc, a solenidade de assinatura do protocolo de intenções entre o governo do Estado e a empresa brasileira Novaer Craft. Será apresentado o projeto da primeira aeronave a ser produzida em série em Santa Catarina.
Logo após a solenidade, o governador Raimundo Colombo, o ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o presidente da SCPar, Paulo César da Costa, e o presidente da Fiesc, Glauco Côrte, vão conceder uma entrevista coletiva.
A empresa pretende estabelecer uma fábrica em Lages e uma unidade de desenvolvimento em Florianópolis para produzir aeronaves para aviação geral de pequeno porte.

Temer no encontro do PMDB

31 de agosto de 2012 5

O vice-presidente Michel Temer participa neste momento no Hotel Castelmar de encontro do PMDB, que os organizadores definem como lançamento nacional dos candidatos do partido.
Presentes o presidente do PMDB, Eduardo Moreira, o prefeito Dário Berger, o ex-governador Paulo Afonso, os deputados Mauro Mariani, Manoel Motta, Walter Galina e Renato Hinnig.
Temer cumprimentou as lideranças e candidatos presentes, fez. Varias gravações e depois discursou. Com uma tala no braço direito, estendeu a mão esquerda aos correligionarios.

Justiça nega direito de resposta a Cesar Souza

31 de agosto de 2012 3

O juiz Luiz Henrique Portelinha negou liminar a pedido de direito de resposta do candidato Cesar Souza Junior contra Gean Loureiro,por conta das declarações sobre construção civil em Florianópolis, nas emissoras de rádio e TV. O refereido pedido foi conferido pelo juiz Luiz Felipe Schuk em relação a rede de Internet. Gean entrou com recurso.

TRT-SC emite nota de alerta

31 de agosto de 2012 1

A Assessoria do TRT-SC divulgou a seguinte nota de alerta: “Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) alerta que em hipótese alguma realiza qualquer tipo de intimação por e-mail. As comunicações entre a Justiça do Trabalho e as partes em reclamações trabalhistas e seus advogados são feitas exclusivamente pelos canais oficiais. O cidadão deve, portanto, rejeitar qualquer intimação para comparecimento em audiência que tenha sido recebida por correio eletrônico, referente a qualquer processo trabalhista.”

Unimed de Blumenau entre as principais operadoras do Brasil

31 de agosto de 2012 1

A Unimed Blumenau está entre as 50 maiores operadoras de planos de saúde do país segundo o relatório anual Valor 1000, divulgado pelo jornal Valor Econômico. Única cooperativa singular do Estado no ranking, a Unimed Blumenau ocupa a 42ª posição entre as Operadoras. A Unimed Rio está na segunda posição, São Paulo na terceira, Belo Horizonte na quarta. A Federação de Santa Catarina está na 25º posição do levantamento. No total 28 Unimeds figuram entre as 50 maiores operadoras do país.

Para elaborar a classificação, o Valor leva em consideração o lucro líquido, lucro operacional, ativo total, patrimônio líquido, mais rentáveis sobre o patrimônio, as que mais cresceram em contraprestações efetivas e margem operacional.

RBS: 55 anos

31 de agosto de 2012 1

O Grupo RBS comemora 55 anos de fundação nesta sexta-feira. A data é celebrada com a publicação de anúncios especiais com comunicadores e colaboradores da empresa, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, em todos os jornais da RBS.

Nas peças publicitárias, que contemplam páginas sequenciais, a empresa agradece por meio de seus comunicadores a solidez dos relacionamentos estabelecidos ao longo das mais de cinco décadas de trabalho. Na página seguinte, junto à imagem dos colaboradores, a RBS reafirma o compromisso com os seus públicos.

O material foi produzido com a participação de comunicadores e colaboradores de cada estado e veiculado nos jornais de SC e RS.

— Esta trajetória tão bem-sucedida foi construída com a confiança de todos os nossos públicos e com o esforço das pessoas que fazem parte desta empresa. Estamos muito motivados para os desafios que estão aí. Este é um momento de renovar nossos compromissos com leitores, ouvintes, telespectadores e internautas e de reafirmarmos nossa intenção de fazer sempre melhor — diz Eduardo Sirotsky Melzer, Presidente Executivo do Grupo RBS.

Na última terça-feira (28), na semana de seu aniversário, a empresa lançou uma nova campanha institucional, “A Educação Precisa de Respostas “, na qual defende a melhoria da qualidade da educação básica no país por meio de ações publicitárias, editoriais e de mobilização das comunidades em que atua.

O evento de lançamento, durante um programa televisivo, contou com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, dos secretários estaduais da Educação do RS, Jose Clovis de Azevedo, e de SC, Eduardo Deschamps, da secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, e do conselheiro do movimento Todos pela Educação, Mozart Neves Ramos.

Breve perfil do Grupo RBS

Fundador: Maurício Sirotsky Sobrinho
Data e local de fundação: 31 de agosto de 1957, em Porto Alegre
Início da RBS: Rádio Gaúcha
Número de colaboradores: 6,5 mil

História

Fundado em 31 de agosto de 1957 por Maurício Sirotsky Sobrinho, o Grupo RBS é hoje o segundo maior empregador de jornalistas do país. Naquele ano, o empresário assumiu a direção da Rádio Gaúcha, em um ato considerado o embrião do Grupo.

Em 1962, já com o irmão Jayme, Maurício coloca no ar a TV Gaúcha, hoje RBS TV, precursora do modelo de rede regional de televisão no país, hoje afiliada à Rede Globo.

Em 1970, o grupo assume o controle do jornal Zero Hora. Com atuação em rádio, TV e jornal, os anos seguintes são de expansão e novas aquisições.

Maurício, que faleceu em 1986, foi sucedido pelo irmão Jayme Sirotsky na presidência, por um período que se estendeu até 1991. Naquele ano, Nelson Sirotsky, filho de Maurício, assumiu o comando do grupo. Em 3 de julho de 2012, Eduardo Sirotsky Melzer assumiu a presidência executiva da RBS, sucedendo Nelson em um processo planejado desde 2010. Nelson passou a dedicar-se integralmente à presidência do Conselho de Administração do Grupo RBS.

Bombinhas quer elevar nível dos candidatos

31 de agosto de 2012 1

A Associação Empresarial de Bombinhas realizou um projeto inovador para melhoria da representação popular, de mais ética na politica. Promoveu palestra com os candidatos a vereador, com orientação sobre suas funções, obrigações, direitos, compromissos, etc.
– Foi um encontro muito proveitoso, diz o presidente Mário Pera. Diante do sucesso, aceitação – fato que deveria ser prática permanente dos partidos, na formação dos seus filiados-candidatos – torna-se uma obrigação da sociedade organizada, até para que se salve ou mantenha-se a esperança de melhorias futuras no comportamento político.