Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Colombo e Dilma lideram em SC

25 de setembro de 2014 36

006e08d7

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

A nova pesquisa Ibope sobre intenção de votos em Santa Catarina confirma o favoritismo do governador Raimundo Colombo, candidato a reeleição pelo PSD. Conquistou mais três pontos, passando de 49% para 52%. O candidato Paulo Bauer (PSDB) perdeu um ponto, caindo de 17% para 16%. E o candidato Cláudio Vignatti (PT) também ficou sem um ponto e está agora com 6%.

Estes números refletem o poder da infantaria governista e o marketing de Colombo, com espaço muito maior e programas bem produzidos e editados. E alguns equívocos na estratégia de Bauer.

O tucano é beneficiário do esquema político que comanda o poder no Estado há quase 12 anos. Fazer oposição com esta marca é um grande desafio. Além disso, até seus correligionários admitem que deveria focar mais em oposição ao governo Dilma, apoiada por Colombo e adversária do tucano Aécio Neves.

Outra novidade nesta nova etapa é o empate técnico entre Dário Berger (PMDB) e Paulo Bornhausen (PSB) com leve vantagem para o ex-prefeito de Florianópolis. Dário passou de 22% para 24% e Paulo caiu de 25% para 22%. Milton Mendes (PT) ficou nos 7%.

Colombo tem dois outros fatores favoráveis. Venceria fácil de Bauer no segundo turno de 57% a 19%. E sua rejeição é muito baixa, de apenas 6%, próximo de Bauer, com 5%, e de Vignatti com 4%.
A presidente Dilma Rousseff perdeu um ponto, mas continua liderando com 36%, contra 25% de Aécio Neves, que subiu 5%, e 19% de Marina Silva, que caiu 5%.

Comentários

comments

Comentários (36)

  • Professor diz: 25 de setembro de 2014

    Com um exército de comissionados estocados nas SDR é fácil fazer política. Até professores com altos salários nas SDR vão às ruas com cartazes de Colombo para manter seus cargos. Vergonha.

  • Caráter Lageano diz: 25 de setembro de 2014

    Bela fotografia!
    Raimundo e Dilma. Rindo: do povo.
    Parabéns! mas parabéns mesmo, para os dois, pois contrataram os melhores e mais caros cabos eleitorais do país, ou seja, as empresas de pesquisa.

  • Rosana Valéria diz: 25 de setembro de 2014

    O povo além de ter memória fraca é desconhecedor dos fatos.
    Em Lages, na eleição para prefeito foi proibido a última pesquisa. pois é sabido que Raimundo Colombo tem como hábito utilizar as pesquisas a seu favor.
    Em Blumenau o candidato apoiado pelo Raimundo despontava nas pesquisas, e surpreendentemente perdeu!

  • Erich Junger diz: 25 de setembro de 2014

    Não vai demorar para aparecer o mensalão das pesquisas eleitorais.

  • Valquiria Avalon diz: 25 de setembro de 2014

    Tem marqueteiro com casa em Miami. Afinal de contas, 300 milhões em campanha eleitoral permite.
    Aí eu me pergunto vale a pena estudar e passar tanto trabalho?

  • Erich Junger diz: 25 de setembro de 2014

    A globo não sabe o que está perdendo, pois Raimundo Colombo é : artista quando se justifica, ilusionista em relação as escolas e hospitais, contador de histórias em referente a segurança pública.
    Mas o mais interessante de tudo, é que Raimundo Colombo consegue iludir o povo e rir da cara dos palhaços.

  • Vicente Krull diz: 25 de setembro de 2014

    Preciso de ajuda!
    Alguém pode me explicar.
    Não entendo como Vingnati que faz campanha para a Dilma só desce, e Raimundo Colombo é quem sobe.
    Outra coisa, porque o Ibope apresenta uma pesquisa tão dispare da RIC ACCORDE
    Será que sou tão idiota?

  • Heitor Minot diz: 25 de setembro de 2014

    Essa alegria toda é para os catarinenses, ou dos catarinenses?

  • Helena Cristina diz: 25 de setembro de 2014

    Acho que vou desistir de ser uma cidadã honesta, cumpridora dos deveres. Petista não sofre, só aplaude.

  • Junior diz: 25 de setembro de 2014

    Dario na frente, coisa linda ja tava na hora, dario senadorrrr

  • Carine diz: 25 de setembro de 2014

    E na matéria nada da Dilma? Boiei…

  • SAULO RODRIGUES diz: 25 de setembro de 2014

    Caro Moacir,È vergonhoso um ibope divulgar uma pesquisa manipulada desta maneira,deveria ser proibido pelo TRE este tipo de sacanagen,é só comparar com a pesquisa da RIC Accord que foi publicada ontem a noite,para ver como a duplinha Dilma e Raimundo Colombo estão agindo junto ao ibope,canalhada.

  • ADEMAR diz: 25 de setembro de 2014

    Referente ao Colombo, nem preciso comentar, mas a liderança da DILMA em SC, conforme pesquisas, é uma vergonha para este Estado que sempre foi um símbolo de eleitores inteligentes e sabiam como sempre escolher seus representantes. Isso só prova que era tudo balela, na verdade hoje conseguem o status de poder ser comparados aos Estados do Nordeste. Lamentável!!!!!! Espero que as urnas mostrem ao contrário….

  • Professora indignada diz: 25 de setembro de 2014

    Com certeza esse DESGOVERNO não fez pesquisa comigo e com a maioria dos professores. O MEU voto ELES não levam. FOI O PIOR GOVERNO NA HISTÓRIA DE SANTA CATARINA PARA A EDUCAÇÃO.

  • Moacir Pereira diz: 25 de setembro de 2014

    Saulo
    Já dei minha opinião sobre os números. Também tenho sérias dúvidas sobre os números de Bauer e Vignatti. Não acredito que o PT tenha apenas 6% dos votos. Este número não bate em todas as minhas análises. Se estiver errado, quebrei a cara, mas acho que o Vignatti não terá menos de 15%. Vamos conferir dia 5 de outubro. Retorne, [por favor, após o resultado final. Abraçao do Moacir

  • Moacir Pereira diz: 25 de setembro de 2014

    Desculpe, CArine e todos os internautas. Quem boiou foi o colunista. Faltou a parte final com os números de Dilma e outros presidenciáveis, já acrescentada. Obrigado.

  • james diz: 25 de setembro de 2014

    Mas quanto mi-mi-mi… melhor encarar a realidade. É Dilma lá e Colombo aqui.

  • Jr diz: 25 de setembro de 2014

    As urnas certamente mostrarão números bem diferentes em relação á presidência. Catarinense quer o PT bem longe. Quanto ao governo estadual, nunca tivemos um governador tão fraco (acho que só perde para o Paulo Afonso). Para completar, o LHS tentando eleger o Dário, para tristeza geral dos catarinenses e felicidade do pmdb.

  • Vinicius diz: 25 de setembro de 2014

    Desculpa mas não concordo, isso não é mkt e sim trabalho! É difícil forjar tantas pesquisas e números! Em todas as pesquisas o Colombo esta na frente. A única diferença é que os outros candidatos só atacam. E enquanto isso ele ta trabalhando. Eu viajo por todo o estado, e vejo que ele fez muito. É claro tem coisas para melhorar mas todos terão.

  • Alexandre Motta diz: 25 de setembro de 2014

    Os catarinenses mais uma vez mostram que não sabem votar. Mais quatro anos para Colombo é dose. É aquela velha história, não adianta protestar como um leão e votar como um jumento. Este é o povo mais nordestino do sul do país. Coronel Luis Henrique mandou, nós obedecemos. Assim como os baianos obedeciam a Toninho Malvadeza, os maranhenses à família Sarney. Alguém já disse isso aqui anteriormente, e eu concordo: Nossa política parece romance de Jorge Amado.

  • Pedro diz: 25 de setembro de 2014

    Prezado Governador depois de quatro anos é que viu que a SDR da grande florianopolis esta perto da capital, que São josé fica do lado de floripa, sou servidor dessa SDR e quero dizer que se realmente fechar esse cabite de emprego, onde tem gerentes que nem possui ensino fundamental, faz um levantamento governador e veja seus comissionados, mas se fechar já é o inicio ….

  • Jonas diz: 25 de setembro de 2014

    Ja acabou! Raimundo sera o mais votado do Brasil. E depois vou pra Oktoberfest! Nos vemos em Blumenau! Ein Prosit.

  • Irineu diz: 25 de setembro de 2014

    Quando o Colombo declarou seu voto para a Dilma, devido ao tratamento que estava dando a SC, muitos contra o PT e o PSD, disseram que seria um tiro no pé tanto da Dilma, como do Colombo. Parece que pensaram errado. Valeu para a Dilma e para O Colombo. As pesquisas em SC dizem. Portanto não tenho dúvidas, Dilma e Colombo reeleitos no primeiro turno. Parabéns eleitor trabalhador.

  • waltencir jose da silva diz: 25 de setembro de 2014

    o povo de santa catarina não sabe votar, se esqueceram da onda de violência que aconteceu no estado e demoraram a chamar a ajuda nacional por pura soberba? votar em Raimundo Calombo nem pensar

  • odair kochanski diz: 25 de setembro de 2014

    Caros amigos, sou bem do interior de SC, mas acho que tenho uma ideia porque esse governo vai se reeleger fácil, infelizmente não é por que ele é bom ou merece e sim pelo corrompimento de muitos Prefeitos desse estado que deixaram partidos de oposição como o PP migrando para DEM e depois PSD para se encostar no governo, sendo que o próprio Raimundo fez isso com dilma, infelizmente dará certo. Agora são da base.

  • Luís Carlos Marques Correa diz: 25 de setembro de 2014

    “E ninguém cala, este chororô… E é por isso que eu canto assim: Raimundo Colomboooo!!!”. O estado apenas está reconhecendo o excepcional trabalho feito ao longo dos últimos três anos e meio. Mas as carpideiras de Bauer e de Vignatti tão tipo o Botafogo: a choradeira nunca tem fim.

  • juarez diz: 25 de setembro de 2014

    Depois de ler todos os comentários, pela choradeira, tenho certeza que o Raimundo ganha de lavada… Pessoal do bauer é ruim até pra chorar;

  • Luiz Carlos diz: 25 de setembro de 2014

    Me pergunto como essa mulher lidera pesquisas em SC, posso contar nos dedos as pessoas que vão votar nela.

  • Sergio Guerreiro diz: 25 de setembro de 2014

    Difícil é saber em qual pesquisa acreditar.
    Tem mais uma da Record/Accord: http://ricmais.com.br/sc/eleicoes2014/videos/em-pesquisa-para-o-senado-paulo-bornhausen-lidera-as-intencoes-de-voto-seguido-por-dario-berger/

    Além esta divergência de dados para o Senado, outro blog questiona a veracidade do IBOPmdb: http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2014/09/ibope-e-rbs-globo-manipulam-pesquisa-em.html

    >>> Uma coisa eu tenho certeza: a Dilma não ganha aqui nem que a vaca tussa!
    >>> A outra eu concordo contigo: com certeza o Vignatti e o Milton têm mais votos do que está sendo apresentado nas pesquisas.

  • Zorro diz: 25 de setembro de 2014

    A Dilma dos PTralhas, poste do sapo bebum, amiga do José Dirceu, jose genuíno, delubio Soares, dos aloprados, da Rosemery do Lula, do jato do Lulinha, das Usinas de Pasadena, do mensalão da Petrobras, das sacanagens do BNDES e da Eletrobras, das bandalhas do BB, da BR 101 que nunca termina, do aeroporto Hercilio luz que ficará pronto em 2.040, cansei……
    Povo catarinense vote nessa bandalheira geral brasileira !
    Vocês se merecem !

  • Felipe Nunes diz: 26 de setembro de 2014

    Se a Dilma Vencer em SC, perco minha esperança, que já não tá lá essas coisas……

    SC não pode fazer parte deste desgoverno….

  • gualberto cesar dos santos diz: 26 de setembro de 2014

    A realidade:
    Raimundo merece a consideração de uma grande parte da militância do PT e vai ajudar a eleger Dilma e Colombro no I turno.
    Colombo teve jogo de cintura – e parece que tomou exemplos de ação política na História & Memória de Nereu Ramos.
    Que segui a “cartilha de Getúlio Vargas” e fez sucesso em SC.
    Os ingratos que votem em outras candidaturas para fazer de conta.
    O PT em SC e na Grande Florianópolis necessita de lideranças localizadas e não importadas.
    Se não nunca será feliz junto ao eleitorado.
    Essa é a verdade e doa a quem doer.
    Vamos repensar o PT sem as sequelas do sectarismo…

    http://www.facebook.com/OntoPsiquico

  • Rogério diz: 26 de setembro de 2014

    No maior colégio eleitoral de Santa Catarina o Ruimundo Colombo não ganha. Joinville foi esquecido completamente nestes anos de desgoverno Colombo. Vivemos de migalhas desta droga de governador, e o mesmo vale para esta incompetente da Dilma. Vemos mortes diárias na BR 280 e estes imbecis, acompanhados dos seus lacaios (Ideli) vêm aqui inaugurar inícios de obras que nunca acontecem, e assassinam diariamente muitos acidentados nas estradas. E a 470? Até quando teremos esta aberração de estrada ceifando vidas? Este governador e o PT deves ser escorraçados da política, pois nada fazem para cumprir o seu papel que é servir o povo. Ladrões, assassinos do futuro de Santa Catarina e do Brasil.

  • gualberto cesar dos santos diz: 26 de setembro de 2014

    Como é fácil usar linkes de vinhetas de chamadas – títulos e sub-títulos – de matérias editadas e direcionadas.
    Para repicarem como verdade.
    Façam o favor.
    Pare-Olha-Veja e faça propagação sem emotividades.
    Afinal política é responsabilidade eleitoral.

  • helio Valin diz: 26 de setembro de 2014

    Como é que pode uma pessoa da estirpe do Raimundo apoiar essa tropa dos PTralhas…já perdeu o meu voto faz tempo…e tem outra…a Dilma não ganha em SC nunca…esperem a abertura das urnas só para ver…kkkkkkkk

  • Não muda nada!!!! diz: 27 de setembro de 2014

    Podem ter a certeza que tanto Dilma quanto Colombo se reelegem facilmente, as pesquisas mostram isso. Ah, e antes que me digam que em SC as pesquisas não dão certo, concordo, é verdade, pois na última eleição em 2010 Colombo iria para o 2º turno e no entanto venceu no 1º. Lembrando que os maiores cabos eleitorais de Colombo nesta eleição são seus principais adversários Bauer e Vignatti, que apresentam discursos controversos: Bauer bate em Colombo sendo que fazia parte do governo, e Vignatti bate no maior apoiador de Dilma. Concordo com você Gualberto, chega de emoção e vamos começar a analisar a política com a razão!