Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

PSB lança dúvidas sobre investigações da FAB na queda de avião de Eduardo Campos

15 de agosto de 2014 25

Do blog de Josias de Souza, no UOL:

“O ministro da Defesa, Celso Amorim, recebeu há pouco um telefonema do deputado gaúcho Beto Albuquerque. Líder do PSB na Câmara, Beto pôs em dúvida a investigação da Força Aérea Brasileira. Falando em nome do partido, o deputado pediu explicações sobre a notícia de que o áudio disponível na caixa-preta do avião que transportava Eduardo Campos não corresponde ao voo que terminou tragicamente, matando sete pessoas.

“O ministro me disse que também ficou surpreso com a informação”, contou Beto ao blog. “Eu informei que telefonaria para o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Mas o ministro afirmou que ele mesmo ligaria, para pedir maiores explicações. Nós, do PSB, estamos achando tudo muito esquisito.”

O deputado conversou com o repórter pelo telefone. Ele almoçava num restaurante de São Paulo com correligionários do PSB. Dividiam a mesa com Beto: Márcio França e Júlio Delgado, deputados como ele; além de Lídice da Mata e Antonio Carlos Valadares, senadores. “Estamos todos muito desconfiados”, disse Beto, que acabara de tomar conhecimento da novidade sobre a caixa preta ao checar o noticiário do UOL. Eis o que disse o deputado, para explicar por que o partido olha de esguelha para a investigação da Aeronáutica:

“O avião era novo e moderno. Os pilotos, muito experientes. Tivemos a informação de que houve uma explosão na turbina. Isso não acontece do nada. Depois, ficou-se sabendo que havia aviões não tripulados da FAB, os drones, naquela região. Foi confirmado que havia, mas disseram que estavam longe. Agora, dizem que o áudio da caixa-preta não corresponde ao voo. Não me lembro de ter visto outro caso no mundo em que a caixa-preta não registra o que foi dito na cabine do avião nas últimas duas horas de um voo.

Beto Albuquerque acrescentou: “É muita coisa ocorrendo em torno de uma tragédia. Parece até despiste. A Aeronáutica, o brigadeiro Saito, deve ao Brasil, ao PSB e à família do Eduardo Campos uma explicação convincente. Nós exigimos isso.”

Comentários

comments

Comentários (25)

  • jztexeira diz: 15 de agosto de 2014

    Como no Brasil mentem na cara dura; acham que todos no país tem QI abaixo ao homem das cavernas. Jato moderno, piloto experiente; depoimento de testemunhas que o avião explodiu no ar, etc…. e agora me vem com essa que a caixa preta não registrou os instantes finais antes da tragédia.

    Quando vamos ter nesse país o mínimo de dignidade e compromisso com a verdade.

  • Madalena diz: 15 de agosto de 2014

    Trocaram as caixas pretas?
    Será que foi um atentado?
    Só faltava isso no Brasil.

  • pedro paulo diz: 15 de agosto de 2014

    Ta bom,mas ja falaram com São Pedro que na hora da queda tava um temporal medonho,no qual fez com que o piloto arremetesse a aeronave e talves por isto perdeu controle,que não tinha visão da pista,combinaram isto com o piloto;O povo com teorias,me da medo.
    Pedro

  • Darlan diz: 15 de agosto de 2014

    As teorias da conspiração acerca do caso do acidente de Eduardo Campos são as mais diversas e fantasiosas possíveis. Vejo que tem muita gente querendo tirar proveito da tragédia. Em uma disputa eleitoral qualquer tempo de mídia é absolutamente importante.
    Alguns questionamentos beiram a sordidez.

  • gualberto cesar dos santos diz: 16 de agosto de 2014

    Estão querendo achar um ponto obscuro sobre a fatalidade.
    E neste momento de consternação, querem um link para detonar a imagem do Governo do Brasil.
    Os donos do capital mercadoria no mundo e seus agentes no Brasil, querem um vácuo de ressonância que reflita nas eleições deste ano.
    Correlações de forças políticas fazem de tudo para criar um cenário conspiratório contra o Governo do Brasil.
    Como não conseguiram fazer aqui o que fizeram no Paraguai.
    Buscam outro cenário com o mesmo objetivo.

  • Sergio diz: 16 de agosto de 2014

    Amigo,
    Antes de sucitar duvidas a respeito da investigação, seria importante conhecer sobre o processo de investigação e as pessoas que trabalham no SIPAER (já ouviu falar nesta sigla?).
    Dê uma olhada no site do CENIPA (www.cenipa.aer.mil.br) e estude um pouco sobre o assunto. Falar mal quando não se conhece é facil! Difícil é argumentar contra algo quando se domina a área (o que não é seu caso!)

  • Carlos Alberto diz: 16 de agosto de 2014

    Realmente vergonhoso. Assim, foi o caso de Celso Daniel, que alguém mandou matar, porque estava incomodando determinada cúpula, e não duvido que a aeronave do presidenciável Eduardo Campos, já que fez parte do Governo do PT e devia saber muitos podres, pode ter sido sabotado. Muito estranho uma aeronave nova, segura e com pilotos experientes cair? São tantas mentiras vergonhosas, que esses crápulas divulgam, achando que o povo é burro como eles próprios. Que criem vergonha na cara, se é que tem e contem o que realmente aconteceu.

  • César diz: 16 de agosto de 2014

    É até vergonhoso alguém com o minimo de inteligência acreditar em teoria de que houve alguma sabotagem. Ora ! Se o avião já havia descido e teve que subir novamente por questões de ventos, é simples : se tivesse descido, não teria havido o acidente. Cuide bem de suas curvas cerebrais antes de fazer analogias tão sem nexo !

  • artesão diz: 16 de agosto de 2014

    Em tempos de teorias conspiratórias não duvido nada de que os miliquentos como diz o Guifoni, estão por trás desta tragédia! Eles já produziram horrores como comprova a história, como por exemplo, na morte do jornalista Vladimir Hersog. Tirar o Eduardo (socialista e que não progrediu como se pensava) da disputa para que Marina (com muito mais votos, não sei se isso necessariamente se repetirá) para empurrar a eleição para o segndo turno e tentar ganhar na força com o Aécio. Os socialistas tem razão de desconfiar já que a história está cheia de exemplos do que essa gente é capaz. Os comentários nas redes sociais, juntos com os gurus da direita Alexandre Garcia e Olavo de Carvalho aumentam ainda mais as suspeitas. Por que Marina não estava no avião já que esteve junto no JN?

  • Luiz Bohrer diz: 16 de agosto de 2014

    Ora, ora, senhores, não entendi bem de quem são os comentários que no meu entender são tendenciosos e ignorantes, pois vem de pessoa(s) que não entende(m) absolutamente nada de aviação e, muito menos, de investigar acidente, mas que gosta(m) de ouvir opiniões sem base técnica. De quem foi o “depoimento” ouvido sobre a explosão? Era técnico? Vocês já participaram de uma investigação técnica em que testemunhas falam sob forte emoção e dizem o que pensam ter visto e não o que realmente ocorreu? Aposto que nunca viram isso, pois se tivessem essa experiência saberiam que é muito comum, em um acidente aéreo, alguém afirmar que viu uma explosão, que pode ser por causa da luz vermelha rotativa que há no dorso do avião e também influenciado pela explosão após o impacto que gera uma confusão mental. Informem-se com pessoas decentes que entendam de psicologia e de investigação ou perícia de acidentes e saberão disso. Não questione(m) a integridade da Força Aérea Brasileira que defende o Brasil e protege o povo nos momentos de calamidade, salva vidas de norte a sul, transporta órgãos para pessoas a beira da morte nos hospitais do país, além de outras façanhas que podemos chamar de heroicas, pois são dedicadas à população. Antes de caluniarem sobre alguém que lidera esses homens valorosos, corajosos e, acima de tudo íntegros, que não se vendem a nenhum partido político e não protegem ninguém que não tenha mérito para isso, que não cedem à corrupção vergonhosa que assola o país, olhem-se no espelho e perguntem se tem o direito ou autoridade para tal. Ora… ora… senhores…. prestem atenção em quem vocês estão querendo ofender… e saiam da ignorância, inclusive o senhor deputado que fala do que não sabe… avião novo não significa que esteja imune contra falha na operação pelos pilotos e pela manutenção da empresa… piloto experiente não está vacinado contra falhas… e, afirmo sim, que em houve acidentes em que ficou evidente que os gravadores de voo (caixas pretas) não estavam funcionando por inadequada manutenção. Quem é a empresa proprietária desse avião? O que ela já afirmou a esse respeito? Vocês consideraram isso? Eu não ouvi nada da parte dessa empresa, por isso, não ouso emitir opinião contra ou a favor, pois eu sempre tive e mantenho o bom hábito de não falar sobre quem ou o quê não conheço.

  • Eder Vianna diz: 16 de agosto de 2014

    Em um pais onde a mentira, a moralidade, a ética em que os fins justificam os meios, realmente causam duvidas entre aqueles que buscam a apuração de fatos, como no presente caso, de saída e com rapidez, descartar-se a possibilidade de um atentado poder ocorrer. Não se trata de um lamentável e fatal ocorrencia, a que todos nos estamos sujeitos, trata-se, sim, de um episódio com pessoa publica que estava incomodando o sótãos quo. Terão nossas autoridades tamanha competência para descartar hipóteses fé plano, incluindo as duvidas como supostas teoria da conspiração, ou serão estas mesmas entidades apuradoras, incompetentes ou comprometidas com a necessidade de proteger por motivos políticos a versão pura e simples de apenas mais um “lamentável” acidente aéreo, como teria sido o “lamentável” assassinato de Celso Daniel, “apenas” mais uma vitima da violência urbana,,,?

  • Luiz Bohrer diz: 16 de agosto de 2014

    Senhores…. no meu entender, produtores de comentários irresponsáveis, acabei de ler uma declaração (ou comentário) do professor Gelson Albuquerque, secretário geral do PSB no estado de SC e que, parece-me, é irmão do deputado gaúcho que fez uma crítica que eu julgo como irresponsável e indevida contra a FAB na questão da falha encontrada no gravador de voz do avião acidentado. Ora… ora… se querem chorar a morte de um companheiro, que o façam de maneira decente, sem ofender a quem só trabalha pelo bem do povo e do paí que é a instituição Força Aérea Brasileira. Ora… ora…ora… esse senhor pensar em chamar peritos internacionais para investigar essas gravações???? Que ele vá conhecer os acordos internacionais assinados pelo Brasil na ICAO em que cada estado signatário é soberano para investigar os acidentes ocorridos no seu território e isso é respeitado pela comunidade internacional. Além disso, é uma afronta à FAB admitir essa hipótese e que, no meu leigo entendimento, soa como revanchismo contra as Forças Armadas do Brasil. Pergunto, sem ter ainda uma resposta? Será isso uma ação de bastidores da famigerada e leviana comissão nacional da verdade (CNV)? Não se esqueçam que o Brasil está acordado e com isso, os militares também o estão. Essas afrontas não encontrarão eco no povo, embora algumas pequenas rodas de mal intencionados estejam dando ouvidos a isso. Lamento muito, senhor mediador que o seu blog esteja sendo utilizado para divulgar esse tipo de ação predatória contra o país. Que vocês todos que pactuam com essas opiniões vão se informar do que está ocorrendo e deixem de lançar essas ignorâncias neste mídia. Se querem fazer propaganda contrária ao bem estar e à ordem pública, que seja feito de forma inteligente e não dentro dessa redoma de argumentos inócuos, acusatórios e inverídicos. Não sei se esse comentário será postado, pois se estiver contrário ao interesse de pessoas mal intencionadas, ele será retirado, mas se estiver sendo lido por pessoas de bons valores éticos, sociais e patrióticos, ficarei feliz em ler os meus dois comentários neste blog.

  • gilmar bnu diz: 16 de agosto de 2014

    Quando essas coisas aparecem, é que o povo fala , tem treta !!!!

  • Paulo Otávio diz: 16 de agosto de 2014

    Será que a FÁB participou dessa tragédia ?

  • emir diz: 16 de agosto de 2014

    O próprio Eduardo falou num encontro político em Londrina,pediu desculpas pelo atraso pois no momento da partida a aeronave apresentou problemas mecânicos.Veio de carro.Não teria sido novo prblema na aeronave?No mais ,penso que tudo que se tem falado a respeito não passa de pura eresia.Tal qual no futebol todos entendem,todos são técnicos.Menos.

  • Fernandes diz: 16 de agosto de 2014

    Alguém aqui sabe das investigações que a ABIN (Agência Brasileira de Informações) fez contra o Eduardo Campos em junho de 2013?
    Fato ocorrido em Pernambuco após ele declarar que correria as eleições presidenciais em fevereiro de 2013 – contrariando o maior grupo de esquerda da América Latina.
    Naquela ocasião não havia nenhuma prova oficial, nenhum processo aberto, nenhuma investigação formal em curso…
    Aquilo se tratava de uma espionagem ao estilo KGB (vide Vladmir Putin) ou NSA (vide Edward Snowden).
    O que contei até aqui são fatos verídicos já veiculados em vários sites pelo país.
    Quanto ao acidente aéreo com o candidato a presidente da esquerda que ameaçou a atual hegemonia… os prazos são injustos.
    De acordo com a Lei 12.970, sancionada em maio/2014, que alterou o Código Brasileiro da Aeronáutica, o caso correrá sob sigilo e só pode ser requerida nova análise das provas após 120 dias do acidente.
    Ou seja, qualquer perícia independente de TODO o material só poderá ser reanalisada em 13 de janeiro de 2015.
    Aqui só tratei de fatos.
    Eu só posso esperar que as urnas apresentem uma grata surpresa.

  • Paulinho diz: 17 de agosto de 2014

    Só pode ser coisa da turma do mensalão .
    Só bandido de gravata.

  • Manoel dos santos borges diz: 18 de agosto de 2014

    Está tudo muito esquisito,e ao mesmo tempo muito lógico e as peças deste quebra-cabeças vão se encaixando na medida em que as informações vão chegando!.Esses Drones são terríveis e podem interceptar qualquer coisa no ar e esse lance da caixa preta não ter gravado o vôo,reforçam a tese de houve uma sabotagem nesse avião!!!.que DEUS faça a verdade aparecer e que os culpados paguem por isso.

  • jacira diz: 18 de agosto de 2014

    SÓ SEI QUE: O BRASIL QUER A RESPOSTA, O POVO QUER SABER O QUE ACONTECEU, DEIXARAM -NOS ÓRFÃOS, POIS ELE ERA PARA NÓS BRASILEIROS UM HOMEM DE CORAGEM VALENTE E AGORA? QUE PRETENDIA LUTAR PELO POVO BRASILEIRO, QUANDO VAI APARECER OUTRO IGUAL A ELE? VAI DEMORAR MUITO. ENTÃO NÓS QUEREMOS A RESPOSTA, E VOCES AI DA INVESTIGAÇÃO TEM QUE DESCOBRIR O QUE REALMENTE ACONTECEU.ESTAMOS NO AGUARDO E VAMOS COBRAR SIM

  • JC.AVELLAR diz: 18 de agosto de 2014

    FIQUEI COM A PULGA ATRÁS DA ORELHA QUANDO ENTREVISTARAM OS CANDIDATOS A RESPEITO DA MORTE DO EDUARDO CAMPOS: A MARINA FALOU QUASE MEIA HORA SOMENTE USANSO O CORAÇÃO. O AÉRCIO NEVES TAMBÉM MOSTROU O CORAÇÃO ABERTO E CORTADO COM A PERDA DO AMIGO.

    MÁS A DILMA TEVE QUE LER UM TEXTO FEITO POR PERITOS POIS NEM ELA SABIA O QUE ESTAVA ESCRITO. FICAVA IGUAL LABIGÓ(CALANGO) OLHANDO O TEXTO QUE ESTAVA SOBRE O PÚLPITO.

    É DE SE ESTRANHAR DOIS MINISTROS AMIGOS DO GOVERNO LULA MUITO AMIGOS E PRECISA DE TEXTO PARA FALR DELE HAHAAAAAAA…..

  • alquimista diz: 19 de agosto de 2014

    Amigos comentaristas e autor da materia. Para entender o sucedido, tem se que entender mais coisas, alem das que passam no brasil. devemos hoje em dia estar ligados na politica mundial,para as vezes se poder entender sobre um facto relacionado as vezes com uma decisao municipal. nem tudo que se passa no brasil, foi comecado no brasil. a questao de que europa e estados unidos estao escassos de recursos energeticos, e por isso decidiram que, ou o presidente putin abra as portas, ou ele seria bombardeado pela media popular (americana, europeia e sulamericana,porque na asia e no oriente se tem uma versao totalmente diferente da popular.mas quem se interessa?). eu vivo na alemanha, e conheco muito bem a maquina propagandista alemam. o göbel pode ser que morreu,mas seu legado ficou, e foi melhorado a cada dia para melhor. aqui ja saiu o escandalo de videos da kanzler alemam impondo a imprenssa e ameacando se caso continuem a estampar seus meios com o que ela diz “noticias contrapodutivas”. eles sancionaram a russia, e a russia seguiu reticente, e eles seguiram sancionando, e a russia buscou seus parceiros na china, sul de africa, india e sul damerica, e as sancoes europeias cairam no fracasso. agora a russia proibiu a importacao de todos os aliados da europa e estados unidos, e isso significa um rombo economico demasiado desastrozo, que eles com suas subvencoes nao poderam tapar. o jeito entao e´destituir o governo brasileiro (porque ele e´a pessa fundamental da unasur). e assim proibir as importacoes a russia, jogando a populacao contra o governo e mudar o sistema para um que seja submisso a eles(como na ukraina) ja vimos que marina e´capaz de se aliar com qualquer partido para ser presidente. asim, que a morte de este homem, nao e´mais nada que uma peca neste grande tabuleiro da politica mundial. temos a maioria de crentes no brasil, praga que sempre foi ignorada pela clace academica(ate tiraram proveito de isto). uma pessoa que cre,e´um recurso muito grande parapoliticos, e eles sao proficionais em tirar proveito. por nada von nichts kommt nichts (do nada nao vemnada). vertrauen ist gut, aber kontrolle ist besser(confianca e´bom,controle e´melhor). temos ai um povo completamente aislado dos acontecimentos politicos e sociais mundiais.como nos estados unidos. e cheio de fe´em deus. fe´cega. agora ate´a direita esta fazendo propaganda para marina. os candidatos brasileiros nao saem daqui.vivem mandando seus emissarios pedir conselhos e dinheiro com a promessa de que se ganharem,voltariam o brasil a ser aliado dos intereces geopoliticos europeus e dos estados unidos. sei que o pt nao e´o melhor, e que como partido,ainda tem muito que aprender,afinal o propio brasil somente tem ums 200 anos de politica, comparado aos tantos dos europeus. assim que eu aconselho a voces a pensarem bem antes de acreditar “cegamente” em governos e suas instituicoes sejam elas quem sejam. por favor nao transformem o brasil em um pais governado por pregadores e profetas. deem uma chance a politica sempre, mas jamais vivam de fe´puramente.controlem eles, ao invez de serem controlados.criem quantas organizacoes popularem puderem (na elemanha existem mais de 1,5 milhoes). somente desta forma se pode manter um pouco de equilibrio entre o social e o governo. obrigado, e sejam coerentes. falem mais de politica,mas baseados em factos historicos,nao em crencas.

  • gilmar diz: 20 de agosto de 2014

    Gostaria de cumprimentar a todos com uma boa noite,
    Não sou ligado a nenhum partido politico,porém meu irmão que também é advogado,assim que ficou sabendo do acidente já me ligou e disse: Gilmar isso está com cara de atentado a Eduardo campos,porém não dei tanto credito e ficamos calados;porém agora que chegamos a uma conclusão decisiva,Eduardo campos foi realmente assassinado e gostaria que a família colocasse dinheiro nesse assunto sem medo de serem felizes.
    Tá tudo errado entrem em contato com o ministério da defesa e encostem ele na parede,pois o mesmo não suportará a pressão e vão com tranquilidade esclarecer tudo.
    Lembrem a situação financeira de cada um dos que estavam no avião,ou seja, quebre o sigilo bancário,telefônico, e investimentos que cada um deles tinham no brasil e exterior,vocês irão saber de coisas que eu sei.
    Sem mais peço desculpas se ofendi alguém,mas estou a disposição e podem divulgar meu endereço eletrônico sem problemas.

  • Wic diz: 21 de agosto de 2014

    Ora, ora… Fui piloto.

    Se o avião caiu sem comando, de bico, ou piloto e co-piloto estavam inconcientes ou os comandos não funcionavam. Um dos mais importantes políticos brasileiros que disputa a eleição presidencial estava a bordo. A possibilidade de atentado é extremante alta nesse caso e a argumentação de alguns especialistas mais parecem Badan Palhares falando que PC Fairas cometeu suicídio.

    O que deixa mais suspeito ainda é:

    1) Uma nova Lei de investigação de acidentes aéreos foi sancionada por Dilma 1 semana antes do “acidente” fazendo com que somente o CENIPA (orgao do governo) possa ter acesso a caixa-preta, tirando completamente a transparência das investigações.

    2) O CENIPA só enrola. Apresentou uma gravação que não era do avião que caiu e depois disse que não havia nada gravado na caixa-preta.

    3) O avião estava sem comando por quê?

    4) Testemunhas viram o avião em chamas no ar antes de cair.

    5) O argumento de que ele arremeteu e então não há possibilidade de ser atentado é fraquíssimo, porque pode perfeitamente ter sido utilizado um artefato tipo “bomba relógio” que não sabia o horário exato de pouso e decolagem. Além disso, não sabemos sequer porque o avião arremeteu. Se houve algum impedimento na pista, etc… Estranho que os especialistas nem pensem nisso.

    6) O que mais intriga é a CENIPA e os “especilistas” nem aventarem a possibilidade de atentado e falarem de possibilidades impossíveis de derrubar o jato dessa maneira, do tipo recolhimento de flap, oclusão de drones e pássaros.

    7) Essa aeronave voa quase perfeitamente com apenas um motor.

  • Alberto diz: 22 de agosto de 2014

    Se a FAB esconde informações, ela deve ter derrubado o avião por falta de informaçoes de pouso por invasão do espaço aereo.

  • Marcelo diz: 27 de agosto de 2014

    A morte de Eduardo Campos FOI PREVISTA POR JUCELINO LUZ em 2005

    Em carta, Jucelino aponta data e local do acidente que matou candidato à presidência
    Jucelino Nóbrega da Luz, conhecido por fazer previsões, enviou cartas ao então Governador de Pernambuco e , aos cuidados de Eduardo Campos em 2005, contando detalhes do acidente que matou o candidato à presidência na manhã da última quarta-feira (13). O documento foi publicado no site de Jucelino foi registrado em cartório.
    Na carta, ele faz um apelo ao então ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula, e afirma que ele iria sofrer um acidente aéreo em agosto de 2014. Ele diz ainda que o ex-governador de Pernambuco seria o candidato a presidência em 2014 e que o acidente seria motivado por uma sabotagem. E há várias cartas enviadas a outras autoridades ,também.
    Veja a transcrição da carta:
    Venho mui respeitosamente, pedir que me escute porque teremos um acidente da TAM em São Paulo JJ 3054 e esse é um sinal que sua vida estará em risco e uma sabotagem vai derrubar seu avião em Santos com avião labace 2012, em 13/08/2014. Deverá ter muito cuidado, pois será candidato a presidente em 2014. Seu avião será sabotado e poderá ter outro acidente da “ ………” EM 26/11/2014.
    Espero estar errado.
    Jucelino Nóbrega 15/06/2005

    Veja aqui o parecer técnico oficial da carta do acidente da TAM analisado por um dos mais respeitados peritos do Brasil , Doutor Reginaldo Tirotti – do acidente de 2007

    Fomos atacados por Hackers para tentar esconder esses documentos da população e há vários fakes sendo espalhados via internet …Cuidado com falsas informações de pessoas mal intencionadas para tentar confundir as pessoas e a Justiça .

    Mario Ronco filho –Jornalista e Assessor de Imprensa de Jucelino Luz