Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Amin: "Aeroporto Hercílio Luz está no limbo"

28 de setembro de 2015 8
Foto: Betina Humeres

Foto: Betina Humeres

Prometido pela Infraero nos últimos 20 anos e garantido pelos três governos do PT, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, está no “limbo”. Esta é a situação constatada pelo deputado federal Esperidião Amin (PP), depois de audiências mantidas em Brasília com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo do Vale, e com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. A Infraero não pode investir um único real na execução do projeto já contratado, porque há um acórdão do Tribunal de Contas da União proibindo qualquer investimento em obras incluída no regime de concessão pública. E a Secretaria Nacional de Aviação Civil está impedida de lançar o edital de licitação para abrir a concessão porque há um contrato em vigor na Infraero.

Aeroportos: continua a enganação federal

Aeroporto de Chapecó bate novo recorde

Amin relatou a situação ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Mauro Mariani (PMDB), ao governador Raimundo Colombo e ao prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior. Uma reunião do Fórum Parlamentar com o ministro Eliseu Padilha está marcada para quarta-feira (30), em Brasília. Além de avaliação do impasse, serão estudadas alternativas para superá-lo.
A construção do novo terminal de passageiros do aeroporto Hercílio Luz é reivindicada há 30 anos. Foi incluída como prioridade da Infraero quando Curitiba e Porto Alegre também careciam de novos terminais. Os aeroportos das capitais do Paraná e do Rio Grande do Sul tiveram entregues modernos aeroportos,enquanto Santa Catarina ficou na promessa. O último contrato com a Espaço Aberto foi rescindido e está na Justiça Federal. A segunda colocada na licitação foi contratada, mas não pode tocar a obra.
Tristeza! Passados 30 anos, Santa Catarina continua o zero da 101.

 

Comentários

comments

Comentários (8)

  • Valério diz: 28 de setembro de 2015

    Isso não é novidadade, nossos representante não lutam pelo interesse público. Nossos empresários não buscam o interesse coletivo e assim o barco vai navegando. Quando há uma licitação para se fazer alguma obra aparece sempre alguém querendo ganhar sem trabalhar, pelo menos é o que nos parece.

  • leda diz: 28 de setembro de 2015

    De que adiantou nosso governador vender a alma ao diabo, digo, a Dilma. Fez papel de bobo da corte. Santa Catarina, com seu potencial turístico, não pode prescindir de um aeroporto funcional.

  • Laura diz: 28 de setembro de 2015

    VERGONHA ESTADUAL ESSE AEROPORTO.
    CULPA DOS GOVERNADORES, SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS QUE NADA FAZEM.
    30 ANOS PARADO.

  • Carlos diz: 28 de setembro de 2015

    Há 10 anos foi assinado um protocolo pelo governador definindo os compromissos entre a Infraero e o Estado para a construção do aeroporto e do acesso que deveriam estar operando em 2010…

  • Professor diz: 28 de setembro de 2015

    O que o Nobre deputado Amin fez nos últimos trinta anos que a ampliação não saiu do papel?

  • Wilson Miranda diz: 28 de setembro de 2015

    Ideli prometia tudo de maravilhoso para o Estado quando lula assumiu o 1o. mandato. Ate hoje Maravilha ficou restrito a nome de município. \Negócios, bem estes andaram bem, principalmente os barquinhos do minidtério da pesca, não é mesmo Ideli?

  • marcos diz: 29 de setembro de 2015

    Moacir, o nosso aeroporto tem uma grande área junto a ja existente. Portanto uma obra infinitamente mais barata seria a construção de um novo predio junto ao ja existente. Poderiam também ampliar a pista de desembarque junto ao antigo predio do aeroporto. E bastariam algumas poucas desapropriações e a pista poderia ser duplicada junto a ja existente. O gargalo esta junto ao estadio do Avaí e esta pista ja esta sendo duplicada. Com isto a obra custaria INFINITAMENTE menos e poderia ser feita rapidamente. Mas insistem em um novo aeroporto para ter verbas para todos, então vamos esperar INFINITAMENTE por ele.

  • Ulisno diz: 30 de setembro de 2015

    Deputado Helou, quem está no limbo é a população de Santa Catarina com essa enrolação de vocês com esse aeroporto de merda!