Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2007

Inscrições Encerradas

31 de maio de 2007 0
Os interessados em participar do Concurso Música Tema da Semana Farroupilha 2007 têm até hoje para enviar sua inscrição para a sede do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (www.igtf.rs.gov.br). Em sua terceira edição, o evento busca estimular a participação de compositores gaúchos na comemoração da data magna do Estado.
A canção vencedora será conhecida em julho, após a análise das músicas por uma Comissão Avaliadora especialmente composta para o Concurso. Como prêmio, é oferecido R$ 2 mil para os criadores da obra, além da apresentação do trabalho nas atividades oficiais da Semana Farroupilha. A organização do evento também estuda a idéia de reunir em um CD todas as canções-tema já produzidas desde 2002.

Desfile Farroupilha

30 de maio de 2007 0
A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas promove hoje, 30.05, às 19 horas, no auditório do MTG (Guilherme Schell, 60), a segunda reunião com as entidades tradicionalistas e Departamento de Piquetes, além de demais interessados, para organização do Desfile de 20 de Setembro. Neste encontro, será distribuído material de pesquisa para suporte à confecção dos carros temáticos, produzido pela equipe do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Também será iniciada a distribuição das entidades nas 10 invernadas que irão compor o desfile.
A Semana Farroupilha 2007 inicia oficialmente em 18 de agosto, com o acendimento da Chama Crioula, no município de São Nicolau. A cavalgada que traz o fogo simbólico para Porto Alegre irá percorrer 550 km em aproximadamente 20 dias.

Vivência de Prenda

29 de maio de 2007 0
A santa-mariense Vanessa de Oliveira Pilla foi a 24ª Primeira Prenda do Rio Grande do Sul, no ano de 1994. Doze anos se passaram e hoje Vanessa já está casada, mora no Riode Janeiro, é formada em arquitetura e acompanha (como e quando pode) o tradicionalismo. Conversamos rapidamente com ela. Veja a entrevista.

Blog: Qual a emoção de acompanhar novamente um Concurso de Prendas?
Vanessa: Diferente. Uma emoção muito forte. Não imaginamos ser relembrada depois de tanto tempo. Fiquei muito emocionada com o carinho recebido de todos, a homenagem do Bertolini (Erival Bertolini – coordenador da 13ª RT)

Blog: Qual a importância de ter sido prenda?
Vanessa: A Mariana expressou muito bem em sua despedida. O mais importante é a vivência, o aprendizado. A gente aprende e ensina. Lidera e é liderada. Desse tempo é que tiro importantes aprendizados, lições. Fui criada no meio tradicionalista e levo muito disso para a minha vida.

Blog: Qual a mensagem para as novas prendas do RS?
Vanessa: Mais importante que a prova, que a faixa, é a convivência, é participar da família tradicionalista. Ali aprende-se valores importantes, que nos ajudarão a enfrentar as dificuldades que a vida nos apresentará.

Prenda Agilizada

29 de maio de 2007 1
A Primeira Prenda do Rio Grande do Sul, Janine Appel, foi recebida com carreata em sua cidade natal, Julio de Castilhos, na noite de domingo. Já na segunda, nada de descanso. No início da tarde de ontem, a representante da mulher gaúcha reuniu-se com o prefeito do município, João Vestena, acompanhada dos patrões de sua entidade, Airto e Salete Maçalai e do posteiro da invernada do CTG, Rodnei Bastos, para iniciar a preparação do 38ª Concurso Estadual de Prendas, em maio de 2008. No encontro, a prefeitura assumiu compromisso de ser parceira na organização do evento.

Marcou presença

28 de maio de 2007 3

A abertura do fandango oficial do 37ª Concurso Estadual de Prendas, sábado à noite, emocionou as quase 2 mil pessoas no Centro Desportivo Cultural, em Santa Maria. O grupo Marcando Presença, formado por nove portadores de Síndrome de Down, fizeram uma belíssima apresentação com o tema preservação do meio ambiente. Ao som da canção Planeta Terra, de Guilherme Arantes, Andressa, Camilo, Vivian, Vanessa, Floriano, José Guilherme, Élvio, Patrícia e João, orientados por Maria Rita, mostraram a importância de cuidar da água.
O grupo formou-se há sete anos atrás, coordenado pela educadora especial Patrícia Santos. Segundo Maria Rita, uma das voluntárias que ajuda no trabalho, a turma realiza aproximadamente 50 shows por ano, em escolas, eventos e universidades.

Primeira Prenda é da 9ª RT

27 de maio de 2007 2

O Rio Grande do Sul elegeu ontem à noite as novas representantes da mulher gaúcha, durante o 37ª Concurso Estadual de Prendas, em Santa Maria. Janine Appel, do CTG Júlio de Castilhos, de Júlio de Castilhos (9ª Região Tradicionalista) é a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. Cristina Silva Borges, do 35 CTG, de Porto Alegre (1ª RT), é a 2ª Prenda Adulta e Milane Soares da Fonseca, do CTG Raul Silveira, de Canguçu (21ª RT) é a 3ª Prenda Adulta. É a quarta vez que a prenda adulta pertence a 9ª RT, composta atualmente por 20 municípios.
Janine foi a prenda com maior pontuação na média geral das provas. De 24 a 26 de maio, as participantes responderam a um questionário com 35 questões sobre a história, a geografia e o tradicionalismo no Estado; mostraram suas habilidades artísticas na dança de salão e na dança tradicional, no canto, da declamação, na poesia e na oratória. A mostra folclórica, outro item de avaliação, teve como tema a história das Regiões Tradicionalistas, em que a pesquisa e a capacidade de oralidade eram os quesitos avaliados.
O 37ª Concurso Estadual de Prendas aconteceu no Avenida Tênis Clube, em Santa Maria. No mês de junho, já se inicia a fase regional do Concurso.

Ponto de Encontro

26 de maio de 2007 0

A Marca Grande, erva-mate marca própria do MTG, está sendo distribuída ao público presente no 37ª Concurso Estadual de Prendas, em Santa Maria. O local virou ponto de encontro dentro do Avenida Tênis Clube, reunindo os apreciadores do bom chimarrão e da prosa buenacha. Quem passa por ali, também encontra água quente e um belo espaço de convivência. Confira no site do MTG – http://www.mtg.org.br/ – os locais em que pode ser encontrado o produto no Rio Grande do Sul

Homenagem às prendas

26 de maio de 2007 0

Os peões do Estado também renderam homenagens às prendas 2006/2007. No coquetel de despedida, declamaram uma poesia composta por Rômulo Chaves especialmente para elas. Veja dois trechos…

Feito botão de rosa
Floresce a beleza sulina
Em cada rosto de menina
Em cada prendinha mimosa.
Por isso, em verso ou em prosa
Em qualquer discurso enfim,
Necessário pensar assim:
O que mais eu preciso?
Se o Sul brota no sorriso
De cada prenda mirim. (…)

(…) Priscila e Kelly
juntamente com Venissa
são crioula premissa
de uma lógica ancestral.
Ao perseguir um ideal,
A mulher deste Rio Grande,
É a força que se expande
De maneira sem igual. (…)

Até breve, Prendas

26 de maio de 2007 0

A tradicional despedida das prendas, que acontece depois da Solenidade de Abertura, mostrou a união e o trabalho realizado pelas representantes da gestão 2006/2007, recebendo salvas de palmas emocionadas do público presente. Na foto, as prendas com a lembrança recebida pelo casal padrinho Edemar e Isolde.

Dez anos de Coordenadoria

25 de maio de 2007 2

Em 2007, Erival Bertolini completa dez anos como coordenador da 13ª Região Tradicionalista, sendo o coordenador com mais tempo de atuação em uma RT. Sargento da Reserva do Exército, é pai de três filhos (Erival Bertolini Jr., Sérgio Augusto e Tiago), e casado com Maria Isabel. Bertolini conta que a Região está orgulhosa de poder receber o Rio Grande no 37ª Concurso de Prendas, em Santa Maria e que o evento é um estímulo para a formação de novas prendas.