Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

"Volta, Lula" pode ter efeito na eleição catarinense

30 de abril de 2014 16

Upiara Boschi

Em 1994, estava tudo encaminhado para a sucessão estadual. O senador Esperidião Amin seria candidato ao governo, com os pefelistas Raimundo Colombo de vice e Vilson Kleinübing de senador. A chapa tinha amplo favoritismo nas pesquisas, até Amin surpreender o Estado e se lançar candidato a presidente da República.

Sua mulher, Angela Amin, concorreu ao governo e o palanque com o PFL foi desfeito. Jorge Bornhausen lançou-se a governador apenas para dar um palanque a Fernando Henrique (PSDB) e Colombo enfrentou um eleição difícil para deputado federal. Amin teve 1,6% dos votos para presidente. No segundo turno, o PFL recusou apoio a Angela e ajudou a eleger Paulo Afonso Vieira (PMDB) governador.

É difícil encontrar na história política do Estado uma reviravolta política tão emblemática. Pois o cenário eleitoral deste ano tem um ingrediente tão explosivo quando a aventura de Amin em 1994. Ontem, quando pesquisa contratada junto ao instituto MDA pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) apontou a queda de sete pontos percentuais da presidente Dilma Rousseff (PT) o bordão “volta, Lula” ganhou ainda mais força.

Pela primeira vez, se desenha um cenário de disputa real pela Presidência da República, e não a “batalha dos anões”, como o marqueteiro João Santana definiu a luta de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) por crescer e aparecer. Dilma teria 37%, contra 21,6% do tucano e 11,8% do socialista.

A saída da presidente do jogo teria repercussão direta na estratégia do governador Raimundo Colombo (PSD), que já anunciou apoio a Dilma, mas não ao PT. É esse compromisso que o mantém protegido do assédio de Campos e de Aécio e garante a estratégia de concorrer contra candidaturas isoladas de Paulo Bauer (PSDB) e Claudio Vignatti (PT). Com Lula, o jogo reinicia praticamente do zero. Um filme que Colombo assistiu em 1994 e não quer ver de novo.

Comentários

comments

Comentários (16)

  • Guilherme Wagner diz: 30 de abril de 2014

    Campos não é socialista.

  • Jambalaia diz: 30 de abril de 2014

    O Desgovernador já está deixando a pé a candidatura da DILMA.
    Que bicho traíra !

  • jztexeira diz: 30 de abril de 2014

    Tô falando; PMDB vai ficar Karkando chapéu; vai tocar Harpa paraguaia e “oilá”. Ainda vai dar a chapa dos sonhos da sogra.

    Sandálias da esperança para os Amin’s. (PSD+PP+PSDB+PSB+NANICOS)

  • Curió diz: 30 de abril de 2014

    Cláudio Vignatti isolado ? Ou chapa pura ? Isolado do povão é que não. Isolado das bases é que não. Dilma fora ? Nunquinha! Agora bicho traíra é apelido… Créeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeedo! E faz escola. Mas não passam de filisteus…
    Sim, a propósito, o Amim não iria falar ? Ou era só aquilo que disse sobre o tubaronato ? Botou o rabo debaixo da bunda ? Saiu algum do pronto atendimento colombino ? Essa raça é muito pior do que a turma da penca em termos de pornografia. É… A penca pelo menos ia para a praia mas ela copula ao vivo e a cores no cine ” Ritz-alesquino “. Agora virou moda passar a mão no escurinho do cinema. É a nova fase heterogÓys na fronteira. A hiperconcorrência destes machos da política catarinense. Mas o machismo é sempre assim… é ejaculação precoce, é hora h, é influência psicossomática… lá um dia é carnaval e a baiana esbofeteia o eleitor. Eu vou encomendar uma pesquisa. Só entre as mulheres. Quero descobrir se alguma não vota na Dilma.

  • FUDÊNCIO diz: 30 de abril de 2014

    Dá-lhe Upiara!

    É verdade a frase: Cada Povo tem o Governo que merece.
    Agora, será que o Povo do Brasil não merce coisa melhor.
    Aqui ó: ter que aguentar o slogan “Volta Lula”, isso é que é de PHODÊ!

  • Décio diz: 30 de abril de 2014

    Volta LULA ? Só na cabeça de insanos ou cegos, mudos, e surdos do PT. O Castelo começou a desmoronar, um dia ia acontecer pois você pode enganar, um dia, um mês ou um ano mas não vai enganar sempre. A Engenharia montada pelo PT para Governar o País pode tudo,roubar, subornar, cooptar, enriquecer ilicitamente as custas do dinheiro do contribuinte. Antigamente o PT ficava furioso com a palavra privatização, hoje é tudo normal porem com outra denominação concessão. O Governo do PT conseguiu a proeza de sucatear a PETROBRAS, que era orgulho de todos os Brasileiros e ainda falam em se manter no poder ? E o pior Volta Molusco Lula ? Deus salve o Brasil de mais esta desgraça.

  • Roger diz: 30 de abril de 2014

    quantidade de votos do Amin em 94 está errada. Favor corrigir informação.

  • artesão diz: 30 de abril de 2014

    Interessante, por que ninguém pede a volta de FHC? Vão se preparar para 2018, por que essa já era, seus incompetentes!

  • Hanibal Silva diz: 30 de abril de 2014

    “O Governo do PT conseguiu a proeza de sucatear a PETROBRAS, que era orgulho de todos os Brasileiros”

    Como se fala besteira, meu Deus… a Petrobras estava quebrada quando o governo do PT assumiu. Ao longo dos últimos treze anos, foi transformada na maior empresa do Brasil e numa das maiores do mundo.

  • Rabeio gulosos diz: 30 de abril de 2014

    Porque o Lula não explica a compra da Refinaria de Pasadilma ?

  • Observador diz: 30 de abril de 2014

    Para variar, até aqui aparece a militância do PT, defendendo o indefensável, interessadíssimos em preservar a sua teta.

    Curió, Artesão & Cia, não adianta fingir: a casa do PT está caindo. Daqui até outubro só vai ter má notícia.

    A Dilmônia mostrou isto no seu pronunciamento para o dia do trabalho, oferecendo mundos e fundos para tentar reverter o derretimento do seu eleitorado. Crime eleitoral descarado.

    Eu no lugar de vocês, estava é preparando o meu currículo, viu?

  • eu diz: 30 de abril de 2014

    Se liguem, lula não vai mais se candidatar a qualquer cargo que seja. PT sabe que a bomba que eles criaram no governo vai estourar em breve, sujando o nome de quem estiver no poder. Se duvidar o PT nem lança candidato em 2018. Vai cair no colo da oposição.

  • marcelocardosodasilva diz: 1 de maio de 2014

    …”Na boca do$ que não prestam, ÔÔ Partido dos Trabalhadores nunca valeu nada!”………….”PR” pede à volta de LULA! Quem é ôô “PR”?………….PT saudações!!!

  • Tchau PT! diz: 1 de maio de 2014

    E ainda aparece uns vendidos para dizer que quem fala mal do PT não presta.

    É a “bolsa lan-house” a todo o vapor. Nem escrever sabem.

    Quem ainda defende este partidinho é quem está mamando junto, seja num bolsa-alguma-coisa, em sindicatos, em ONGs fajutas, na Administração Direta…

    A batata de vocês está assando. Chega do brasileiro decente e pagador de impostos sustentar a mordomia de vocês.

  • Trabalhador dorminhoco diz: 1 de maio de 2014

    A Refinaria de Pasadilma é uma naba sem tamanho no lombo dos conselheiros da Petrobras.