Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2013

Viagens longas e risco de trombose

31 de maio de 2013 3

Mensagem importante, em forma de alerta, que circula na internet:

“O ator e diretor Marcos Paulo morreu no dia 11;11;2012 aos 61 anos de idade, após ser acometido de uma embolia pulmonar. A doença que matou ator e diretor Marcos Paulo surge de repente. Segundo os médicos a embolia pulmonar é grave e mata muito rápido: A embolia acontece quando um coágulo entope a veia e obstrui a chegada do sangue ao pulmão – um fenômeno parecido com o que acontece nas artérias do coração, no infarto, ou do cérebro, no acidente vascular cerebral (AVC). É, portanto, um evento que surge de repente e pode ser fulminante.

O cirurgião vascular Francisco Osse, diretor do Centro Endovascular de São Paulo, explica tudo… a “esmagadora maioria” dos casos de embolia tem origem em uma trombose nas pernas. “Trombose é a formação de um coágulo dentro de uma veia. É mais comum nas pernas, mas pode ser em qualquer lugar do corpo”, afirmou.

Atenção para estas Informações… Uma das causas da Embolia Pulmonar é  a ‘Trombose do viajante’.
Uma origem comum para a formação dos coágulos são as longas viagens de avião, no que constitui a “trombose do viajante”. “Qualquer vôo com mais de quatro horas aumenta em cinco vezes o risco de uma trombose em uma pessoa normal”, disse o cirurgião vascular.
Isso acontece quando uma pessoa passa muito tempo sem andar – ou, principalmente, sem ativar o músculo da panturrilha – a circulação da perna fica comprometida e o sangue tende a coagular. Além disso, o ar seco do ar condicionado faz com que o organismo perca líquido e o sangue fique mais espesso, o que também aumenta a coagulação. O avião reúne essas duas condições. No domingo, Marcos Paulo voou de Manaus para o Rio de Janeiro. Infelizmente, esta foi a causa da morte de Marcos Paulo.

Você viaja muito de avião? Cuidado.. Passou de quatro horas de vôo você tem que se movimentar!!!!
Mais uma Dica importante Para os Viajantes…Para evitar o problema, os médicos recomendam que os passageiros sempre procurem fazer caminhadas dentro do avião para exercitar a panturrilha e tentem usar meias elásticas.. Contra a desidratação, a dica é beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas.””

Repasse! Você pode salvar vidas!”

Lixo em São José está sendo investigado

31 de maio de 2013 2

Da Procuradoria Geral de Justiça:  “O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou apuração do destino dado ao lixo urbano, em especial o recolhido pelos caminhões conhecidos como “papa entulho”, no município de São José. O inquérito civil para apurar a questão foi instaurado pela 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de São José, com atuação na área do meio ambiente. O Promotor de Justiça Raul de Araújo Santos Neto informa que o inquérito foi instaurado em função das constantes notícias indicativas da existência de diversos locais no município onde tem sido depositado lixo urbano, propiciando a formação de lixões.

De acordo com o Promotor de Justiça, apenas em 2013, cinco termos circunstanciados iniciaram tramitação no Juizado Especial Criminal da Comarca, relativos a infrações ambientais, tendo como causa o depósito irregular de resíduos. Outros dois inquéritos civis instaurados em 2012 e uma ação civil pública ajuizada em 2002 também envolvem a dispersão desordenada de resíduos urbanos.

Como exemplo do que está ocorrendo em São José, o Promotor de Justiça cita um terreno na Rua João José Martins, no bairro Potecas, no qual a própria prefeitura tem depositado resíduos urbanos. “A situação desenfreada de formação de depósitos de toda espécie de resíduos urbanos em vários locais do município de São José, inclusive por Órgãos da própria Administração Pública, com extensas agressões ao meio ambiente. Tenho como indispensável a averiguação da situação para se apurar responsabilidades”, completa o Promotor de Justiça.

O inquérito irá apurar, ainda, o cumprimento do acordo judicial firmado na ação civil pública n 064.04.009040-3, no qual a administração municipal assumiu compromissos relativos à reciclagem do lixo e também pretende definir, em conjunto com os órgãos responsáveis, as políticas públicas necessárias para serem implementadas e possibilitar, assim, o cumprimento integral do estabelecido pela legislação referente ao tema.”


Eduardo Campos monitora crescimento do PSB em SC

31 de maio de 2013 8

O governador Eduardo Campos monitora pessoalmente o processo de fortalecimento do Partido Socialista Brasileiro em Santa Catarina.  Voltou a falar pelo telefone com o deputado Paulo Bornhausen, que deve se filiar em breve ao PSB, deixando o PSD.  A decisão de Paulinho e do pai Jorge Bornhausen é resultado da opção feita pelo governador Raimundo Colombo de apoiar Dilma Rousseff, do PT.

TRE-SC confirma cassação de prefeito e vice de Major Vieira

31 de maio de 2013 Comentários desativados


Tribunal Regional Eleitoral decidiu manter a cassação dos diplomas conferidos a Israel Kiem (PSD) e David Ferens Primo (PP), prefeito e vice, reeleitos de Major Vieira. Além disso,  mantiveram a determinação da diplomação dos candidatos que compunham a chapa que ficou em segundo lugar na eleição, revogando a decisão liminar proferida nos autos da Ação Cautelar n. 346-56.2012.6.24.0000, que concedeu efeito suspensivo ao recurso interposto por Kiem e Primo. Segundo nota do TRE-SC: “Da decisão, publicada no Acórdão 28.219, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. A decisão mantém parte da sentença proferida pelo juízo da 8ª Zona Eleitoral (Canoinhas), que havia julgado parcialmente procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pela Coligação “Major Vieira Pode Mais”, Orildo Antônio Severgnini, Adilson Lisczkovski, Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido da República (PR) e Democratas (DEM), todos de Major Vieira, cassando os registros de candidatura dos reeleitos. A decisão de 1º grau foi proferida antes da diplomação.”



Diplomação de Camilo Martins pode ser dia 10 de junho

31 de maio de 2013 1

O advogado Rafael Horn, que atua na impugnação da candidatura do cel. Ivon de Souza(PSDB), em nome do Diretório  do PSDB da Palhoça,  recebeu informação de que a diplomação de Camilo Martins, do PSD, como prefeito, deve ocorrer no dia 10 de junho.  A publicação do acórdão da decisão que impugnou Ivon de Souza e determinou a diplomação do segundo colocado deve ocorrer nesta sexta-feira.

Médicos: aumentou o quadro e serviços pioraram

31 de maio de 2013 7

Há cinco anos o governo estadual contava com 1.000 médicos atuando nos hospitais públicos.  Atualmente, são 1.800 médicos, um aumento no efetivo de 80%.  A eficiência e a qualidade da assistência pioraram.   A consultoria realizada está apontando sérios problemas de gestão, responsáveis pela ineficiência.

O governo e as dívidas dos precatórios e da Defensoria Dativa

31 de maio de 2013 6

Advogado Luiz Gonzaga de Bem está fazendo um apelo à nova Diretoria da OAB-SC para que cobre do governo estadual o pagamento de precatórios vencidos e os débitos aos defensores dativos.   “Pode-se afirmar que é de revolta a reação dos advogados sobre a notícia de que o governador Colombo vai presentear os prefeitos com 500 milhões de reais, enquanto o pagamento dos defensores dativos se encontra na estaca zero e o montante da dívida dos precatórios cada vez aumenta mais.”

Notas curtas da coluna de 31 de maio

31 de maio de 2013 1

— Ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), estará hoje em Criciúma para decidir sobre pedidos de agências e postos de atendimento no sul. Concederá entrevista coletiva, as 9h30min, na prefeitura.

— O empresário Joaquim Goulart, que atuou como secretário do Desenvolvimento Econômico de Lages
em várias gestões, estuda candidatura à Assembleia Legislativa. Está filiado ao PR.

— Aleluia… aleluia. Estão em ritmo acelerado as obras de construção do novo Centro de Promoções e Eventos de Canasvieiras. O espaço já está quase todo coberto.

Agentes fazem protesto na Penitenciária de São Pedro

31 de maio de 2013 12

Os 300 agentes prisionais que aguardam nomeação pelo governador Raimundo Colombo decidiram fazer uma manifestação na próxima terça-feira, defronte a Penitenciária de São Pedro de Alcântara.  Com outros agentes da ativa cobram do governo “as nomeações, o aumento do efetivo, o fornecimento de equipamento de proteção e aumento salarial”.

Cerco (foto da coluna de 31 de maio)

31 de maio de 2013 2

Abertos a conversas para 2014, os pepistas Joares Ponticelli e Esperidião Amin conversaram com a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) em Brasília. Ponticelli elogiou a atuação da deputada e de Fernando Coruja, chamando-os de “dupla dos compromissados com a saúde”. Resta saber se Carmen fica no PPS ou acompanha o correligionário. Ao fundo, o deputado federal Rogério Peninha (PMDB) completa o quadro.