Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Confira o perfil dos candidatos a governador e vice em Santa Catarina

22 de julho de 2014 0

Direto do Diário Catarinense

A maior parte das pessoas que for às urnas em outubro deve votar em um candidato na casa dos 50 anos, que tem uma empresa própria, formado e casado. Esse o perfil da maioria daqueles que disputam os cargos de governador, vice-governador, deputado federal ou estadual e senador. Essas características predominam entre as 616 pessoas que disputam 61 cadeiras como representantes da população.

>>> Leia mais notícias sobre as Eleições 2014

A maior parte dos candidatos, 18%, tem entre 50 e 54 anos. A segunda faixa etária mais presente está entre 45 e 49 anos, com 16% do total. Os homens são maioria: 70% contra 30% de presença feminina nas urnas. A profissão predominante é a de empresário. Advogados, deputados e vereadores vêm na sequência.

::: Confira aqui os detalhes dos perfis dos candidatos a governador e vice 

Comments

comments

Livro sobre Florianópolis será lançado nos Açores

22 de julho de 2014 0

O arquiteto e fotógrafo catarinense Joel Pacheco lançará em agosto o livro “Arquitetura e Paisagem – Florianópolis e Açores”, em três bibliotecas do arquipélago dos Açores.

Comments

comments

Marco civil da Internet

22 de julho de 2014 0

O novo marco civil da Internet não dá mais segurança aos brasileiros. Estão, ao contrário, mais vigiados. É a avaliação do professor João Paulo Filippin sobre a nova lei. Alega que o alcance da lei é nacional e não vai interferir nos servidores instalados no exterior. E alerta que os processos judiciais para defesa da honra dos ofendidos tendem a ser onerosos, longos e penosos.

Comments

comments

Situação das pontes em debate na Fiesc

22 de julho de 2014 0

Comissão de Transporte e Logística da Fiesc estará movimentada depois de amanhã, dia 24. Seu presidente Mário Aguiar, anunciou a presença do presidente do Deinfra, Paulo Meller, e do superintendente do DNIT, Vissilar Pretto. A pauta prevê análise da situação das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, além do acesso ao aeroporto Hercilio Luz.

Comments

comments

Secretário fragilizado

22 de julho de 2014 0

O arquiteto Dalmo Vieira Filho ficou fragilizado e pode estar com os dias contados no cargo de Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis. Multiplicam-se as críticas ao Plano Diretor e à paralisia do Ipuf e Susp na liberação de pedidos de viabilidade e alvarás de construção. Se deixar a prefeitura, seu sucessor deverá ser Gustavo Miroski.

Comments

comments

A capital da insegurança jurídica

22 de julho de 2014 0
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBS

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBS

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

Com a determinação da Justiça Federal de desocupar 30 metros no entorno da Lagoa da Conceição e a recente exigência da procuradora Ana Lúcia Hartmann de imediata execução da sentença, Florianópolis transformou-se na capital nacional da insegurança jurídica.

A opinião é do presidente do Sinduscon, Hélio Bairros, com respaldo no consenso entre os advogados e juristas entrevistados que se pronunciaram sobre a polêmica questão.

A decisão judicial atinge casas e ranchos de pescadores ali construídos há 50 e até mais de 100 anos, repassados de pai para filho desde o início do século passado.

A principal liderança política da região, o deputado estadual Edison Andrino (PMDB), classificou a medida de “irracionalidade” e criticou a sentença, alegando que a ocupação do solo em todo o litoral catarinense deu-se às margens do mar, dos rios e das lagoas.

– E foi tudo ocupado pacificamente, com autorização do poder público e a legalização pela autoridade competente – disse.

Andrino lembra que durante sua gestão na prefeitura tombou toda a Costa da Lagoa, implantou o transporte marítimo e ali instalou serviços de educação e saúde, criando todas as condições para que a comunidade tivesse vida própria a partir da pesca. Cresceu e hoje vive do turismo com dezenas de restaurantes e deques, além de trapiches construídos pelo município.

A prefeitura entrou com ação na Justiça Federal para cancelar o pedido de imediata demolição pretendida pela Procuradoria da República, alegando incompetência da Justiça Federal sobre a matéria, inexistência de objeto (decisão é genérica) e a teoria do fato consumado.

Comments

comments

Sinte critica convocação em dias de recesso

21 de julho de 2014 0

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) emitiu nota sobre a convocação de profissionais em dias de recesso escolar e criticou a postura da Secretaria de Estado da Educação. Confira abaixo:

Já no ano de 2013 o SINTE/SC ao elaborar uma proposta de calendário do ano letivo de 2014, manifestou sua preocupação com relação à garantia de duas semanas de recesso aos profissionais do magistério catarinense.

Infelizmente a proposta que apresentamos à SED, foi ignorada, apesar de contemplar o mínimo de dias letivos e a quantidade de hora aulas prevista em lei. Agora, mais uma vez os profissionais estão sendo convocados para atividades durante os dias de recesso, em muitos casos sem um prévio planejamento por parte da escola, e em outros de forma impositiva tendo que participar de atividades propostas pela GERED, em detrimento do que havia sido proposto a nível de escola. Inclusive em anos anteriores os trabalhadores não receberam o vale transporte ou o passe livre do professor.

Nossa proposta de formação continuada previa atividades planejadas para o ano todo, e distribuída no calendário escolar ao longo do ano, pois compreendemos que a formação deve estar ligada à realidade que vive cada educandário.

O recesso escolar de julho, que já foi de quatro semanas, é para estudantes e profissionais do magistério, um tempo necessário para retomar forças e entusiasmo para seguir os trabalhos. A atividade formativa exige esforço cognitivo constante, e para os profissionais do magistério o recesso sendo respeitado significa melhor condição de trabalho e, portanto, melhor desempenho da atividade de aprendizagem em sala de aula.

O SINTE/SC repudia a postura autoritária da SED e propõe que para os próximos anos letivos as escolas discutam e banquem seu próprio calendário escolar, respeitando duas semanas de recesso para estudantes e profissionais do magistério.

Comments

comments

Senado: "E bota deboche nisso!"

21 de julho de 2014 0

Do administrador Nirton Follmann, de Itapiranga, sobre o comentário “Um deboche”, a decisão do presidente Renan Calheiros de realizar apenas duas sessões em agosto e até as eleições de outubro, via e-mail:

“Na expressão popular “bota deboche nisso!!!”

E nós pagando! E pagando caro, pois a média salarial destes “agentes do povo” passam um “pouco” do salário mínimo.
A única esperança que resta desta “turminha” é que venham todos para SC ajudar a recuperar as estradas ou que pelo menos não venham atrapalhar e estorvar nas obras de recuperação. Que segundo os próprios estão “aceleradas”.

Mas em relação aos salários, certamente irão abrir mão de ao menos da 1/2 deles quando voltarem ao trabalho, se voltarem.

Valeu pela reportagem Moacir. Como diriam muitos dos meus conterâneos, “essa foi na veia”.

Att. Adm. Nirton Follmann
Itapiranga – SC.”

Comments

comments

ADVB-SC anuncia vencedores do Prêmio Empresa Cidadã

21 de julho de 2014 0

A ADVB/SC apresentou hoje a lista dos vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 2014, que reconhece iniciativas de empresas e instituições catarinenses nas áreas de Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural.

Os cases foram avaliados por uma comissão julgadora formada por membros da Escola Superior de Propaganda e Marketing da região Sul (ESPM-Sul) – Richard John, Hiran Castello Branco, Mauricio Turra Ponte, Marcio Mostardeiro, Ana Damico e Carlos Frederico Lucio. Foram levados em conta aspectos como relevância da iniciativa, originalidade e resultado (benefício e alcance do projeto).

Cases Vencedores

Adami
Preservação Ambiental – Aterro Industrial

Arxo Industrial do Brasil
Desenvolvimento Cultural – Simpósio Internacional de Escultura Instituto Arxo

Aurora Alimentos
Participação Comunitária – Programa Amigo Energia

Celulose Irani
Preservação Ambiental – Avaliação do Ciclo de Vida de Papel e Embalagem

Döhler
Desenvolvimento Cultural – Programa Dançando para o Futuro

Grupo RIC SC
Participação Comunitária – Movimento Sou Bem Floripa: Incentivando pequenos gestos, gerando grandes resultados

Jornal Diário Catarinense
Desenvolvimento Cultural – Prêmio RBS de Educação – Para entender o mundo

Nord Eletric
Preservação Ambiental – Parte Da Solução, Não Do Problema

Portonave
Desenvolvimento Cultural – Um contêiner e muito mais cultura – Conheça o Programa Contém Cultura

RBS TV
Participação Comunitária – As conquistas comunitárias do novo modelo do Jornal do Almoço

SESC/SC
Preservação Ambiental – Projeto Manejo de Resíduos Orgânicos

SESI/SC
Participação Comunitária – Campanha SESI Farmácia de Prevenção ao Diabetes

Tatticas
Desenvolvimento Cultural – Galeria Tatticas

Transpetro
Preservação Ambiental – Projeto Ecológico Cinturão Verde

Univali
Preservação Ambiental – A formação da rede de cooperativa de catadores da Foz do rio Itajaí Caminho para a profissionalização dos empreendimentos

Comments

comments

TRE-SC cancela campanha do Sinte de SC

21 de julho de 2014 10

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina determinou ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação-Sinte, que retire imediatamente os outdoors “Inimigos da Educação”, contra o governador Raimundo Colombo. A campanha abrange os municípios de Laguna e Tubarão. O Sinte recorreu, mas não teve sucesso.

Comments

comments