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A ferrovia do galo velho eleitoral

16 de outubro de 2014 35
Ministros e lideranças políticas de SC participaram da assinatura da ordem de serviço. Foto: Sirli Freitas / Agência RBS

Ministros e lideranças políticas de SC participaram da assinatura da ordem de serviço. Foto: Sirli Freitas / Agência RBS

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

A Ferrovia do Frango é antiga reivindicação de Santa Catarina. Definida no governo Pedro Ivo (1987) como vital para o desenvolvimento do grande Oeste, ficou no papel. Passaram-se vários governos e sequer definiram o seu traçado.

Governos do PT completam 12 anos. E só agora, na undécima hora, no segundo turno da eleição presidencial, mobilizam três ministros para o lançamento da ordem de serviço do consórcio que vai realizar o estudo de viabilidade econômica e ambiental. Lideranças que estiveram no ato aplaudiram a assinatura, mas não deixaram de registrar que se tratou de exemplo acabado de oportunismo eleitoral.

Mais ou menos como ocorreu com o Morro dos Cavalos. A construção da terceira faixa ficou 10 anos em discussões estéreis no Ibama e na Funai. Dezenas de pessoas morreram ou ficaram mutiladas. Chegou o ano das eleições e, como num passe de mágica, as duas entidades autorizaram a obra, finalmente em execução.

Contar prazos neste momento constitui exercício enlouquecedor. De acordo com o contrato, os estudos estarão concluídos dentro de 25 meses, portanto, no final de 2016, se não surgirem recursos e entraves ambientais e indígenas. A previsão de construção da ferrovia é de 5 a 7 anos. Para 2023, na melhor das hipóteses.

O petista Cláudio Vignatti definiu na campanha a Ferrovia do Frango como Ferrovia do Galo. Virou a ferrovia do galo velho eleitoral.

Comentários

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Comentários (35)

  • Deliana diz: 16 de outubro de 2014

    171

  • Fabiano Correia diz: 16 de outubro de 2014

    Nosso honrado Governador poderia ter ficado sem essa; que foto patética!
    Há muitos anos que SC é joguete eleitoral do PT.
    Nosso povo é honesto, trabalhador, simples e não merece o desrespeito do oportunismo eleitoral somente agora que o petismo está vendo ruir a estrutura de poder que instalou em Brasília.

  • Aloisio Antoni diz: 16 de outubro de 2014

    E o Colombo se presta para esta palhaçada pré-eleitoral. Está ridicularizando seus eleitores. Porque não votei em Branco?

  • mario diz: 16 de outubro de 2014

    Se ordem de serviço fosse a conclusão de obras o Brasil seria o país mais avançado do mundo. Já encheu os tubos esta historia de assinar ordem de serviço. INCOMPETENTES !!!!!

  • nelson diz: 16 de outubro de 2014

    Moacir, como a assinatura dessa OS para os estudos da rodovia do frango e apenas JOGO DE CENA ELEITOREIRA, a PTzada não deve ter gostado da cara de enterro da primeira foto e por isso a troca. Ficou bem mais ENCENADA a segunda. Vou de AECIO 45.

  • Benedito diz: 16 de outubro de 2014

    Realmente, são todos uns grandes caras-de-pau!! Vergonha é algo que perderam faz muito tempo…

  • Paulo Maluche diz: 16 de outubro de 2014

    Moacir, isto é uma Vergonha Descarada. Neste mesmo embalo estamos esperando, BR-282, BR-280, BR-470, contorno Ferroviário da Região Norte, Aeroporto Hercílio Luz, etc.Tudo Cara de Pau. Este Colombo é uma Maria Vai com as outras, se fosse um Governador com aquilo roxo, não tinha assinado P%&$#@ nenhuma e feito um desabafo á nivel nacional sobre o descaso que estes Petralhas tem com o Estado Catarinense, responsável por mais de 13% do PIB Nacional. Estamos precisando de um Governador, “MACHO”. De tapinhas nas costas, estamos de saco cheio.

  • angela diz: 16 de outubro de 2014

    Bom dia seu Moacir.
    Cada povo , tem o que merece !
    Sabem dos erros e continuam votando, é porque são piores que eles!
    Não temos mais esperanças não ! Os que estão aí (que nos oferecem ) formaram uma quadrilha só e sabemos pra que estão lá. Vota quem quer isso!
    É a nova forma de roubar o nosso dinheiro . Prometem uma obra, e vão mamando nela mas nunca concluirão, do contrário acaba a teta .

  • Carlos Alberto Bertoldo dos Santos diz: 16 de outubro de 2014

    Todos rindo dos Catarinenses, que no apagar das luzes lançam um Projeto dessa envergadura sem consultar o futuro Presidente da República.
    Até +
    Carlos A.B. Santos

  • José Roberto Paludo diz: 16 de outubro de 2014

    Caro Moacir Pereira, respeitado jornalista político catarinense.
    Apesar de assíduo leitor dessa coluna, pouco tenho me manifestado por escrito, porém, fiquei impactado com o título desta matéria, tentando menosprezar não apenas a importância do ato, mas do conteúdo do texto que despreza o significado da ferrovia.
    Apesar da contextualização histórica, o colunista omite o histórico do esforço deste governo em fazer andar um projeto, que como bem lembra, é uma promessa política de décadas de sucessivos mandatários.
    Pela primeira vez um governo federal e um conjunto de lideranças políticas e entidades do Estado de Santa Catarina tem feito o projeto andar e aos poucos vão superando os entraves burocráticos do Estado brasileiro e vai saindo do papel.
    Omitir esse esforço e simplesmente “carimbar” o ato como oportunista não é justo.
    Por favor, não faça a pergunta clássica do “por que agora?”, ao que respondo antecipadamente:
    - porque não é somente agora, há que se lembrar e reconhecer o esforço empenhado até o momento, seria oportunismo se houvesse ato político sem ação, não é o caso;
    - porque muitas vezes se ouve eleitores reclamando que os governos simplesmente paralisam durante o período eleitoral, então não dá para entender, se não trabalha recebe críticas, se trabalha também é criticado, enfim, qual a atitude correta?
    Na minha opinião, a atitude correta é tomar iniciativa, fazer o projeto andar com determinação, informar corretamente os leitores, sem viés eleitoralista, nem tendencioso e acompanhar passo-a-passo, pois qualquer cidadão bem informado sabe que uma obra dessa magnitude levará muito mais tempo para ser viabilizada, mas ao mesmo tempo significará uma revolução na economia (custos e competitividade), no social (reduz o êxodo e amplia investimentos em tecnologia) e no aspecto ambiental. Portanto, aplausos para os que estão trabalhando, não apenas nesse período eleitoral, mas sejamos justos, quem trabalha deve ser reconhecido.

  • Lorival Roeder diz: 16 de outubro de 2014

    E ainda tem gente que acredita na corja do PT. Colombo, eu me sinto tão envergonhado e traido por uma “safado” como voce. Eu votei em voce , pensando que voce tinha um pouco de hombridade, mas vejo que você é tão safado como esta turma que está contigo na foto

  • Lorival Roeder diz: 16 de outubro de 2014

    E ainda tem gente que acredita na quadrilha do PT. Colombo, eu me sinto tão envergonhado e traido por uma “safado” como voce. Eu votei em voce , pensando que voce tinha um pouco de hombridade, mas vejo que você é tão safado como esta turma que está contigo na foto.

  • Wilson Miranda diz: 16 de outubro de 2014

    São os oportunismos politicos. Da foto apenas dois tem votos o restante “admini$tram o$ contrato$” algo bem mais interessante. A da esquerda é a mesma que entusiasmada proclamava a duplicação da br nas proximidades de Blumenau, o que está dificil é o mesmo sair do papel, isto que era ministra, senadora, etc, durante os 12 anos do governo de seu partido. Nao concorreu nestas eleições por lhe faltar votos, seria a aposentadoria mais vexatória de um politico catarinense.

  • oldemar jose diz: 16 de outubro de 2014

    Essa é a mais típica “ação eleitoreira”. Raimundo Colombo participando do cenário pré-eleitoral em apoio ao Governo Federal que para Santa Catarina só arrumou empréstimos. É lamentável o tamanho da hipocrisia.

  • oldemar jose diz: 16 de outubro de 2014

    Essa é a mais típica “ação eleitoreira”. Raimundo Colombo participando do cenário pré-eleitoral em apoio ao Governo Federal que para Santa Catarina só arrumou empréstimos. É lamentável o tamanho da hipocrisia.

  • Isabel diz: 16 de outubro de 2014

    A imprensa catarinense parece não estar satisfeita com o início dos trabalhos. Será porque a ferrovia vai diminuir o trânsito nas BRs? Nunca vi nenhuma campanha para diminuir o trânsito nas rodovias, só para duplicar rodovias. Isso quer dizer, aumentar o trânsito de veículos. Estranho, muito estranho. Mundo estranho! Imprensa estranha!

  • Adolfo Ern Filho diz: 16 de outubro de 2014

    No Diário Oficial da União do dia 11 de outubro de 1918, o Presidente da Republica Wenceslau Braz P. Gomes assina o Decreto n°13.192 que concretizava “Do Arrendamento da Estrada de Ferro D. Thereza Christina” onde no seu artigo 61 -”Fica mantida à Companhia a concessão da Estrada de Ferro de São Francisco do Sul a Porto Alegre…” e no artigo 62 ” A Companhia obriga-se a construir em Massiambu ou em ponto do litoral fronteiro a Florianópolis, um perto provisório de madeira, com extensão necessária para o seu regular movimento, e nele manter, por dragagem uma profundidade mínima de 9 metros com referencia à mare baixa média…” Esta ficou só no Decreto, mas vejam a visão do futuro que existia naqueles anos, imaginem esta ferrovia e o Porto funcionando nos dias de hoje. Será que a ferrovia do frango se transformará também numa galinha morta eleitoreira?

  • Adolfo Ern Filho diz: 16 de outubro de 2014

    No Diário Oficial da União do dia 11 de outubro de 1918, o Presidente da Republica Wenceslau Braz P. Gomes assina o Decreto n°13.192 que concretizava “Do Arrendamento da Estrada de Ferro D. Thereza Christina” onde no seu artigo 61 -”Fica mantida à Companhia a concessão da Estrada de Ferro de São Francisco do Sul a Porto Alegre…” e no artigo 62 ” A Companhia obriga-se a construir em Massiambu ou em ponto do litoral fronteiro a Florianópolis, um porto provisório de madeira, com extensão necessária para o seu regular movimento, e nele manter, por dragagem uma profundidade mínima de 9 metros com referencia à mare baixa média…” Esta ficou só no Decreto, mas vejam a visão do futuro que existia naqueles anos, imaginem esta ferrovia e o Porto funcionando nos dias de hoje. Será que a ferrovia do frango se transformará também numa galinha morta eleitoreira?

  • Paulo Cesar da Rosa Romão diz: 16 de outubro de 2014

    O Sr. Colombo está no lugar que lhe cabe: entre petistas. Sabemos todos que é uma obra que não vai sair do papel. Que vergonha para SC.

  • Giffoni diz: 16 de outubro de 2014

    Não adianta, mesmo as boas notícias, se favoráveis ao governo federal da Dilma, acaba com viés negativo em sua coluna. Só falta (e ainda há tempo), caro Colunista, colocar com todas as letras as suas reais intenções políticas: diga para seus leitores quem você apoia e fundamente com suas razões, sejam ideológicas, sejam de amizade, sejam de negócios. Mas, não desmereça a sua coluna com esse enviesado: diz que não é, mas só fala bem de um lado; diz que não é, mas só fala mal do outro. Por favor.

  • Irineu diz: 16 de outubro de 2014

    Se passaram tantos governos, todos eles prometiam e diziam que seria uma obra para o crescimento do Brasil, mas ficava somente no papel. Agora a presidenta do PT, Dilma,vem e vai fazer a obra. Ou tem algum pessimista crendo e até torcendo que não saia do papel.

  • Professor diz: 16 de outubro de 2014

    Não é de hoje que a mídia e políticos do litoral são contra essa obra tão importante para o Oeste de SC.

  • joaoedu diz: 16 de outubro de 2014

    A resposta para essa atitude virá nas urnas. Vamos varrer o PT do cenário político nacional. O Sr. Colombo trocou o apoio ao Aécio por esse teatro ao invés de se alinhar com o resultado das urnas no 1º turno. Alguma dúvida, se reeleita, Dilma dará continuidade a essa obra?

  • Adelino Renuncio diz: 16 de outubro de 2014

    Por certo ainda não apareceu construtora interessada que oferecesse a propina correspondente. Para Cuba já saiu dinheiro no mesmo volume. Alguém pagou a propina! É só ver quantos petistas estão na foto…. Que miséria moral desses representantes do povo!

  • fernando diz: 16 de outubro de 2014

    A verdade é que a situação da malha viária é tão degradante no oeste de santa Catarina, que só falta às pessoas e os empresários se ajoelhar diante do governo estadual e federal e implorar para que se façam algo pelo oeste, eu sou de concórdia e não consigo enxergar o futuro dessa ferrovia do frango, pois vejo a situação da sc-283 que liga concórdia a Chapecó, a mesma está intransitável, a recuperação da sc-355 que liga concórdia até jaborá, que está parada a mais de um ano, como posso acreditar em ferrovia do frango? Uma obra que vai demorar dois anos somente para fazer os estudos, depois sabe deus mais quantos anos mais para obter as licenças ambientais, depois a licitação, depois o início da obra, olha Moacir eu calculo que no ritmo em que as coisas andam no nosso Brasil, vai pelo menos uns 100 anos.

  • JUCA diz: 16 de outubro de 2014

    Oportunistas! É o fim do trilho. Tiveram doze anos para iniciar a obra e as vésperas da eleição vem assinar contrato de viabilidade. São uns carudos! Óleo de peroba pra essa turma.

  • LUIZ CARLOS diz: 16 de outubro de 2014

    SÓ ME EXPLICA UMA COISA………. UM MÊS ANTES DAS ELEIÇÕES……… POLICIA MILITAR FAZIA 3 BLITZ SEMANAIS NA RUA SEBASTIÃO ROMEU SOARES, ITAJAÍ SC…….. E AGORA DEPOIS DAS ELEIÇÕES NUNCA MAIS NINGUÉM APARECEU ………… BANDIDAGEM DEITA E ROLA NO BAIRRO .. VERGONHOSO EU NUNCA BOTEI FÉ NESSE GOVERNADOR…. OUTRA VEZ FEZ A POPULAÇÃO DE TROUXA….

  • Deviam chamar de FERROVIA DO FÓSSIL. diz: 16 de outubro de 2014

    Sim, porque no dia que estiver pronta, o frango já estará fossilizado.

  • Décio diz: 16 de outubro de 2014

    Que tchurma em gente………Em vésperas de eleição eles vem querer enganar o povo Catarinense ? O pior é que RAIMUNDO TITIRICA COLOMBO compartilha com este ato de politicagem barata ? UM lembrete os Catarinenses não são bobos e saberão dar a resposta no dia 26. Eles poderiam ter aproveitado a oportunidade em dizer a quanto anda a duplicação da BR – 280, BR – 470 as obras de ampliação do Aeroporto Hercilio Luz, a Duplicação do trecho Sul da BR 10, o anel viário que desvia o transito da área urbana da grande Florianópolis. Vão criar vergonha bando de politiqueiros barato.

  • revoltado com todos partidos políticos diz diz: 16 de outubro de 2014

    Já que no primeiro turmo me abstive, vou repetir a dose, pago qualquer multa, porém quando todos meios de comunicação divulgam as rodovias matam, fico furioso, morrem os imbecis, ou matam inocentes, dirigem embriagados drogados, irresponsáveis, superlotados, as estradas estão levando toda culpa, pessoas morrem em toda parte do mundo, sempre com uma mistura de fatores, e perguntar não tem problema, porquê a duplicação parou em palhoça? por favor quem tem a resposta? essa rodovia será mais uma obra igual ao contorno viário, inauguração, ano 2030 e olhe lá. Sou ateu, pago tudo que adquiro, não possuo GATOS de água, energia etc.

  • Márcio diz: 16 de outubro de 2014

    É a chamar o catarinense de idiota. Perderam a vergonha por completo. E por isso vão perder a teta.

  • CURTO&GROSSO diz: 17 de outubro de 2014

    Quanto mais nos inteiramos das coisas deste Brasil pra lá de sem vergonha, mais nos convencemos de que o lugar do lixo é no lixo.
    O resto é pura embromação !!!

  • Deviam é chamar de FERROVIA DO FÓSSIL diz: 17 de outubro de 2014

    Sim, porque quando estiver pronta, o frango já estará morto, enterrado e fossilizado.

    Oportunismo barato desta choldra que governa a Nação.

  • Lucas Marchiori Camargo diz: 17 de outubro de 2014

    Ferrovia? Uma novidade do século XIV é a solução logística para escoamento da produção em Santa Catarina? Pois bem, o porto no litoral terá o investimento necessário para o elevado número de vagões que irão chegar por dia ou criaremos um novo gargalo?

    Aliás, este estudo (estimado em R$ 46,5 milhões) já poderia estar pago, se o Cartão Corporativo da presidência da república não tivesse torrado R$ 61,8 milhões em 2013!

  • Paulo César diz: 17 de outubro de 2014

    Não sei se choro, não sei se Caio na gargalhada!!
    Que palhaçada!! Agora? Faltando 9 dias pra guilhotina?

    Assistam a promessa da presidente em junho/2011, para duplicar a BR 470, e convido-vos a verificar quantos metros (sim, metros!) de duplicação nestes mais de três anos, vão lá, confiram!

    http://youtu.be/gFAVyuGGyjM

    Agora sabem porque ela levou uma surra das urnas em Blumenau??

    Catarinense não quer mais papo com essa dona… Fazer essas coisas agora?
    Ô Governador, sai dessa, se abraçando com a Ideli?

    Assistam o vídeo, 1:30ms, rapidinho, aí nem preciso escrever mais nada!!