Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dr. Ernesto Damerau: competência, humanismo, ética e amor à medicina

19 de agosto de 2015 1
dr damerau

Dr. Damerau (meio) recebe homenagem em 2013. Foto: Divulgação

A prática da medicina humanizada tinha no cirurgião-geral Ernesto Francisco Damerau sua maior expressão em Santa Catarina e um dos mais dignos exemplos no Brasil, constituindo-se num verdadeiro paradigma para várias gerações de médicos formados em solo catarinense. Aos 83 anos de idade e após 57 anos de exercício da medicina, deixou magníficos exemplos de profissional competente e médico humanitário, que atendia seus pacientes de forma singular.
Durante décadas atuou no Hospital de Caridade de Florianópolis, atendeu milhares de pacientes, sem distinção, e sempre com a mesma qualidade.
Publicação da Associação Catarinense de Medicina ressalta exatamente este seu caráter humano e cristão e o excepcional acolhimento àqueles que lhe confiaram a vida e a saúde segue como modelo na importante relação de confiança entre o médico e o paciente.
Ressalta mais a ACM: “Hoje, ele registra o seu nome no Centro de Pequenas Cirurgias da Policlínica Municipal do Continente, em Florianópolis, cidade onde exerceu suas atividades. Por sua destacada atuação, já foi merecedor de inúmeras homenagens, como médico, cidadão e professor. Entre as mais recentes premiações recebidas está a Medalha Emílio Blum, distinção da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) dirigida a personalidades da capital. Também recebeu o “Bisturi de Cristal”, da Academia Mundial de Medicina, de Salzburg (Áustria), em sessão conjunta com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Em 23 de maio de 2014, foi alçado à categoria de Membro Emérito da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina.
Além de sua prática médica, o cirurgião não se furtou de atuar junto às entidades da sua categoria. Fez parte da diretoria da ACM (Associação Catarinense de Medicina) em três gestões, integrou a diretoria do SIMESC (Sindicato dos Médicos) e foi conselheiro do CREMESC (Conselho Regional de Medicina) por mais de dez anos. Foi um dos fundadores da Unimed de Florianópolis e membro do Conselho da Reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).”
Dr. Ernesto Damerau exerceu diversos cargos na Mesa Administrativa da Irmandade do Senhor dos Passos e integrava ultimamemte seu Conselho Superior.

Comentários

comments

Comentários (1)

  • Dr.Bruno Boos Junior diz: 19 de agosto de 2015

    Prezado Moacir.
    O Dr. Damerau além de meu professor na faculdade na década de 60 ,foi nosso paraninfo e padrinho da turma de médicos de 1970.
    Este ano vamos comemorar 45anos de formatura e lá estará presente o nosso QUERIDO PADRINHO.
    Grande figura médica e humana.
    Damera um bjo e abC de teu afilhado desde Blumenau Bruno Boos Jr.