Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Américo Tunes é demitido da Superintendência do Ibama em SC

15 de outubro de 2015 Comentários desativados
Foto: Hermínio Nunes / Agência RBS

Foto: Hermínio Nunes / Agência RBS

Do site do Estadão:

“O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) decidiu exonerar o superintendente Américo Ribeiro Tunes, de Santa Catarina, preso nesta quinta-feira, 15, pela Polícia Federal, na Operação Enredados. Tunes era o número 1 da instituição no Estado. A PF investiga um grupo que teria vendido concessão ilegal de permissão de pesca industrial.

Segundo o Instituto, foi constituída uma comissão liderada pela corregedoria do Ibama, em Brasília, para analisar os atos de Américo Ribeiro Tunes, desde 2014, quando ele assumiu o mais alto posto da superintendência em Santa Catarina. A ‘Enredados’ tem o objetivo de desarticular um grupo que teria vendido concessão ilegal de permissão de pesca industrial.

“A investigação identificou inúmeros ilícitos, desde a pesca ilegal, passando por fraudes em documentação para inserir no mercado o pescado sem origem, até a identificação de organização criminosa com ramificações no Ministério da Pesca e no Ibama, causando sérios prejuízos ambientais também em outros Estados”, informou a PF, em nota.

Américo Ribeiro Tunes era servidor de carreira do Ibama, onde estava desde a fundação do Instituto. Em 2010, o superintendente foi presidente substituto do Instituto. No ano seguinte, ele assumiu a secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura.

Nesta quinta, a Polícia Federal prendeu também o secretário-executivo do extinto Ministério da Pesca, Clemerson José Pinheiro da Silva. A Pasta foi incorporada ao Ministério do Meio Ambiente em outubro, após reforma ministerial da presidente Dilma Rousseff.”

Comentários

comments

Não é possível comentar.