Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2007

Folclore

28 de novembro de 2007 0
A Zero Hora de hoje (28.11) publica matéria bem interessante sobre o folclore, com depoimentos de três nomes bem conhecidos dos gaúchos: Paixão Côrtes, Inezita Barroso e Zé Gomes. Intitulada “Onde estão nossas raízes?”, a matéria debate a questão do folclore no Brasil e no Rio Grande do Sul. Vale a pena conferir.

Semana do Folclore

27 de novembro de 2007 0
Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore realiza a Semana do Folclore. O evento acontecerá entre os dias 02 e 06 de dezembro e faz parte das atividades comemorativas do Dia do Folclore – comemorado no dia 22 de agosto.
Segundo o presidente do IGTF, Manoelito Savaris, o evento Uma semana para o FOLCLORE – homenagem ao artista regional busca a socialização do jovem, através do conhecimento da história e da cultura do nosso Estado. “A realização das palestras de cunho folclórico, tradicional, histórico e sociológico, e os debates que deles decorrerem estarão implementando trabalho de arte-educação desenvolvido por pesquisadores” afirma Savaris.
No dia 02 de dezembro será realizada uma grande festa, a partir das 15h, no Parque da Redenção. As demais atividades (de 03 a 06 de dezembro) acontecerão no Galpão Jayme Caetano Brum IGTF, localizado junto ao Centro Administrativo de Porto Alegre. As palestras, oficinas e os shows são GRATUITOS. Para participar basta fazer inscrição no site do IGTF www.igtf.rs.gov.br ou enviar e-mail para: imprensa@igtf.rs.gov.br.

Palestra

20 de novembro de 2007 0

O CTG Gomes Jardim, através das prendas Iasmin dos Santos e Bárbara dos Santos Vicente, promove palestra de conscientização sobre a importância da preservação ambiental, no dia 22 de novembro, às 20 horas, na sede da entidade. A programação inicia às 20 horas, com o credenciamento dos interessados. Às 20h30, haverá palestra com representantes da Associação do Meio Ambiente (AMA). Logo após, às 21h, será encenada peça teatral, organizada pelos alunos da escola Municipal Zilá Paiva Rodrigues Jardim. O encerramento está previsto para às 22h, com coquetel e entrega de certificados. Informações pelo telefone (51) 9665.9763 ou 8401.2152.

Campeões do ENART 2007

19 de novembro de 2007 9
O CTG Rancho da Saudade é o campeão do ENART 2007. A entidade, que no ano passado havia conquistado o segundo lugar, abordou como tema de entrada e saída as lendas e contos gauchescos, com destaque para o Negrinho do Pastoreio. Confira abaixo a relação dos 15 primeiros colocados. As cinco primeiras invernadas já estão automaticamente classificadas para o próximo ano. Durante o final de semana, mais de 70 mil pessoas estiveram presentes no Parque da Oktoberfest, prestigiando as 23 modalidades artísticas em disputa.

CLAS. ENTIDADE LOCALIDADE RT
1º. CTG RANCHO DA SAUDADE CACHOEIRINHA 1ª
2º. CTG ALDEIA DOS ANJOS GRAVATAÍ 1ª
3º. CPF PIÁ DO SUL SANTA MARIA 13ª
4º. CTG POTREIRO GRANDE TRAMANDAÍ 23ª
5º. GAN IVI MARAÉ SÃO LEOPOLDO 12ª
6º. CTG CLUBE FARROUPILHA IJUÍ 9ª
7º. CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA SANTA MARIA 13ª
8º. CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª
9º. CTG GILDO DE FREITAS PORTO ALEGRE 1ª
10º. CTG ESTÂNCIA GAÚCHA CANOAS 12ª
11º. U. G. SIMÕES LOPES NETO PELOTAS 26ª
12º. CTG JOÃO SOBRINHO CAPÃO DA CANOA 23ª
13º. CTG LANCEIROS DE SANTA CRUZ SANTA CRUZ DO SUL 5ª
14º. CTG TIARAYÚ PORTO ALEGRE 1ª
15º. DTG AVENIDA TÊNIS CLUBE SANTA MARIA 13ª

Estrutura maior e nova modalidade no ENART 2007

13 de novembro de 2007 1
Santa Cruz já está preparada para receber o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), que acontece na cidade entre os dias 16 e 18 deste mês, no Parque da Oktoberfest. A novidade da 22ª edição do evento é a inclusão da modalidade Danças Gaúchas de Salão, contemplando chote, milonga, chamamé, rancheira, valsa, bugio, polca e vaneira. O instrutor de danças, Nivaldo Rosa, que acompanhou os participantes durante as etapas inter-regionais tem expectativas positivas a respeito da nova modalidade. “A qualidade dos concorrentes está muito boa”, afirma Rosa. Para ele, a tendência é que número de participantes já aumente significativamente no ano que vem, assim que a novidade for assimilada.
Considerado um dos maiores festivais artístico-amadores da América Latina, o ENART reúne aproximadamente 2,5 mil competidores, em sua fase final, divididos em 22 modalidades artísticas, como Danças Tradicionais, chula, declamação, causo, trova, entre outros. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, o festival valoriza o artista amador, através da integração e intercâmbio cultural das diversas regiões do Estado.

Estrutura

A análise de centenas de formulários distribuídos em 2006 foi o ponto de partida para as melhorias implementadas no Parque da Oktoberfest, que recebe anualmente cerca de 50 mil visitantes nos quatro dias de evento. A primeira providência foi o aumento da capacidade do acampamento, que em 2007, chega a sete mil pessoas. A Comissão Organizadora também instalou 20 tanques novos e ampliou a rede de chuveiros em aproximadamente 30%. A área de alimentação oferece um refeitório, além de praça de alimentação e lojas para o comércio de indumentária e produtos típicos.
Ainda atendendo as solicitações do público, o ENART 2007 irá oferecer shows artísticos nas dependências do Parque. A dupla César Oliveira & Rogério Melo (veja entrevista na página 5 desta edição), além de shows locais irão animar os visitantes após o encerramento das provas.

FECARS

08 de novembro de 2007 0
O Conselho Diretor do MTG deliberou ontem sobre as cartas de interesse dos municípios para sediar a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), no período de 2009 a 2013. A análise inseriu na disputa as localidades de Gravataí e Santo Augusto. A decisão final acontece no dia 15 de dezembro.

Semana Farroupilha 2008 tem tema definido

06 de novembro de 2007 0
“Nossos símbolos: nosso orgulho!” é o tema da Semana Farroupilha 2008. Definido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, o temário irá valorizar os símbolos oficiais do Rio Grande do Sul, com o propósito de torná-los mais conhecidos e valorizados. O projeto congrega primeiramente os 11 símbolos listados na legislação: Bandeira, Hino, Armas, a planta Erva-mate, a ave Quero-Quero, a flor Brinco-de-princesa, o Cavalo Crioulo, a planta medicinal Macela, a bebida Chimarrão, e o prato típico Churrasco. Simbologias como o galpão de estância, a Chama Crioula, monumento do Laçador, em Porto Alegre, monumento do Imigrante, em Caxias, além de demais símbolos municipais, também poderão ser trabalhados localmente.
Para cumprir a função didática e aculturadora dos festejos está sendo planejada a edição de um livro, contando a origem, o significado e as utilizações dos respectivos símbolos. A publicação deve ser lançada em janeiro de 2008. O temário, assim como nos anos anteriores, também será trabalhado em escolas, nos centros de tradições gaúchas e nas sociedades literárias regionais.
Segundo a Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas, o Desfile de 20 de Setembro irá permanecer na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. O acendimento da Chama Crioula, ato que simboliza o início das comemorações, irá acontecer dia 23 de agosto. A cidade será escolhida no Congresso Tradicionalista, que acontece em Sant’ana do Livramento, no segundo final de semana de janeiro.