Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2009

Finalistas do festival RS Mulher em Canto

31 de janeiro de 2009 1
Ocorreu, dia 29, a triagem que classificou as dez músicas finalistas do Festival de Música Nativista RS Mulher em Canto. O tema selecionado é amulher e a Lei Maria da Penha. Entre as classificadas, estão intérpretes como Marlene Pastro, Adriana Sperandir,Loma,Greice Morelli,Patricia Magallanes,Nina França,Analise Severo,Valdiani Nogueira,Oristela Alves,Shanna Muller,Graziela Andriotti , Carla Zambiasi e Ivânia Catarina.
Geraldo Flach, Vera Pratini de Moraes, Maria Luiza Benitez, Victor Hugo, Cléia Gomes e Maria Helena Gonzalez formam a comissão julgadora. A final ocorre dia 14 de fevereiro, em Imbé. O Festival faz parte do evento RS Mulher no verão 2009, promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em parceria com a Fundação Cultural Gaúcha e integra a programação do Verão Legal RS 2009, do Governo do Estado.
Confira as músicas selecionadas:
TEMA – LEI MARIA DA PENHA
A LEI DA LIBERDADE
Autor da Letra: Rodrigo Bauer
Autor da Música: Pedro Guerra
Cidade:São Borja/Osório

GRITO DE MARIA
Autor da letra: Antonio Augusto Fagundes/Marlene Pastro e Vera Lúcia Pastro
Autora da Música: Marlene Pastro
Cidade: Alegrete/Porto Alegre

SUPLENTE
MARIAS DA PAZ
Autor da Letra: Túlio Souza
Autor da Música: Jean Kirchoff
Cidade:Porto Alegre/Santa Maria

TEMA – MULHER
ALMA DE MULHER
Autor da Letra: Miguel Machado da Silveira
Autor da Música: Miguel Machado da Silveira
Cidade: Uruguaiana

CHAMAMECERA
Autor da Letra: Diego Muller e João Sampaio
Autor da Música: Carla Zambiasi
Cidade:Canoas/Itaqui

DA MESMA CANÇÃO
Autor da Letra: Carlos Omar Villela Gomes
Autor da Música: Diogo Matos
Cidade:Santa Maria

LÁGRIMAS DE MULHER
Autor da Letra: Adão Quevedo
Autor da Música: Adão Quevedo e Mauricio Marques
Cidade: São Lourenço do Sul

MÃE, MULHER, IRMÃ E AMIGA
Autor da Letra: Érlon Péricles
Autor da Música: Érlon Péricles
Cidade:Porto Alegre/Santa Maria
MULHERES DO MAR
Autor da Letra: Nilton Júnior da Silveira
Autor da Música: Nilton Júnir da Silveira
Cidade:Santo Antonio da Patrulha

MULHER MISSIONEIRA
Autor da Letra: Alvandir Rodrigues
Autor da Música:Raúl Quiroga
Novo Hamburgo/São Leopoldo

PAMPA MULHER
Autor da Letra: Mário Amaral
Autor da Música: Tuny Brum
Cidade: Marabá-PA/ Santa Maria

ROMANCE DAS TRÊS VIÚVAS
Autor da Letra: Robson Barenho
Autor da Música: Daniel Gomes Pereira
Cidade:Porto Alegre

SÓ CONSIGO SER TRÊS
Autora da Letra:Greice Morelli
Autora da Música:Greice Morelli
Cidade: Porto Alegre

SUPLENTE
TRADUTOR DE ESTRELAS
Autor da letra: Vaine Darde
Autor da música: Daniel Torres
Cidade:Capão da Canoa/Porto Alegre

Aprendendo sempre - Cursos MTG

30 de janeiro de 2009 0

Blog do Pousada dos Tropeiros

30 de janeiro de 2009 0
Tiago Soldá, capataz do CTG Pousada dos Tropeiros, do município de Fazenda Vilanova, na 24ª Região Tradicionalista, divulga o blog da entidade. No endereço http://pousadadostropeiros.blogspot.com pode ser conferido a programação do CTG, os horários de ensaio das invernadas, além de notícias gerais do tradicionalismo. Vale a pena conferir!

Dia do Pajador no IGTF

29 de janeiro de 2009 1
Amanhã, 30 de janeiro, a Associação dos Amigos do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (AATF) comemora o Dia do Pajador, com a tradicional programação no Galpão Jayme Caetano Braun, em Porto Alegre, no Centro Administrativo (Avenida Borges de Medeiros, 1501). A iniciativa tem entrada franca e contará com a participação de diversos artistas gaúchos, a partir das 21h. O pajador, poeta e jornalista Paulo de Freitas Mendonça comanda as atividades.

Curso de Dança em Canela

29 de janeiro de 2009 0
Márcio Cavalli é o instrutor do Curso de Danças Gaúchas de Salão, que acontece a partir de 8 de março, no CTG Querência de Canela, em Canela, na serra gaúcha. São 15 modalidades de dança, incluindo vaneira, mazurca, rancheira, entre outras. O valor da inscrição é R$ 40. Associados do CTG pagam R$ 30. Informações pelo e-mail m_cavalli@terra.com.br ou pelos telefones (54) 9953.0008 ou (54) 3282.2823.

Conselho de Cultura

29 de janeiro de 2009 0

Publicado no Blog Roda de Chimarrão, ontem à noite:

O governo decidiu que não vai renovar o mandado dos sete conselheiros nomeados pelo Palácio Piratini para o Conselho Estadual de Cultura. É o que indicam fontes consultadas pelo blog. Entre eles, está Mariângela Grando. Sim, Mariângela Grando, acusada de fraudes e que comprou briga com a secretária Mônia Leal, é indicação do Piratini.
Ela deixará o colegiado no final de abril. Elma Sant’ana, identificada com o tradicionalismo, também não permanecerá. Resta saber se o substituto será do meio gauchesco.

Nova Enquete

28 de janeiro de 2009 1
O Movimento Tradicionalista Gaúcho quer saber qual a receptividade do tradicionalista a um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente: a rede mundial de computadores, mais conhecida como internet. A pergunta é: “Tu assistirias aos eventos do MTG pela internet”. Vá até o final da página e participe! A enquete fica no ar até o dia 04 de fevereiro.

Posse da 1ª RT

27 de janeiro de 2009 0
A 1ª RT empossou ontem (26) sua nova Coordenadoria, em cerimônia realizada no CTG Chimangos. No seu discurso, o novo Coordenador Regional, César Tomazzini, pediu união de todos os integrantes da Coordenadoria e dos patrões em prol do desenvolvilmento do tradicionalismo, salientando que sua administração será pautada pelo respeito e cumprimento da Carta da Princípios e demais regulamentos do MTG.

Crédito foto: Site Chasque Pampeano.

A saída da FECARS de Gravataí...

27 de janeiro de 2009 1
não foi bem recebida pelos tradicionalistas do município. Reproduzo abaixo um comentário feito no Blog Roda de Chimarrão, do amigo Giovani Grizotti.

“Segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Tradicionalistas reagem
Mensagem postada no blog por Carlos Pestana de Brito, sobre a saída da FECARS de Gravataí:
Esta prefeita é um desastre. Acabou com a FECARS, destruiu o Gurizada de Galpão. Só falta não ter o Rodeio do Mercosul em novembro. É a mulher mais anti-tradicionalismo que já vi. Não tem respeito pela cultura do Estado e não mede a relevância da FECARS para a cidade.
Porque não é este ano somente. Agora, é sem FECARS poraqui nos proximos cinco anos. Quero ver ela num galpão de CTG pedindo voto!
Posição do blog Roda de Chimarrão: concordo com o leitor. Essa prefeita não sabe o que está fazendo. É um desastre. Recebi hoje um telefonema de um integrante da administração anterior de Gravataí, que garantiu que estavam previstos recursos, no orçamento de 2009, para a realização da festa.”

Abertura do Rodeio de Lagoa é quinta-feira

27 de janeiro de 2009 1
Quinta-feira, dia, 29, o presidente do MTG, Oscar Gress, a vice-presidente de Cultura, Marilia Dornelles e o o vice-presidente de eventos, Ciro Winck, participam da abertura da Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira e do Rodeio Nacional de Lagoa Vermelha. Ambas as promoções são parcerias do CTG Alexandre Pato e Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha. Serão cinco dias de atividades, com o direito a degustar o melhor churrasco dos Campos de Cima da Serra.