Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Viagens longas e risco de trombose

31 de maio de 2013 3

Mensagem importante, em forma de alerta, que circula na internet:

“O ator e diretor Marcos Paulo morreu no dia 11;11;2012 aos 61 anos de idade, após ser acometido de uma embolia pulmonar. A doença que matou ator e diretor Marcos Paulo surge de repente. Segundo os médicos a embolia pulmonar é grave e mata muito rápido: A embolia acontece quando um coágulo entope a veia e obstrui a chegada do sangue ao pulmão – um fenômeno parecido com o que acontece nas artérias do coração, no infarto, ou do cérebro, no acidente vascular cerebral (AVC). É, portanto, um evento que surge de repente e pode ser fulminante.

O cirurgião vascular Francisco Osse, diretor do Centro Endovascular de São Paulo, explica tudo… a “esmagadora maioria” dos casos de embolia tem origem em uma trombose nas pernas. “Trombose é a formação de um coágulo dentro de uma veia. É mais comum nas pernas, mas pode ser em qualquer lugar do corpo”, afirmou.

Atenção para estas Informações… Uma das causas da Embolia Pulmonar é  a ‘Trombose do viajante’.
Uma origem comum para a formação dos coágulos são as longas viagens de avião, no que constitui a “trombose do viajante”. “Qualquer vôo com mais de quatro horas aumenta em cinco vezes o risco de uma trombose em uma pessoa normal”, disse o cirurgião vascular.
Isso acontece quando uma pessoa passa muito tempo sem andar – ou, principalmente, sem ativar o músculo da panturrilha – a circulação da perna fica comprometida e o sangue tende a coagular. Além disso, o ar seco do ar condicionado faz com que o organismo perca líquido e o sangue fique mais espesso, o que também aumenta a coagulação. O avião reúne essas duas condições. No domingo, Marcos Paulo voou de Manaus para o Rio de Janeiro. Infelizmente, esta foi a causa da morte de Marcos Paulo.

Você viaja muito de avião? Cuidado.. Passou de quatro horas de vôo você tem que se movimentar!!!!
Mais uma Dica importante Para os Viajantes…Para evitar o problema, os médicos recomendam que os passageiros sempre procurem fazer caminhadas dentro do avião para exercitar a panturrilha e tentem usar meias elásticas.. Contra a desidratação, a dica é beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas.””

Repasse! Você pode salvar vidas!”

Comentários

comments

Comentários (3)

  • Mané Estrangeiro diz: 31 de maio de 2013

    Esse risco ficou ainda maior depois que as companhias aéreas, por pura ganância, diminuiram sensivelmente a distancia entre poltronas, aumentando assim a quantidade de assentos. Pessoas com mais de 1,75m de altura tem enormes dificuldades de se acomodar, e acima disso, em geral não há onde colocar os joelhos. Esse processo começou com a GOL, que inicialmente usou o estratagema para vender passagens mais baratas. Quase uma concorrência desleal. As outras companhias não tiveram outro caminho a seguir que não fosse esse tambem. Hoje, as passagens estão quase no mesmo nível de preço dos bons tempos da Varig, Vasp e Transbrasil.
    Só que com muito menos conforto e segurança.
    Pode-se dizer que hoje muito mais gente pode voar. Mas a qualidade do serviço está abaixo da crítica.
    Resta saber quantos outros passageiros já morreram pelo mesmo motivo, e que ficaram anônimos. A embolia costuma ocorrer dias depois, tornando dificil relaciona-la às péssimas condições de acomodação de bordo.

  • El Diabolo diz: 1 de junho de 2013

    De formas que levarei Paulinho e Colombo para Toronto a ver se são solidários pelo menos…

  • Cláudio diz: 2 de junho de 2013

    Pelo menos desse mal, pobre não morre.