Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Os novos prefeitos no Sul

30 de março de 2013 4

O cenário político do Sul catarinense muda neste domingo e na segunda-feira com a posse dos prefeitos eleitos em março. O empresário Márcio Búrigo, do PP, assumirá a prefeitura de Criciúma, enquanto o ex-deputado estadual e arquiteto Décio Góes, do PT, tomará posse como prefeito de Balneário Rincão.

Estes fatos políticos já tiveram consequências. O primeiro foi a derrota que o PMDB sofreu na principal base de seu presidente, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira. Em Criciúma, duas vezes e de uma forma acachapante. O ex-prefeito Clésio Salvaro (PSDB) venceu com mais de 76% dos votos na votação de outubro. Seu substituto em março, Búrigo saiu vitorioso com mais de 70% dos sufrágios. Nas duas disputas, Salvaro e Búrigo desbancaram as forças mais tradicionais do Sul: o PT e o PMDB.

O segundo fato está relacionado com o desgaste político no comando do PMDB sofrido por Pinho Moreira. Já há setores dizendo que perdeu o controle do partido. Resta conferir como ficará a escolha dos novos dirigentes, marcada para a convenção estadual do PMDB no próximo mês de junho.

As duas posses deste domingo representam oportunidade para o surgimento de novas estrelas no contexto político do Estado. Búrigo já se movimenta com agilidade, como se viu em visitas constantes a Florianópolis, para reuniões com o governador Raimundo Colombo (PSD), com a bancada do PP, com aliados e secretários de Estado. Décio Góes tem tudo para retomar a condição de líder do PT no Sul, como quando comandou Criciúma. O prefeito petista Olávio Falchetti, que era uma esperança quando se elegeu em Tubarão, ainda não disse a que veio.

Finalmente, Clésio Salvaro. Se o ex-prefeito tiver decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF) e reconquistar os direitos políticos transforma-se em opção tucana para as disputas majoritárias
das eleições de 2014.

Comentários

comments

Comentários (4)

  • Direto do oeste diz: 30 de março de 2013

    Eduardo Moreira depois de levar uma surra em Cricuma deve ter a grandeza de entregar o PMDB para quem tem voto ! Já perdeu o apoio dos deputados. Só uma candidatura ao Governo do Estado une novamente o PMDB.

  • Pedro Augusto Altmann diz: 30 de março de 2013

    É, acabou o reinado do Vice Governador no PMDB. Graças a Deus ! quem não tem voto não pode exercer a Presidência do maior Partido de Santa Catarina. Pensou que só $$$$$$$$ resolvia o problema……

  • Saulinho baixinho diz: 30 de março de 2013

    Isso é muito bom para o PMDB.
    Mauro Mariani deve assumir a presidência do Partido e levá-lo ao Governo novamente em 2.014.
    NINGUÉM É DONO DO PMDB !!!!!!!!!!!!

  • DAS TUMBAS diz: 31 de março de 2013

    Isso mesmo, ninguém é dono do PMDB. Nem o PMDB é dono dos votos dos catarinenses. Quanto ao Moreira já vai tarde -$$-.