Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Governo Dilma: o balanço da ministra

29 de dezembro de 2012 3

A presidente Dilma Rousseff termina o ano como a maioria dos brasileiros: um certo desapontamento  com um PIB de apenas 1%, mas com excelente taxa de desemprego inferior a 6% e, sobretudo, avanços com projetos sociais e elevação do nível de renda dos brasileiros.  Acha que se as taxas de juros tivessem redução diferenciada, o PIB seria muito melhor.

Este o sentimento colhido pela ministra Ideli Salvati, a catarinense que maior convivência manteve durante todo o ano com a presidente.

Para Ideli Salvati o ano que termina foi muito positivo.  Não teve de enfrentar denúncias e recebeu missões históricas da presidência para encaminhar ações relevantes no Congresso Nacional.

O balanço da ministra destaca, por exemplo, a aprovação da reformulação do Fundo de Previdência dos Servidores Públicos, que dá mais tranquilidade fiscal a médio e longo prazos;  o sucesso do Brasil Maior, plano de governo lançado para neutralização dos efeitos da crise mundial, como incentivos do IPI, desoneração da folha, tudo aprovado depois pelo legislativo;   o referendo parlamentar da polêmica medida provisória sobre a redução das tarifas de energia;  e todo um amplo programa na área educacional, como Pronatec, ampliação de creches e novos financiamentos escolares.

Entre as matérias que representaram  desafios para o Palácio do Planalto, o novo Código Florestal, aprovado depois de muitas discussões e muito vaivém.  A ministra destaca o papel decisivo exercido pelo senador Luiz Henrique da Silveira.

Ideli enfatiza, finalmente, a forte atuação da presidente em várias frentes, em proveitosas parcerias com governadores, prefeitos e iniciativa privada, para dinamizar mais a economia e evitar prejuízos maiores com a crise financeira.

Comentários

comments

Comentários (3)

  • Sérgio Murilo diz: 29 de dezembro de 2012

    Gostaria de saber pq ninguem comenta nada a respeito do Prefeito Djalma Berger não ter pago os salários dos funcionários do mês de Dezembro/12. Por isso as urnas deram a resposta para o Sr. Prefeito.

  • Almir Wagner diz: 29 de dezembro de 2012

    Dilma tem tudo para entrar para a história como a melhor presidente do Brasil de todos os tempos. Ela está no caminho certo. Sabe dosar o uso do diálogo com o da autoridade. É comedida, não entra em canoa furada e não tem medo de ousar no jogo político. A maior prova de que está no caminho certo é a campanha em curso por parte da mídia internacional criticando sua atuação na área econômica. Essa turma não dá ponto sem nó. Se eles dizem que estamos errados, é porque estamos lhes causando prejuízos. Sou muito mais Dilma.

  • Wall diz: 29 de dezembro de 2012

    Ideli deve mesmo comemorar 2012, ainda mais no seu final. É que, no fechar das cortinas do ano, a sua aposentadoria de ex-senadora foi devidamente publicada. E tudo ocorrendo quando o povo, desatento, tem sua atenção voltada às compras e festas de fim de ano. O governo? Tudo é festa!