Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de dezembro 2013

Tebaldi garante 15 milhões para Hospital da Mulher Catarinense

31 de dezembro de 2013 Comentários desativados

O deputado federal Marco Tebaldi recebeu uma ligação da Ministra Ideli Salvatti confirmando o empenho de sua emenda de bancada de R$ 15 milhões que vai garantir os recursos para a construção do HOSPITAL DA MULHER CATARINENSE – hospital especializado no atendimento a mulher, que será construído em Joinville.

Segundo nota da assessoria do parlamentar “os recursos foram conquistados graças a colaboração do ex-Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira,  que apoiou o projeto, o que foi seguido pela atual Secretária Tânia Eberhardt , que cadastrou o projeto básico no Ministério da Saúde. Como estratégia para garantir os recursos, Tebaldi orientou o Governo do Estado para cadastrar o projeto em dois programas do Governo Federal: “Prevenção e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama” e “Atenção à Mulher e à Criança”. Outro importante e decisivo apoio que Tebaldi pode contar para esta grande conquista foi o da Ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti e do Secretário Executivo do ministério Claudinei do Nascimento.  “Estou feliz e gratificado com este maravilhoso presente e importante conquista para a mulher catarinense, este hospital vai trazer mais segurança as nossas valorosas mulheres e suas famílias. Preciso ressaltar que só foi possível a conquista dos recursos, por conta do trabalho a quatro mãos de grandes catarinenses, destacando o ex-secretário Dalmo de Oliveira, a atual secretária Tânia Eberhardt, a ministra Ideli Salvatti e o secretário executivo Claudinei do Nascimento. É neste tipo de política que acredito, pessoas de bem unidas em torno de grandes causas e o Hospital da Mulher catarinense é, sem dúvida, uma grande conquista”.

Turismo predatório, não!

31 de dezembro de 2013 9

A falta de fiscalização municipal, as carências no sistema de segurança e a total indisciplina de muitos turistas estão infernizando a vida dos ilhéus.  Multiplicam-se na Internet desabafos dramáticos sobre o clima de “baderna” e de desrespeito a lei do silêncio em várias comunidades da Capital.  Com falta de luz e de água, virou “turismo predatório”.

Celulares: após CPIs ficaram piores

31 de dezembro de 2013 5

A temporada nem começou e já está identificado o setor mais carente em termos de serviços públicos:  a telefonia móvel.  No interior da Ilha de Santa Catarina, há regiões em que todas as chamadas vão direto para a caixa postal.  Há alguns condomínios com sinais fraquíssimos que caem a todo instante.  E entre as operadoras, outra vez a TIM lidera as reclamações. Disparado!

E a CPI?

A Câmara Federal passou o ano com uma CPI sobre a telefonia móvel.   Os deputados realizaram audiências públicas, ouviram especialistas, convocaram diretores das operadoras. O mesmo ocorreu aqui na Assembleia Legislativa.  As operadoras prometeram mudar. A impressão que fica:  o celular estava ruim; depois das CPIs ficou pior!

Receita no Diário Oficial de Navegantes

31 de dezembro de 2013 2

Inusitada neste fim de ano foi a publicação no Diário Oficial dos Municípios na página de Navegantes.  Sob o título “Abertura de crédito especial” foi publicada uma “receita de molho de maracujá”.   O Diário Oficial dos Municípios é publicado pelo Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga). Receita culinária foi o recurso do “Jornal da Tarde”, para preencher espaços censurados pela ditadura.

Jurerê Internacional contrata estudo de impacto ambiental no reveillon

31 de dezembro de 2013 4

A empresa Ambiens foi contratada pelo grupo Habitasul e pelos becah clubs de Jurerê Internacional para elaborar relatório ambiental sobre o réveillon.  O estudo compreenderá praia, áreas de preservação e postos especiais com festas na virada do ano e avaliará os impactos ambientais. A Ambiens produziu o EIA-Rima para instalação da BMW em Araquari.

2013 termina e obras da BR-470 continuam paradas pelo Ibama

31 de dezembro de 2013 9

Ministros Cesar Borges e Ideli Salvati estiveram dia 19 de julho em Gaspar para a assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-470. Com muita festa a determinação era “ver as máquinas roncando”.  Já se passaram cinco meses, 2013 terminou e… O Ibama exigiu antes a “campanha da fauna”, levantamento completo da fauna em todo o trecho.

Wandér Weege: a premiação e a qualidade

31 de dezembro de 2013 Comentários desativados

Industrial Wandér Weege termina o ano com conquistas e novos projetos.  A Vinícola Pericó, que idealizou e mantém na região serrana, conquistou o primeiro lugar na Expovinis com o tinto Bazaltino Pinot Noir. Em julho, recebeu o título de cidadão honorário de Resko, Polônia, pelo apoio permanente à cultura pomerana no Brasil. E a Pericó detém o título de maior produtora de espumantes de Santa Catarina.   Com excelente conteúdo, rótulo e apresentação de padrão internacional.

O conhecido empresário, que exige qualidade em tudo o que faz e produz, está ampliando a produção de uvas na região serrana para lançamento de novos vinhos.

Procurador viabiliza aprovação do Plano Diretor

31 de dezembro de 2013 3

A atuação do jovem Procurador Geral da Prefeitura, Julio Cesar Marcelino, foi fundamental na estratégia do prefeito de aprovação do Plano Diretor em segunda votação. Marcelino derrubou liminar da Justiça Federal, concedida em ação impetrada pela Procuradora da República Ana Lúcia Hartmann; sepultou depois uma ação impetrada pelo vereador Afrânio Bopré(PSdol);  e revogou a liminar da Justiça Estadual, concedida no último fim de semana, trabalhando com a equipe sábado e domingo.

Renove-se e seja muito feliz em 2014

31 de dezembro de 2013 Comentários desativados

Joël Robuchon, premiado chef francês, com 17 restaurantes em vários países,  tornou-se famoso também pelas  “20 coisas para fazer e dar sentido à vida”.

Fim de ano é tempo de transmitir mensagens positivas, de renovação e reflexão, de indicação de caminhos e atitudes que possam fazer as pessoas mais felizes e mais realizadas.   Seguem algumas de suas ideias:

1. “Transforme o trabalho numa fonte de prazer. Dou expediente das 8 da manhã à 1 da madrugada, inclusive no fim de semana. Só consigo ficar longe da cozinha um mês e meio por ano”

2. “Aposte no esforço de equipe”

3. “Cozinhe para os amigos”

4.  “Persiga a simplicidade”

5. “Confie, escute e respeite o outro”

6. “Faça sempre cada vez melhor”

7.  “Ouça música clássica”

8. “Dedique um tempo para encontrar o melhor copo para cada bebida. Isso, de fato, faz diferença”

9. “Fale baixo. Os outros vão parar para ouvir suas palavras”

10. “Seja anti conformista”

11. “Tome champanhe bem gelado, abaixo da temperatura recomendada. Especialmente se você mora no Brasil”

12. “Elogie. Especialmente uma mulher”

Um fraternal abraço a todos os leitores do DC que prestigiaram a coluna durante 2013.  Fontes de informação com credibilidade foram fundamentais, autoridades com espírito democrático, também.  Mas, um especial “muito obrigado” a todos os leitores, os que apreciaram os textos e as informações e os que encaminharam críticas corrigindo falhas ou apontando novos horizontes para Santa Catarina e o Brasil.

Saúde a todos, paz nos lares. E Feliz Ano Novo a todos!

Multidões invadem SC e problemas se agravam

31 de dezembro de 2013 5

Os turistas invadiram Florianópolis neste fim de ano em quantidade sem precedentes em anos anteriores.  Vieram de todas as cidades e Estados, como denunciam as placas dos veículos que tomaram conta  da cidade nos últimos dias.

Durante o dia e noite de ontem a Ilha ficou travada em vários pontos,  registrando os maiores índices de imobilidade urbana de sua história.   As praias do norte estavam intransitáveis.    Deslocamentos entre Canasvieiras e Praia Brava ou Jurerê e Ingleses, por exemplo, exigiam muita paciência no penúltimo dia do ano.  Percursos de 10 a 15 km feitos em mais de uma hora.

Os restaurantes mais populares na região de Ingleses, Cachoeira e Canasvieiras  tiveram longas filas no período noturno.   As lojas nestes balneários atravessaram a madrugada.

Com esta multidão presente no litoral catarinense vieram também os problemas.   Faltou água em várias praias da capital.  O sinal do celular, que já era ruim, simplesmente  desapareceu em várias regiões da cidade.

A falta d’água foi tem sido o maior problema em Itapema, Bombinhas, Balneário Camboriu e Navegantes.   Caminhões pipa voltaram a circular intensamente nestas cidades balneárias.

Conclusão:  o turismo é importante para a economia do Estado. Mas com esta infraestrutura acaba trazendo só problemas para a população local e para os próprios visitantes.