Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2008

Tchencontro premia tradicionalistas

31 de outubro de 2008 0
O CTG Tropeiros da Querência, em Arroio Grande, foi sede no último sábado (dia 25/10), do 17ª Tchêncontro Regional, da 21ª Região Tradicionalista. Participaram do evento prendas e guris titulados das entidades da Região, através da apresentação de trabalhos escritos. Os vencedores em cada uma das modalidades (Prenda Mirim, Prenda Juvenil, Prenda Adulta, Peão e Guri) receberamm o troféu entitulado Vera Lucia Schiavon Luiz.
Resultados:
Prenda Mirim: Amanda Gonçalves dos Santos – C.C.T.G.. Lila Alves – Pinheiro Machado
Guri: Josué Bandeira Garcia – C.C.T.G. Lila Alves – Pinheiro Machado
Prenda Juvenil: Caroline Afonso da Silva – C.C.T.G. Lila Alves – Pinheiro Machado
Prenda: Cristiéle Fonseca Costa – C.T.G. Cancela da Querência
Melhor Prova Oral: Amanda Gonçalves dos SantosC.C.T.G. Lila Alves – Pinheiro Machado
Confira algumas fotos da premiação do Tchencontro e mais informações no blog da 21ª RT: http://21regiaotradicionalista.blogspot.com

Savaris autografa livro sobre história do Rio Grande do Sul

31 de outubro de 2008 0
O presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Manoelito Savaris, autografa, no dia 04 de novembro, às 19h, na Livraria Cultura, a obra “Rio Grande do Sul: História e Identidade”. O livro, de 224 páginas, é o resultado de décadas de estudo e vivência tradicionalista e inicia com a descrição de uma série de conceitos fundamentais para o entendimento do tradicionalismo e suas distinções de nativismo e gauchismo. Os segundo e terceiro capítulos relatam momentos importantes da história do Rio Grande do Sul e do Movimento Tradicionalista Gaúcho organizado. O último capítulo apresenta alguns nomes importantes para a construção da história do Estado.
O trabalho tenta mostrar como o avanço tecnológico, o crescimento das comunicações e o surgimento de fenômenos como a globalização, não foram capazes de alterar a essência da identidade regional gaúcha, fortemente defendida pelos CTG’s.
Aposentado no posto de Tenente Coronel da Brigada Militar, Manoelito Savaris iniciou sua vida tradicionalista como patrão do Centro de Tradições Gaúchas Heróis Farroupilhas e Campo dos Bugres, em Caxias do Sul. Foi Coordenador da 25ª Região Tradicionalista e presidente do MTG por cinco gestões, de 2001 a 2003 e de 2005 a 2006 e desde o ano passado, preside o IGTF.
O que: Lançamento do livro “Rio Grande do Sul – História e Identidade”, de Manoelito Savaris
Quando: 04 de novembro
Horário: 19 horas
Onde: Livraria Cultura – Bourbon Shopping Country

Seletiva Regional da 11 RT

23 de outubro de 2008 0
A 11ª Região Tradicionalista realiza de 24 a 26 de outubro a Seletiva Regional. O evento é dirigido aos campeiros que desejam participar da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) 2009. No dia 26, a partir das 8h, acontece um Seminário de Prendas e Peões, como iniciativa integrante do evento. O Peão Farroupilha, Bruno Fernandes, palestra sobre o tema “Tradição Gaúcha: Usos e Costumes”.

.

Encontro Regional em Santa Cruz

23 de outubro de 2008 0
Acontece dia 26, no DTG Associação Atlética Souza Cruz, em Santa Cruz do Sul, o Encontro Regional da Juventude em Ação, com a participação da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Gabrielli da Silva Pio, que palestra sobre o tema “A importância social do prendado e indumentária feminina”. A iniciativa conta ainda com atividades de integração, comandadas pela 1ª Prenda da 5ª RT, Mariela Mendes da Silva.

Programação:
13h30: Credenciamento
14h: Abertura
14h30: Palestra “A importância social do prendado e indumentária feminina”
15h30: Atividade de Integração

CTG em Miami reabre atividades tradicionalistas

22 de outubro de 2008 0
O CTG Nova Querência, localizado Miami, estado da Flórida, reativa as atividades tradicionalistas, após cinco anos ausente. A primeira roda de chimarrão acontece em Miami, no próximo dia 28 de outubro. A patronagem pretende ainda realizar churrascadas, fandangos, cursos de dança gaúcha, formação de biblioteca temática sobre tradicionalismo e o V Encontro Internacional do Tradicionalismo Gaúcho, no segundo semestre de 2009.
O grupo responsável pela reativação da entidade é formado pelos seguintes tradicionalistas: Zigomar Vuelma, Paulo Corso, Valnei Santos, Celso Zanardi, Mario Mesquita, Fernando Silva, Otavio Borba e Paulo Sergio Kroeff.
Se você está interessado em participar, escreva para sotacapataz@ctgnovaquerencia.com.

Pé no Estribo muda patronagem

22 de outubro de 2008 0
O Grupo Pé no Estribo, de Butiá, tem nova patronagem. Pedro Couto é o novo Patrão, tendo como Capataz, Erom. Fernando Sampaio ocupa a função de sota-capataz e Rosita Sampaio, agregada das pilchas. O grupo surgiu em 1999 e já participou de diversas cavalgadas, tais como Ana Terra, Cavalgada da Serra, Cavalgada dos Santos Reis (Garopaba a Passo de Torres), Cavalgada do Picadão da Serra (Lages a Laguna) e a busca da Chama Crioula, inclusive a de São Nicolau, em 2007, quando mais de 600 foram percorridos em apenas 15 dias. A cada cavalgada, uma muda de árvore nativa é plantada, como forma de ação cultural e responsabilidade ambiental.

Audiência LIC

22 de outubro de 2008 0
Amanhã, 23, às 9h30, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, acontece a Audiência Pública sobre a Crise nas Fontes de Financiamento Cultural LIC -RS. A secretária estadual de Cultura, Mônica Leal e a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mariangela Grando, foram convidadas a participar do evento. A reunião, promovida pela Comissão de Serviços Públicos e Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Tecnologia, é aberta para produtores culturais e operadores da cultura, além de artistas e interessados no tema.

Domingueira no CTG Querência de Canela

22 de outubro de 2008 0
“Os Mateadores” animam a Domingueira do CTG Querência, de Canela, no próximo dia 26 de outubro, a partir das 19h. Segundo o patrão do CTG Querência, Cláudio Heidrich (Kiko), a escolha d’Os Mateadores para a domingueira deste final de semana trata-se da proposta em trazer grandes nomes para a comunidade canelense. Ainda em 2008, passaram pelas domingueiras da entidade conjuntos como Grupo Rodeio, Criado em Galpão e Os Galponneros. Os ingressos serão vendidos somente na hora e sócios com mensalidade em dia têm entrada franca.

Seminário em Entre-Ijuís debate inclusão social

21 de outubro de 2008 0

A 3ª Região Tradicionalista promove, dia 08 de novembro, o Seminário Regional de Prendas e Peões, no CTG Passo Do Ijuí, em Entre-Ijuís. “Inclusão Social no Terceiro Setor” será o tema abordado no evento, com a participação de diversos painelistas e atrações artísticas, como “Romeu e Julieta” e “Balada do Luco”, da APAE de Santo Ângelo.

Fandango em NH reuniu 400 tradicionalistas

21 de outubro de 2008 0
O Departamento Jovem da 30ª RT realizou o XIV Tchêncontro da Juventude Gaúcha e Fandango da Prenda Jovem, no CTG Essência da Tradição, em Novo Hamburgo. Preservação Ambiental: Dever de todos e Inclusão Social foi o tema da palestra que norteou as apresentações artísticas e culturais. O Fandango contou com a participação de mais de 50 prendas e um público de 400 pessoas.

Crédito Imagem: Depto Jovem 30 RT