Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Projeto que regulamente Região Metropolitana de Florianópolis pode ser votado amanhã na Assembleia

02 de setembro de 2014 0

O projeto de lei complementar que regulamenta a Região Metropolitana de Florianópolis foi aprovado nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A matéria, que ainda deve passar pelas comissões de Finanças e de Trabalho, pode ser votada ainda nesta quarta-feira em plenário.

O projeto, de autoria do Executivo, sofreu alterações durante o trâmite. O relator na CCJ, deputado José Nei Ascari (PSD), manteve as principais modificações, dentre elas a inclusão do município de Governador Celso Ramos na região metropolitana. O texto agora engloba nove municípios.

Comments

comments

Titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública fará palestra na Interseg

02 de setembro de 2014 0

Regina Miki, titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), fará palestra durante o IACP Interseg 2014, evento destinado à Segurança Pública na América Latina, que acontece entre os dias 9 e 11 de setembro em Florianópolis. A secretária vai falar sobre as ações da Secretaria no ensino de segurança pública e apresentar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). A palestra magna está marcada para o dia 9, às 14h30.

Comments

comments

Eventos do Judiciário em SC

02 de setembro de 2014 0
Nelson Schaefer Martins e Cesar Souza Junior no gabinete da ministra Maria Cristina Peduzzi, conselheira do CNJ . Foto: Divulgação

Nelson Schaefer Martins e Cesar Souza Junior no gabinete da ministra Maria Cristina Peduzzi, conselheira do CNJ . Foto: Divulgação

O governador de SC em exercício, Nelson Schaefer Martins, abriu espaço na agenda oficial que cumpriu em Brasília nesta segunda-feira para visitas de cortesia aos ministros Jorge Mussi e Maria Cristina Peduzzi. No Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), o governador reforçou à ministra o sentimento de satisfação pelo Estado sediar dois dos mais expressivos eventos da Justiça brasileira.

Florianópolis vai reunir, em novembro, representantes da cúpula do Judiciário do Brasil em dois eventos simultâneos: o 8º Encontro Nacional de Justiça e o Justiça em Números. Segundo a ministra, os encontros servem para avaliação e distribuição de metas do próprio judiciário.

Comments

comments

Debate na UFSC: uma pena

02 de setembro de 2014 0

E-mail enviado por um leitor que critica a ausência de candidatos no debate realizado na segunda-feira à noite, na UFSC:

***

No debate de ontem, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, entre os candidatos que disputam a eleição para governo do estado, os dois candidatos que, segundo pesquisa, aparecem em primeiro e segundo lugar, não compareceram. Foi uma pena, perdeu a democracia, e nós, perdemos a oportunidade de olhar na cara de todos eles, lado a lado, sem maquiagem, sem comerciais, sem máscaras. Ali, naquele espaço acadêmico sim, é o local para defender a tão propagandeada transparência que alguns fazem questão de divulgar em seus horários eleitorais gratuitos.

Ali, naquele teatro lotado, onde noventa e nove por cento eram jovens universitários preocupados com o futuro de um estado rico em diversos segmentos, mas pobre em saneamento básico, educação, segurança publica, mobilidade urbana e sustentabilidade ambiental, etc, etc. Tivemos e teríamos visto ainda mais, se todos os candidatos comparecessem, de ver imagens não editadas sem réplica, sem textos decorados, sem a ajuda de marqueteiros. Isso sim seria um verdadeiro debate. Mas, o que marcou muito para mim, aliás, um espetáculo a parte, foi ver aqueles jovens universitários dando um show de organização. Com olhares e ouvidos atentos , ontem, obviamente, deram mais um passo pra definir a melhor proposta ou, pelo menos, saber em quem não votar.
Parabéns aos organizadores.

Paulo Borba Fernandes

Comments

comments

Loja da BMW é inaugurada em Joinville

02 de setembro de 2014 0

A região de Joinville está se transformando na principal localidade da BMW em Santa Catarina. Além da fábrica em Araquari, que está prestes a começar suas operações, nesta terça-feira a BMW Top Car irá inaugurar uma loja no município, a terceira no Estado. O ponto de venda promete entrar na rota de clientes de cidades próximas a Joinville e do Paraná.

Comments

comments

Edital da ampliação da bacia de evolução do porto de Itajaí sai até 15 de setembro

02 de setembro de 2014 0

Edital de licitação para dragagem e abertura da nova bacia de evolução do rio Itajaí-Açu deverá ser lançado até o dia 15 de setembro. É obra fundamental para dar aos portos de Itajaí e Navegantes em novo patamar no comércio marítimo com o resto do mundo. O governo estadual vai investir 130 milhões de reais e o federal outros 150 milhões.

Comments

comments

Governador no RS assinará convênio

02 de setembro de 2014 0

O governador em exercício estará hoje em Esteio, onde assinará convênio com o Paraná e o Rio Grande do Sul para proteção da qualidade da produção leiteira na região sul. Seguirá depois a Porto Alegre, onde cumprirá outra agenda.

Comments

comments

Centro de Eventos de Canasvieiras será inaugurado em novembro, diz secretário

02 de setembro de 2014 0

Construtora Viseu, de Joinville, prometeu intensificar as obras do Centro de Eventos e Convenções de Canasvieiras. Informação do secretário de Planejamento, Murilo Flores, que acompanha semanalmente os trabalhos, concedeu dois meses de prazo para ajustes finais. E assegurou que a inauguração vai acontecer em novembro.

Comments

comments

O discurso e a crise econômica

02 de setembro de 2014 0

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

A inflação oficial está em 7%. Quem frequenta os supermercados, contudo, sabe que os produtos básicos tiveram aumentos muito maiores. O PIB, que o ministro Mantega prometera para 2,5%, começou a cair e está abaixo de zero. É recessão técnica.

O Brasil tem a 7a maior economia do mundo. E está na 29a posição na exportação de manufaturados. O saldo da balança comercial despencou em apenas um ano. Caiu de U$ 20 bilhões para U$ 2,5 bilhões. O número de empresas exportadores teve queda de 16%. A produção industrial desacelerou, o comércio reduziu as vendas, o crédito ficou mais escasso. O mercado interno está mais restrito.

Em termos de competitividade o Brasil ficou pior, sem perspectivas. A carga tributária no Brasil é de 37% do PIB, contra 24% dos Estados Unidos e 19% do México. Os juros estão aqui a 10,9%, enquanto no México em 3,8% e nos EUA 0,23% negativos.

Nos últimos dez anos, o custo da energia no Brasil teve aumento de 90%, contra 30% nos Estados Unidos e 55% no Médico. O gás teve preços menores em 25% no período, contra elevação de 60% no Brasil e também menos 37% no México.

O Brasil está em 116º lugar em termos de burocracia. Os americanos ocupam a quarta colocação e o México.  Aí, vem o vice-presidente Michel Temer (PMDB) proclamar em Santa Catarina que “a economia está absolutamente tranquila”.

Depois querem saber porque Marina Silva (PSB) sobe como foguete!

Comments

comments

Frente a frente com o torturador

01 de setembro de 2014 0
Foto: Carlos Kilian / Agência AL

Foto: Carlos Kilian / Agência AL

Torturada entre 1969 e 1970, a servidora da Assembleia Legislativa, Derlei Catarina de Luca foi a única ex-presa política declaradamente reconhecida pelo ex-coronel do Exército Homero Cesar Machado. Foi a primeira vez, depois de 44 anos, que Derlei ficou frente a frente com um dos seus torturadores.

Em nenhum momento Machado admitiu ter torturado presos na Operação Bandeirante e se negou a pedir desculpas. “Ela esteve em coma? Mas como, se está aqui vivinha da Silva na minha frente, vendendo saúde”, disse em reunião da Comissão Nacional da Verdade, nessa segunda-feira, em São Paulo.

Horas antes, em depoimento na Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa, Derlei fez um forte depoimento. “Eu ganhava tanta palmatória, que minha mão inchava e saia um pus fedido. Nem o feijão que traziam no fim da tarde eu conseguia comer porque não conseguia segurar a colher”, disse ela.

As informações são da Agência AL

Comments

comments