Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2007

Ecos do Concurso

30 de junho de 2007 0
A edição de julho do Eco da Tradição traz como reportagem de capa a cobertura da fase regional da Ciranda Cultural de Prendas e do Entrevero Cultural de Peões, que acontece hoje em todo o Estado. Se você tem informações sobre o andamento das provas na sua região, escreva para o jornal, através do e-mail imprensa@mtg.org.br.

Garibaldi: O homem e o mito

30 de junho de 2007 0
Este é o título da matéria de capa do Caderno Cultura, de Zero Hora, de hoje. A reportagem, escrita pelo jornalista Humberto Trezzi, narra a transformação do líder farroupilha Giuseppe Garibaldi de “pirata” para “herói”. Segundo o historiador gaúcho Álvaro Bischoff, em entrevista para ZH, “Giuseppe seria um estrangeiro como os outros na Revolução Farroupilha, com participação transitória e não decisiva. Como herói, ele é uma construção, bem cimentada, mas uma construção”, argumenta Bischoff.
A reportagem apresenta uma breve biografia de Garibaldi, além de trechos de suas memórias. Em uma das reproduções, Garibaldi registra o momento em que recebeu do governo farroupilha a carta de corso. “Enfim, éramos corsários. Com dezesseis homens de equipagem e um navio, éramos capazes de declarar guerra a um império…O oceano me pertencia e eu tomava posse do meu império. Desfraldava-se pela primeira vez, naquelas costas meridionais, uma bandeira de emancipação! A bandeira republicana do Rio Grande.”
E você, acha que Garibaldi não passa de um mito? Escreva sua opinião no comentário deste blog ou para o e-mail imprensa@mtg.org.br

É hoje

29 de junho de 2007 0
Logo mais, às 19 horas, acontece a cerimônia de Posse do Diretor da Ordem dos Cavaleiros (ORCAV) do MTG, na sede da entidade. O tradicionalista Alencar Feijó da Silva assume o comando do departamento. Após a solenidade, haverá jantar na Churrascaria Roda de Carreta, junto ao 35 CTG, ao valor de R$ 12 por pessoa.

Ano Garibaldino

29 de junho de 2007 0
A celebração do bicentenário de Giuseppe Garibaldi, um dos principais nomes da Revolução Farroupilha, tem recebido a atenção merecida. Porto Alegre sediará, no dia 12 de julho, um encontro internacional em homenagem ao herói, na Assembléia Legislativa. Na ocasião, será lançado o livro “Os Caminhos de Garibaldi na América”, que reúne artigos de pesquisadores italianos e brasileiros sobre a trajetória do general na região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.viapolitica.com.br. A oportunidade marca também o lançamento de um selo. O Caderno Cultura de Zero Hora, publicado aos sábados, traz o líder como tema central.

Homenagem Juliana

29 de junho de 2007 0
Dois importantes tradicionalistas participam hoje do IV Encontro Juliano, promovido pelo Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Paixão Côrtes e Antônio de Sá Siqueira serão homenageados pela instituição durante a comemoração do Dia do Juliano. A solenidade, às 19 horas, também homenageia ex-presidentes do colégio. Côrtes e Siqueira integraram o Grupo dos 8, reunião de jovens que organizou a primeira Ronda Crioula, que em 2007, comemora 60 anos.

Dia da música Nativista

28 de junho de 2007 0
O parlamento gaúcho aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui o Dia Estadual da Música Nativista, a ser comemorado em 8 de dezembro. A data é uma homenagem ao dia da primeira apresentação da Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana, em 1971. Para o autor do projeto, deputado Adilson Troca (PSDB), a música ultrapassa os limites dos centros de tradições, dos festivais e dos rodeios. “As canções nativistas têm uma grande força telúrica, que incentivou a expansão, a organização e a solidificação do movimento tradicionalista”, argumenta.

Guapos da Agronomia na Itália

28 de junho de 2007 1

Mais um grupo de danças gaúcho está de malas prontas para o exterior. O Guapos da Agronomia, de Passo Fundo (7ª RT) participam, de 15 a 31 de julho, de dois Festivais de Folclore nas cidades de Vignanello e Ausonia, na Itália. Vinte cinco tradicionalistas da invernada adulta representam a entidade, fundada em três de maio de 1997 e atualmente composta por 120 pessoas, divididas em cinco invernadas.
O grupo ainda corre contra o tempo na busca por patrocinadores para a viagem. Recentemente, a prefeitura contemplou o grupo com a concessão de um terreno no bairro Lucas Araújo, onde será construído um galpão para o grupo. Empresas interessadas em colaborar com a invernada podem entrar em contato através do e-mail betomayer@gmail.com.

Curso de Tradicionalismo

27 de junho de 2007 0
As inscrições para o Curso de Tradicionalismo, promovido pelo IGTF, continuam abertas até o dia 3 de julho. A iniciativa visa proporcionar conhecimentos mais amplos da nossa história e folclore, da tradição e da identidade do gaúcho. Com duração de 16 semanas, o programa aborda temas como História do Rio Grande do Sul, os símbolos oficiais, as danças folclóricas, a literatura gauchesca, entre outros temas.
As aulas acontecerão no Galpão Jayme Caetano Braun, no Centro Administrativo Fernando Ferrrari, sempre às terças-feiras, das 18h30min às 21h30min. A taxa de inscrição é de R$ 50, com entrega de certificados ao final do curso. Informações pelo telefone (51) 3228.1711 e pelo e-mail igtf@via-rs.net.

Tertúlia no Lomba Grande

27 de junho de 2007 0
A Sociedade Gaúcha de Lomba Grande convida para Tertúlia Especial com janta, no dia 3 de julho. A programação inicia às 20h30, com janta e logo após. Às 22h, haverá baile com o grupo Os Monarcas e homenagem ao conjunto Os Serranos, pelos 38 anos de história. Informações através do telefone (51) 3596.2698, com Marisa ou pelo e-mail ctglombagrande@bol.com.br.

Concurso Regional

27 de junho de 2007 1
O MTG promove, dia 30 de junho, a fase regional da Ciranda Cultural de Prendas e do Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul. As provas acontecem simultaneamente em 29 municípios, somando 471 candidatos, entre prendas e peões. Nesta etapa são selecionados os representantes de cada uma das 30 Regiões Tradicionalistas que participarão da fase Estadual dos eventos.
As provas seguem as diretrizes estaduais, testando conhecimentos de história e geografia e tradicionalismo do Rio Grande do Sul na parte escrita. Para as prendas, as habilidades artísticas e a oratória também são avaliadas. Para os peões, além da parte artística, também são submetidos à atividades campeiras. A fase Estadual do Entrevero de Peões acontece em abril de 2008, no município de Tupanciretã, e a Ciranda de Prendas, em maio próximo, em Júlio de Castilhos.