Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Frente a frente com o torturador

01 de setembro de 2014 0
Foto: Carlos Kilian / Agência AL

Foto: Carlos Kilian / Agência AL

Torturada entre 1969 e 1970, a servidora da Assembleia Legislativa, Derlei Catarina de Luca foi a única ex-presa política declaradamente reconhecida pelo ex-coronel do Exército Homero Cesar Machado. Foi a primeira vez, depois de 44 anos, que Derlei ficou frente a frente com um dos seus torturadores.

Em nenhum momento Machado admitiu ter torturado presos na Operação Bandeirante e se negou a pedir desculpas. “Ela esteve em coma? Mas como, se está aqui vivinha da Silva na minha frente, vendendo saúde”, disse em reunião da Comissão Nacional da Verdade, nessa segunda-feira, em São Paulo.

Horas antes, em depoimento na Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa, Derlei fez um forte depoimento. “Eu ganhava tanta palmatória, que minha mão inchava e saia um pus fedido. Nem o feijão que traziam no fim da tarde eu conseguia comer porque não conseguia segurar a colher”, disse ela.

As informações são da Agência AL

Comments

comments

SC é referência em normas internacionais de contabilidade do setor público

01 de setembro de 2014 0

A agência internacional de risco Fitch Ratings destacou Santa Catarina como uma referência quando o assunto é convergência às normas internacionais de contabilidade do setor público, o IPSAS. Levantamento feito pela agência mostrou que o Estado é quase uma exceção no cumprimento às novas regras contábeis, que devem melhorar a transparência e a qualidade da contabilidade pública no Brasil.

A Fitch acredita que atrasos na adesão ao IPSAS, cujo prazo termina em dezembro próximo, devem trazer penalidades aos estados como, por exemplo, a interrupção das transferências voluntárias por parte do Governo Federal.

Para a agência, SC está entre os estados “mais preparados”. O Estado implantou, em janeiro de 2013, o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. Segundo o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, a meta é aproximar a contabilidade do Estado dos melhores padrões da iniciativa privada.

Comments

comments

CDL de Chapecó premia destaques do comércio no município

01 de setembro de 2014 0

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) entregou, no último fim de semana, o “Prêmio Mérito Lojista”, em reconhecimento às pessoas e instituições que contribuem par ao crescimento do comércio no município. Foram agraciadas com a homenagem Artêmio Copetti, Theresinha Maria Pasqualotto, Família Cansian e as instituições Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM).

O presidente da  ACIC Bento Zanoni recebeu o troféu das mãos do prefeito José Caramori

O presidente da ACIC Bento Zanoni recebeu o troféu das mãos do prefeito José Caramori

 

Comments

comments

Processo contra Manoel Dias é arquivado

01 de setembro de 2014 0

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber mandou arquivar o processo em que o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, era acusado de envolvimento em um esquema de fraudes em licitações envolvendo uma entidade não governamental de Santa Catarina.

A denúncia ocorreu em 2013. A Polícia Federal chegou a enviar ao STF indícios que o ministro havia se envolvido com uma ONG que firmou convênio com o Ministério do Trabalho e subcontratou empresas sem processo de licitação.

Para o ministro, desde o começo, as denúncias não passavam de “ilações”, já que em nenhum momento ele teria tido algum envolvimento com o caso. Dias vê o arquivamento como uma importante vitória da verdade e da justiça, ante os que o acusaram levianamente. Ele recebeu a notícia do arquivamento no final de semana, quando estava em campanha no Maranhão, em favor dos candidatos a deputado do PDT.

Comments

comments

DCE da Ufsc e Caxif promovem hoje debate com candidatos ao governo

01 de setembro de 2014 0

O Diretório Central dos Estudantes e o Centro Acadêmico XI de Fevereiro promovem hoje, às 19h, o Debate Entre os Candidatos ao Governo do Estado, a ser realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Para atingir o objetivo principal e oferecer meios eficazes para que a cidadania seja exercida de forma consciente, torna-se necessária a ampla divulgação do evento.
Entre as presenças confirmadas estão: Afrânio Boppré (PSOL), Claudio Vignatti (PT), Elpídio Neves (PRP), Gilmar Salgado (PSTU), Janaina Deitos (PPL), Marlene Soccas (PCB), Joares Ponticelli (vice Paulo Bauer PSDB).
O governador licenciado Raimundo Colombo não comparecerá.

Comments

comments

Paulo Bauer tem mais chances de aparecer para eleitores no Facebook

01 de setembro de 2014 0

Paulo Bauer (PSDB) é o candidato ao governo do Estado que mais tem chance de aparecer para os eleitores no Facebook, indica uma pesquisa da LikeTell, empresa de inteligência em mídias sociais de Florianópolis, publicada nesta segunda-feira com exclusividade pelo Diário Catarinense. O candidato do PSDB, apesar de ter menos da metade dos curtidores de Raimundo Colombo (PSD), teve mais engajamento na semana pesquisada (de 12 a 25/8), com maior média de postagem diária.

A LikeTell realizou o monitoramento das redes sociais de candidatos ao governo de Santa Catarina. Bauer (PSDB) a lista de pessoas que estão falando sobre os temas publicados. Claudio Vignatti (PT) lidera o número de postagens. Já Colombo, apesar de ser o terceiro que mais publica, tem mais curtidores e maior média por postagem de comentários, compartilhamentos e curtidas.

Leia também: Saiba os cuidados necessários ao postar conteúdos com opiniões políticas nas redes sociais

liketell

Comments

comments

Casan diz que ligações clandestinas poluem praias do norte da Ilha

01 de setembro de 2014 0

A Casan divulgou “nota de esclarecimento”, enfatizando que os problemas de poluição no rio do Brás e praias do norte da Ilha devem-se a ligações clandestinas de esgotos particulares na galeria pluvial. A nota foi emitida a proposito da ação impetrada pela procuradora da República, Ana Lúcia Hartmann, contra a Casan, pela calamitosa situação das praias de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus e a poluição do rio do Brás.
“A Casan esclarece que, desde 2012 o sistema de esgotamento de Canasvieiras possui sim Licença Ambiental de Operação com vigência de 36 meses, ou seja, até 2015, e atua com eficiência. As estações elevatórias do sistema estão dentro das normas técnicas da ABNT e possuem um moderno sistema de supervisão, inclusive feito pela agência reguladora. Muitos dos problemas de poluição do local são provenientes de ligações clandestinas que despejam dejetos de forma irregular na rede pluvial. A fiscalização destas irregularidades não depende da atuação da Casan, e sim, da ação de órgãos fiscalizadores que possuem poder de polícia, como Vigilância Sanitária, e agentes ambientais.
É importante ressaltar ainda o papel proativo da CASAN a partir do programa SE LIGA NA REDE, uma parceria com a Prefeitura de Florianópolis que está permitindo a verificação de ligações com inadequações, assim como a orientação da população em assuntos relacionados ao sistema de esgoto.”

Comments

comments

Marina e Dilma se enfrentam em debate nesta segunda-feira

01 de setembro de 2014 0

Direto do Diário Catarinense

As candidatas à Presidência, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), vão se confrontar nesta segunda-feira, pela primeira vez após a pesquisa Datafolha mostrar ambas empatadas com 34% das intenções de voto no primeiro turno.

Juntamente com Aécio Neves (PSDB), que apareceu com 15% no levantamento, as presidenciáveis irão participar, às 17h45, de debate promovido pela Folha de S. Paulo, UOL, SBT e Jovem Pan, nos estúdios da emissora de televisão.

Os candidatos já estiverem frente a frente no debate realizado pela TV Bandeirantes, na última terça-feira. Naquele dia, porém, a pesquisa mais recente era do Ibope e apontava Dilma com 34%, Marina com 29% e Aécio com 19% das intenções de voto no primeiro turno.

Especialistas acreditam que Dilma e Aécio ampliarão ataques a Marina
Rosane de Oliveira: não será surpresa se Marina ganhar no primeiro turno
Ibope: Marina abre 10 pontos sobre Aécio e venceria Dilma no 2º turno

O evento, que será mediado pelo jornalista Carlos Nascimento, vai ser dividido em quatro blocos e terá duração total de 1h40 minutos. O primeiro bloco trará perguntas livres entre os candidatos, com réplicas e tréplicas. A segunda parte envolverá perguntas de jornalistas dos veículos que promovem o debate, que escolherão um candidato para responder e outro para comentar. O terceiro bloco terá o mesmo formato do primeiro e o quarto será de considerações finais dos presidenciáveis.

Também participarão do debate os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB), cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados.

Comments

comments

Debate entre os candidatos a governador na UFSC

01 de setembro de 2014 0

O Diretório Central dos Estudantes e o Centro Acadêmico do curso de Direito da UFSC realizam nesta segunda-feira, a partir das 19h, um debate entre os candidatos ao governo do Estado. O evento será no Centro de Cultura e Eventos do campus. Os interessados podem enviar perguntas aos candidatos a serem sorteadas em um dos blocos do debate, por meio de um formulário.

Comments

comments

Primeiro compromisso de Nelson Martins

01 de setembro de 2014 2

010914_posse_nelson_nelsonschaefer_FQ21

O primeiro compromisso do desembargador Nelson Schaefer Martins, que assumiu como governador do Estado nesta segunda-feira, foi viajar a Brasília em companhia do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD). Ambos foram pessoalmente convidar o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para participar do Encontro Nacional do Judiciário, que acontece em novembro, em Florianópolis. O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúne todos os presidentes dos Tribunais de Justiça do. O governador em exercício e o prefeito ainda participam, nesta segunda, da posse do ministro Francisco Cândido de Melo Falcão na presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Leia também: Colombo transmite governo a Nelson Martins

Comments

comments