Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dom Carlos doa filme inédito sobre Treze Tilias

31 de outubro de 2012 3

A cidade de Treze Tilias, no Vale do Rio do Peixe, conhecida mundialmente como “O Tirol Brasileiro” viveu uma noite especial, com o evento promovido pelo Instituto HIstorico e Geográfico de Santa Catarina para homenagear a colonização austríaca no Estado.
O evento teve como destaque a presença de Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, trineto de Dom Pedro II, acompanhado de sua esposa, que é Arquiduquesa e trineta de Francisco Jose, da Áustria. Ele doou a cidade e ao Instituto Histórico, cópia de um filme que registra a visita de seu pai a Treze Tilias, em 1938, quando o fundador Andreas Thaler ainda estava vivo.
A solenidade teve a participação do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Augusto Cesar Zeferino e demais representantes da entidade, a Consul Honorária da Áustria em Santa Catarina, Sra. Anna Lindner von Pichler, do prefeito Romeu Rabuski, autoridades e convidados.
A Sessão Solene foi aberta pelo Presidente do Instituto que falou da importância do evento e o porquê de Treze Tílias ter sido escolhida. Ressaltou que Dom Carlos é sócio do Instituto e tendo nascido na Áustria, sua ligação com Treze Tílias é muito direta. Falou que o objetivo do Instituto é descentralizar as informações e os eventos que o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina promove na Capital.
O site de Treze Tilias dá mais detalhes
“Dom Carlos emocionou a todos com suas palavras serenas e destacou logo no início, que dentre todos os atributos mencionados pelo protocolo, o fato de ter sido agricultor é o que mais lhe orgulha. Falou que conheceu Treze Tílias através do vídeo que seus pais fizeram quando estiveram aqui em 1938, mas que conheceu a Dreizenhlinden daquela época e que agora se encantou com a Treze Tílias de agora. Agradeceu a presença de todos e se demonstrou imensamente feliz por poder compartilhar com Treze Tílias, um arquivo de família que a partir de ontem, passou a ser um documento histórico de valor imensurável para Treze Tílias. Em seguida o áudio visual foi reproduzido e emocionou a todos os presentes, muitos destes descendentes de austríacos, que viram a vida de suas famílias sendo contada de uma forma diferente. Foi sem dúvidas um momento muito especial e único, onde o passado uniu-se ao presente, dando a certeza de um futuro próspero e feliz para a pequena Drenzenhlinden, hoje Treze Tílias.
Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança lançou em Treze Tílias seu livro intitulado “Dom Pedro II na Áustria” e para fechar a noite, ofereceu alguns livros e fez uma sessão de autógrafos.”

Comentários

comments

Comentários (3)

  • Gualberto Cesar dos Santos – FLN/SC diz: 1 de novembro de 2012

    Espera-se que ele possa influenciar não somente na “Cultura”.
    Mas também nas questões de âmbito, humano social.

  • Giffoni diz: 1 de novembro de 2012

    Com certeza somos a república mais “monárquica” deste planeta Terra, lastimável.

  • Dirlei Barbier Rofner diz: 1 de novembro de 2012

    Muito obrigada por sempre fazer parte deste momento importantíssimo de Treze Tilias e estou anciosa para ver sua obra completa e poder me transportar para a Austria em suas narrativas!!