Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

BR-101: o pesadelo continua (28/02/2013)

28 de fevereiro de 2013 11

A duplicação da BR-101 Sul nem foi concluída e as previsões sobre o futuro da mais movimentada rodovia federal em Santa Catarina são péssimas. O enredo gira entre trapalhadas políticas, desencontros administrativos, negociatas escusas, muita burocracia e pouca eficácia na ação. O trecho da Grande Florianópolis é um dos mais violentos do Brasil. E tudo indica que a tragédia vai continuar por mais quatro anos.

Sem o contorno viário não haverá solução para os irritantes e monstruosos engarrafamentos na região metropolitana. Pior: estes engarrafamentos gigantescos – agora a qualquer hora do dia ou da noite – produzem um efeito dominó sobre a mobilidade urbana na Ilha. Os veículos param ou se deslocam como tartarugas na saída da ponte e vão travando tudo, levando a fila quilométrica até a Casa d´Agronômica. No sentido inverso, costuma atingir Biguaçu pelo Norte ou Palhoça, pelo sul.

Se a Auto Pista Litoral tivesse concluído o contorno viário no prazo do contrato de concessão assinado com a ANTT nada disso estaria acontecendo. Se nossa representação política tivesse mais unidade, mais competência e uma articulação eficiente, a realidade seria outra.

O traçado do contorno viário foi definido pelo Dnit há mais de 12 anos. A Auto Pista alega que o traçado foi inviabilizado porque o ex-prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), autorizou a construção de um conjunto habitacional justamente sobre a mesma área.

Respaldados pela Fecam, os prefeitos reiteraram posição pelo traçado original. Pois que a ANTT exija da concessionária a imediata construção do trecho entre o Km 175 e a SC-407 (Santana), como tem pedido a Fiesc há muito tempo.

Ou as obras ou a matança e o pesadelo.

O prefeito Cesar Souza Junior manteve conversa reservada com o ministro Paulo Sérgio Passos, durante cerca de 20 minutos. Recebeu uma boa notícia. O Dnit já estuda a ampliação da Via Expressa de acesso à Ilha de Santa Catarina hoje totalmente congestionada. Passos disse que pretende lançar a licitação até dezembro de 2013.

Reajuste no MPSC
Já está na Assembleia Legislativa o projeto de lei que confere 15,8% de reajuste salarial ao procurador-geral de Justiça. O reajuste seria feito em três parcelas, levando o salário, em janeiro de 2014, para R$ 27,9 mil. A reposição repercute sobre o salário de todos os procuradores e promotores do Ministério Público de Santa Catarina.

Último debate
Será hoje, a partir das 19h30min, o último debate entre os procuradores Lio Marcos Marin e Gercino Gomes Neto, que estão disputando a eleição para nomeação do novo procurador-geral de Justiça. O evento é promovido pela Associação Catarinense do Ministério Público e será realizado em sua sede balneária, em Canasvieiras.

Ajuda à Rede
A vereadora Anna Carolina Martins (PRB), de Itajaí, assinou a ficha de apoio à criação da Rede Sustentável – o novo partido de Marina Silva (ex-PV). Ela não pretende se filiar à legenda, mas diz que assina em um “gesto favorável à democracia político-partidária”. A Rede precisa de cerca de 500 mil assinaturas.

Juntando os cacos
Depois de anos de divisão entre os grupos de Décio Goes e José Paulo Serafim, o PT de Criciúma está unido em torno da candidatura de Fábio Brezola na eleição suplementar para prefeito. Os petistas garantem que vão surpreender e alcançar pelo menos a segunda colocação. Dessa forma, Brezola já seria lançado candidato a prefeito para 2016.

Internacional
Ex-vereadora em Curitiba, Renata Bueno é a primeira brasileira a se eleger deputada na Itália, nas vagas destinadas aos descendentes que moram na América do Sul. Tradicionalmente, essas vagas são conquistadas pelos candidatos argentinos. Renata fez campanha no Sul do Estado, com apoio do deputado estadual Altair Guidi (PPS).

Guarda
Prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD), está ouvindo especialistas das polícias Federal e Estadual sobre a proposta de armar a Guarda Municipal, hoje com 120 integrantes. Constata que sem uso de arma, a Guarda é desafiada pela bandidagem. Mas ela deseja ouvir as autoridades para o treinamento e a adoção de medidas preventivas.

Intimação
Somente um ano depois da concessão de liminar na Justiça é que a prefeitura da Palhoça foi intimada. O magistrado cancelou a permuta feita pelo ex-prefeito Ronério Heiderscheidt da área da Colônia Agrícola Penal por um imóvel da Rodobens. E suspendeu todas as obras.

Fazendo Justiça
Mais uma decisão elogiável do Tribunal de Justiça que contribui para acabar com a impunidade no trânsito e a ação de motoristas embriagados que ferem e matam inocentes no Estado. A 4ª Câmara Criminal manteve decisão do juiz de Gaspar determinando que motorista bêbado que fez racha e causou mortes e feridos seja julgado pelo Tribunal do Júri.

Alimentos seguros
Atanázio dos Santos Netto, presidente da Associação Catarinense de Supermercados, lança hoje, as 10h, o Programa de Rastreamento de Alimentos. Com um simples aplicativo no celular, os consumidores poderão identificar a origem dos produtos e todo o trajeto percorrido até chegar nas gôndolas das lojas. A iniciativa é inédita no Brasil.

- Agilidade e eficácia na ação dos promotores de Justiça de São José. Acabam de denunciar mais três homens, dois já presos preventivamente, acusados de autoria dos atentados na Grande Florianópolis.

- Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), foi convidado a participar do Fórum Social sobre Cidades Sustentáveis, que se realizará em Portugal em abril.

- O suplente de vereador Acácio Garibaldi (PP) toma posse como secretário-executivo de Serviços Públicos, em Florianópolis, na sexta-feira.

Comentários

comments

Comentários (11)

  • Helena Rubenstain diz: 28 de fevereiro de 2013

    Se era loira agora mesmo é que fico oxigenada. Então se precisar devo chamar os bandidos armados até os dentes e não a guarda municipal que olhe lá me dá um lencinho de papel para limpar a maquiagem ? Como sou desassuntada, meus Deus!
    * Os professores parece que vão ver uma luz no fim do túnel, não é mesmo ? Com esse sinal de 16% de aumento para a justiça… não vai ser menos para eles saírem do negativo vai ? Não ? Puxa vida, não dou nenhuma dentro !

  • Observador observa diz: 28 de fevereiro de 2013

    Moacir, Upiara e leitores.
    Esse relato que vc faz Moacir Pereira, é a pura da verdade, negociatas e complacência criminosa das autoridades para com a OHL. Cabe aqui perguntar, onde anda a dona Ideli Salvatti, com todo seu prestigio junto a presidanta ops!!! presidenta? e o superintendente do DNIT que mora em Biguaçu? os deputados federais catarinenses? o MP? Nem cito a ANTT pois essa se comporta como advogada da OHL, fato apontado pelo dep Esperidião Amin. Sabe Moacir, qdo sei de casos assim sempre me lembro do “Toninho Malvadeza” como era chamado o falecido deputado/Governador etc da Bahia, que tinha uma lista enorme de desafetos e denúncias idem, porém, verdade seja dita, se Santa Catarina tivesse o seu Toninho Malvadeza certamente a BR 101 já estaria concluida a tempos, porque aquele brigava e se fosse preciso brigava literalmente pelo seu estado. Enquanto isso Santa Catarina continua sendo vergonhosamente sendo discriminado pelo governo federal. E isso já vem de muitos e sanos, até antes do PT assumir, mas que a exemplo dos anteriores a discriminação e indiferença continua. FATO!

  • nina diz: 28 de fevereiro de 2013

    São vários os assuntos interessantes, mas o que chama mais a minha atenção é o REAJUSTE DO MPSC!
    É uma turma de de…Trabalhadores??? Não combina. É uma turma de privilegiados que já compactuam (isto sim é pacto) com rechonchudos salários… É LEI quem ganha mais ter mais reajuste???
    Dá vontade de chorar, pois o inexplicável deverá ser explicado por nossos parlamentares e justificar tão descabido aumento que está na LEI, assim como justificou o presidente da assembléia sobre o auxílio-moradia: está na LEI. Temos direito!
    Ou explicar que a reforma da assembléia é por que seus funcionários estão com baixa estima…
    E deverá ser votada bem rápido, o aumento e a reforma…

    Lamentável, agora mesmo vi a reportagem da Escola Getúlio vargas que está fechada por tempo indeterminado…
    Lamentável uma democracia que está intitulada somente no papel, por que na prática não funciona!
    Dái o Governador, juntamente com o Ministro da Justiça diz querer acabar com a criminalidade…
    É um CRIME o que este governo está fazendo contra a população…

    Na mídia, mentiras descabidas sobre as reformas das escolas…Ainda não está nem no papel o ínicio das obras…
    Calotes e mais calotes nas três áreas mais importantes para a população: Educação, Saúde e Segurança…Onde vamos parar???

    Nina

  • Miguel diz: 28 de fevereiro de 2013

    Prefeito Cesar tá dando de dez a zero no governador com esse início de mandato! Vai longe esse menino, e olha que votei no PMDB…

  • Marize Menezes diz: 28 de fevereiro de 2013

    Mobilidade…falta de competência e uma articulação eficiente??? Não vejo assim. O que falta é vontade política. Ninguém pode acreditar que nosso Estado e País, não tenha tecnicos competentes e articulações é que não faltam na classe política. O problema é que ninguem quer perder, cada um com seus interesses, com sua fatia “de ganhos” dentro do sistema.

  • Santos diz: 28 de fevereiro de 2013

    Independente de onde e qdo governou e passou (usando o verbo no passado), pois sei que muita gente não gosta, o Dr. Espiridião Amin é atualmente nosso melhor representante no Congresso Nacional. Continua incansavelmente cobrando da ANTT e Auto Pista suas obrigações contratuais. Chega a dar prurido constatar a representação da Sra. Ideli Salvati em prol de Santa Catarina. Ministra das Relações Institucionais. Sempre trabalhando “pelo País”. País o escambal, trabalha é para a reeleição de seus correligionários. Se contabilizarmos todos esses anos de governo petista, constataremos que até o Corinthians (time do Lula) recebeu mais dinheiro e foi mais beneficiado do que nosso Estado.

  • Leonardo diz: 28 de fevereiro de 2013

    E a Via Expressa? Só pro fim de 2013 lançar o edital?
    Descaso com SC! Prometeram pra 2012 começar as obras: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2011/01/via-expressa-que-liga-br-101-a-florianopolis-sera-ampliada-em-2012-3180783.html
    Nesse outra lançar o edital ano passado:
    http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/08/edital-para-quadruplicacao-da-expressa-pode-sair-ate-final-de-2012.html
    Agora lançar o edital só em dezembro? E viva o IPI zero!

  • Gilmar bnu diz: 28 de fevereiro de 2013

    Vi isso e não acredito !!

    >>>>>>>>>>>>>>>.

    Reajuste no MPSC

    Já está na Assembleia Legislativa o projeto de lei que confere 15,8% de reajuste salarial ao procurador-geral de Justiça. O reajuste seria feito em três parcelas, levando o salário, em janeiro de 2014, para R$ 27,9 mil. A reposição repercute sobre o salário de todos os procuradores e promotores do Ministério Público de Santa Catarina.<<<<<<<<<<<<<>> Mas o governador pediu a compreensão da dificuldade do estado em suas finanças…. apesar de ter premiado a assembleia com o aux moradia…e todo o bando do alto escalão…e agora com essa nota o governador vai ficar com cara de maçã podre… coitado sendo precionado assim, o que será que o governo/politicos precisam, que o judiciario tem que dar aquela força… é o que o funcionalismo vai pensar !!! kkkkkk, isso já ta manjado… daqui a pouco o moacir nos informa…

    Trás um copo de água de açucar pra ele !!! vai ter que lidar de novo com uma baita greve geral…kkkkkk

    Não se preocupem comigo, vou ficar de olho nesse excelente blog, onde se sabe de tudo.

    Conte comigo governador, levo a água.

  • Anderson diz: 28 de fevereiro de 2013

    Não… eu não ouvi que o MP vai ter MAIS UM AUMENTO!!! Isso não deve ser sério. Por favor, corrijam essa informação errônea.
    Segurança Pública, Saúde e Educação não recebem auxílio moradia de R$ 4.300,00 retroativo a não sei quando e nem R$ 1.000,00 de auxílio alimentação.
    Geralmente se fala que o Brasil não é um país sério… é porque ainda não conhecem o Estado de Santa Catarina. A frase seria: o desgoverno de SC não é sério!!!

  • Curió diz: 7 de março de 2013

    Eu levo o sal.

  • Fernando diz: 28 de maio de 2013

    Qdo vi aumento do MPSC nao acreditei…

    e a LRF, o limite prudencial, tipo assim, jah tah no limite e ainda aumenta??
    Ou o MPSC nao conta entao nossa, tem politico ganhando demais mesmo. E aumento para os professores, bem quem sabe ano q vem q eh ano de eleição!!!