Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

No segundo dia de propaganda eleitoral, campanhas apostam em apresentação dos candidatos

20 de agosto de 2014 17

Por Luis Antonio Hangai

No segundo dia de horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão, os candidatos ao governo do Estado investiram seus minutos para se apresentarem e falar sobre propostas. Com discursos amenos – cujo objetivo geral foi fazer com que os eleitores comecem a conhecer os concorrentes –,  não houveram críticas mais duras. Eduardo Campos, que faleceu na última semana em um acidente aéreo em Santos, apareceu somente na publicidade de Paulo Bauer (PSDB) e Janaina Deitos (PPL).

Raimundo Colombo (PSD), seguindo a cartilha de candidato que busca reeleição, apostou seu tempo para falar sobre as obras realizadas em sua gestão. Reconheceu que 2010, ano em que assumiu, foi um ano de dificuldades, todas elas atribuídas à “crise econômica internacional que atingiu o mundo todo”. Com maior tempo de televisão, o governador deu ênfase ao seu Pacto por Santa Catarina e não deixou de fazer críticas à burocracia que, segundo ele, dificulta a realização de obras estruturais no Estado. Recontou também a história de Celso Ramos, dizendo que pretende governar da mesma forma que fez o ex-governador.

Candidato com postura mais crítica com relação ao governador, Claudio Vignatti (PT) não iniciou ainda um discurso  forte de oposição na TV. Optou, neste começo de propaganda eleitoral, por contar sua história de vida e falar sobre sua carreira política. Buscando estadualizar sua imagem, disse pertencer e conhecer cidades de todas as regiões de SC.

>>> Leia mais sobre Eleições 2014

A propaganda de Paulo Bauer (PSDB) também continua no ritmo de apresentações. Mas o tucano usou seu tempo não para falar sobre si ou suas propostas, e sim para reforçar o nome do presidenciável Aécio Neves e ceder espaço para que o vice Joares Ponticelli (PT) falasse sobre sua trajetória de vida a partir de sua origem, no município de Pouso Redondo. Ao final prestou homenagem a Eduardo Campos, afirmando que dará seguimento ao seu trabalho.

Pelo PSOL, o candidato Afrânio Boppré dividiu aparições com o vice Armindo Maria, do mesmo partido, e falou diretamente para os policiais. Apresentou propostas para a categoria, dizendo que pretende unificar as forças policiais, investir contra narcotráfico e implantar a carreira única para os policiais.

Janaína Deitos (PPL) dedicou todo seu tempo para homenagear Campos, imputando-lhe a imagem de “única alternativa viável” para o governo federal. Começou também a apoiar a candidatura de Marina Silva (PSB) à presidência da República.

Leia também:
Ferramenta simula votação com urna eletrônica

16 coisas a destacar do primeiro horário eleitoral de Santa Catarina

Entre os candidatos com menor tempo de TV, Elpídio Neves falou sobre si e sobre o vice Nilton José da Silva, ambos do PRP. Marlene Soccas (PCB), para quem o Estado precisa passar por grandes mudanças, disse que a via socialista não é “apenas possível, mas necessária”. Gilmar Salgado, candidato pelo PSTU, relembrou sua histórica como sindicalista e afirmou que esforço dos trabalhadores serve apenas para sustentar alguns poucos privilegiados.

Comentários

comments

Comentários (17)

  • Eduardo Bisotto diz: 20 de agosto de 2014

    Baita programa de Colombo. A competência de Fábio Veiga já é conhecida, mas a cada campanha ele consegue apresentar um conceito diferente e cada vez melhor. O link com o lageano Celso Ramos, homem responsável por praticamente criar a Santa Catarina que conhecemos hoje, foi espetacular. E é aquela coisa: dá até pena dos candidatos da oposição. Enquanto o candidato a reeleição entra com um monte de realizações eles tem que se apresentar ainda. Chega a ser covardia.

  • Mauro Frias diz: 20 de agosto de 2014

    Gostei de todos, não gostei do Paulo Bauer usando presunto pra pedir voto. Oportunismo total, o cara quando veio a Santa Catarina, fex um comício e Paulo Bauer se recusou a ir no comício dele. Oportunista total esse alemão.

  • João Gustavo Silva diz: 20 de agosto de 2014

    O programa do governador Raimundo Colombo ficou muito interessante, mostrou a simplicidade dos catarinenses e os avanços de Santa Catarina.
    Parabéns governador, apesar da burocrática o senhor conseguiu reduzir gastos desnecessários e investir ainda mais em educação, saúde, segurança.

  • Maicon Leites diz: 20 de agosto de 2014

    Legal! O primeiro viral da campanha em SC é do Raimundo Colombo. O Vídeo se popularizou no whatsapp e virou febre. https://www.youtube.com/watch?v=j8sqxA

  • Mirceia diz: 20 de agosto de 2014

    Gostei muito do programa do Vignatti, vai pro segundo turno.

  • Julio Valpato diz: 20 de agosto de 2014

    Sem sombra de duvidas o troféu pior programa vai para Paulo Bauer, que teve a cara de pau de colocar o Campos pedindo voto pra ele, Um alemão arrogante desses tem que levar fumo nas urnas. E o melhor sem sombra de dúvida foi do Vigannti que falou o nome de metade das cidades do estado, provando que ele sabe muito sobre SC.

  • Elson Pereira diz: 20 de agosto de 2014

    Ainda tô tentando entender o programa do Paulo Bauer do PSDB. Ele abriu o programa dizendo que seu candidato a presidente era o Aécio Neves. E fechou o programa com um depoimento do falecido Eduardo Campos. Será que agora, com a entrada da Marina Silva, ele vai insistir nesta esquizofrenia? Muito esquisito. Isso pra não falar no Bauer fazendo papel de âncora do programa. Político faz política, não é apresentador de TV. Enfim, foi só primeiro. Vamos esperar os próximos.

  • Dr. Burro e Analfabeto diz: 20 de agosto de 2014

    Graça Foster e Cerveró doaram imóveis após estourar escândalo sobre Pasadena!
    Bens mudaram de mãos antes de o TCU determinar o bloqueio do patrimônio de dez gestores da Petrobras!

    http://oglobo.globo.com/brasil/graca-foster-cervero-doaram-imoveis-apos-estourar-escandalo-sobre-pasadena-13671666

  • Gisele diz: 20 de agosto de 2014

    Entre Vignatti e Paulo Bayer, fico com Vignatti.

  • Paula diz: 20 de agosto de 2014

    O programa do Raimundo Colombo foi o melhor. Voltar no tempo e vir contando a história de SC foi emocionante. Adorei! Voto 55!!

  • Willian Kopp diz: 20 de agosto de 2014

    O que dizer de Paulo Bauer, falta de vergonha na cara de tentar associar sua imagem com a de Eduardo Campos e ao mesmo tempo apoiar Aécio Neves. Coerência? Ai está o tipo de cara que para ganhar faz qualquer coisa… como confiar em um cidadão assim?

  • Morgan diz: 20 de agosto de 2014

    Nossa , esse Vignatto envergonhou nossa gente do oeste, a gente fala direito, não fala que nem um colono

  • Mirtes diz: 20 de agosto de 2014

    Esses petistas do Vignatti usando perfil de campanha pra atacar nosso candidato. Vamos meter um processo por calunia e difamação via TRE https://twitter.com/Renova_SC/status/502173143516323840 ESTÃO CHAMANDO NOSSO PAULO BAUER DE FICHA SUJA, VÃO TER QUE PROVAR

  • artesão diz: 20 de agosto de 2014

    Se os cargos comissionados que entopem as SDRs e outras repartições públicas não arregaçarem as mangas colombo está frito, por que o programinha dele é fraco demais. Não sabe o que fazer com tanto tempo. Sempre com aquela cara enfadonha. Vignati foi o mais animado e interessante. Bauer não poderia ser diferente, mais aprece uma biruta de aeroporto. Até a candidata do PCB que eu nunca vi numa eleição é melhor que ele.

  • Irineu diz: 20 de agosto de 2014

    Analisando os programas de hoje dos candidatos a governador e os de ontem dos candidatos a Presidente, disparados no seu formato, no seu aproveitamento de tempo, não para falar mal dos outros candidatos, foi o da Dilma e do Colombo. Se os programas destes dois forem assim até o final, vão faturar a eleição, ambos no primeiro turno. Nenhum eleitor quer ouvir um candidato falar mal do outro. O eleitor quer propostas e compromissos dos candidatos.

  • Otanir Mattiola diz: 21 de agosto de 2014

    O Colombo mente tão bem que até ele acredita. Dizer que nossas estradas estão todas arrumadinhas e nossas escolas reformadas e sinal de que ele não conhece nosso Estado. Tem que ter um bom marqueteiro mesmo.

  • Carine diz: 21 de agosto de 2014

    Otanir, na minha região estão todas boas.