Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Advogado Noel Baratiera lança livro hoje na Capital

21 de agosto de 2014 0

O advogado e mestre em Direito Administrativo, Noel Antônio Baratieri, lança na próxima quinta-feira, dia 21, às 19h, na Livraria Saraiva, no Shopping Iguatemi, em Florianópolis, o livro “Serviço Público na Constituição Federal”. A obra é um manual prático para gestores que buscam segurança jurídica na hora de estabelecer parcerias com organizações privadas.

Comments

comments

Defesa do Consumidor tem debate em São José

21 de agosto de 2014 0

Secretária Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, fará palestra dia 23 de agosto, as 9h, no Golden Hotel, sobre Defesa do Consumidor. Iniciativa do candidato Miltom Mendes (PT). Defesa do Consumidor é um dos temas de campanha de Miltom Mendes.

Comments

comments

SC na União Internacional do Notariado

21 de agosto de 2014 0

Santa Catarina terá dois representantes na Comissão de Assuntos Americanos da União Internacional do Notariado. Otávio Margarida, presidente da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina, e Daisy Ehrhardt, foram indicados pelo Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil para a comissão da UNIL.

Comments

comments

Posse na Fiesc será amanhã

21 de agosto de 2014 0

Empresário Glauco José Corte e os novos conselheiros e diretores do Sistema Fiesc assumem novo mandato amanhã, em solenidade marcada para as 19h30m. Pela manhã reúne-se o Conselho da Federação, seguida da Painel Político com os jornalistas Paulo Alceu, Roberto Azevedo e este colunista. Exposição e debate sobre a conjuntura política e perspectivas.

Comments

comments

Colombo decidido a licenciar-se do governo

21 de agosto de 2014 0

O governador Raimundo Colombo está decidido a se licenciar do cargo para dedicar-se inteiramente à campanha eleitoral. Enfrenta dificuldades de compatibilizar as duas agendas: do governo e das eleições. Reserva os compromissos políticos para fora do expediente oficial. E grava os programas de TV só na hora do almoço.

O substituto
Deve assumir o governo catarinense, a partir de 1º de setembro, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins. Sua qualificação é que levou Colombo a pedir afastamento temporário. O vice Eduardo Moreira e o presidente Romildo Titon ou o vice da Assembleia Joares Ponticeli, não podem assumir, porque são candidatos.

Comments

comments

Morre jornalista Zury Machado

21 de agosto de 2014 0
Foto: Júlio Cavalheiro, BD, 03/09/2012

Foto: Júlio Cavalheiro, BD, 03/09/2012

Acaba de falecer no Hospital de Caridade, vítima de enfarte fulminante, o jornalista Zury Machado, o mais prestigiado e destacado cronista social do século passado em Florianópolis. Completaria 92 anos de idade no dia 7 de setembro.

Zury Machado era um “gentleman” nas relações humanas. Nascido de família humilde na cidade de Tijucas veio para Florianópolis, onde se destacou na crônica social como o organizador do tradicional Baile das Debutantes do Clube 12 de Agosto. Realizava com frequência, também, eventos de caráter filantrópico. Era um dos mais ilustres e dedicados integrantes da Irmandade do Senhor dos Passos e dos colaboradores permanentes do Hospital de Caridade.

Durante décadas manteve a principal e mais lida página social no jornal “O Estado”. Mantinha relações de grande amizade com todos os familiares do ex-governador Aderbal Ramos da Silva.

No plano nacional, era convidado para os principais eventos sociais no Rio de Janeiro e São Paulo. Pessoa de fino trato, tratava a todos, independente da condição social, econômica, religiosa e política, com o mesmo cavalheirismo.

Durante décadas comandou com competência o cerimonial da Assembleia Legislativa. Merece todas as homenagens da cidade e do Estado.

Seu corpo será velado no necrotério da Irmandade do Senhor dos Passos, onde se dará o sepultamento na tarde de hoje.

Comments

comments

Titon pode voltar à presidência

21 de agosto de 2014 0
FOTO: Jessé Giotti / Agência RBS

FOTO: Jessé Giotti / Agência RBS

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

O deputado estadual Romildo Titon (PMDB) está autorizado a retornar à presidência da Assembleia Legislativa a partir de 27 de agosto. A decisão foi do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, aprovando proposta do desembargador Torres Marques, vice-presidente da corte. Fundamentou a tese na decisão do relator, desembargador José Trindade dos Santos, que afastou Titon da presidência da Assembleia Legislativa por 180 dias. O prazo termina no dia 26 de agosto.

Como a denúncia ainda não foi recebida e nem julgada, o Órgão Especial entendeu que deixam de existir as razões que determinaram o afastamento ao fim do prazo. O relator concordou com a tese.

O parlamentar está afastado do cargo desde 26 de fevereiro. Em maio, Titon licenciou-se do mandato de deputado para cuidar de sua reeleição. Desde então vem circulando pela região de Campos Novos.

O julgamento da denúncia teve ontem outras decisões. Houve rejeição unânime do Órgão Especial sobre a arguição de suspeição requerida pelo advogado Cláudio Gastão Filho contra o relator. Depois, a negativa de outro requerimento dos advogados Gastão Filho e Nilton Machado, de que o julgamento só poderia ocorrer depois de concluída a análise pericial. E, finalmente, outra questão de ordem que pedia o desmembramento do processo, sob alegação de que apenas o deputado Titon tem prerrogativa de foro privilegiado. Foi também rejeitada.

Agora a denúncia volta a ser apreciada no dia 3 de setembro.

Comments

comments

Prefeitura emite nota sobre destruição do Restaurante Froshinn

20 de agosto de 2014 1

A Prefeitura de Blumenau emitiu a seguinte NOTA OFICIAL sobre a destruição do Restaurante Froshinn:

“A Prefeitura Municipal de Blumenau lamenta o ocorrido no prédio do Frohsinn. Informa que havia um vigia da prefeitura durante o dia e monitoramento de vigilância privada no local. O Município já havia registrado roubo de câmeras de vigilância instaladas nesta administração e até mesmo um foco de incêndio na semana passada – que foi motivo de Boletim de Ocorrência policial, entre outros atos de vandalismo. Um sistema de alarme funcionava no local. Nem mesmo o fechamento do prédio com tapumes foi suficiente para evitar danos ao patrimônio público.

A Prefeitura já entrou em contato com Corpo de Bombeiros e instituições policiais solicitando rigorosa investigação sobre as causas do incidente.

O Município já estuda a possibilidade de reconstrução do prédio nos moldes do que foi destruído pelo incêndio, como forma de resgate histórico.”

Comments

comments

Incêndio destrói Restaurante Froshinn em Blumenau

20 de agosto de 2014 0

Triste notícia que fulmina uma das atrações turísticas mais antigas de Blumenau dada por Fernanda Ribgas e Osiris Reis do Jornal de Santa Catarina:

“Um incêndio atingiu a antiga sede do Restaurante Frohsinn, no Morro do Aipim, em Blumenau, por volta das 18h desta quarta-feira. Equipes do Corpo de Bombeiros com o apoio de três caminhões trabalharam para conter o incêndio e agora atuam no rescaldo. O Samae também foi acionado para transportar 10 mil litros de água para o local. De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Alcione de Fragas, 10 bombeiros participaram da ação:

— A edificação tinha muitos cômodos de madeira e havia também compensado de madeira para isolar a área. Tudo isso facilitou para que o fogo se alastrasse rapidamente.

O capitão informou ainda que pelo fato de não haver residências próximas ao local, o acesso foi rápido. A área foi totalmente isolada e amanhã a perícia vai trabalhar para apurar as causas do incêndio.

O fogo atingiu a parte do imóvel onde funcionava o salão do restaurante, mas o Corpo de Bombeiros estima que 50% da construção foi comprometida. O lado esquerdo e os fundos do imóvel, de alvenaria, foram preservados. Parte do telhado caiu e janelas e paredes foram comprometidas. A mata no entorno também foi atingida pelo fogo.

Comments

comments

Despesas públicas e transparência no Encontro Estadual dos Contadores e Controladores Públicos

20 de agosto de 2014 0

Começa amanhã, quinta-feira, em Jaraguá do Sul, o 3o. Encontro Estadual de Contadores e Controladores Públicos, iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Mais de 500 profissionais e técnicos de todo o Estado estão inscritos. A programação do evento é a seguinte:

“21/8/2014 – Quinta-feira

08:30 Credenciamento com coffee break de integração
09:30 Solenidade de Abertura
10:30 Palestra: Transparência Pública, Comunicação Digital e Cidadania
Palestrante: Moacir Pereira – Colunista e Comentarista

Debatedores: Dieter Janssen – Prefeito de Jaraguá do Sul
Adilson Cordeiro – Presidente do CRCSC

12:00 Almoço Livre
13:30 Painel: Patrimônio Público – Tratativas Contábeis
Procedimentos Patrimoniais: Bens Móveis e Imóveis
Palestrante: Nilton Cordoni Junior – Consultor

A Experiência do Estado de Santa Catarina – Ativos de Infraestrutura
Palestrante: Jorge Luiz Alves – Contador da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Debatedor: José Mateus Hoffmann – Vice-Presidente de Relações Institucionais do CRCSC

15:30 Coffee Break

16:00 Talk Show: Desafios e Vantagens da Adoção da Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Participantes:
Leonardo Silveira do Nascimento – Coordenador Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação – STN
Lucilene Florêncio Viana – Vice-Presidente de Controle Interno do CFC e Contadora da Prefeitura de Manaus
Adriano de Souza Pereira – Diretor de Contabilidade Geral da SEFAZ/SC
Luiz Cláudio Viana – Auditor Fiscal de Controle Externo do TCE/SC
José Rafael Corrêa – Secretário Executivo da AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí

Moderadora: Michele Patricia Roncalio – Gerente de Estudos e Normatização Contábil da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina e Vice-Presidente de Administração e Finanças do CRCSC

18:00 Mini Schützenfest

22/8/2014 – Sexta-feira

08:30 Palestra: O Papel do Controle Interno na Adaptação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Palestrante: Milton Mendes Botelho – Conselheiro do CRCMG e Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis

Debatedor: José Osvaldo Glock – Consultor e Auditor do Setor Público

09:45 Coffee Break

10:15 Palestra: Valorização do Contador Público: Qualidade e Transparência das Informações
Palestrante: Antoninho Marmo Trevisan – Consultor e empresário

Debatedor: Adilson Cordeiro – Presidente do CRCSC

12:00
Almoço livre
13:30 Palestra: Renúncia de Receitas: Procedimentos Contábeis e Aspectos Fiscais
Palestrante: Selene Peres Peres Nunes – Analista de Finanças e Controle da STN

Debatedor: Roseli Costa Bonifácio – Contadora – Câmara Municipal de Capivari de Baixo e
Professora do Curso de Ciências Contábeis da FUCAP

14:30
Painel: Consórcios Públicos
Aspectos Legais
Palestrante: Élida Graziane Pinto – Procuradora de do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo

Aspectos Contábeis
Palestrante: Bruno Ramos Mangualde – Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional

Debatedor: Wanderlei Pereira das Neves – Presidente da Academia Catarinense de Ciências Contábeis

16:00 Coffee Break

16:30 Painel: A Atuação dos Tribunais de Contas na Implantação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Palestrantes Inaldo da Paixão Santos Araújo – Presidente do TCE/BA
Salomão Ribas Junior – Ex-Presidente do TCE/SC

Debatedor: Ademir Orsi – Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Jaraguá do Sul e Diretor Administrativo da FECONTESC

18:00 Encerramento.”

Comments

comments