Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pesquisa Ibope mostra cenário da disputa ao governo do Estado em Santa Catarina

28 de agosto de 2014 10

Direto do Diário Catarinense

Raimundo Colombo (PSD) mantém a lideranças isolada e venceria a disputa pelo governo do Estado em primeiro turno se as eleições fossem hoje, enquanto Paulo Bauer (PSDB) abre vantagem sobre Claudio Vignatti (PT) na segunda posição.

Este é o cenário apresentado pela segunda pesquisa Ibope contratada pelo Grupo RBS após a confirmação das candidatura — a primeira realizada após o início do horário eleitoral gratuito.

De acordo com o instituto, o governador Raimundo Colombo, candidato à reeleição, teria 43% das intenções de voto, três pontos a mais do que na pesquisa anterior. O senador Paulo Bauer chegou a 19% — nove pontos a mais do que em julho, sendo o único que teve variação acima da margem de erro de três pontos percentuais. O ex-deputado federal Claudio Vignatti (PT) oscilou um ponto para cima em relação à pesquisa anterior, chegando a 7%.

Afrânio Boppré (PSOL), Gilmar Salgado (PSTU) e Janaína Deitos (PPL) somaram 1% cada. Elpídio Neves (PRP) e Marlene Soccas (PCB) não alcançaram 1%.

Os votos brancos e nulos somaram 10%, uma diminuição de cinco pontos em relação à pesquisa anterior. Os eleitores indecisos alcançaram 17%, um ponto a menos em relação a julho.

O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre os candidatos Raimundo Colombo e Paulo Bauer – os únicos que tiveram índices acima de 10% na pesquisa anterior. Nesse cenário, Colombo seria reeleito governador com 46% contra 24% de Bauer. Os brancos e nulos ficaram em 11%, enquanto 18% não souberam responder.

A pesquisa encomendada pelo Grupo RBS e realizada pelo Ibope foi feita entre os dias 25 e 27 de agosto. Foram entrevistados 812 pessoas em 45 municípios do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SC-00022/2014.

Comentários

comments

Comentários (10)

  • Caio diz: 28 de agosto de 2014

    Raimundo no primeiro turno.

  • Cesar diz: 29 de agosto de 2014

    Pelo que vemos será a pior derrota do PT em todas as eleições que participou com candidatos. É impressionante a rejeição ao PT em Santa Catarina pela população.

  • Carlos Henrique diz: 29 de agosto de 2014

    O comentarista Cesar pode ser anti-petista, é direito dele, mas também não precisa ficar projetando isso nos outros, pois se a rejeição ao PT é tão grande assim como é que Dilma continua liderando no estado?

    No segundo turno estão empatadas, e isso em um estado conservador como Santa Catarina. Em outros estados certamente existe vantagem para a atual governante.

  • Hanibal Silva diz: 29 de agosto de 2014

    “É impressionante a rejeição ao PT em Santa Catarina pela população.” Não sei se notou, mas a Dilma lidera a pesquisa para presidente no estado.

    Mas, entendo e concordo em parte, o PT é bastante rejeitado em Santa Catarina sim. E, nessa eleição, suicidou-se antes do início, ao não aceitar a orientação nacional, ao bater o pé, ao fazer birra e ficar absolutamente sozinho, sem qualquer coligação.

    Tivesse seguido a vontade da presidente Dilma, comporia a chapa com Colombo governador e teria grande chance de conquistar uma cadeira no Senado. O próprio Vignatti, por exemplo, com apoio, teria boa possibilidade de derrotar o Paulinho e, garantido no senado por 8 anos, tentar o governo futuramente, mais forte.

    Só que preferiram voo cego, isolados e vão só passar vergonha, patinar com menos de 10% dos votos. Da maneira que é montado o sistema político no Brasil, não adianta não se coligar. É como pregar no deserto. Seria melhor conseguir uma vaga no Senado e contribuir, do que não conseguir nada e ficar eternamente reclamando das “oligarquias” catarinenses.

  • Irineu diz: 29 de agosto de 2014

    Até pode o PT de SC, não vencer a eleição no estado, mas a nível nacional vai decepcionar o cidadão acima que prevê uma derrota do PT. A Dilma vai vencer a grande mídia, os adversários políticos, pois é a única presidente e candidata, juntamente com o Lula, que não viraram as costas para as classes menos favorecidas no Brasil. O eleitor lembra dista na hora H.

  • Luiz Antonio Muniz diz: 29 de agosto de 2014

    Acho que vai dar segundo turno…

  • Marcelo Oriano Jr. diz: 29 de agosto de 2014

    Não confio no IBOPE. Não conheço na minha vida ninguém que tenha respondido pesquisa de intenção de voto. Do pessoal que conheço, ninguém vota no Colombo. Acho que os números são bem outros…

  • Amaury Cesar diz: 1 de setembro de 2014

    Dilma na frente em SC? me faz rir… não acredito no IBOPE!

  • Julio Mor diz: 1 de setembro de 2014

    Quero ver o Colombo manter essa dianteira quando todo mundo souber que ele apoia a Dilma…

  • ismael diz: 8 de setembro de 2014

    chega dessa dobradinha em sc,eu quero mudança,olha se ele arrumou a rodovia de sombrio a jacinto machado eu voto paulo bauer