José Boiteux: "O Semeador de Ideias"
06 de outubro de 2015 Comentários desativadosA Assembleia Legislativa realiza hoje, às 19h, sessão solene comemorativa do sesquicentenário de nascimento de José Arthur Boiteux, personagem maior da história de Santa Catarina. Jornalista, deputado, escritor, magistrado e secretário, foi o pioneiro na ideia do catarinensismo, da preservação dos valores, tradições riquezas do Estado.
Deve-se a sua genial e patriótica atuação a criação do Instituto Histórico de Santa Catarina, da Academia Catarinense de Letras, do Instituto Politécnico, da Faculdade de Direito e do Clube de Imprensa, a semente que resultou na Associação Catarinense de Imprensa. Credite-se à sua visão futurista a preservação das principais praças no centro histórico de Florianópolis, urbanizadas e humanizadas com a construção dos principais monumentos aos heróis catarinenses.
São exemplos maiores a Praça XV de Novembro com o histórico Monumento aos Heróis da Guerra do Paraguai, a Praça Fernando Machado, e a Praça Getúlio Vargas, com estátuas criativas eternizando Anita Garibaldi e Bulcão Vianna. Ou o notável Fritz Müller, medidativo, na Praça do mesmo nome, em Blumenau. Não fossem estas estátuas e as preciosas áreas em praças públicas que acolhem toda a população hoje nem mais existiriam.
Pensador brilhante, visionário, conviveu e colaborou com vários governadores, a começar com Lauro Müller, na implantação da República. Tinha, então, apenas 26 anos. Fundou jornais que resguardaram a história catarinense. Criou e manteve revistas que estimularam os jovens à pesquisa histórica e ao aprimoramento intelectual.
Sem dúvida, um dos maiores e mais brilhantes intelectuais de Santa Catarina. Tijucano, nasceu em 9 de dezembro de 1865.