Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2009

CFOR e Curso pra Juiz de Campeira

29 de setembro de 2009 0

O MTG promove mais duas edições do curso para Juiz de Campeira, nos dias 31 de outubro, em Caxias do Sul e 7 de novembro, na 21ª RT. Paralelamente, nos mesmos locais, acontecem edições do CFOR Básico, atendendo as diretrizes para o cartão de Juízes de Campeira. A participação é aberta a todos os interessados para o CFOR. Já para o curso de Juiz de Campeira é necessário a autorização do Coordenador Regional.

Tchêncontro em Guaíba

25 de setembro de 2009 0

Hoje e amanhã, acontece o Tchêncontro da Juventude e Sarau de Prendas, no CTG Gomes Jardim, em Guaíba, com promoção da 1ª RT, Coordenadoria Estadual da Mulher e prefeitura municipal de Guaíba. O evento terá apresentação de trabalhos sobre mitos e lendas, com premiação para os três primeiros lugares. Entre as atividades, também está programada a realização de passeios pelos pontos turísticos do município e coquetel.

Tchêncontro em Entre-Ijuís

25 de setembro de 2009 0

As prendas da 3ª Região Tradicionalista organizam o XII Tchêncontro Regional da Juventude Gaúcha, dia 11 de outubro, no CTG Passo do Ijuí, em Entre-Ijuís. A iniciativa abordará o tema “Folclore como Ferramenta de Inclusão Social – Mitos e Lendas”, tendo por objetivo promover e difundir a cultura local, além de demonstrar a possibilidade do uso do folclore em atividades culturais, de forma criativa. As inscrições podem ser feitas até dia 5 de outubro. Informações pelos telefones (55) 9646.3484 (com Ana Maria Becker Teixeira) ou (55) 3329.1282 (com Iara Vanice Rott). Haverá premiação e entrega de moção de participação.

Enartinho em Canoas

23 de setembro de 2009 0

A 12ª Região Tradicionalista promove, dia 12 de outubro, o XI Enartinho e V Enart de Xirus, no DTG Morada de Guapos, em Canoas. A programação inicia às 8h30, com a solenidade de abertura. As provas de declamação começam às 9h. Já às 13h30, é a vez da categoria Intérprete Vocal. As categorias estão divididas em Mirim (até 13 anos incompletos), Juvenil (até 17 anos incompletos) e Xirú (acima de 30 anos).

Todos os participantes devem estar devidamente pilchados. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail decimasegunda_rt@yahoo.com.br ou até uma hora antes do início das provas. Serão entregues troféus para os três primeiros lugares na modalidade Danças Tradicionais e para os dois primeiros, nas modalidades individuais.

Semana Farroupiha de Canela

22 de setembro de 2009 0

A Semana Farroupilha de Canela 2009 encerrou no domingo (20), Dia do Gaúcho, uma semana inteira de atividades em comemoração ao período mais importante da história, da cultura e da tradição do Rio Grande do Sul.

O último dia festivo começou pela manha, quando a Catedral de Pedra, no Centro, concentrou gaúchos e gaúchas para a missa crioula, com a liturgia feita à moda tradicionalista a partir da participação de membros do CTG Querência.

À tarde, o tempo bom favoreceu os cavalarianos que participaram do Desfile Cívico de 20 de Setembro, cujo tema foi Os Farroupilhas e suas Façanhas. O percurso saiu da sede social da entidade tradicionalista serrana e ganhou as principais ruas de Canela, reunindo dezenas de tradicionalistas.

Por fim, a Domingueira Farroupilha, no Parque do Saiqui, contou com o grupo Os Monarcas, que embalou os participantes ao som de sucessos como O Vento, Vaneira Grossa e Sistema Antigo. Durante o evento, também ocorreu a formatura do curso de danças gaúchas de salão coordenado pelo tradicionalista e instrutor Márcio Cavalli.

Extinção da Chama Crioula

O último momento aconteceu após a participação de Os Monarcas, com o cerimonial de extinção da Chama Crioula. Participaram os coordenadores do evento – o patrão Claudio Heidrich e a patroa Ana Juchem e o casal-diretor da Invernada Cultural do CTG Querência, Simone e Fabiano dos Santos. Além deles, o prefeito de Canela Constantino Orsolin, o secretário de Turismo de Canela Ditmar Bellman, a presidenta da Câmara de Vereadores Noeli Stopassola Soares e o guardião da Chama deste ano, Jorge Larri Michaelsen.

Na ocasião, foi entregue o prêmio ao quinteto vencedor do Torneio de Laço (rafael Zanatta, Jonas Oliveira, Valdemar Vargas, Junior Oliveira e Volmar Dutra). Por último, a coordenação revelou o guardião da Chama Crioula para 2010: o casal Marlene e Arnaldo Tramontin. “Foi um evento grandioso, que contou com a ajuda de muita gente. Estamos contentes e sabemos que a nossa Semana Farroupilha é uma das maiores do Estado, e por isso a responsabilidade é grande”, disse o patrão Claudio Heidrich.

Mateada contra o crack terá nova edição

21 de setembro de 2009 0
A chuva não impediu a realização da Mateada contra o crack, promovida pelos peões e prendas da 1ª Região Tradicionalista. Só mudou o local. Devido ao mau tempo, que não deu folga durante as comemorações farroupilhas, a proposta inicial de realização no Sítio do Laçador teve de ser alterada e os participantes reuniram-se no Acampamento Farroupilha, no último dia 12. Foram mais de 80 jovens, que não perderam a oportunidade de esclarecer dúvidas com profissionais da psicologia e demais tradicionalistas presentes.

A ação, entretanto, terá novas edições, inclusive no Sítio de Laçador. Segundo um dos organizadores do evento, Jeferson Quadros, a ideia é estender a iniciativa para todos os municípios da 1ª Região Tradicionalista. “Temos idéia de fazer em todas as praças de Porto Alegre. Sendo que no Sítio do Laçador é nossa primeira meta”. A juventude já realizou encontros com o poder público de Guaíba para realização do evento no município, no mês de outubro.

Interregional de Cachoeira vai para Vera Cruz

21 de setembro de 2009 1

A terceira etapa interregional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) teve seu local de realização alterado. O evento, previsto para acontecer em Cachoeira do Sul, irá ocorrer em Vera Cruz, município da 5ª Região Tradicionalista. A programação, entretanto, não sofre alterações e os dias também permanecem os mesmos. Confira a agenda de todas as etapas.

1ª Etapa Interregional (Já realizada)

Localidade: Nova Petrópolis

Data: 21 a 23 de agosto

Regiões Participantes: 1ª RT, 12ª RT, 15ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 27ª RT, 30ª RT

2ª Etapa Interregional

Localidade: Marau

Data: 25 a 27 de setembro

Regiões Participantes: 7ª RT, 8ª RT, 9ª RT, 11ª RT, 14ª RT, 19ª RT, 25ª RT, 29ªRT;

3ª Etapa Interregional

Localidade: Vera Cruz

Data: 9 a 11 de outubro

Regiões Participantes: 2ª RT, 5ª RT, 6ª RT, 16ª RT, 18ª RT, 21ª RT, 24ª RT, 26ª RT;

4ª Etapa Interregional

Localidade: Santa Maria

Data: 17 a 18 de outubro

Regiões Participantes: 3ª RT, 4ª RT, 10ª RT, 13ª RT, 17ª RT, 20ª RT, 28ª RT;

Sem descanso

20 de setembro de 2009 0
O presidente da Orcav, Alencar Feijó, abriu o Desfile Tradicional de 20 de setembro, hoje, na capital. Porém, mal passou na avenida já estava de malas prontas para embarcar para uma viagem de 30 dias para a China, junto com o presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, e a invernada adulta do CTG Aldeia dos Anjos. Hoje, às 15h, os tradicionalistas partiram para um roteiro de mais de 20 apresentações em diversas cidades chinesas. A viagem tem patrocínio do governo chinês.

Desfiles Farroupilhas lotam avenida Beira-Rio

20 de setembro de 2009 0
O sol abençoou o encerramento da Semana Farroupilha 2009, em Porto Alegre, neste domingo. Tanto o Espetáculo Farroupilha de ontem à noite quanto os Desfiles Cívico-Militar e Tradicional, hoje pela manhã, contaram com arquibancadas completamente lotadas pelo público, que se estendeu quase até a rótula das cuias.
A expectativa para o inédito espetáculo noturno “Os Farroupilhas e suas Façanhas”, realizado ontem à noite, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, foi atendida e surpreendeu os presentes, inclusive a governadora do Estado, Yeda Crusius, que estava visivelmente sensibilizada pela apresentação.
Foram aproximadamente 1 mil tradicionalistas, em nove carros temáticos, que contaram a epopéia farrapa em nove episódios, desde a invasão de Porto Alegre até o tratado de Paz de Ponche Verde.
O show de fogos de artifício no encerramento, na beira do Guaíba, também encantou quem pôde comparecer à avenida. Para quem não estava em Porto Alegre, três emissoras de televisão (Rede Vida, TV COM e TVE) transmitiram a apresentação ao vivo.
O Desfile Cívico-Militar iniciou às 9h de domingo e contou com a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, IGP e Susepe. Às 11h, o presidente da Ordem dos Cavaleiros, Alencar Feijó, abriu o Desfile Tradicional, que alcançou a participação de mais de 100 piquetes, totalizando quase 3 mil cavaleiros.
Confira todas as imagens no portal Chasque Pampeano, clicando aqui
.

Espetáculo Farroupilha é às 20h!

19 de setembro de 2009 0
A partir das 20h, de hoje (19), na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, cerca de 900 tradicionalistas, integrantes de CTG´s da capital e Região Metropolitana, encenam o espetáculo “Os Farroupilhas e suas Façanhas”, marcando o ápice das comemorações farroupilhas no Rio Grande do Sul. Sendo realizado pela primeira vez à noite, o evento também inova ao incluir encenações teatrais no Desfile.
Com previsão de uma hora e meia de duração, o Desfile trará nove carros temáticos para a avenida, apresentando os seguintes momentos da epopéia farrapa: a invasão de Porto Alegre, a proclamação da República Rio-Grandense, a fuga de Bento Gonçalves do Forte do Mar, a tomada de Rio Pardo, a travessia dos Lanchões, a República Catarinense, a estruturação da República Rio-Grandense como nação, a formação da Assembleia Constituinte e a Paz de Ponche Verde.
O espetáculo também contará com participações de integrantes da Academia da Brigada Militar. A narração será de Elomir Malta, Liliane Cardoso e Luis Afonso, com textos de Paulo Roberto Fraga Cirne.

Desfiles no Interior

O evento também continuará com o incentivo à realização de Desfiles Temáticos no interior do Rio Grande do Sul. O processo de unificação dos desfiles iniciou em 2004 com a escolha de seis municípios. Em 2008, foram 15 as cidades selecionadas, que receberão cada uma R$ 10 mil para investimento em infra-estrutura. As localidades são Arroio Grande, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Piratini, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Santa Maria, São Gabriel, Tapes e Vacaria.

Desfile de 20 de setembro

A programação de 20 de setembro inicia às 8h30, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, com a revista da tropa pela Governadora Yeda Crusius. Às 9h, começa o Desfile Cívico-Militar, com a participação de órgãos de segurança do governo do Estado. Compõem o Desfile as seguintes instituições, em ordem de apresentação: Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). Às 10h, o Desfile Tradicional, com a presença de Piquetes e Entidades Tradicionalistas iniciam sua apresentação. O presidente da Ordem dos Cavaleiros Rio-grandenses (ORCAV), Alencar Feijó da Silva, lidera os tradicionalistas. Na sequência, aparece a Chama Crioula, saída do município de São Lourenço do Sul, em 22 de agosto, conduzida pelo vice-presidente da Orcav, Gustavo Bierhause. No total, serão 99 piquetes, totalizando mais de 2,5 mil cavaleiros.

Programação

19 de setembro
Porto Alegre – Avenida Edvaldo Pereira Paiva
20h – Espetáculo “Os Farroupilhas e suas Façanhas”

20 de setembro
Porto Alegre – Avenida Edvaldo Pereira Paiva
08h30min – Revista da Tropa pela Governadora do Estado
09h – Desfile Cívico-Militar
10h – Desfile Tradicional
17h – Extinção da Chama Crioula no Palácio Piratini
17h40min – Extinção da Chama Crioula no Palácio Farroupilha
18h – Extinção da Chama Crioula no Paço Municipal
18h45min – Extinção da Chama Crioula no Monumento Bento Gonçalves
19h30min – Extinção da Chama Crioula na Grande Loja Maçônica

Informações para a imprensa
EMC Comunicação Empresarial
(51) 9899.1594 (Felipe Basso)
(51) 3533.1903
felipe@emccom.com.br