Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2014

Sucessão, especulação e nova aliança

31 de maio de 2014 15

Enquanto não se realizam as convenções estaduais, as especulações prosperam nos meios políticos. A última versão teria o senador Luiz Henrique (PMDB) como candidato a governador, tendo Paulinho Bornhausen(PSB) de vice e o ex-governador Leonel Pavan(PSDB) ao senado.

O primeiro

31 de maio de 2014 Comentários desativados

O advogado Felipe Melo foi o primeiro secretário de Turismo, Cultura e Esporte a visitar a Biblioteca Pública. Participou das celebrações dos 160 anos de fundação, que transcorre hoje. Assinou autorização para compra do equipamento de digitalização dos jornais. E o empresário José Matusalem Comelli fez a doação do acervo do jornal O Estado.

Greve: prefeito indignado

31 de maio de 2014 11

Prefeito Napoleão Bernardes(PSDB) está indignado com a postura do Sindicato dos Servidores Públicos que continuam desrespeitando ostensivamente três decisões do Tribunal de Justiça, determinando o funcionamento de 100% das creches e unidades de saúde. A OAB de Blumenau emitiu nota criticando a postura dos funcionários que não respeitam as leis.

O escândalo da BR-470

31 de maio de 2014 50

br470
Da coluna de hoje do Moacir Pereira

O ex-presidente Lula prometeu a duplicação da BR-470 em seu primeiro mandato. Não cumpriu! Reiterou o compromisso com o Vale do Itajaí no segundo. Nada aconteceu. A presidente Dilma Rousseff proclamou publicamente em Blumenau que a duplicação da rodovia em seu mandato “era questão pessoal”. Vai terminar o mandato e não deixará nem um quilômetro duplicado.

Os ministros Cesar Borges e Ideli Salvatti uniram-se em Gaspar para uma grande comemoração, em julho de 2013. Assinaram a ordem de serviço para o trecho Gaspar-Blumenau, anunciando que no dia seguinte as máquinas estariam roncando no Vale.
Quase um ano depois e o que se vê? Uma piada.

A empreiteira que venceu a concorrência não pode tocar a obra porque o DNIT não fez as desapropriações. Isso mesmo: cerca de 500 famílias proprietárias dos terrenos ainda não foram indenizadas. Ou o DNIT se esqueceu desta ação prioritária ou há falta total de planejamento ou se trata de muita burocracia e incompetência.

Elogiável e oportuno, por isso mesmo, o movimento deflagrado pelo advogado Luiz Carlos Nemetz, intitulado “BR-470 em nossas mãos”. Tem caráter suprapartidário e pretende unir todas as associações e forças políticas, econômicas e sociais do Vale do Itajaí.

Os dados que fundamentam a nova campanha dizem tudo. São 1.530 mortes em 10 anos, além de 10 mil vítimas, a maioria, cidadãos mutilados, com graves sequelas.

A primeira reunião para iniciar a mobilização de todo o Vale do Itajaí será realizada dia 5 de junho, em Blumenau.

Blumenau e o Vale terão, certamente, o apoio do Oeste, que depende da 470, e de toda Santa Catarina.

Os catarinenses merecem mais respeito de Brasília!

Morre dona Alice Pedreira Horn

30 de maio de 2014 Comentários desativados

Faleceu esta noite em Florianópolis, aos 95 anos, a sra. Alice Pedreira Horn, viúva do desembargador Osvaldo Pedereira Horn, mãe do advogado Oswaldo Areas Horn, avó do advogado Rafael Horn e sogra do ministro aposentado Hélio Mosimann. Tinha 3 filhos, 8 netos e 6 bisnetos. Era conhecida carinhosamente pelos amigos como dona Licinha. Pessoa fina, educada, generosa e sempre sorridente nas relações com todos os semelhantes, deixa exemplos marcantes de vida em familia e sociedade.
O velório será no Cemitério São Francisco de Assis, em Itacorobi, onde se dará o sepultamento neste sábado as 15 horas.

Vereador Ricardo Vieira critica comando do PCdoB de SC

30 de maio de 2014 2

Do vereador e medico Ricardo Vieira, sobre a decisão do PCdoB de expulsá-lo do partido por infidelidade partidária:

“A respeito do meu desligamento do PCdoB, registro que considero este mais um episódio da luta política interna do partido, que se acirrou desde o ano de 2013 quando do movimento da deputada Angela Albino em fazer com que o partido viesse a apoiar Raimundo Colombo nas eleições de 2014, ao contrário do desejo da militância, não permitindo ainda expressões partidárias ou movimentações políticas que projetassem outras lideranças partidárias em torno dessa manobra, dando vazão à máxima de Orwell de que realmente existem “uns mais iguais que outros”.
Saio do PCdoB tranquilo, sabedor da minha contribuição e ciente da visão positiva da militância em relação a mim, principalmente por saber que não fui o primeiro e não serei o último a sair do PCdoB de Santa Catarina por não encontrar espaço para crescimento próximo a quem não quer deixar de ser “estrela solitária”.
Certo de que a militância do PCdoB de Santa Catarina manterá sua trajetória de lutas, torço para que essa militância consiga construir a expressão da sua luta apesar da falta de representatividade do mandato da Deputada Angela Albino e da lamentável condução que esta tem dado ao partido no Estado.
Quanto a minha atuação como Vereador, esta continua. Na luta por uma cidade mais justa e mais saudável.
Dr. Ricardo Camargo Vieira
Médico e Vereador de Florianópolis/SC.”

Greve de motoristas e cobradores: OAB-SC quer acompanhar TRT-SC

30 de maio de 2014 1

Ordem dos Advogados do Brasil -Seção de SAnta Catarina quer participar das decisões do Tribunal Regional do Trabalho na ação do Ministério Público sobre o desrespeito de motoristas e cobradores de ônibus, afrontando decisòes da Justiça do Trabalho e prejudicando a população. Veja a nota:
“A OAB/SC requereu nesta sexta-feira (30) ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) o ingresso como amicus curiae em ação cautelar ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho contra o Sindicato das Empresas de Transporte Público, Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros Urbanos e Município de Florianópolis. O requerimento, dirigido ao relator da ação, desembargador Jorge Volpato, é assinado pelo Conselheiro Estadual da entidade, Gustavo Villar Mello Guimarães, que também preside a Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas (ACAT).’

Greve de metalúrgicos em Itajaí provoca confronto

30 de maio de 2014 1

De nota da Assessoria de Imprensa do Sindicato das Empresas de Itajaí:

“Na manhã desta sexta-feira, integrantes do movimento grevista dos metalúrgicos, decidiram protestar em frente à sede da Intersindical Patronal de Itajaí. Segundo o presidente da entidade, Maurício Cesar Pereira, o protesto começou na rua e aos poucos ganhou o prédio da Intersindical. Ele conta que foi ameaçado pelos grevistas. Por causa do clima que tomou conta da entidade, funcionários da Intersindical foram liberados no período da tarde e não voltaram ao trabalho.

Os grevistas deixaram o prédio e retornaram a tarde para mais uma reunião que desta vez foi realizada no estacionamento da Intersindical. Segundo Maurício Pereira, durante a conversa foi acertada a criação de uma comissão para negociar com os manifestantes. Além disso, uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (02). O encontro desta tarde, por uma questão de segurança, foi acompanhado pela Polícia Militar.

Maurício garante que o Sindicato está aberto a negociações, mas que não concorda com a agressividade e o uso da força. Além disso, também contesta um acordo que beneficie apenas um grupo. Já que a greve está sendo comandada apenas por um consórcio que envolve duas empresas filiadas ao setor da construção naval e metal mecânica.

Para o presidente do sindicato patronal, uma negociação para reajuste salarial deve ser feira entre os sindicatos patronal e laboral, e não da forma como está sendo conduzida.”

Comentário do Moacir Pereira da tarde desta sexta-feira

30 de maio de 2014 Comentários desativados

Confira abaixo o comentário do colunista Moacir Pereira da tarde desta sexta-feira para a Rádio CBN:


 

Procurador-geral é empossado na Acalej

30 de maio de 2014 1

IMG_1111
O procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, foi empossado como membro da Academia Catarinense de Letras jurídicas (Acalej), passando a ocupar a cadeira de número 16, cujo patrono é Edmundo Acácio Moreira. A posso ocorreu no plenário da OAB-SC, em Florianópolis. No evento também foi prestada homenagem a Paulo Henrique Blasi (in memoriam) e foi realizado culto de louvor à obra “Fundamentos da Política Jurídica”, de Osvaldo Ferreira de Melo.