Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Marina tem 21% e venceria no 2o. turno

18 de agosto de 2014 12

De Gabriel Garcia, sobre a última pesquisa Datafolha:

“A primeira pesquisa eleitoral para presidente da República após a morte de Eduardo Campos, realizada pelo Instituto Datafolha, põe a ex-senadora Marina Silva (PSB) com 21% das intenções de voto.

Marina desbanca o senador Aécio Neves (PSDB) na segunda posição. Aécio aparece com 20% das intenções de voto, o que representa empate técnico. A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 36% da preferência do eleitorado.

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira pela Folha de S.Paulo.

Com Marina, praticamente está descartada a chance de a eleição ser definida no primeiro turno.

Na próxima quarta-feira, o PSB se reúne para decidir se lança ou não a ex-ministra como candidata a presidente pelo partido, em substituição a Eduardo. Tal fato é dado como certo. A reunião servirá mais para sacramentar o nome do candidato a vice. O mais cotado é o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).

Em uma simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma, com 47% das intenções de voto contra 43% da petista – situação de empate técnico.

Se o candidato no segundo turno for Aécio, Dilma venceria por 47% a 39%. É o que diz o Datafolha. Dilma ampliou sua vantagem sobre Aécio. Em julho, o cenário era de 44% a 40%.

De acordo com a pesquisa, a diferença agora está na queda do número de eleitores sem candidato. Com Eduardo, as intenções de voto nulo ou em branco eram 13%. Com Marina, a taxa cai para 8%. Indecisos passaram de 14%, em julho, para 9%, no levantamento atual.

Sem Marina na disputa, segundo o Datafolha, Dilma venceria no primeiro turno, com 41% das intenções de voto, 8% a mais do que a soma dos demais concorrentes.

Por outro lado, houve leve melhora na avaliação do governo. A taxa de rejeição de Dilma – aqueles eleitores que não votam de jeito nenhum em determinado candidato – passou de 35% para 34%. Mesmo assim, ela lidera tal índice. Aécio tem 18% de rejeição e Marina Silva, 11%.

O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.”

Comentários

comments

Comentários (12)

  • carlos diz: 18 de agosto de 2014

    Quem é Gabriel Garcia??

  • Joao diz: 18 de agosto de 2014

    Estranha essa pesquisa. Demonstra que o povo brasileiro não tem compaixão ou, que esse instituto de pesquisa deseja manipular os resultados. Enquanto os bombeiros procuravam os restos mortais dos envolvidos no trágico acidente, do outro lado da rua esse datafolha fazia pesquisa e as pessoas já desmoralizavam o falecido desse jeito? Sinceramente não posso acreditar numa situação dessas. Tem muito interesse nisso e vocês jornalistas deveriam investigar, se tiverem coragem é claro. Se alguém tivesse me abordado para uma pesquisa desse modo, com certeza partiria para agressão, ah e sem usar máscara (pois não sou como aqueles bandidos da sininho).

  • gualberto cesar dos santos diz: 18 de agosto de 2014

    Peço licença para firmar aqui também a minha manifestação no tópico anterior – pois é pertinente.
    =================
    Viram sim, inclusive em momento de tristeza a Marina com o seu jeitinho humilde e com 1/4 de “melo-sorriso”.
    Sempre olhando para as câmeras de TV e Máquinas fotográficas como se dizendo, agora sou eu.
    Por sinal criticado nos meios sociais.
    As pessoas não percebem que há questões-múltiplas de fundo nas eleições do executivo em municípios, estados e presidência da república…?
    Interesses dos mais diversos – de banqueiros agiotas acima de tudo.
    Depois petróleo, e mais.
    Um Jornal a bem da verdade deve explicar isso.
    Temas com equidade em respeito ao universo dos seus leitores.

    (No Data Folha Dilma tem 36%, Marina, 21%, e Aécio 20%…(?)
    Mudança Relâmpago…?

    Se Eduardo Campos estava acima da Marina politicamente.
    Ela que deu as costas ao PT, Lula e Dilma porque Lula preferiu Dilma e não ela?
    Como pode isso mudar de uma semana para outra?
    Caldeirão de feitiço ou manipulação?
    Alguém está apostando nesse evento triste para criar ao invés do “Caçador de Marajás” a “Salomé do Norte – padroeira dos Seringais”…?
    Para ganhar as eleições?
    Nem com o “dinheirio” do Itau e da Natura.
    Essa pesquisa relâmpago é sob encomenda – só pode ter sido feita em um ambiente de consternação, em Recife e muito provavelmente junto aos que ali se encontravam no ato do velório…?
    ==============================

  • Isabel diz: 18 de agosto de 2014

    Eita, nóis! Quando a pesquisa foi feita se ele foi enterrado ontem? Inovaram? Fizeram uma pesquisa de ¨boca de túmulo¨? Foi um veloriomício¨?. Esses institutos de pesquisa e a grande mídia nacional parecem mais partidos políticos que outra coisa. A morte de um candidato faz a sua vice mais elegível que ele em vida. Santo Deus! Quanta manipulação! Ou os políticos não são mais todos iguais como os formadores de opinião costumam se referir? Que os brasileiros e brasileiras tenham discernimento para não se deixarem levar pelo lado emocional nem pelos aproveitadores políticos de plantão.

  • Darlan diz: 18 de agosto de 2014

    Moacir, com certeza o cenário mudou consideravelmente. Mas, creio que nesse percentual de Marina está contido a forte presença da comoção. Nesse sentido, é provável que tal percentual não se sustente. É inevitável o fato de que Aécio ou seus interlocutores passarão a bater forte em Marina. Como a candidatura de Marina reagirá é uma incógnita. Creio que Dilma passará a casa dos 40% com a propaganda na televisão. Caberá saber se teremos 2º turno ou não. Se tivermos quem passará para disputar com Dilma? Aí será necessário que Aécio mude a direção de sua artilharia, caso contrário ficará assistindo os debates pela TV.

  • Dona Maricota diz: 18 de agosto de 2014

    Ótima notícia! 16 anos no poder é muito tempo.

  • Beaco diz: 18 de agosto de 2014

    Caro Moacir. Esta terceira via vai colocar uma cunha entre a direita & esquerda ( SIC ). Faz 20 anos que eles, o psdb e o pt ” tocam ” o governo. Basta ! Renovar para mudar, avançar rumo a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

  • FUDÊNCIO diz: 18 de agosto de 2014

    Dá-lhe Moacir!

    Começou o REFRÃO no BRASIL com aquela Música das Lojas Marisa, ADAPTADA:

    ” De MULHER para MULHER, MariNaaaaaaaaaa”.

    Isso é de PHODÊ!!!!

  • Giffoni diz: 18 de agosto de 2014

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Seria cômico, não fosse trágico. Como alguns já escreveram, a datafolha criou a primeira pesquisa de boca de “túmulo” ou de urna (funerária). A pesquisa foi coletada na 5a. e 6a. feiras passadas, em plena comoção pela morte do Eduardo. Haja abutres. Portanto, não sinaliza absolutamente nada, apenas, que as pessoas se sensibilizaram com a morte trágica dele. De mais a mais, a datafolha (ou datafalha) não consegue explicar como a marina obtem os 21% no 1º turno sem tirar qualquer percentagem da Dilma e do Aécio. O 2º turno, portanto, engloba a marina “pegando” todos os votos do Aécio. Haja paciência com essas mentiras todas. Aliás, entre todos os “abutres”, incluo o TSE que, ao arrepio da lei eleitoral, permitiu pesquisa em época de propaganda eleitoral com a inclusão de nome que não consta registrado como candidato. Portanto, como diria o saudoso Zózimo: não é nada, não é nada, não é nada mesmo. Aliás, pela primeira vez a datafolha (ou falha) admite que a pesquisa não tem qualquer respaldo técnico-científico.

  • Joe Picanso diz: 18 de agosto de 2014

    Não tem a minima condição para acreditar nesta pesquisa. A pergunta basica-O CAMPOS FOI TRAJUCAMENTE, A MARINA VAI ASSUMIR O LUGAR DELE, VOCE VOTA NELA. Esta pesquisa pode ser chamada PESQUISA DE PORTÃO DE CEMITERIO. A data Falha, abraçou a campanha de Marina. Perceberam que aecio porto não ia, abraçaram a Marina.Voce acredita neste pesquisa, se tu acredita, tu acredita em papai noel.

  • Oliveira Dias diz: 18 de agosto de 2014

    A turma do PT tá apavorada com essa pesquisa que reflete a indignação do povo brasileiro com essa roubalheira toda.
    Agora é a hora de dar um basta na bandalheira do governo Dilma, Lula, Rosemery, Jose Dirceu, Jose Genuíno, Marcos Valério, Petrobras, $$$$$$$$, CPI falsa, $$$$$$$”………..

  • Sergio Guerreiro diz: 19 de agosto de 2014

    Pesquisa realizada entre a quinta-feira e o sábado, ou seja, diante do novo cenário de comoção é lógico/racional que as intenções de voto mudem.
    Quatro observações pessoais:
    1. Acho que a quantidade de pesquisados foi muito baixa. O normal é 6 mil.
    2. Acho estranho a Marina não ter tirado nenhum % da Dilma.
    3. Acho normal a Marina não ter tirado nenhum % do Aécio.
    4. Acho estranho ter esgotado o nível de 8% brancos e 9% indecisos.
    5. Acho que a Marina vai subir pq brasileiro não gosta de “desperdiçar” o voto.
    6. Tenho fé que a Dilma não chegue ao 2º turno.