Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O fim do bloqueio da BR-282 em Xanxerê

28 de fevereiro de 2014 5

Da Câmara Municipal de Xanxerê sobre o bloqueio da BR-282,em protesto pelo longo atraso nas obras de duplicação:

“Desde as 7 horas da manhã desta sexta-feira (28), até as 18 horas, a BR-282 ficou bloqueada no trevo da Femi, em Xanxerê. Centenas de caminhões e carros formaram filas de dezenas de quilômetros, nos sentidos de Xaxim e Faxinal dos Guedes. Somente ambulâncias, ônibus escolares, carros das polícias e bombeiros foram liberados pelo bloqueio, feito com um caminhão e uma retroescavadeira.
Várias lideranças políticas, empresariais e comunitárias estiveram no local. A manifestação foi realizada em protesto pelo abandono da obra de duplicação da BR-282, de 14 km, na travessia urbana de Xanxerê, há quase dois anos.
Apesar de alguns caminhoneiros tentarem a liberação do trânsito, não houve nenhum incidente e tudo transcorreu com tranquilidade. No horário de almoço, foram distribuídos cerca de mil pães com lingüiça para todos os manifestantes e as pessoas que estavam paradas no bloqueio.
“O objetivo da manifestação foi alcançado, pois chamou a atenção das mídias regional, estadual e nacional, e também das autoridades em Brasília. Nunca na história de Xanxerê houve um movimento desta natureza, pacífico e com apoio até mesmo dos caminhoneiros, que entenderam a reivindicação. Não tivemos retorno de Brasília, mas vários deputados ligaram dizendo que estão empenhados para que a obra da BR saia definitivamente do papel”, disse o presidente da Câmara, João Paulo Menegatti.
Fechamento
O fechamento, no trevo da Femi, faz parte da mobilização realizada pela Câmara de Vereadores de Xanxerê, com o apoio das comunidades, para que as obras de duplicação da BR-282 sejam concluídas.
As obras começaram em 2010 e foram abandonadas há quase dois anos pela empresa vencedora da licitação, a Cbemi. Uma nova empresa foi licitada e os trabalhos que deveriam ter começado no dia 15 de janeiro, não tem previsão, já que só há R$ 3 milhões para a obra, que necessita um total de R$ 39 milhões.
Para que estes recursos sejam viabilizados o projeto de 14 km da BR-282, deverá ser incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), antes do dia 6 de abril, quando termina o prazo para assinaturas de convênios, devido às eleições.”

Comentários

comments

Comentários (5)

  • Ilha da Baderna diz: 28 de fevereiro de 2014

    P A C = PLANO DE ACELERAÇÃO DA CORRUPÇÃO.

  • Ilha da Baderna diz: 28 de fevereiro de 2014

    Eu já falei que o povo só é ouvido apartir do momente que vai para a rua reclamar.

  • Ilha da Baderna diz: 28 de fevereiro de 2014

    O POVO SÓ É OUVIDO QUANDO SAI AS RUAS PARA RECLAMAR.

  • Ilha da Baderna diz: 28 de fevereiro de 2014

    DEPOIS DO CARNAVAL TEM COPA DO MUNDO, ELEIÇOES, NATAL, FINAL DE ANO E…….. QUE MARAVILHA!!!!!!!!!!!

  • Daniel – Laguna diz: 2 de março de 2014

    Vamos por partes
    Primeiro, a empresa vencedora recebeu o dinheiro ou parte dele e não efetuou a obra?
    Por quê não realizou a obra?
    Qual a sanção, já que assumiu uma responsabilidade?
    Só depois poderemos falar em dinheiro do PAC.
    Outra coisa jornalista, cadê o direito de ir e vir dos cidadãos? Quando se paralisa uma via em Florianópolis para uma manifestação de categoria é um deus nos acuda, inclusive com severas críticas por parte da imprensa. Basta lembrar das passeatas dos profesores de 2011 e outras. Agora quando o loge do quintal ou área de conforto aí pode.