Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Propaganda: trunfo dos favoritos

19 de agosto de 2014 10

 

Raimundo Colombo e Dilma Rousseff contam com maior tempo de rádio e TV. Foto: James Tavares / Divulgação

Raimundo Colombo e Dilma Rousseff contam com maior tempo de rádio e TV. Foto: James Tavares / Divulgação

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

Amorte de Eduardo Campos e a candidatura de Marina Silva (PSB) criaram um fato novo e tornam absolutamente imprevisível o resultado das eleições. A primeira pesquisa Datafolha após a tragédia revelou três tendências: 1. Acabou a polarização entre Dilma e Aécio, entre o PT e o PSDB; 2. Está consolidada a chamada terceira via; 3. A decisão se dará no segundo turno.

O que vai ocorrer agora vai depender do discurso de Marina, da renovação dos compromissos de Campos e da estratégia que adotará na campanha, em especial na propaganda de rádio e TV.

O desequilíbrio de tempo entre os três principais candidatos favorece Dilma. Terá a partir de hoje 11min48seg contra 4min31seg de Aécio e apenas 1min49seg de Marina. Se bem usado, o tempo de TV pode ter dois efeitos: redução da rejeição de Dilma, hoje com 34%, maior que a soma dos adversários (18% de Aécio e 11% de Marina); e até elevação do atual percentual (36%), se não bateu no teto.

Fenômeno semelhante ocorre na disputa ao governo estadual. Raimundo Colombo (PSD) tem o maior tempo, de 7min52seg, contra 4min45seg de Paulo Bauer (PSDB) e 3min02seg de Cláudio Vignatti (PT). Seu marqueteiro, o publicitário Fábio Veiga, é especialista em mostrar obras na TV. E isto pode fazer a diferença.

A campanha começa agora para valer. Dilma e Colombo, com maior tempo, saem com vantagem: maior número de comerciais de 30 segundos, exibidos ao longo da programação das emissoras de rádio e TV.

Comentários

comments

Comentários (10)

  • gualberto cesar dos santos diz: 19 de agosto de 2014

    Imprevisibilidade = gradual – programada – sistêmica = ao gosto de quem manipula a a informação – a notícia e a opinião.
    A favor de quem quer que seja.
    é bem assim.
    Pelo teor das postagens e como elas são editadas – é que se conhece a intenção e o o objetivo da abordagem.
    Escrever é uma arte antiga – de subserviência ou de interesse público-social- positivo ou não em favor ou contra a gente do Brasil.
    Portanto – o quadro da comunicação seja ela áudio-visual – falda ou escrita.
    Deve ser dissecada nos mínimos detalhes – para se concluir das intenções do teor do enunciado.
    http://www.facebook.com/OntoPsiquico

  • João diz: 19 de agosto de 2014

    Que pesquisa interessante!!!
    Quer dizer que a Dilma e o aécio não perderam e nem conquistaram votos e a Marina conseguiu, como por milagre aumentar o percentual que o Eduardo tinha de 9 para 21. Todos que estavam com intenções de anular ou votar em branco vão votar na Marina, fala serio! Agora a pergunta que não quer calar. Por que ninguém questionava o PSB quanto a formação da Chapa? Pelo que a imprensa está colocando a Marina é melhor candidato do que era o Eduardo. Estavam jogando pra perder?
    Essa mídia golpista está, como sempre, prestando um péssimo serviço pra democracia. Que cara mal caráter esse wilian bonner, não respeitou nenhum candidato, nem uma pessoa que foi eleita pelo povo democraticamente. Me ajude Moacir, cite pelo menos uma pergunta interessante que ele tenha feito aos três intrevistados?

  • Mauro diz: 19 de agosto de 2014

    Raimundo Colombo apoiando Dilma dá um tiro no próprio pé e corre o risco de perder as eleições. Santa Catarina sempre foi um Estado anti-PT.

  • Pedro Paulo de Miranda diz: 19 de agosto de 2014
  • Pedro diz: 19 de agosto de 2014

    Queria saber porque o tribunal de contas ainda não divulgou sobre auditoria nas SDR do ano passado, o governo calou a boca dos conselheiros e do presidente (Presidente Salomão que lhe respeito muito), mas nisso não posso me calar, tb gostaria de saber como um secretario de estado da sdr fpolis ser coordenador da campanha da grande fpolis do governado Raimundo Colombo e exercer a função de secretario, essa forma é bom passar para empresa privada, ou eles pensam que somos todos burros.

  • Fábio diz: 19 de agosto de 2014

    Dilma ao lado de Colombo, Bornhausen socialista e Bauer/Ponticelli querendo representar alguma “mudança”. É o fim dos tempos (ou talvez sejamos todos “otários”)!.

  • Irineu diz: 19 de agosto de 2014

    Governador Colombo. Parabéns pela sua bela atitude em apoiar as reeleição da Dilma. O senhor tem consciência de tudo o que a Dilma ajudou o Estado de SC, além da obrigação constitucional. Antes de 2003, o nosso Estado sempre foi desprezado pelos governantes federais. Com esta demonstração de retribuição, do Senhor para com a Presidente Dilma, com certeza vai conquistar centenas de votos Petistas para vossa reeleição.

  • Irineu diz: 19 de agosto de 2014

    Governador Colombo. Aqueles que estão contra o seu apoio para a presidente Dilma, para a reeleição, provavelmente são somente os tucanos. Estes jamais votariam na sua reeleição. O senhor não perde nada.

  • Julio diz: 20 de agosto de 2014

    Dilma, Raimundo Colombo, José Dirceu, Lula, José genuíno, lorenzeti, Marcos Valério, Renan, Sarney, tudo boa gente……
    Todos unidos

  • Curió diz: 20 de agosto de 2014

    … mas que com esse cabelo parece aquele marido da Vilma do desenho animado parece.