Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2012

A uma semana da eleição, imagens da campanha na Capital

30 de setembro de 2012 31

Em uma semana, os eleitores de Florianópolis elegem o próximo prefeito da cidade — ou, mais provavelmente, o nome dos dois candidatos que vão se enfrentar no segundo turno. Confira alguns dos bons registros da campanha do primeiro turno encaminhados pelas assessorias dos candidatos.

César Souza Junior (PSD) em campanha no Maciço do Morro da Cruz. Crédito: Petra Mafalda, Divulgação.

Angela Albino (PC do B) faz caminhada no Centro, em meio à chuva. Crédito: Felipe Carneiro, Divulgação.

Gean Loureiro e o vice Rodolfo Pinto da Luz, na defesa, em partida contra crianças no Maciço do Morro da Cruz. Crédito: Cristiano Andujar, Divulgação.

Remanejamento na saúde estadual

30 de setembro de 2012 10

“Prezado Srº Moacir Pereira,

Ao ler sua coluna no DC de 28 de setembro, me causou revolta o remanejamento imposto pelo o Srº Secretário da Saúde, aos profissionais que foram convocados para o hospital regional.
Quando da realização do concurso, havia a opção muito clara: qual entidade ou hospital você quer prestar o concurso? cada candidato optou pelo seu, a escolha do local para assumir o cargo foi realizada no ato da inscrição e agora que ocorreu a chamada para o Regional o Srº secretário quer remanejar os chamados para aquela instituição? Esta totalmente contrário a previsão do edital.
A secretaria quer “tapar o sol com a peneira”?
E nós, que passamos no concurso para os hospitais que os outros profissionais serão remanejados como ficamos? Muitos possuímos notas e classificação melhor do que aqueles que foram chamados.
Sei que o texto é curto, mas exprime todo o meu sentimento de ter estudado e estar aguardando por um processo lícito do nosso Governo Estadual e não este que o Srº secretário esta impondo.
Por favor, gostaria muito da sua ajuda na divulgação deste, pois somente assim, podemos almejar à tão falada democracia.
Clamo ao nosso Governador Raimundo Colombo, que faça justiça e que tal fato não se concretize!!!!
Grata pela atenção dispensada.
Eliane Veríssimo.”



Propaganda: Colombo envia carta a Ceron

30 de setembro de 2012 22

O governador Raimundo Colombo encerrou sua participação em encontros eleitorais, apoiando candidatos de seu partido. Diz que só compareceu em eventos fechados. E que nesta ultima semana vai concentrar forças em Lages. Está apoiando o ex-secretário Antônio Ceron(PSD) contra o deputado Elizeu Matos(PMDB). Seu empenho está caracterizado por esta mensagem produzida em Florianópolis: uma carta de Colombo a Ceron. Ao que se informa é caso único na campanha. Confira:

20 anos depois, Dirceu Carneiro relembra o afastamento de Fernando Collor da presidência

30 de setembro de 2012 3

No sábado fez 20 anos que o senador catarinense Dirceu Carneiro entregou a Fernando Collor a decisão do Senado que o afastava da presidência da República e iniciava seu processo de impeachment. De sua fazenda em Campos Novos, Carneiro lembra da forma civilizada como se deu o afastamento do presidente, lamenta a atual falta de consistência ideológica dos partidos e avalia o governo de Raimundo Colombo, que começou na política lhe fazendo oposição em Lages.

Tem orgulho de ter participado do impeachment?
Como primeiro-secretário do Senado, cabia a mim executar todas as decisões. Aquele foi um momento muito contundente da história, um registro forte na minha trajetória. Mas não é algo que eu possa dizer que tenho orgulho, porque foi resultado de um frustração muito forte, de ver que depois de tantos anos sem eleições diretas, foi preciso retirar alguém eleito democraticamente do poder.

Como vê o quadro político atual?
Naquele período o exercício político parecia bem mais contundente e mais definido do ponto de vista ideológico. A medida que foi sendo liberada a organização político-partidária, surgiram diversas siglas sem consistência. O que se vê hoje são muitas letras e siglas e uma verdadeira falência das questões ideológicas. Em 1994, eu fui contra a aliança do PSDB com o PFL por entender que os partidos deveriam se aliar aos do mesmo campo ideológico e não apenas somar esforços em busca do poder. Hoje são todos assim.

Em 1982, Raimundo Colombo foi indicado pelo governo estadual para a função de administrador regional em Lages, quando o senhor era prefeito. Era uma espécie de contraponto à sua gestão. Como o senhor vê o governo dele hoje?
É verdade, eu conheço o Colombo desde o início de sua carreira política. Depois disso, ele passou por diversos cargos, sempre de forma legítima. Hoje, tem feito um governo que não é nem brilhante e nem omisso. É um governo normal, esforçado. Mas ele também é produto dessa confusão ideológica. Se elegeu com o apoio do PMDB que sempre combateu.

Um dos candidatos a prefeito de Lages, Elizeu Mattos (PMDB), trabalhou com o senhor. Tem seu apoio?
Eu apoio Elizeu, gravei para o programa, disse que é uma pessoa que se preparou e que é melhor opção do que o candidato que o Colombo escolheu. Mas tento não me expor muito, porque estou fora da atividade política.

Acredita que o quadro político atual pode mudar?
Vão surgir novas formas de participação, não partidária, com a internet, que permitam outros processos. Participação direta. Não acredito que os partidos possam resgatar uma credibilidade e uma certa isenção que eu sempre achei necessárias para tratar da coisa pública. A gente vê coisas tão ridículas por parte dos escolhidos, dos objetivos partidários e das metas alcançadas que dá até um cansaço.

Ameaçado o carnaval de Florianópolis, diz Pacheco

30 de setembro de 2012 18

O carnaval de 2013 em Florianópolis está ameaçado, diz o presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, José Machado Pacheco. Ao contrário dos anos anteriores, a Prefeitura Municipal não efetuou o pagamento das duas primeiras cotas, em julho e agosto.
– O pior é que o prefeito nem nos atende – queixa-se Pacheco.

Oftalmologia trará 8 mil médicos a SC

30 de setembro de 2012 3

Cerca de 8 mil especialistas em visão estarão em Santa Catarina em setembro de 2015, para o Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Está sendo coordenado pelos médicos Ayrton Ramos e João Luiz Lobo Ferreira. O evento será realizado em 2013 no Rio e em 2014 no Recife. Os dois oftalmologistas são sócios da Clínica Vista, em Florianópolis. O evento vai acontecer no Centrosul.

Vinhos do Brasil na Vai Vai

30 de setembro de 2012 3

O empresário Wander Weege é um dos mais entusiasmados com a decisão da Escola Vai-Vai, de São Paulo, de adotar o tema “Vinhos Finos do Brasil”, no samba enredo do carnaval de 2013. Sua empresa teve uma experiência que classificou de “excepcional” há quatro anos no carnaval de Joaçaba. Uma das escolas contou a história de dua vitoriosa indústria textil – a Malwee – incluindo cinco belissimos carros alegóricos. Weege considera a vitrina paulista relevante para promover os vinhos de Santa Catarina. A Vinícola Pericó, que Wander iniciou na serra catarinense, está comemorando 10 anos.

Semana de ansiedade e expectativa

30 de setembro de 2012 13

O clima é de crescente ansiedade e expectativa nos comitês e entre os candidatos, sobretudo, nos três maiores municípios. Motivo: do resultado destas eleições dependerá o futuro da tríplice aliança e o projeto de reeleição de Raimundo Colombo.
Assim, é preciso atentar em Florianópolis, por exemplo, para dois dados relevantes. Um deles está na intenção de voto. O crescimento de Gean Loureiro (PMDB) é a curva que merece atenção. Ele pulou de 12% para 18%, um salto de 50%. O segundo está na avaliação da gestão Dário Berger(PMDB). Ele tem o melhor índice de aprovação, com 68%, contra apenas 27% de reprovação. Presente agora com mais frequência nos programas de Gean Loureiro e falando diretamente ao eleitorado, pode oxigenar ainda mais a candidatura que apoia.
O terceiro dado que não pode ser desprezado: nas eleições municipais é a força da máquina das prefeituras. Quer dizer: há na Capital hoje uma possibilidade de disputa no segundo turno entre Cesar Souza Júnior e Gean Loureiro.
Em Joinville, os três candidatos da primeira bateria tem chance de ida para o segundo turno. O deputado Kennedy Nunes é, neste momento, o que tem os melhores índices, tanto de aceitação, como a baixa rejeição, além de posição privilegiada nas projeções de segundo turno. A saber quem conquista o segundo lugar: Udo Doehler ou Marco Tebaldi. Neste caso, o diferencial pode ficar com a estrutura partidária e ação da militância. Neste caso, favorecendo o PMDB.
Blumenau tem cenário mais definido, com Ana Paula Lima e Jean Kulhmann em direção ao segundo turno. Se os tucanos e aliados, liderados por Napoleão Bernardes, abraçarem o candidato liberal, a situação pode ficar desfavorável para a deputada petista.
Numa campanha apática, contudo, tudo pode mudar na reta final.

Moreira lançar "Carta aos peemedebistas"

30 de setembro de 2012 4

O presidente do Diretório Estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, destacou-se nesta campanha como o lider partidário que mais se movimentou no interior catarinense. Ele lançou a “Carta aos Peemedebistas”, com o seguinte teor:
“Estamos chegando ao fim de uma longa jornada, na qual tivemos a oportunidade de vivenciar e sentir emoções diferentes. Nada tem sido mais gratificante do que a emoção do povo que participou das campanhas municipais erguendo nossas bandeiras. Orgulho-me, também, dos companheiros que arregaçaram as mangas para levar as propostas do PMDB às ruas e mostrar para a sociedade catarinense o trabalho de um partido que nunca em sua história se curvou às dificuldades.
Sei que não tem sido fácil. Campanha desgasta. Campanha expõe nossas fraquezas, porém, também oportuniza momentos inesquecíveis, que ficarão guardados para a história que o PMDB escreve hoje.
A cada eleição nosso partido conquista novos espaços fruto do heroísmo e da coragem de homens e mulheres que, como você, colocaram o nosso 15 no peito e nossos ideais de democracia e justiça social no coração para construir o maior partido político de Santa Catarina.
Passados 87 dias desde o início formal da campanha nos municípios e após ter percorrido mais de 30 mil quilômetros, por mais de 180 municípios, junto com os principais líderes do PMDB estadual, temos a certeza de que o PMDB em Santa Catarina, depois do próximo dia 7, continuará forte e unido, sendo a principal referência política deste país.
Gostaria de ter ido pessoalmente as 283 cidades em que o PMDB tem candidato a prefeito e/ou a vice, porém seria humanamente impossível.
Hoje, na condição de presidente estadual do PMDB e faltando apenas uma semana para o “grande dia”, registro aqui meu agradecimento a todos os que contribuíram nesta caminhada, nas mais diversas funções.
Até o próximo domingo vamos continuar trabalhando como se fosse o primeiro dia. Se houver dificuldade não vamos desistir, vamos lutar até o fim; e se o clima for de otimismo vamos redobrar nossa energia, porque eleição só se ganha na urna.
Vamos lutar por nossas vitórias com a vontade e dignidade que sempre nortearam a caminhada do PMDB!
Grande abraço,
Eduardo Pinho Moreira-Presidente do Diretório Estadual do PMDB/SC.”

Damyller: a 104a. loja no Brasil

29 de setembro de 2012 1

Empresário Cid Damiani, o vitorioso dono da Damyller, está inaugurando esta semana sua 104ª loja no Brasil. Fica no Shopping Iguatemi de Salvador. É a quarta em território baiano. A indústria de Criciúma conta hoje com 1.800. É um case extraordinário.