Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Acib convoca candidatos para apresentarem propostas

22 de julho de 2014 0

A Associação Empresarial de Blumenau (Acib) está abrindo espaço para todos os candidatos a governador, senador, deputado estadual e federal falarem sobre suas propostas pelo tempo de 15 minutos. A entidade estabeleceu uma série de regras (ver abaixo) e pretende que cada um apresente planos para o setor empresarial (indústria, comércio e serviços); o que irá fazer para melhorar a infraestrutura no município, no Estado e na União (estradas, matriz energética, segurança, saúde, educação, entre outros); o que fará para reduzir a carga tributária e o que pensa sobre a liberdade de imprensa e a livre iniciativa. Os encontros serão realizados na sede da Acib, durante a reunião da diretoria.

Veja abaixo as regras da Acib para apresentação de propostas:

1. Os encontros individuais acontecerão na sede da Acib, situada na Rua Ingo He-ring, nº 20, 8º andar, centro de Blumenau, anexo ao Neumarkt Shopping.

2. A apresentação do candidato acontecerá no espaço de tempo da reunião da diretoria da Acib, às segundas-feiras, com início às 18h e término previsto para as 19h30.

3. Cada candidato, que será ouvido individualmente, terá um tempo máximo de 15 minutos para sua fala.

4. Ao final, os candidatos receberão, mediante protocolo, um documento, denominados Carta da Acib, com as bandeiras e premissas que a entidade defende.

5. Se assim desejar, contará com a disponibilidade de utilização de multimídia e notebook. Basta trazer a apresentação em pen drive.

6. As apresentações serão gravadas. O candidato que discordar não será ouvido.

7. Todas as informações repassadas pelo candidato poderão ser divulgadas nos meios de comunicação da entidade.

8. Estão automaticamente convidados a expor os candidatos a deputado federal e estadual, que possuírem domicílio eleitoral em Blumenau; bem como todos os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal. Os interessados deverão entrar em contato com a administração da Acib para agendamento de horário.

9. A Acib não convidará oficialmente os candidatos, a deputado federal e estadual, que possuírem domicílio eleitoral fora de Blumenau; mas avaliará a abertura de espaço para apresentação desses candidatos, assim que for solicitado por escrito.

10. Somente será aceita a apresentação do próprio candidato. Não será concedido espaço para representante de candidato.

11. O candidato não se submeterá a perguntas e também não haverá debate.

Comments

comments

Eduardo Campos confirma visita a SC

22 de julho de 2014 0
Foto: Luciano Trott / Divulgação

Foto: Luciano Trott / Divulgação

O presidenciável Eduardo Campos (PSB) se reuniu na noite de segunda-feira, em sua residência em São Paulo, com os candidatos a governador Paulo Bauer (PSDB) e a senador Paulo Bornhausen (PSB). No encontro, Campos combinou sua vinda a Santa Catarina nos dias 30 e 31 de julho, quando cumprirá agenda possivelmente em Blumenau e Itajaí, com presença do trio que compõe a chapa majoritária com Bauer, Bornhausen e o candidato a vice, Joares Ponticelli (PP).

Além dos detalhes da visita, o presidenciável do PSB endossou mais uma vez a candidatura do deputado Paulo Bornhausen ao Senado e deixou claro a Paulo Bauer (PSDB) que ele terá todo o seu apoio na disputa para governador. Mesmo que o candidato a presidente de Bauer seja Aécio Neves (PSDB), em Santa Catarina se construiu uma frente que está sendo chamada de “100% de oposição ao governo federal”, com Eduardo Campos e Aécio Neves dividindo o mesmo palanque.

— Unimos forças em Santa Catarina para fazer a mudança de que o Brasil precisa. Tudo começa por Brasília. Vamos mudar a partir de lá — disse Bornhausen.

Comments

comments

Secretaria de Educação responde críticas do Sinte

22 de julho de 2014 0

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, enviou nota a este blog respondendo as declarações contidas na notícia “Sinte critica convocação em dias de recesso”. Leia abaixo:

O período de recesso escolar no meio do ano não pode ser confundido com período de férias. Neste caso, os profissionais da educação devem continuar cumprindo sua jornada de trabalho de acordo com o planejamento de atividades estabelecido pela SED, Gereds e escolas.

Assim sendo, este período configura-se como um período ímpar para a realização de atividades de formação continuada com a integração de todos os professores da escola, o que não seria possível no período de aulas sem que houvesse prejuízo aos estudantes.

Desta forma, a SED estabeleceu que durante a primeira semana do recesso as GEREDs, em conjunto com as escolas, organizem atividade de formação com os professores e que a segunda semana seja para planejamento individual do professor  para o segundo semestre letivo.

Além disso, a SED e as GEREDs já vem realizando uma série de formações ao longo do ano (como preconiza o Sinte) tais como o Pacto da Alfabetização, o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem e o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que estamos iniciando.

Finalmente, cabe registrar que a redução do recesso escolar de quatro para duas semanas se deve ao aumento dos dias letivos de 180 para 200 dias estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996.

Comments

comments

Confira o perfil dos candidatos a governador e vice em Santa Catarina

22 de julho de 2014 0

Direto do Diário Catarinense

A maior parte das pessoas que for às urnas em outubro deve votar em um candidato na casa dos 50 anos, que tem uma empresa própria, formado e casado. Esse o perfil da maioria daqueles que disputam os cargos de governador, vice-governador, deputado federal ou estadual e senador. Essas características predominam entre as 616 pessoas que disputam 61 cadeiras como representantes da população.

>>> Leia mais notícias sobre as Eleições 2014

A maior parte dos candidatos, 18%, tem entre 50 e 54 anos. A segunda faixa etária mais presente está entre 45 e 49 anos, com 16% do total. Os homens são maioria: 70% contra 30% de presença feminina nas urnas. A profissão predominante é a de empresário. Advogados, deputados e vereadores vêm na sequência.

::: Confira aqui os detalhes dos perfis dos candidatos a governador e vice 

Comments

comments

Livro sobre Florianópolis será lançado nos Açores

22 de julho de 2014 0

O arquiteto e fotógrafo catarinense Joel Pacheco lançará em agosto o livro “Arquitetura e Paisagem – Florianópolis e Açores”, em três bibliotecas do arquipélago dos Açores.

Comments

comments

Marco civil da Internet

22 de julho de 2014 0

O novo marco civil da Internet não dá mais segurança aos brasileiros. Estão, ao contrário, mais vigiados. É a avaliação do professor João Paulo Filippin sobre a nova lei. Alega que o alcance da lei é nacional e não vai interferir nos servidores instalados no exterior. E alerta que os processos judiciais para defesa da honra dos ofendidos tendem a ser onerosos, longos e penosos.

Comments

comments

Situação das pontes em debate na Fiesc

22 de julho de 2014 0

Comissão de Transporte e Logística da Fiesc estará movimentada depois de amanhã, dia 24. Seu presidente Mário Aguiar, anunciou a presença do presidente do Deinfra, Paulo Meller, e do superintendente do DNIT, Vissilar Pretto. A pauta prevê análise da situação das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, além do acesso ao aeroporto Hercilio Luz.

Comments

comments

Secretário fragilizado

22 de julho de 2014 0

O arquiteto Dalmo Vieira Filho ficou fragilizado e pode estar com os dias contados no cargo de Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis. Multiplicam-se as críticas ao Plano Diretor e à paralisia do Ipuf e Susp na liberação de pedidos de viabilidade e alvarás de construção. Se deixar a prefeitura, seu sucessor deverá ser Gustavo Miroski.

Comments

comments

A capital da insegurança jurídica

22 de julho de 2014 0
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBS

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBS

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

Com a determinação da Justiça Federal de desocupar 30 metros no entorno da Lagoa da Conceição e a recente exigência da procuradora Ana Lúcia Hartmann de imediata execução da sentença, Florianópolis transformou-se na capital nacional da insegurança jurídica.

A opinião é do presidente do Sinduscon, Hélio Bairros, com respaldo no consenso entre os advogados e juristas entrevistados que se pronunciaram sobre a polêmica questão.

A decisão judicial atinge casas e ranchos de pescadores ali construídos há 50 e até mais de 100 anos, repassados de pai para filho desde o início do século passado.

A principal liderança política da região, o deputado estadual Edison Andrino (PMDB), classificou a medida de “irracionalidade” e criticou a sentença, alegando que a ocupação do solo em todo o litoral catarinense deu-se às margens do mar, dos rios e das lagoas.

– E foi tudo ocupado pacificamente, com autorização do poder público e a legalização pela autoridade competente – disse.

Andrino lembra que durante sua gestão na prefeitura tombou toda a Costa da Lagoa, implantou o transporte marítimo e ali instalou serviços de educação e saúde, criando todas as condições para que a comunidade tivesse vida própria a partir da pesca. Cresceu e hoje vive do turismo com dezenas de restaurantes e deques, além de trapiches construídos pelo município.

A prefeitura entrou com ação na Justiça Federal para cancelar o pedido de imediata demolição pretendida pela Procuradoria da República, alegando incompetência da Justiça Federal sobre a matéria, inexistência de objeto (decisão é genérica) e a teoria do fato consumado.

Comments

comments

Sinte critica convocação em dias de recesso

21 de julho de 2014 0

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) emitiu nota sobre a convocação de profissionais em dias de recesso escolar e criticou a postura da Secretaria de Estado da Educação. Confira abaixo:

Já no ano de 2013 o SINTE/SC ao elaborar uma proposta de calendário do ano letivo de 2014, manifestou sua preocupação com relação à garantia de duas semanas de recesso aos profissionais do magistério catarinense.

Infelizmente a proposta que apresentamos à SED, foi ignorada, apesar de contemplar o mínimo de dias letivos e a quantidade de hora aulas prevista em lei. Agora, mais uma vez os profissionais estão sendo convocados para atividades durante os dias de recesso, em muitos casos sem um prévio planejamento por parte da escola, e em outros de forma impositiva tendo que participar de atividades propostas pela GERED, em detrimento do que havia sido proposto a nível de escola. Inclusive em anos anteriores os trabalhadores não receberam o vale transporte ou o passe livre do professor.

Nossa proposta de formação continuada previa atividades planejadas para o ano todo, e distribuída no calendário escolar ao longo do ano, pois compreendemos que a formação deve estar ligada à realidade que vive cada educandário.

O recesso escolar de julho, que já foi de quatro semanas, é para estudantes e profissionais do magistério, um tempo necessário para retomar forças e entusiasmo para seguir os trabalhos. A atividade formativa exige esforço cognitivo constante, e para os profissionais do magistério o recesso sendo respeitado significa melhor condição de trabalho e, portanto, melhor desempenho da atividade de aprendizagem em sala de aula.

O SINTE/SC repudia a postura autoritária da SED e propõe que para os próximos anos letivos as escolas discutam e banquem seu próprio calendário escolar, respeitando duas semanas de recesso para estudantes e profissionais do magistério.

Comments

comments