Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Luiz Henrique apela por mudanças e pelo restabelecimento da moralidade pública

20 de outubro de 2014 0

O senador Luiz Henrique da Silveira, do PMDB, está publicando um contundente artigo nos jornais da Adjori de Santa Catarina, fazendo veemente apelo pelo restabelecimento da moralidade pública no Brasil e pelas mudanças nas eleiçoes do próximo domingo. O texto, primoroso e
Quem é capaz de deter o vento? É temerário confrontá-lo! Mais coerente é seguir-lhe o rumo.

Vilfredo e Heloisa Shürmann, ora empreendendo sua terceira volta ao mundo, conhecem bem a força do vento que inflará as velas do veleiro KAT, para que percorram os sete mares, pela mesma rota dos juncos chineses que estiveram nas costas americanas, quase cem anos antes de Colombo e Cabral.

Fui eleito governador do Estado (num pleito em que eu era o candidato que ia perder) porque fui tangido pelos ventos da mudança.
Lembrava Érico Veríssimo que “quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos”. Ou, numa linguagem contemporânea, erguem torres eólicas, para gerar energia limpa e barata.
Mahatma Gandhi, ensinava que “temos que nos tornar na mudança que nós queremos ser”. Na mesma linha de pensamento, George Bernard Shaw, afirmou: “o progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada”.
O Brasil precisa ser passado a limpo. Precisa de uma nova atitude coletiva. Arrepia-me ao lembrar da famosa frase de Stanislaw Ponte Preta, publicada no Jornal Última Hora, há uns quarenta anos: “ou restauremos a moralidade, ou locupletemo-nos todos.”
Aturdidos diariamente pelos noticiários negativos, intoxicados pelas “novelas”, escandalizados pelo tal “reality show”, parece que os brasileiros optaram pela segunda alternativa que Sergio Porto lhes ofereceu. Ou pela chamada “Lei de Gerson”, pela qual ”o negócio é levar vantagem em tudo”!
O fato é que, no Brasil de hoje, o filho desrespeita o pai; o aluno desafia o professor; o preso comanda, do cárcere, a baderna nas ruas, dando-nos uma sensação de que o crime organizado é mais forte que o poderes constituídos.
Revogando o “locupletemo-nos todos” temos que fazer a mudança que nos leve à restauração da moralidade.

O ator norte-americano Eliott Gould (lembram-se da série MASH?) cunhou uma frase muito adequada para os tempos atuais: “Ninguém pode ser escravo da sua identidade; quando surge uma possibilidade de mudança, é preciso mudar”. Isso porque num dos seus mais felizes ensinamentos, no extraordinário “O Príncipe”, Nicoló Machiavel filosofava: “uma mudança deixa sempre patamares para novas mudanças”.
O que mais tenho ouvido de muitos de nossos jovens é o desejo de ir embora, para viver num outro país. Ouço o mesmo de empresários, que me passam uma real sensação de esgotamento e desencanto com o Brasil.
Um dia desses, encontrei, no Aeroporto de Guarulhos, um de nossos melhores empreendedores, que construiu, com a cabeça moldada pelo ITA, um império na área de tecnologia da informação. Perguntei-lhe onde estava indo. Respondeu-me que ia tomar um avião para os Estados Unidos. O filho pequeno, entusiasmado, atalhou: “estamos indo prá nossa casa!”. Meio sem jeito, o meu amigo empresário confessou: “é, comprei uma casa lá. Conforme forem as coisas, me mudo definitivamente”.

Durante a ditadura de 1964, cunharam aquela frase arrepiante: “Brasil, ame-o ou deixei-o!”. Cada um de nós tem, na cabeça e nas mãos, a oportunidade preciosa de sair dessa situação de pessimismo e desalento! E devolver confiança a esses milhões de brasileiros desesperançados.”

Comments

comments

Inscrições abertas para o prêmio Fatma de Jornalismo

20 de outubro de 2014 0

A 7ª edição do Prêmio Fatma de Jornalismo está com as inscrições abertas até o próximo dia 31. Podem ser inscritas matérias ou reportagens impressas, eletrônicas ou de internet, com tema ligado ao meio ambiente. As melhores publicações de cada categoria recebem R$ 5 mil cada. O patrocínio é da Tractebel Energia.

Comments

comments

Primeiro seminário sobre conservação de arte sacra em São José

20 de outubro de 2014 0

Nessa terça-feira, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), e em parceria com a Arquidiocese de Florianópolis, irá promover o I Seminário sobre Conservação de Igrejas e Arte Sacra de Santa Catarina. O evento, que será das 8h às 18h em São José, visa capacitar párocos, vigários, padres, administradores, fiéis e comunidades para a conservação e manutenção de obras de arte sacra.

Serviço:

O quê: I Seminário sobre Conservação de Igrejas e Arte Sacra de Santa Catarina
Quando: 21/10/2014, das 8h30min às 18h
Onde: Salão Paroquial da Igreja Matriz de São José – Praça Hercílio Luz, s/nº – Centro – São José (SC)
Informações: (48) 3664-2616

Comments

comments

Acij promove debate sobre Eleições 2014

20 de outubro de 2014 0

A Associação Empresarial de Joinville(Acij) reúne diretores, conselheiros e convidados hoje, a partir da 18,30 horas, para o evento da semana. O blogueiro vai fazer palestra sobre “As eleições de 2014 e os cenários político e econômico”.

Comments

comments

Fenebrave-SC realiza Congresso Estadual quinta em Jaraguá

20 de outubro de 2014 0

Marcada para a próxima quinta-feira, dia 23 de outubro, a abertura do 7º. Congresso Estadual da Fenabrave-Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores. Várias palestras sobre recursos humanos, marketing, vendas e eleições estão previstas no programa. Haverá na primeira noite a entrega do 3º Prêmio Fenabrave de Jornalismo.

Comments

comments

Jornalismo da Ufsc traz especialista americano a SC

20 de outubro de 2014 0

Escritor e professor Alexander Howard, do Centro Tow para Jornalismo Digital da Universidade de Colúmbia, estará hoje na Capital. Vai proferir, às 14,30 h, palestra sobre “A arte e a ciência do jornalismo guiado por dados”, no Centro de Comunicação da Ufsc, no “campus” da Trindade. A promoção é do Pós-Graduação em Jornalismo.

Comments

comments

Promotor questiona OAB-SC sobre críticas ao Auxilio Moradia

20 de outubro de 2014 5

Promotor de Justiça Carlos Alberto Nahas questiona o voto que a advogada Gisela Gondin Ramos deu no CNJ contra a concessão do auxilio moradia. Indaga: “A advogada Gisele e o presidente da OAB-SC em algum momento se referiram ao achatamento salarial dos juízes promovido nos últimos 10 anos, com perdas expressivas de quase 30 por cento de sua remuneração ? Foram solidários a magistratura? Ou preferem um poder judiciário enfraquecido e humilhado? “

Comments

comments

DNIT define esta semana sobre futuro da BR-280

20 de outubro de 2014 0

A decisão do DNIT de desabilitar o consórcio Técnica Construções da licitação para duplicação do lote 1 da BR-280, entre São Francisco do Sul e a BR-101, foi duramente criticada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul, Paulo Mattos. Declarou: “A decisão só aumenta a frustração da comunidade. É lamentável que obra tão importante seja sucessivamente postergada”.

Recurso
Termina esta semana o prazo de 5 dias dado pelo DNIT para que a Técnica Construções apresente recurso, mas dentro do órgão a posição de rejeitar o consórcio está definida. Será chamada mesmo a segunda colocada, a Construcap, de São Paulo. O veto foi aplicado porque a Técnica tem como maior acionista a Delta, empreiteira alvo de graves denúncias de corrupção.

Leia mais:
::: Vídeo mostra os riscos que motoristas, ciclistas e pedestres correm ao trafegar pela BR-280
::: Após seis anos da promessa, BR-280 não tem nenhum quilômetro de asfalto duplicado

Comments

comments

SC na Conferência Nacional da OAB

20 de outubro de 2014 0

Começa e hoje vai até quinta-feira, a 22 Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro. A pauta do encontro é ampla, tendo como tema “Advogado, seja protagonista da história” e certamente irá destacar a ampliação do debate acerca do Novo Código de Processo Civil. A matéria é alvo de avaliação minuciosa de uma comissão especial que reúne causídicos de todo o país. Neste colegiado, a única representante de Santa Catarina é especialista em Direito Público, Sandra Krieger Gonçalves, que também vai participar da Conferência e é diretora da OAB-SC.
Nota da OAB-SC traz mais detalhes sobre o evento que deve reunir 15 mil advogados de todo o Brasil:
“A advocacia catarinense estará presente na XXII Conferência Nacional dos Advogados, que começa nesta segunda-feira (20) no Rio de Janeiro. Painéis, encontros nacionais e colégios integram a programação, abordando temas como reforma política, direito empresarial, previdência, tributação, novo Código de Processo Civil, atuação do CNJ, processo eletrônico, sustentabilidade, caixas de assistência, desenvolvimento e cooperativismo são algumas das discussões que terão participação de catarinenses. A seccional registrou a participação de 195 advogados catarinenses no encontro, que segue até quinta-feira (23).
O presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, além de liderar o painel sobre Direito Empresarial e participar do Colégio de Presidentes de Seccionais, fará também duas participações como presidente da Comissão Especial de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB: vai presidir uma sessão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e lançará a Campanha Nacional Contra a Violência no Futebol, que prevê uma série de ações pela pacificação do esporte.
No primeiro dia, o advogado Ruy Samuel Espíndola, da Comissão de Direito Constitucional da OAB/SC, falará sobre “Direito Eleitoral e os Direitos Políticos Fundamentais de Candidatura e Voto: reformas legais, jurisprudências e culturais” no primeiro dia da Conferência. O primeiro dia terá ainda participação da OAB/SC no Encontro Nacional dos Jovens Advogados, com a advogada Marina Polli.
Já na terça (21), o ex-presidente da Seccional Jefferson Kravchychyn abordará “A importância da previdência do advogado”, em painel. No mesmo dia, o Conselheiro Federal Charles Pamplona Zimmermann será o relator do painel sobre Cidadania e Tributação, o ex-presidente da Seccional José Geraldo Ramos Virmond vai secretariar painel sobre o Novo Código de Processo Civil, a Conselheira do CNJ Gisela Gondin Ramos abordará a atuação do Conselho em painel que discutirá também o Conselho Nacional do Ministério Público e o presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/SC, José Vitor Lopes e Silva, presidirá bate papo sobre Processo Judicial Eletrônico e a Mudança de Paradigmas. Na programação paralela, a Secretária-Geral da OAB/SC, Ana Cristina Blasi, participará de reunião da Comissão Especial de Precatórios do Conselho Federal.
Ainda no dia 21, a OAB/SC será representada no Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada pela advogada Kellen Silvestre Queiroz, e no II Colégio de Presidentes das Comissões de Educação Jurídica pela advogada Niladir Butzke.
Na quarta-feira (22), o Conselheiro Federal Luciano Demaria será o relator do painel sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente; o Coordenador Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD) e presidente da CAASC, Paulo Brincas, falará sobre As Caixas de Assistência e a proteção social do advogado, em painel sobre o sistema OAB; e o Conselheiro Federal Wilson Jair Gerhard será o relator de painel sobre Infraestrutura e Desenvolvimento. O diretor geral da Escola Superior de Advocacia, Eduardo Lamy, participará ainda de Encontro Nacional da ENA e das ESA’s com a Advocacia Brasileira.
A Secretária-Geral Adjunta e Corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC, Sandra Krieger, e o presidente do TED catarinense, João Leonel Machado Pereira, participarão do VIII Encontro de Presidentes de TED’s e IV de Corregedores da OAB. A Seccional participará ainda do II Encontro Nacional de Ouvidores da OAB e do II Encontro Nacional de Assessorias / Procuradorias Jurídicas da OAB, ambos no dia 22.
Na quinta-feira (23), último dia de Conferência, o presidente da Comissão Especial de Cooperativismo de Crédito do Conselho Federal e do Sicoob Advocacia, Rafael Horn, e o integrante da Comissão e da Asociación Internacional de Derecho Cooperativo (AIDC) Leonardo Rafael de Souza participarão de painel sobre Advocacia e Cooperativismo. Ainda na quinta, o presidente da Comissão de Prerrogativas, Defesa e Assistência ao Advogado, Rycharde Farah, e a Procuradora Estadual de Prerrogativas, Juliana Kozlowski Görtz, participarão do III Encontro Nacional de Defesa das Prerrogativas Profissionais.

Comments

comments

A Funai e a Ferrovia Litorânea em SC

20 de outubro de 2014 5

Da coluna de hoje do Moacir Pereira:

O sistema de transporte no litoral catarinense tem dois registros neste final de outubro. O primeiro é positivo e está no último relatório do engenheiro Ricardo Saporiti sobre a situação da BR-101 norte. A Arteris, nova controladora da Auto Pista, vem dando atenção maior e com mais transparência aos serviços de manutenção e melhoria. Obras vitais, como marginais em vários pontos congestionados, estão sendo executadas ou recuperadas.

O segundo registro vem do DNIT. Estão concluídos 70% dos estudos sobre a Ferrovia Litorânea, ligando Imbituba com São Francisco do Sul, passando por Itajaí e Navegantes. E duas más notícias: a Funai coloca restrições intransponíveis na construção da estrada de ferro projetada há mais de seis anos pelo governo federal. E, segundo fato lamentável, a ponte estaiada de Laguna não prevê a passagem de uma ferrovia, o que também ocorre com os túneis já construídos.

O Fórum Parlamentar Catarinense só terá nova reunião na próxima semana. Vai analisar, então, a situação das inúmeras pendências federais no Estado. São prazos que se arrastam, licitações que são canceladas ou adiadas, obras paradas. A única novidade foi dada pelo DNIT que anunciou audiência pública para o projeto da Via Portuária de Itajaí. É fundamental não só para o sistema portuário, como para desafogar a BR-101, estrangulada em dois viadutos.

O ex-presidente Lula federalizou a Via Portuária exatamente para agilizar sua implantação. Já se foram oito anos e até agora nem projeto há.

Comments

comments