Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

PT marca encontro para depois da pré-convenção do PMDB

20 de abril de 2014 0

Não resta dúvida de que o jogo eleitoral está suspenso até o PMDB decidir se ficar com o governador Raimundo Colombo ou se lança candidatura. Por isso o PT marcou para o dia 28 um encontro entre a executiva estadual, o grupo de trabalho eleitoral, os deputados federais e estaduais e alguns prefeitos. Nesse encontro vai ser traçada a estratégia do partido.

Comments

comments

A caneta rigorosa do juiz Fornerolli

20 de abril de 2014 1

Gilmar Knaesel (PSDB), Dário Berger (PMDB), Ivan Ranzolin (PR), Walmor de Lucca (PMDB).

Os quatro políticos fazem parte de um grupo ao qual se juntou na terça-feira o presidente afastado da Assembleia, Romildo Titon (PMDB): o dos que tiveram, em algum momento, os bens indisponibilizados pelo juiz Luiz Antônio Fornerolli, da 1a Vara da Fazenda da Capital.

Comments

comments

Os dois PMDBs confiantes na vitória

20 de abril de 2014 1

A campanha do PMDB governista terminou quinta-feira, em Urupema e Urubici. O senador Luiz Henrique passa a Páscoa em Itapema e viajar para Brasília na segunda. Projeta vitória ampla na pré-convenção, garantindo o apoio à reeleição de Raimundo Colombo.

Luiz Henrique defende que os espaços do PMDB em um segundo mandato de Colombo sejam definidos previamente, “para que não
haja reclamações depois”.

No PMDB dissidente, o deputado federal Mauro Mariani garante que a tese da candidatura própria vai vencer a pré-convenção – e por ampla margem. Diz que se o partido abrir mão de disputar a eleição novamente, “vai acabar ficando igual ao
PMDB nacional”

Comments

comments

Como a diplomacia americana via a política catarinense em 2004 e 2008

20 de abril de 2014 1

Upiara Boschi

“A política em Santa Catarina é multifacetada e cheia de intriga”. “O Estado vai continuar produzindo políticos importantes, mas por sua pequena população têm impacto limitado nas eleições nacionais”. “O governador potencialmente cruzou a linha entre informar o público dos atos de governo e promover sua política”.

Essas frases fazem parte de avaliações da diplomacia americana sobre a política de Santa Catarina em 2004 e 2008, disponíveis no site Wikileaks, no projeto PlusD – Biblioteca de Documentos Diplomáticos dos EUA. Dois deles trazem radiografias de momentos específicos da política catarinense recente. Em 2004, o foco era o crescimento de PT e do PSDB, ambos considerados de centro-esquerda, em SC. Para a diplomacia, um movimento que poderia romper a polarização entre os conservadores PP/PFL e o “não-ideológico” PMDB.

Em 2008, o processo de cassação do então governador Luiz Henrique (PMDB) ganhou destaque. O relatório trata da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de reiniciar a ação movida pelo PP por abuso de poder político e dos meios de comunicação. Três dos sete ministros já haviam votado pela cassação do peemedebista quando o processo foi zerado porque o vice-governador Leonel Pavan (PSDB) não havia sido chamado para se defender. Um ano depois, LHS seria inocentado por seis votos a um.

As análises políticas entram de forma tímida em textos que são basicamente relatórios. No caso do processo contra o ex-governador, sobra até um elogio à cobertura da imprensa sobre o episódio.

– É interessante notar que os meios de comunicação locais estão mantendo o foco em questões da legalidade e abuso de poder, o que só pode ajudar na solidificação democrática.

Comments

comments

Em vídeo, as razões de Luiz Henrique para defender a aliança do PMDB com Raimundo Colombo

19 de abril de 2014 8

Comments

comments

PSB vai lançar site colaborativo com propostas para o Brasil e Santa Catarina

19 de abril de 2014 1

O PSB catarinense esperava aproveitar a passagem do presidenciável Eduardo Campos por Santa Catarina, na terça-feira, para lançar um site colaborativo com propostas para o Brasil e para o Estado. A agenda apertada entre Florianópolis e Chapecó dificultou o plano, mas o site deve mesmo começar a funcionar durante a semana. Através do Facebook, os usuários poderão apresentar propostas, curtir e comentar. As mais populares terão destaque.

Comments

comments

TCE pronto para torcer pelo Brasil

19 de abril de 2014 0

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está pronto para a Copa do Mundo. Já determinou que nos dias de jogos da seleção brasileira o expediente será realizado das 7h às 13h ou das 8h às 14h. O procedimento foi adotado em outros mundiais.

Comments

comments

Há 120 anos, um carrasco assumia o comando do Estado

19 de abril de 2014 3

Hoje faz 120 anos que Santa Catarina começou a viver um dos períodos mais trágicos de sua história. Em 19 de abril de 1894, assumia o governo estadual, como interventor federal, o coronel Antônio Moreira César. Tinha missão de consolidar a vitória do presidente Floriano Peixoto sobre os revoltosos federalistas, que haviam ocupado a Ilha de Santa Catarina no ano anterior.

Durante os pouco mais de cinco meses que permaneceu no comando do Estado, Moreira César promoveu perseguições e fuzilamentos na Fortaleza de Anhatomirim – como o do Marechal Manuel Gama d’Eça. Entregou o cargo em outubro de 1894 para o eleito Hercílio Luz. O coronel morreria três anos depois, em 1897, ferido durante um ataque ao arraial de Canudos

Comments

comments

Reforço cubano em Içara

19 de abril de 2014 3
Foto: Francis Leny, Divulgação

Foto: Francis Leny, Divulgação

Os sete novos médicos que chegaram a Içara por meio do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, foram recepcionados na manhã desta quinta-feira pelo prefeito e vice, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafin. Um café foi oferecido aos clínicos gerais, que irão atuar nas Estratégias de Saúde da Família da cidade. Com estes, atualmente são 11 recebidos pelo programa.

“Estamos felizes em recebê-los. São muito bem vindos! Faltam médicos em municípios do interior do país. Com o programa deixamos de ser reféns de condições que nos impedia de realizar um atendimento qualificado à população”, disse Murialdo Gastaldon durante o café. “A falta de médicos é um problema registrado nos municípios. O secretário de Saúde, Lauro Nogueira, trouxe alternativas a Içara para não deixar a população sem o atendimento médico. O içarense é um povo hospitaleiro, vocês irão ser bem acolhidos”, completou o vice-prefeito.

Durante o café, os profissionais cubanos (quatro médicas e três médicos) realizaram cada um sua apresentação. Dois deles são da cidade de Camagüey e mais dois de Guantánamo. Os outros quatro são de Bargeva; Honsuín; Habana e La Habana Buyers. Todos são formados há mais de 20 anos. Justoteófilo Quintero Llacer está na expectativa. “Esperamos ser bem acolhidos pela população. Queremos oferecer ao povo nosso conhecimento científico e elevar o nível de saúde da população. Será importante uma integração entre nós, a Secretaria de Saúde e a população”, declarou o médico, formado há 27 anos, que também clinicou por três anos e seis meses na Venezuela.

Conforme o secretário de Saúde, Lauro Nogueira, enquanto aguardam o registro do Ministério da Saúde, usarão o tempo para se instalar na cidade; conhecer as unidades que atuarão e a equipe técnica do município. “Acredito que em 15 dias o Ministério da Saúde libera o registro para poderem atuar nas ESFs”.

Comments

comments

Sozinho, Ponticelli não renuncia

19 de abril de 2014 4

A hipótese de Joares Ponticelli (PP) renunciar à vice-presidência da Assembleia para permitir que um peemedebista ocupe o cargo e, consequentemente, tenha a interinidade do comando do Legislativo, está descartada. A avaliação é de que se apenas o pepista renunciar, assume o 2o vice-presidente, Padre Pedro Baldissera (PT). Uma renúncia coletiva da mesa diretora não está descartada.

Comments

comments