Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2008

Reunião Coordenadores

25 de janeiro de 2008 0
O Movimento Tradicionalista Gaúcho promove, dia 1° de março, às 9h, na sede da entidade, a segunda reunião de coordenadores e diretores campeiros das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul. A pauta é Festa Campeira, Entrevero Cultural de Peões e Seminário Tradicionalista.

Pajadores

23 de janeiro de 2008 0
Os pajadores Jadir Oliveira, José Estivalet, Pedro Junior da Fontoura e Celso Oliveira já são alguns dos nomes confirmados para o Encontro de Pajadores, que acontece dia 30 de janeiro, no Galpão Jayme Caetano Braun, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Capital. Com entrada franca, o evento também comemora os 30 anos de atividades do pajador Paulo de Freitas Mendonça, apresentando ainda uma mostra fotográfica das andanças do pajador brasileiro por diversos países.

Formatura

18 de janeiro de 2008 0

O Curso de Formação Tradicionalista, iniciativa que vem aumentando sua importância a cada ano, formou sua sexta turma na noite de 12 de janeiro passado, durante a realização do 55° Congresso Tradicionalista. O vice-presidente de Cultura, Ivo Benfatto, foi eleito como paraninfo da turma, que contou com os seguintes formandos: Amauri José Neuwald, Antônio Cândido de Vargas, Bruno dos Santos, Carlos Alberto Garcia dos Santos, Clair Menezes dos Santos, Fabrícia Marques Coelho, Glacira Barbosa Pravitz, Joaquim José Oliveira, José Nicanor Castilhos de Oliveira, Luiz Carlos Velasques Soares, Mariana Coutinho Faes, Nair R. Marques Coelho, Roberto Inácio Klahr, Samuel Molina Schnorr e Valter Nunes Portalete. Confira o calendário dos cursos de formação para 2008. Informações podem ser obtidas pelo e-mail cursos@mtg.org.br

29 de Março – CFOR Básico
05 de Abril – CFORzinho (9 a 15 anos)
07 de Junho – CFOR Básico
21 de Junho – CFOR Avançado – 1ª Parte
12 de Julho – CFOR Avançado – 2ª Parte
11 de Outubro – CFOR Básico
06 de Dezembro – CFOR Básico

GAN Ivi Maráe em Pernambuco

15 de janeiro de 2008 0
O Grupo de Artes Nativas Ivi Maraé, de São Leopoldo, da 12ª Região Tradicionalista irá representar o Estado no 29° Festival Internacional de Folclore de Caruaru, em Pernambuco, no mês de março. A entidade foi convidada pelo Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF/Brasil), após receber o prêmio pela quinta colocação no ENART 2007.
Os recursos para a viagem serão captados junto à empresários da região e através da realização de jantares dançantes, meio-frangos e rifas. Interessados em colaborar com a entidade, podem entrar em contato pelo telefone (51) 9354.9475 ou pelo e-mail edinhobritto@gmail.com.

Chama será acesa em São Leopoldo

14 de janeiro de 2008 0
A cidade de São Leopoldo, da 12ª Região Tradicionalista, irá sediar o Acendimento da Chama Crioula em 2008. A decisão foi tomada durante o 55° Congresso Tradicionalista, que aconteceu em Santana do Livramento, no último final de semana. O evento reuniu dois mil tradicionalistas entre os dias 11 e 13 de janeiro, que também escolheu Canguçu como sede do próximo Congresso Tradicionalista, em janeiro de 2009. A reportagem completa do Congresso, com todas as deliberações, estará no próximo ECO DA TRADIÇÃO, que irá circular no início de fevereiro.

Entrevista Paulo Guimarães

10 de janeiro de 2008 0
O Blog do MTG entrevista o tradicionalista e comunicador Paulo Guimarães, que irá palestrar no VI Encontro de Comunicadores do MTG, que acontece no sábado, dia 12, no PTG Jayme Caetano Braun, em Livramento. Guimarães aborda o tema “A utilização da internet pelo tradicionalismo”.
Blog – A utilização de novas ferramentas como blogs e fotologs compromete a tradição?
PG – De maneira alguma, pelo contrário só ajuda o tradicionalismo, pela instantaneidade da informação.
Blog – Como o tradicionalismo pode utilizar estas ferramentas em seu benefício?
PG – Os tradicionalistas devem usar todas as ferramentas disponíveis, como blogs, sitios, etc , e sobre isso discorrerei na minha palestra para bem divulgar os eventos, principalmente os eventos culturais, grandes projetos culturais são feitos por esse Brasil a fora e ninguém fica sabendo. Por intermédio da internet, todos que tem acesso, ficam imediatamente sabendo e assim poderão copiar as coisas boas e acertar as coisas que porventura estiverem fazendo errado.

Blog – Como tu avalias a comunicação tradicionalista hoje?
PG – A comunicação tradicionalista hoje, na minha opinião, é precaríssima. Muitos CTG’s nem e-mail têm, que dirá sites, muitos nem comunicação interna para seus associados, com isso deixam de alavancar seus eventos, trazendo mais público para eles e divulgando as coisas boas que a Cultura Tradicionalista possui.Os CTG’s são verdadeiros elefantes em força, mas ainda adormecidos, a hora que acordarem e se dispuserem a fazer valer a sua força cultural, ética, moral, e bem divulgarem tudo isso, se tornarão verdadeiros pólos irradiadores de cultura e ética para todo o mundo.

Encontro de Comunicadores

10 de janeiro de 2008 1
O Departamento de Comunicadores do MTG promove, dia 12 de janeiro, no PTG Jayme Caetano Braun, em Santana do Livramento, o VI Encontro de Comunicadores da Cultura Gaúcha, paralelamente as atividades do 55° Congresso Tradicionalista. O tema deste ano é “A integração e a interação da imprensa tradicionalista: como divulgar o MTG ?”. Como palestrantes do evento, estão os comunicadores Paulo Guimarães, abordando “a utilização da internet pelo Tradicionalismo” e o prof José Aldomar de Castro, tratando “A cultura tradicionalista no rádio, no jornal e na televisão”. O Departamento também realiza, no mesmo local e data, o I Encontro dos Núcleos Regionais de Comunicadores.

Congresso

10 de janeiro de 2008 1
A escolha da cidade que irá sediar o acendimento da Chama Crioula em 2008 será realizada no próximo final de semana, em Sant’Ana do Livramento, durante o 55° Congresso Tradicionalista, que acontece de 11 a 13 de janeiro, no Ginásio do Irajá (Avenida Saldanha Gama, 780). Cinco cidades estão na disputa: Alegrete, São Leopoldo, Rio Pardo, Rio Grande e Venâncio Aires.
Primeira atividade do calendário de eventos do MTG, o Congresso também irá promover a eleição da nova diretoria do Movimento. Na disputa, em chapa única, concorre a gestão “Orgulho de Ser Gaúcho: Ano 4”, liderada pelo atual presidente, Oscar Fernande Gress. O evento irá analisar ainda outras 22 propostas enviadas por tradicionalistas. O voto é concedido a todos os CTG’s, que estiverem com a situação regularizada com a entidade.
O temário desta edição contempla três abordagens: o MTG e a educação formal, o tradicionalismo como instrumento de inclusão social e o fortalecimento das entidades como sustentação dos objetivos tradicionalistas. Esta é a primeira vez que Sant’Ana do Livramento, pertencente a 18ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul, sedia a realização de um Congresso Tradicionalista.

Falecimento

08 de janeiro de 2008 0
A tradicionalista Francisca Antônia da Cunha, a Tia Nina, foi sepultada ontem no Cemitério de Guaíba. Aos 86 anos, ela era uma das mais animadas integrantes de cavalgadas promovidas pela 1 Região Tradicionalista. Em uma de suas últimas aventuras, percorreu os 600 quilômetros da cavalgada de acendimento da Chama Crioula, de São Nicolau até Porto Alegre.

Chama Crioula

07 de janeiro de 2008 0
Uma das propostas do 55° Congresso Tradicionalista, no próximo final de semana, será a escolha do local de acendimento da Chama Crioula em 2008. Cinco cidades estão na disputa: Alegrete, São Leopoldo, Rio Pardo, Rio Grande e Venâncio Aires. Escreva seu comentário ou envie e-mail para imprensa@mtg.org.br, dizendo qual cidade deve realizar o evento, na sua opinião, e por que motivo.