Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2007

Jornal terá assinatura obrigatória

29 de julho de 2007 0
Até o final do ano, as entidades tradicionalistas filiadas deverão realizar a assinatura do ECO DA TRADIÇÃO, órgão de divulgação oficial do MTG. A decisão foi tomada por unanimidade durante a Convenção Tradicionalista de Passo Fundo. Com periodicidade mensal, a publicação é atualmente enviada apenas para assinantes, sendo mantido pela Fundação Cultural Gaúcha. A proposta busca fortalecer o veículo, que hoje é deficitário. A assinatura anual custa R$ 50 e é remetido pelo correio para seus assinantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3223.5194 ou pelo e-mail lojafcg@mtg.org.br.

Mudanças no Regulamento do Entrevero

28 de julho de 2007 0
A 72ª Convenção Tradicionalista aprovou uma série de alterações no Regulamento do Entrevero de Peões. No novo formato, que entra em vigor no ano de 2008, a prova campeira passa a valer 40 pontos e a prova escrita representa agora 20 pontos. O objetivo da mudança é criar condições para a valorização crescente das atividades relacionadas com as lides campeiras, culturais e artísticas da tradição gaúcha, além despertar o interesse pelo estudo e pesquisa de História, Geografia e Tradição. O Entrevero está na 20ª edição. A matéria completa sobre as alterações da Convenção estará no ECO DA TRADIÇÃO de agosto.

Quem é?

28 de julho de 2007 0
A missão do Coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Sebastião Cavalheiro, é cuidar permanentemente dos 42 municípios e mais de 60 CTG’s, sem contar os quadros de laço e piquetes que formam a região. Natural do interior de Passo Fundo, Cavalheiro tem uma longa história no tradicionalismo, já laçando desde os 13 anos de idade. Antes de assumir a coordenadoria, o tradicionalista já participou quatro anos da patronagem do CTG Dom Luis Felipe de Nadal, sendo dois como patrão. Também já ocupou o cargo de Diretor de Patrimônio da 7ª RT, além de conselheiro da Região por três anos.

Convenção Aberta

28 de julho de 2007 0
A solenidade de abertura da 72ª Convenção Tradicionalista, em Passo Fundo, contou com a presença do vice-prefeito local, Adirbal da Silva Corralo, que manifestou, com direito inclusive a declamação de versos do poeta Marco Aurélio Campos (Boca), a alegria com que o município está recebendo o evento, que hoje integra as comemorações dos 150 anos da cidade. O presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, mencionou a importância da Convenção Tradicionalista para os gaúchos, através de um discurso sério, que arrancou aplausos dos presentes. O presidente também anunciou que a festa de 41 anos do MTG será realizada no município. O presidente do IGTF, Manoelito Savaris, o coordenador da 7ª RT, Sebastião Cavalheiro, o presidente da Comissão Organizadora, Carlos Pinheiro de Almeida, o Peão Farroupilha, Bruno Fernandes dos Santos e a Primeira Prenda do Rio Grande do Sul, Janine Appel também estiveram presentes na solenidade.

Suspenso o artigo 93

28 de julho de 2007 1
A segunda sessão plenária da Convenção Tradicionalista encerrou ontem, sexta-feira, com a apresentação de 11 proposições. A retirada do artigo 93 da Coletânea da Legislação Tradicionalista, que impede a alteração do Regulamento Geral do MTG por cinco anos, foi uma das principais votações. De autoria da Diretoria do MTG e relatoria do Conselheiro Fábio Braga Matos, a proposta teve manifestações favoráveis ao parecer do coordenador da 13ª RT, Erival Bertolini e do Conselheiro do MTG, Neimar Iop. O Coordenador da 1ª RT, Nelson Lima dos Santos e da 25ª RT, Jô Arse, além do Conselheiro Benjamin Netto pronunciaram-se contrárias ao parecer. Alterações nos Regulamentos do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (ENART), da Festa Campeira (FECARS), além de adaptações do estatuto ao novo código também fizeram parte da sessão de debate.

27 de julho de 2007 0
A loja da Fundação Cultural Gaúcha está funcionando até domingo, dentro do auditório da AABB, durante a 72ª Convenção Tradicionalista. Produtos da Marca Grande, livros, DVD’s e CD’s estão à disposição dos tradicionalistas. No local, também estão sendo feitas assinaturas do jornal ECO DA TRADIÇÃO, ao valor de R$ 50. Um dos lançamentos previstos neste evento é o livro de Doroty Neves Teixeira Machado, “Um Taura Rastreando seu Passado”.

Fala Tchê

27 de julho de 2007 0
A pergunta é: O que você acha da diminuição do valor da prova escrita e aumento da campeira? Quem responde é o Peão Destaque Cultural do Rio Grande do Sul 2007/2008 – Maickel Martins Danielce.
Maickel – Sou favorável. Acredito que a parte campeira é essencial no Entrevero Cultural de Peões, pois o homem gaúcho sempre esteve ligado ao campo. As lides campeiras não excluem a necessidade de conhecimento, pois também estamos falando de cultura.

Você Sabia?

27 de julho de 2007 0
A mesa diretora dos trabalhos da Convenção Tradicionalista é composta, segundo a Coletânea da Legislação Tradicionalista, pelo presidente do MTG, vice-presidentes e secretário-geral. Nesta edição, quem preside os trabalhos é Oscar Fernande Gress, sendo acompanhado do vice-presidente administrativo, Flávio Belmonte, vice-presidente de Cultura, Ivo Benfatto, do vice-presidente de Eventos, João José Ney, do vice-presidente de Finanças, José Maria de Vargas. Na secretaria, o secretário-geral do MTG, Hélio Ferreira, e Paulo Roberto de Fraga Cirne.

Credenciamento Convenção

27 de julho de 2007 2

Para as Regiões Tradicionalistas que enviaram inscrições antecipadas, a lista de assinatura deverá ser assinada sábado de manhã, entre 8h e 9h. Para tradicionalistas que ainda desejarem participar da 72ª Convenção Tradicionalista e que não tenham feito inscrições antecipadas, as mesmas podem ser feitas até 21h de hoje, sexta-feira. Os certificados de participação serão entregues no sábado, a partir das 18h.

Concursos são tema da 1ª Plenária

27 de julho de 2007 0
A 1ª Sessão Plenária da 72ª Convenção Tradicionalista, em Passo Fundo, 7ª RT, traz propostas de alterações do regulamento do Entrevero Cultural de Peão e Guri Farroupilha e Ciranda Cultural de Prendas. O início dos trabalhos aconteceu às 9h30min, de sexta-feira, com a proposição de autoria de Ivo Benfatto e relatoria do vice-presidente administrativo do MTG, Flávio Belmonte (foto). Até o final da manhã, estão previstas a discussão de mais quatro proposições, todas relativas a mudanças nos artigos do regulamento da Ciranda Cultural de Prendas.