Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A hipótese de segundo turno

30 de agosto de 2014 19

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

Principal beneficiário da nova rodada Ibope sobre a intenção de votos ao governo, o senador Paulo Bauer (PSDB) estava em Navegantes quando foi informado dos números. Ao anunciar que passara de 10% para 19%, a plateia fez um carnaval. Naquele momento, fato idêntico ocorria em Guabiruba, onde o candidato a vice, deputado Joares Ponticelli (PP), participava de outro encontro. Mais vibração das lideranças e militantes.

O clima no comitê da aliança PSDB-PP-PSB é de crescente expectativa. Primeiro porque tucanos, progressistas e socialistas estão convencidos de que Raimundo Colombo (PSD) atingiu o teto e que os demais candidatos tendem a crescer. E, sobretudo, que faltam apenas 13 pontos percentuais para levar a disputa ao segundo turno.

Bauer e Ponticelli declaram-se otimistas, pelo convencimento de que a candidatura tende a subir mais. Além disso, não têm dúvidas de que o eleitorado petista tende a cravar pelo menos uns 15% em Cláudio Vignatti (PT). E que Janaina Deitos (PPL) deve ganhar alguns pontos.

Identificam outros sinais sobre hipótese de segundo turno: 1. A decisão de Colombo de se licenciar a partir de segunda-feira e até as eleições, para intensificar a campanha para evitar o segundo turno; 2. A decisão de usar os espaços comerciais dos proporcionais nas emissoras de rádio e TV, tentando consumar tudo no primeiro turno. As inserções foram retiradas do ar pela Justiça Eleitoral.

O governador manifesta-se tranquilo, mas vai multiplicar carreatas, passeatas e encontros a partir do dia 3 de setembro em todo o Estado.

Comentários

comments

Comentários (19)

  • Amanda diz: 30 de agosto de 2014

    O herpes do Raimundo Colombo foi porque as pesquisas internas do PMDB estão dando 2* turno para governador em Santa Catarina.

  • jorge diz: 30 de agosto de 2014

    O blá-blá-bauer é que chegou no seu teto. Ainda mais agora, com o aecim despencando ladeira abaixo.

  • Paula diz: 30 de agosto de 2014

    Raimundo Colombo vai levar no primeiro turno. Fez um bom governo durante esses 4 anos. Pacto pela segurança, pela saúde, obras por todo o Estado. Vai dar Raimundo no primeiro turno.

  • Boris Schulle diz: 30 de agosto de 2014

    Essa tranquilidade de Raimundo Colombo já ocorre a quatro anos.
    Não é a toa que em algumas regiões ele é chamado de soneca.

  • Irineu diz: 30 de agosto de 2014

    Não existe segundo turno nem para Colombo e nem para a Dilma. Ambos vencem no primeiro turno. As vozes das ruas são bem outras, diferentes das pesquisas. Faço uma pergunta “você foi ouvido alguma vez sobre suas preferencias eleitorais?”. Eu nunca fui ouvido. Você acha que os grandes produtores rurais, os empresários de qualquer ramo, os comerciantes, vão ser loucos eleger a Marina?. Esta vai trava o Brasil de ponta a ponta. Ela é radical as extremas.

  • ze diz: 30 de agosto de 2014

    O problema não é fulano ou ciclano, mas a corja que vem junto…Mesmo porque, este não faz nada se não fizer conchavos com as Câmaras e assembleias afora!! Tudo para satisfazer os interesses dos bandos de parasitas que se instalam nos poderes a cada eleição!!! E a sociedade sustenta e mantem este sanguessugas todos!! Por isto que não sobra R$ para investimentos: some tudo nas entranhas do poder e bolsos das quadrilhas eleitas.

  • Saulo rodrigues diz: 30 de agosto de 2014

    Caro Moacir,Colombo e seu vice ,se licenciar para ir para a campanha,fica evidente que a eleição vai para o segundo turno em SC.Colombo prescisa dizer para o povo CATARINENSE ,nas ruas nas cidades,como se consegue em 1.338 dias de governo, construir e reformar 700 escolas.a cada dois (02) dias uma escola pronta.SERÁ que o nosso povo é tão idiota em acreditar na propaganda eleitoral de tv do Sr.Colombo? Prescisa se justificar com o povo Sim com suas MENTIRAS,porque Paulo Bauer vem subindo a ladeira e vai chegar no segundo turno com certeza,o alemão é uma maquina para trabalhar,enquanto o pacato lageano faz seu programa eleitoral de TV sentado em uma cadeira dando suas risadinhas enganosas para o nosso povo de carater.SEGUNDO TURNO PARA O BEM DE SANTA CATARINA.

  • artesão diz: 30 de agosto de 2014

    Eu vou votar no Vignati, mas prefiro qualquer coisa menos bauer. O que é aquilo? A pesquisa para presidente foi encomendada pela globo e pela folha. Está explicado, é pura fraude. Cadê o STE? E para piorar tudo ainda fazem um baita terrorismo econômico.

  • alcimar damiani de brida diz: 30 de agosto de 2014

    dale BAUER, fora raimundo e suas secretarias regionais

  • soterro diz: 31 de agosto de 2014

    Caro Irineu,
    Você deve estar no mundo da lua.
    Dilma do PTralha vai perder em Santa Catarina para a Presidente Marina.
    Coitado do Raimundo Colombo ainda teve que inventar o herpes para não assumir o seu apoio à Dilma, muito amiga do Jose Dirceu, aquele do mensalão.
    Não tem?

  • Dalton diz: 31 de agosto de 2014

    Qualquer possibilidade de segundo turdo já um bom sinal. Pelo menos os que estão no poder verão que não contam com todo esse controle que pensam ter sobre a população catarinense. O debate de ideias é imprescindível, mesmo que os candidatos não tenham muitas diferenças entre si depois de leitos.

  • Joe Picanso diz: 31 de agosto de 2014

    A maioria do brasileiro e catarinense estão satisfeito com a Dilma e Colombo. Portanto vamos nos unir e deixar maias quatro anos. Não podemos nem pensar em votar em Marina, somente pelo fato da morte de Campos. Ai estamos brincando com coisa seria.

  • ANTONIO LUSA diz: 31 de agosto de 2014

    SOU 13, VOTO 45 NO SEGUNDO TURNO, CASO VIGNATTI NÃO CHEGAR.
    CHEGA DE HIPOCRISIA, E …

  • ANTONIO LUSA diz: 31 de agosto de 2014

    Vamos minha gente, vai dar segundo turno, o PT vai chegar a 22 %. Na eleição de 2010 a candidata IDELI SALVATI chegou a 21,9%, em outra eleição passada JOSÉ FRITZ couseguiu 25%.

  • ANTONIO LUSA diz: 31 de agosto de 2014

    Não acredito nos institutos de pesquisa em SANTA CATARINA, em todas a eleições priorizam o poder existente. Hoje o PT tens mais de 15% das intenções dos votos. Acreditem hoje 7% e porque em outubro mais de 20%. Aguardem isso vai acontecer.bnej

  • BAR diz: 31 de agosto de 2014

    SE PROCURAR NA CONTABILIDADE DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ATÉ LIMPEZA DE CAIXA DE GORDURA FEZ CRESCER O NÚMERO DE ESCOLAS REFORMADAS.
    E MAIS SE DESGRUDAR DAS OBRAS DA SC 403, DO AEROPORTO (MESMO QUE SEJA FEDERAL) E DA ETERNA REFORMA FINANCIADORA DE ELEIÇÕES É JOGO POLÍTICO.

  • Geraldo Klotter diz: 31 de agosto de 2014

    Vote no PT. Pelo amor de Deus.
    Precisamos manter nossas boquinhas.
    Nossos investimentos precisam prosseguir.
    Falta ainda pagar a última parcela do avião do LULINHA. São só 5.000.000,00.
    Ajudem-nos.

  • jean diz: 31 de agosto de 2014

    Nunca votei no Pt, mais vó vota em Santa Catarina, só pra sair colombo, e Bauer que é ligado em LHS.

  • João diz: 5 de setembro de 2014

    O alemão é uma máquina mesmo…mas de gastar dinheiro…ele mesmo afirmou que a secretaria de educação gastou mais de 390 milhões quando era secretário…ele contou que comprou livros que nem puderam ser distribuídos? milhares deles foram barrados, estão mofando por ai…conteúdo impróprio…fora a quantidade de material que comprou sem perguntar as escolas se as escolas queriam e então chegavam os livros uma, duas, três vezes e da-lhe distribuir livros…foi uma fara com o dinheiro publico…pergunta se tem algum professor que gosta do trabalho que ele fez na secretaria de educação? brincadeira né? se fazendo de moralista, dizendo que vai conter gasto publico, vai sim se por alguma cegueira total do povo que lógico não vai acontecer é gastar todo o dinheiro público com compras erradas sem pedir ao povo (já viu alemão teimoso perguntar algo) o que é necessário para o bem do povo…socorro deste Bauer e dos acessos do outro maluco, que acham que tem uma mina de ouro nas SDRs, além do mais o que vão fazer com este povo? Vão promover e levar tudo pra Floripa? Ou alguém já viu servidor publico ser prejudicado? existem leis, ele terá que pagar até auxilio mudança e fazer mais uns 10 predios que vai ter que manter tudo em Floripa…e o pior, vai deixar o restante do estado na saudade de quando tinha as SDRs e existia o progresso…Deus livrai-nos do mal amém!