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Aeroporto: o descaso da Infraero

10 de setembro de 2014 8

Infraero 2

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

A reunião na Infraero com os presidentes da Acif, Sander de Mira, e do Sinduscon, Hélio Bairros, além do senador Casildo Maldaner (PMDB), representantes da Fiesc e da Câmara de Vereadores de Florianópolis, foi revelador sobre os problemas que envolvem a interminável novela do aeroporto Hercilío Luz.

O mais importante: o presidente da estatal, Gustavo do Vale, confessou que a Infraero foi leniente na fiscalização do contrato com a Construtora Espaço Aberto para construção do novo terminal do aeroporto. O contrato é de dezembro de 2012, o prazo de execução é de 27 meses e até agora a empresa cumpriu apenas 7%.

Quer dizer: os diretores e técnicos da Infraero de Florianópolis não viram que a obra caminhava a passos de cágado. E só agora, decorridos 20 meses e no final do contrato, a estatal examina a rescisão do contrato. Realmente, seria cômico se não fosse trágico.

Abstraída esta displicência inaceitável da Infraero, a audiência teve avanços, como redução do prazo de suspensão do contrato da pista e criação de uma comissão de acompanhamento.

Ficou mais uma vez a triste constatação. As obras federais em execução em Santa Catarina estão todas atrasadas, com a única exceção da Ponte de Laguna. As que ganharam ritmo diferente tiveram por causa a mobilização das entidades empresariais. Na maioria dos casos, a representação política entrou de forma complementar, salvo casos específicos.

Conclusão: se a sociedade não se mobilizar, na prática, as promessas vão para o espaço e os projetos viram obras intermináveis.

Comentários

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Comentários (8)

  • viviane schumacher bail diz: 10 de setembro de 2014

    a construtora espaço aberto é a mesma que esta “enrolando” o conserto da ponte herciclio luz. com este “modus operandus” como consegue ainda pegar obra do aeroporto?

  • Intrujão diz: 10 de setembro de 2014

    Importante comparar:

    A mesma lógica não se aplica a nossa tão estimada ponte Hercílio Luz?

    E depois de anos e anos de atrasos( falados, publicados, visíveis) só agora 4 meses antes da eleição, o chefe do poder executivo estadual “bate no peito” e diz que não compactua com este tipo de procedimento das empresas.

    no mínimo intrigante.

  • Jô diz: 10 de setembro de 2014

    O governo da Dilma gaga e anda para Santa Catarina.

  • Hanibal Silva diz: 10 de setembro de 2014

    Concordo com a reprovável leniência da Infraero. Mas, coloco uma questão: a iniciativa privada não é colocada, no discurso, como tão eficiente? Por que, então, tantas e tantas obras realizadas por empresas privadas atrasam ou são superfaturadas? E a culpa acaba recaindo pela parte pública, que não fiscalizou. Assim é muito fácil. É um capitalismo sem riscos, sonho de qualquer um.

  • Lucia diz: 10 de setembro de 2014

    Moacir, não entendo o porque de a sociedade ter que se mobilizar para resolver esse problema, afinal essa mesma sociedade não tem um representante Maior eleito por essa mesma sociedade justamente pra resolver nossos problemas? Quem é o responsável pelas assinaturas de contratos e fundos do governo Federal? Não é a sociedade e sim o governo estadual. Orgão fiscalizador tbm não é a sociedade, nossos representantes recebem um precioso salário para exercer essa função. Mas como atualmente tudo está invertido e de pernas pro ar, talvez a bola da vez seja jogar todas as responsabilidade para a sociedade e isentar os políticos de sua incompetência……. Vai saber!!!

  • Walmor diz: 10 de setembro de 2014

    Moacir, mais uma vez volto ao assunto, obras públicas no Brasil a fiscalização inexiste, e aí está a causa de tantos problemas que ocorrem na execução e entrega das obras públicas contratadas poder público em todos os níveis de governo. Seria interessante saber a causa da inexistência da fiscalização para saber a que interesses elas atendem, pois os dos contribuintes é que não o são.

  • JÔ diz: 10 de setembro de 2014

    Essa bancada federal de Santa Catarina é uma bosta!
    Não consegue colocar 700 metros de pista no Aeroporto Hercilio Luz.
    Esse merda desse Presidente da Infraero dizer que não viram que as obras andavam devagar ?
    Isso só acontece no Brasil!
    Cadê a Dilma para botar esse incompetente para fora?
    Cadê o Governador Raimundo Colombo que apóia por gratidão a Dilma do PT?

  • Carlos diz: 13 de setembro de 2014

    O Senador ainda deve explicações pela falsa denúncia feita ao Tribunal de Contas da União em 2001, que impediu a construção do elevado que daria a continuidade à Via Expressa Sul em direção ao aeroporto !