Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Novidade!

26 de outubro de 2015 Comentários desativados

Olá! O blog do Moacir Pereira agora tem um espaço exclusivo no site do Diário Catarinense. Acesse: http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/moacir-pereira.

Comentários

comments

Advogado Ivo Eckert, Vicente Telles e o Contestado

25 de outubro de 2015 Comentários desativados

Do advogado Ivo Eckert, via e=mail, sobre a entrevista de Vicente Telles no DC deste domingo via e-mail:

“Há anos visito Vicente Teles para ouvir seus relatos, tendo como ambiente o Hotel Fazenda Côcho Velho do meu amigo Oreste Vidal Guerreiro, também nascido no Contestado. Os pais de ambos viveram defronte um morro agudo, cemitério de dezenas de pelados. A entrevista com Vicente Teles põe ordem nos tendenciosos relatórios oficiais. A versão dos pelados se perdeu por serem analfabetos A História do contestado é conhecida apenas na versão dos vencedores da guerra.”

Comentários

comments

Meteorologistas protestam contra Secretário Miltom Hobus

25 de outubro de 2015 Comentários desativados

Os meteorologistas de Santa Catarina emitiram hoje uma Carta Aberta de protesto contra o Secretário da Defesa Civil, Miltom Hobus, pelas declarações prestadas ao Jornal de Santa Catarina, em que teria desqualificado estes profissionais. Confira

“Sr. Milton Hobus,

Os profissionais de meteorologista do Estado de SC devidamente registrados no CREA/SC vem através desta carta aberta lamentar profundamente parte da entrevista do Secretário de Defesa Civil de SC dada ao Jornal de Santa Catarina de Blumenau no último dia 23/10. Na citada entrevista o Secretário diz: “…Está 100% e nos ajudou muito, porque as informações meteorológicas não bateram. Nenhum meteorologista acertou nada. O que fez com que nós tivéssemos mais assertividade na operação dos sistemas e na informação dos alertas gerados foi o radar. Ele está em fase de operação assistida, mas desde julho está operando sem interrupção.”

Gostaríamos de deixar claro que, com uma semana de antecedência, os meteorologistas que atuam no Estado de Santa Catarina já informavam a população que entre os dias 20 e 22 de outubro teríamos altos volumes de chuva em diversas regiões do Estado. Ao se aproximar do evento, essas previsões foram mantidas e qualificadas como normalmente ocorre quando falamos de previsão do tempo. Para exemplificar e provar o que afirmamos colocamos na sequência um dos alertas feitos pela Epagri/Ciram, como exemplo:

Data: 20/10/2015
Previsão de acumulado de chuva (mm) de terça-feira a sexta-feira em Santa Catarina.

Regiões

Oeste 70 110
Meio Oeste 100 140
Planalto Norte 110 155
Vale do Itajaí (Sul) 100 135
Vale do Itajaí (Norte) 80 125
Litoral Norte 80 135
Grande Florianópolis 110 170
Litoral Sul 100 155
Planalto Sul 100 150

Meteorologista – Marilene de Lima
Gostaríamos de informar também que o radar meteorológico citado na entrevista é de extrema importância para qualquer meteorologista, mas apenas para qualificar ainda mais a previsão de curtíssimo prazo, ou seja, de poucas horas. O instrumento não é e nunca será a “salvação”de qualquer região, apenas um instrumento que consegue qualificar a quantidade de chuva prestes a ocorrer com melhor informação de qual região. Não podemos esquecer que diversas outras ferramentas meteorológicas, como Satélite, Modelos Numéricos de Previsão do Tempo, boias meteorológicas no oceano, estações meteorológicas, balões meteorológicos, entre outras, são tão ou mais importantes no auxílio da previsão do tempo de médio e curto prazo. Em relação a investimentos diversos na área; salientamos que não basta só equipamentos, tecnologia, os investimentos em recursos humanos são extremamente importante para qualificar as informações meteorológicas até mesmo com total apoio aos dois cursos de meteorologia, técnico no IFSC e graduação na UFSC, existentes em SC.
Importante destacar à população catarinense que os meteorologistas de SC através dos Fórum Climático Catarinense, que se reúne uma vez por mês desde 2004, já alertavam que a primavera de 2015 seria chuvosa com maior quantidade de eventos extremos devido o fenômeno climático El Niño.
Por fim, aceitamos todo tipo de crítica construtiva que possa nos auxiliar na melhor informação até porque, com todos setores unidos, temos a certeza que a população estará cada vez mais protegida. Vamos continuar com o nosso trabalho sério, honesto e gratificante, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia para trazer sempre a melhor informação meteorológica à população.”

Comentários

comments

ACIF é contra "pedágio do lixo"

25 de outubro de 2015 2

O Conselho e a Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis tem uma posição irredutível sobre a proposta de cobrança de pedágio para garantir receita e cobrir o rombo da Comcap. São todos contra a ideia porque ela implicaria em aumento da carga tributária. As 53 entidades que formam o Codeni no norte da Ilha também tiraram um documento com posição contra o pedágio.

Comentários

comments

PMDB diz que 20 mil filiados participaram das convenções municipais

25 de outubro de 2015 Comentários desativados

De nota do PMDB-SC:
“Com a participação das lideranças estaduais, o PMDB realizou sua convenção em Florianópolis. Em Joinville, a convenção será no inicio de novembro. De acordo com o presidente estadual do partido, Mauro Mariani, mais de 20 mil peemedebistas participaram das convenções deste final de semana, elegendo os novos diretórios, comissões de ética e disciplina e os delegados à convenção estadual. Devido às chuvas e a questões pontuais, alguns diretórios promoverão suas convenções em novas datas. “O PMDB concluiu mais de 90% das convenções municipais, mobilizando diretamente mais de 20 mil peemedebistas, num grande processo de democracia partidária, fortalecimento e unidade rumo às eleições municipais de 2016”, afirma Mariani.

O presidente peemedebista fez questão de levar seu apoio ao deputado Gean Loureiro,que foi reeleito presidente municipal em Florianópolis, destacando a importância do projeto partidário na Capital. “O PMDB de Santa Catarina confia no seu comando e na sua luta para voltar a governar a Prefeitura de Florianópolis, que é emblemática para todos nós”, afirmou.

Mauro Mariani também acompanhou as convenções de Rio Negrinho, Penha, Jaraguá do Sul, entre outras do norte do estado e reafirmou o compromisso de reconectar o PMDB com a sociedade e continuar fortalecendo a sigla em todos os municípios. “Vamos trabalhar unidos para manter e até mesmo ampliar a força do PMDB nos 295 municípios catarinenses”, disse.

O primeiro vice-presidente do PMDB, deputado Valdir Cobalchini marcou presença nas mobilizações do partido no meio oeste catarinense, levando o discurso da unidade para todos os encontros. “No estado inteiro os peemedebistas se mobilizaram neste final de semana para reafirmar o compromisso partidário, estruturando a sigla para as eleições do próximo ano”, destaca.

Já o vice-governador Eduardo Pinho Moreira esteve sul do estado, onde acompanhou a recondução unanime do deputado Fernando Cardoso Vampiro ao comando do PMDB de Criciúma. Também esteve em Urussanga e municípios da região. “O PMDB se fortalece e se organiza democraticamente para continuar trabalhando em prol da sociedade catarinense”, ressalta.

O senador Dário Berger fez uma maratona para marcar presença nas convenções dos municípios da Grande Florianópolis. Bem como, os ex-governadores Casildo Maldaner e Paulo Afonso, deputados estaduais e federais, em suas respectivas regiões.”

Comentários

comments

Centro de Reabilitação entrega 35 cadeiras motorizadas

25 de outubro de 2015 Comentários desativados

Centro Catarinense de Reabilitação vem realizando um esforço concentrado para redução da fila de pacientes que precisam de próteses. O novo diretor, Marcelo Lemos dos Reis, entrega nesta segunda-feira, às 10h, um novo lote com 35 cadeiras motorizadas. Em quatro meses, atendeu 1.135 pacientes de uma lista de espera de 2.257. Santa Catarina tem hoje 1.332.445 deficientes.

Comentários

comments

Comissões técnicas avaliam local do radar de Chapecó

25 de outubro de 2015 Comentários desativados

Duas comissões técnicas do governo federal estarão naa próxima semana em Santa Catarina. Acompanhados de dirigentes da Secretaria da Defesa Civil visitarão várias áreas em Chapecó para definição do local onde será instalado o segundo radar meteorológico do Estado. O edital de licitação para compra do equipamento já está pronto.

Comentários

comments

Magistério: governo quer enviar Plano de Carreira a Assembleia até quinta

25 de outubro de 2015 6

Está decidido. Mesmo com a rejeição do Sinte, o projeto do novo Plano de Carreira do Magistério, que prevê a descompactação da tabela salarial, deverá ser enviado à Assembleia Legislativa até a próxima quinta-feira. O secretário Eduardo Deschamps esclareceu que, ao contrário do que diz o Sinte, o Plano prioriza com melhores salários os professores com pós-graduação.

Comentários

comments

A dívida

25 de outubro de 2015 1

O calote que a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina está dando na Celesc Distribuição já atingiu R$ 1.500.000,00. É referente às despesas com energia no “campus”de Florianópolis. O Departamento Jurídico da empresa está estudando recurso junto ao Tribunal Federal contra decisão da Justiça Federal que proibiu o corte no fornecimento de energia da Ufsc pela Celesc. Deve entrar na segunda-feira.
Equívoco
Na Celesc Distribuição, a liminar do juiz substituto Diógenes Marcelino Teixeira mereceu reparos e contestações. Abriu um precedente perigoso. Se órgãos públicos e empresas de grande porte tiverem sucesso na Justiça, alegando que foram atingidos pela crise, quebram as estatais de energia no mês seguinte. Muito mais razoável, no caso da ação da Ufsc, será a Justiça Federal bloquear os recursos no MEC para os pagamentos.

Comentários

comments

PMDB realiza convenções municipais neste domingo

25 de outubro de 2015 Comentários desativados

O PMDB realiza neste fim de semana suas convenções municipais. Em Florianópolis, o evento acontecerá no auditório do Hotel Floph. Será eleita chapa única presidida pelo deputado Gean Loureiro. Até agora 12 dirigentes de partidos confirmaram presença. Já estão fechados com a candidatura de Loureiro à Prefeitura de Florianópolis.

Comentários

comments