Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Napoleão e o Ibope em Blumenau

16 de setembro de 2014 5

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), mantém-se cético com as pesquisas eleitorais que estão sendo divulgadas sobre a corrida presidencial. Acha que o fenômeno Marina Silva (PSB) pode configurar uma bolha e tem esperanças de melhoria dos índices de seu candidato, o tucano Aécio Neves. Seu otimismo é fruto da própria experiência na disputa pela prefeitura do município há dois anos.

Resgata dados e fatos. No dia 4 de outubro de 2012, véspera das eleições, o Ibope divulgou o último boletim. Mantinha liderança a deputada estadual Ana Paula Lima (PT) com 40% das intenções de voto. Em segundo lugar aparecia Jean Kuhmann (PSD), com 26%. Em terceiro, portanto fora do segundo turno, Napoleão Bernardes, com 22%.
Abertas as urnas: números impactantes. Ana Paula obteve 29,04% dos votos e ficou em terceiro lugar. Napoleão, que estava excluído do segundo turno pelo Ibope, foi o mais votado, com 38,68% do eleitorado, e Kuhmann ficou em segundo, com 30,75%.

A vitória no segundo turno foi mais uma prova de que a lógica política nem sempre prevalece. Tinha número bem menor de candidatos à Câmara, havia desproporção entre os recursos usados pelos demais adversários e seu potencial de força aérea (rádio e TV) estava reduzido.

O prefeito faz dupla aposta: no segundo turno dá Aécio e Dilma Rousseff (PT) e em Santa Catarina dá Raimundo Colombo (PSD) com Paulo Bauer (PSDB).

Comentários

comments

Comentários (5)

  • Aloisio Antoni diz: 16 de setembro de 2014

    É a esperança da nação. Aliás me parecem muito esquisitas estas pesquisas. Em nossa cidade por exemplo, de cinco pessoas perguntadas sobre em quem votariam três dizem que votarão em Aécio. E em toda a região está acontecendo o mesmo.

  • Carine diz: 16 de setembro de 2014

    O Napoleâo querendo desacreditar a pesquisa RBS? Todas as pesquisas até agora deram o mesmo resultado… Será antídoto para mais uma queda nas pesquisas? A pesquisa que o Bauer tá usando de Criciúma dá os mesmos números da Ibope, com 18 pontos pro Bauer. Se ele não acredita em pesquisa, porque divulga essa de Criciuma como uma vitória? Sei não… Acho que ele não gosta de pesquisa…Mas parece que em Blumenau o PT vai voltar pois os índices são esses: Napoleão Bernardes é o pior entre os prefeitos das três maiores cidades do Estado, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Accord
    53% dos entrevistados avaliam sua atuação como negativa, contra 34% de Udo Döhler, prefeito de Joinville e 30% de César Souza Jr., prefeito de Florianópolis.
    Sua avaliação positiva também é a menor, ficando em apenas 18%, contra 50% de Döhler e 41% de Souza.
    De acordo com a RIC TV, a pesquisa envolveu 600 pessoas em cada cidade, no final de março.
    Mal administrada
    Além da atuação pessoal do prefeito, Blumenau desponta como a administração pior avaliada.
    A cidade é considerada mal administrada por 43% dos pesquisados. 35% consideram Florianópolis mal administrada e 30% dizem o mesmo sobre Joinville.
    Ignorantes
    Como dado curioso, a pesquisa detectou que 3% dos entrevistados em Blumenau não sabem quem é o prefeito da cidade.
    Num universo de 300 mil habitantes, isso representa um contingente de 9 mil pessoas.
    O dado não aparece nas pesquisas das outras cidades.

  • Irineu diz: 16 de setembro de 2014

    Este prefeito Napoleão, não poderia dizer diferente, pois é tucano. Mas sabe que Aécio está perto de jogar a toalha. Ele sabe também que em SC, bem como no Brasil, está se encaminhando a vitória já no primeiro turno de Colombo e Dilma. O eleitor sabe que não se deve apostar no duvidoso e ficar com o certo.

  • Telemaco diz: 16 de setembro de 2014

    Pois é…É de se estranhar estas pesquisas né? É óbvio que nós eleitores catarinenses “bem informados” escolheremos “a esperança da nação” e graças a ele todas as nossas pequenas cidades terão belos aeroportos e os recursos da saúde serão aplicados com muita transparência assim como fez o ilustre candidato em seu estado natal, Minas Gerais, uma terra de políticos “muito honestos, puros e inocentes”…

  • Giffoni diz: 16 de setembro de 2014

    Aliás, o que surpreendeu não foram as pesquisas naquela eleição de Blumenau, mas, o resultado das “urnas”. Olho vivo, que cavalo não desce escadas… Engraçado que só desconfiam das pesquisas quando elas lhes são desfavoráveis… E as próximas, por mais perto das eleições, ainda trará piores números para o Aécio. É só aguardar.