Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Marina: "A política envelheceu"

24 de setembro de 2014 13

marina 1

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

A visita que a presidenciável do PSB, Marina Silva, fez a Florianópolis foi marcada pelo discurso da renovação política no Brasil e pelas fortes críticas contra a corrupção no governo federal. Começou reiterando prioridade para escola em tempo integral, citando seu exemplo heroico e vitorioso. Ela alfabetizou-se apenas aos 16 anos de idade.

– A educação fez um milagre na minha vida – proclamou, sob os intensos aplausos dos jovens e dos professores presentes. Renovou compromissos com a bandeira do Saúde 10, sobre a destinação de 10% da arrecadação para a saúde, dispositivo que está na Constituição Federal e que até hoje não foi regulamentado pelo Congresso Nacional.

Com uma retórica leve, bem articulada, homenageou o falecido Eduardo Campos para criticar os métodos políticos empregados hoje no Brasil.

– Quando a sociedade fica mais distante, a política piora. É o que ocorre hoje no Brasil. Corremos o risco até de perder o que conquistamos. Precisamos aproximar a política do povo brasileiro. Proponho a “nova política”, o reencontro da sociedade com a política. Porque esta política que está aí envelheceu – prosseguiu.

Marina fez generosas referências, em pelo menos quatro vezes, ao deputado Paulo Bornhausen, presidente estadual do PSB, destacando seu empenho com a ficha limpa, com a inovação, a sustentabilidade e outras bandeiras de seu plano de governo.

Comentários

comments

Comentários (13)

  • Osvaldo Peixoto diz: 24 de setembro de 2014

    OVERDOSE DE PESQUISAS, COM TRÊS NO MESMO DIA: IBOPE, MDA E VOX POPULI – (Carlos Newton)

    Nova pesquisa Ibope diz que a candidata Dilma Rousseff teria ampliado sua vantagem no primeiro turno, mas segue empatada com Marina Silva no segundo turno, ambas com 41%.

    A candidata do PT estaria com 38%, Marina teria 29% e Aécio Neves estaria com 19%. Mais o maior potencial de fixação de votos (eleitores que não pretendem mudar de candidato, em nenhuma hipótese) continua a ser de Marina, embora tenha caído de 65% para 61%, enquanto Dilma subiu de 52% para 54% e Aécio desceu de 55% para 53%.

    Marina continua também com baixa rejeição, apenas 17%, enquanto Aécio teria 19% e Dilma 31%.

    OUTRA PESQUISA

    A Confederação Nacional do Transporte (CNT) também divulgou nesta terça-feira mais uma pesquisa MDA, em que Dilma Rousseff teve uma pequena queda em relação ao levantamento anterior, passando de 38,1% para 36% das intenções de voto. Marina Silva, do PSB, teve uma queda maior e perdeu 6 pontos percentuais, passando de 33,5% para 27,4%. Entre os líderes, Aécio Neves apresentou melhora. O candidato do PSDB saiu de 14,7% para 17,6% na pesquisa desta terça-feira.

    O cenário se inverte em relação aos últimos levantamentos do CNT/MDA. De agosto para o começo de setembro, Dilma e Marina Silva tinham apresentado crescimento e Aécio tinha caído. Agora apenas o tucano teve um desempenho melhor nos números.

    No segundo turno, Dilma e Maria seguem tecnicamente empatadas: 42% e 41%.

    MAIS UMA PESQUISA

    Também o Vox Populi divulgou pesquisa hoje e, como sempre, seus números são muito favoráveis à candidata do PT. No primeiro turno, Dilma teria 40%, Marina 22% e Aécio 17%. Ou seja, estaria arriscado Dilma até levar no primeiro turno, dependendo de brancos e nulos e da margem de erro.

    No segundo turno, o Vox Populi liberou geral e dá Dilma Rousseff eleita com 46% a 39%. Num possível confronto com Aécio, mesmo placar: 46% a 39%.

    Tirem suas conclusões.

  • Curió diz: 24 de setembro de 2014

    A candidata é política.
    Embora o óbvio precisa ser dito.
    ” A política envelheceu ”
    Ela está velha.
    Sempre foi e sempre será como é.
    Lógica linear para principiantes.
    A história não se repete senão como farsa. Adoro essa frase.

  • Teco diz: 24 de setembro de 2014

    Essa mulher faz a juventude respirar e aspirar o novo na política.
    Heráclito, Bornhausen, verdadeiros representantes da nova era política.

  • Valter M. Ferreira diz: 24 de setembro de 2014

    Envelheceu e não trouxe sabedoria. É triste!

  • José Tadeu Viana Bento diz: 24 de setembro de 2014

    Nova politica ao lado da família Bornausen,me engane que eu gosto rsrsrsrsrsrsrsrr

  • Emir diz: 24 de setembro de 2014

    Muito mais que a política,envelheceram os políticos,safados.

  • Irineu diz: 24 de setembro de 2014

    As vezes fico analisando alguma colocação de algum político, que se dizem saber tudo em política. Ontem a Marina disse que propõe a nova política ao Brasil, de aproximar a sociedade com a política. E aí você olha e vê ela ao lado do Paulo Bonhausen, filho do Sr Jorge Bornhausen. Como que Marina vai querer propor política nova, se está abraçada a esta família que está desde o descobrimento do Brasil fazendo política?. Por favor, me poupe, é uma total contradição que serve até de gozação para as mentes mais aguçadas na política.

  • André de Mattos diz: 24 de setembro de 2014

    Olá Moacir,

    Boa tarde!
    Tenho acompanhado sua cobertura entusiasmada sobre a candidatura Marina, mas achei estranho que de todas as notícias sobre a passagem da candidata por Florianópolis, o senhor não destacou os protestos contra ela.

    Caso tenha faltado apenas a informação, aí estão os dados…
    http://www.brasil247.com/pt/247/sc247/154564/Marina-enfrenta-ato-de-jovens-contra-homofobia.htm

    Grande abraço,
    André

  • Alberto Garbin diz: 24 de setembro de 2014

    Caro Sr. Moacir, estou me sentindo um Catarinense idiota. Dna. Marina, falar em nova politica, estando no PSB e, pior, com o Sr. Paulo Bornhausen, é um escárnio para os que tem um pouco de memória.
    Com respeito, Alberto.

  • Joe Picanso diz: 24 de setembro de 2014

    Vejam bem como a palavra de certos políticos é uma e a ação é outra. Marina fala que a política envelheceu e aí coliga com o Paulinho. Pois é para ganhar a candidata faz qualquer negócio e esquece o que está pregando.

  • Moacir Pereira diz: 24 de setembro de 2014

    Caro André
    Considero irrelevante o protesto e o debate. O que a população deseja dos candidatos a presidência é saber o que farão e como agirão para melhorar a segurança pública, a educação pública e a saúde pública. Além disso, o deputado Beto Albuquerque espinafrou os poucos manifestantes, acusando=os de terem sido pagos pelo esquema do governo estadual e incentivados pela deputada Angela Albino, do PCdoB, aliada de Colombo. Foi até mais contundente, mas…deixa prá lá!

  • André de Mattos diz: 25 de setembro de 2014

    Olá Moacir,

    Lamento sua opção. Não considero que a homofobia seja um debate menor… Trata-se de saber como um candidato a Presidente se coloca em relação à Constituição e em relação aos direitos das minorias. Talvez isso não seja importante para o senhor, mas certamente é para várias “minorias”…

    Quanto às colocações do sr Beto Albuquerque, eu até gostaria de saber quais foram… Se eram poucos os manifestantes, muitos também não eram os apoiadores da candidata, não é? As fotos da reportagem fizeram questão de não mostrar a “multidão” não deve ter sido sem raão…

    Mas se o sr Albuquerque acha que foi algo armado pelo “esquema do governo estadual” poderia simplesmente conversar com o ex-super secretário do Colombo para tentar resolver a questão. Ou talvez devesse trocar meia dúzia de palavras com o pai do candidato ao Senado pelo seu partido, para que ele chame a atenção do governador-pupilo. Afinal, o senhor mesmo já disse que o Bornhausen pai e o Colombo são bons amigos… Para mim, aliás, eles e o grupo do governador são um grupo só!

    Grande abraço,
    André

  • anderson maurici imhof diz: 25 de setembro de 2014

    Caro Moacir. Eu vi a baderna de meia duzia da UJS em Florianópolis. Para mim protesto tem que ter coerência. Pode haver mil beijaços gays, mas sem
    coerência, não passa de baderna ou faísca que não sai do lugar, para apenas aparecer, ou dizer eu sou jovem que…(tsc). Ou qualquer outro motivo. Desespero acredito. O protesto partiu de apoiadores do PCdoB e UJS, da candidata Angela Albino que, em nome de…de que mesmo que elao está com o PSD? (ex-Arena, ex-PFL) com Colombo, Cesar Souza Junior e Dário?