Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Anistiado itajaiense preso durante a ditadura militar

29 de outubro de 2014 5

O itajaiense Aristides Umbelino da Costa Júnior conquistou o reconhecimento da condição de anistiado político, recebendo pedido formal de desculpas do governo e reparação econômica. O julgamento dele e mais cinco requerentes aconteceu durante o “I Congresso Internacional de Direitos Humanos”, promovido pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos e Culturais, no Auditório do CESUSC, em Florianópolis. Esse procedimento faz parte da Caravana da Anistia, que julga os pedidos apresentados pela Comissão da Anistia.

Na época, em 1979, Aristides e outros adolescentes da cidade acabaram presos em uma cela do DOPS – Departamento de Ordem Política e Social, na Capital de SC. Além de ser preso, foi torturado psicologicamente na cela do DOPS. O departamento, que até hoje é conhecido por aprisionar manifestantes e torturar muitos deles.

Comentários

comments

Comentários (5)

  • Paulo Cesar da Rosa Romão diz: 29 de outubro de 2014

    Interessante é que, nestes casos, nunca se informa afinal porque foram presos. Estavam estudando ou trabalhando? Estavam em algum culto religioso? Estavam em casa ajudando os pais?
    Essas Comissões de mentirinha, criadas pelos governos esquerdistas, servem apenas para distribuição de dinheiro público a apaniguados e correligionários políticos.
    Uma coisa lamentável e uma ofensa a quem trabalha e produz.

  • nelson diz: 29 de outubro de 2014

    Moacir, em 1979 já não havia mais a tal DITADURA QUE NA VERDADE NUNCA EXISTIU no Brasil. Foram presos muitos BADERNEIROS como aqueles que quebraram a UFSC e hastearam a bandeira de CUBA no lugar do PAVILHÃO NACIONAL. Esse Aristides e um baita cara de pau e APROVEITADOR que vai receber indenização por defender suas opiniões politicas, CONTRA a DEMOCRACIA em nosso Pais. O governo do PT esta querendo fazer POLITICA com essa comissão da anistia e usando o dinheiro do CONTRIBUINTE para encher os bolsos das VIUVAS e ETERNAS VITIMAS da DITADURA, só o Brasil indeniza esse tipo de gente. O PT quer apenas manter VIVA a IDEIA de que houve uma ditadura no Brasil para se PERPETUAR no poder.

  • Roberto diz: 29 de outubro de 2014

    Moacir, meu caro.

    Falando nisso, quando é que irão pedir desculpas formais e reparação econômica `qas famílias das vitimas da guerrilha instalada no Pais, naquela época dos anos de chumbo? hein?

  • Décio diz: 29 de outubro de 2014

    Que bela constatação “TORTURADO PSICOLÓGICAMENTENA CELA DO DOPS” E o povo Brasileiro que vem sendo torturado diariamente no seu cotidiano por este desgoverno praticados pelos Petistas capitaneados pelos chefes LULA e DILMA.

  • dirceu da costa santos diz: 10 de novembro de 2014

    Rio, 09 de novembro de 2014

    Porque eu não sou tambem anistiado, servi na FAB, fui preso tres meses na Base Aerea do Galeão, apanhei igual a boi ladrão, os comandantes da Aeronautica podem checar meu nome, isto foi em 1968 . Vejo só civil entrando na mamata, isto é uma vergonha!!!

    Dirceu