Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2009

Prêmio Teixerinha é entregue amanhã na AL

30 de novembro de 2009 0

Acontece amanhã, às 19h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Rua Marechal Deodoro, s/nº), a entrega do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, concedido pela AL. Em sua quarta edição, a premiação contempla 19 categorias do cenário musical regionalista, nativista e de projeção urbana do Estado. Confira a relação dos vencedores por categoria.

Cantor: Cristiano Quevedo

Cantora: Loma

Declamador: Odilon Ramos

Declamadora: Liliana Cardoso
Trovador: Macedinho

Trovadora: Doralice Gomes da Rosa
Compositor: Sérgio Rojas

Instrumentista: Oscar Soares

Arranjador: Marcelo Caminha

Pajador: Arabi Rodrigues

Produtor Musical: Mauricio Marques

Capa de Disco: Sucessos de Ouro

Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho: Rádio Encanto

AM-Programa: Repontando A Tradição

Grupo de Show: Cantadores do Litoral

Grupo de Baile: San Marino

Grupo de Dança Gaúcha: Tebanos Do Igaí

Bandinha Típica Alemã: La Montara

Conjunto ou Intérprete de Música Teuto-Rio-Grandense: Os 3 Xirus

Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-Rio-Grandense: Ricordi D’italia

30ª RT promove Encontro de Patrões

30 de novembro de 2009 0

A 30ª Região Tradicionalista promove dia 8 de dezembro, no CTG Porteira Velha, em Novo Hamburgo, o último Encontro Regional de Patrões de 2009. Como de costume, além da pauta rotineira de trabalho, o evento contará ainda com a apresentação do coral Vozes do Porteira e com a entrega da comenda Miguel Arcanjo Vicente, concedida a personalidades que colaboraram com o engrandecimento da RT. Os homenageados são: Adair Simão, Cláudio Pila, Dirceu Knewitz, Gerson Ludwig, João Hermenegildo Pereira, João José Nei, José Danilo Palagi, José Valdir Dilkin, Juarez Fontoura, Lionice Harter Nei, Nara Juçara da Silva, Rita de Cássia Foss, Sergio Schroer e Vilmar de Oliveira.

César Oliveira & Rogério Melo encerram Projeto Música dos Gaúchos

30 de novembro de 2009 0

O Projeto Música dos Gaúchos encerra o ano com um grande espetáculo no dia 01 de dezembro, terça-feira, em Porto Alegre, com César Oliveira & Rogério Mello.  O show será realizado às 20h30min, no Teatro Renascença, localizado na A. Érico Veríssimo, 307, no bairro Cidade Baixa.

 O show será uma mescla de grandes sucessos da dupla com o mais novo trabalho, o CD Procedência, composto por dois discos: “Apegos e Anseios do meu Canto”, no qual César Oliveira interpreta canções de Rogério Villagran, e “Regional”, onde as composições de Anomar Danúbio Vieira recebem a interpretação de Rogério Melo. O dueto sobe ao palco acompanhado de músicos com valorosa expressão e reconhecimento no Rio Grande do Sul e fora dele. Nos violões, Marcello Caminha e Maykell Paiva; na gaita botoneira, Edilberto Bérgamo; e no baixo, Rodrigo Maia.

Atuando como dueto desde 2001, hoje César Oliveira & Rogério Melo são uns dos artistas mais reconhecidos no cenário cultural do sul do país.  Juntos, gravaram oito CDs e dois DVDs. A cada trabalho, o dueto consolida seu prestígio perante a crítica, o mercado e seus admiradores e deixa uma marca indelével na história da música gaúcha. Em 2008, o Brasil também reconheceu ao talento de César Oliveira & Rogério Melo agraciando-os com o Prêmio TIM de Música de melhor dupla regional do país.

O projeto Música dos Gaúchos é uma realização da Coordenação de Tradição e Folclore – Instituição ligada a Prefeitura Municipal de Porto Alegre – que está sempre engajada na valorização da cultura regional gaúcha, através de sua música e de seus cantores. Ao longo desse ano passaram pelo palco do teatro, Érlon Péricles, Elton Saldanha, Luiz Carlos Borges, Rui Biriva, Marcelo Caminha e Daniel Torres.

SERVIÇO:

O QUE: Show César Oliveira & Rogério Mello

QUANDO: Dia 01 de dezembro, às 20h30min;

ONDE: Teatro de Teatro Renascença”, Av. Érico Veríssimo, nº 307 – Cidade Baixa.

ENTRADA FRANCA

Erlon comemora aniversário em noite musical

30 de novembro de 2009 0

Érlon Péricles comemora seu aniversário hoje, no Bar Long Play (Sarmento Leite, 880), no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O músico estará cercado de amigos em uma noite que promete ser recheada de atrações para quem passar lá!

Em férias

22 de novembro de 2009 0

Atá os tradicionalistas têm direito ao descanso. Assim, este editor estará em férias até a próxima sexta-feira. Porém, como ele não consegue desligar do computador, podes escrever teu chasque para o e-mail imprensa@mtg.org.br para que ele seja publicado. Se houver algum atraso, não se preoucupe. Logo o material estará no ar. Atenciosamente, Felipe Basso (editor do blog do MTG)

Congressistas do MTG devem se credenciar pela internet

17 de novembro de 2009 0

O credenciamento para o 57º Congresso Tradicionalista do MTG, que acontece de 8 a 10 de janeiro de 2010, em Lagoa Vermelha, deverá ser feito pela internet, através do site www.mtg.org.br. Este procedimento será válido apenas para os congressistas. Delegados e delegados eleitores deverão realizar o credenciamento no local.

Aldeia dos Anjos é campeão pela décima vez do ENART

15 de novembro de 2009 1

vencedores-enart-2009O Troféu Rotativo do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha foi entregue para a invernada do CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, 1ª Região Tradicionalista, na noite de domingo, em Santa Cruz do Sul. Campeão pela décima vez do festival, a invernada foi a que somou a maior média de pontuação nos quesitos correção coreográfica, harmonia de conjunto e interpretação artística.

A modalidade Danças Tradicionais – Força B, criada este ano, teve como vencedor a invernada do CTG Chilena de Prata, de Alvorada, 1ª Região Tradicionalista, que conquistou automaticamente o direito à participação na fase final da Força A em 2010.

O troféu Marca Grande, concedido à Região que fez maior pontuação em todas as categorias, também foi para a 1ª Região Tradicionalista.

Também foi destaque no evento a transmissão via internet, que contou com quase 300 mil acessos durante os três dias de competições. O ENART 2009 teve a participação de 174 entidades tradicionalistas, representando 88 municípios do Estado. Durante os três dias, cerca de 70 mil pessoas circularam pelo Parque da Oktoberfest. Considerado um dos maiores festivais amadores da América Latina, o ENART reuniu 2,5 mil competidores em diversas modalidades de competição.

Ginásio Lotado

15 de novembro de 2009 4

A capacidade de aproximadamente 8 mil pessoas do Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest alcançou seu limite às 16h deste domingo. A organização disponibilizou um telão no Pavilhão 3 para o público presente. Durante o domingo, ainda irão passar mais seis invernadas pelo tablado. O ENART 2009 também está sendo transmitido pela internet, pelo endereço www.enart.org

Tradição em tempo real

15 de novembro de 2009 0

O site www.enart.org, que está transmitindo ao vivo as apresentações das Danças Tradicionais do ENART 2009 já registrou mais de 150 mil acessos desde o início da noite de sexta-feira, quando foi aberto oficialmente o evento. A iniciativa do MTG agradou aos tradicionalistas. Até o momento, a organização já recebeu mais de 800 e-mails de internautas que estão acompanhando o espetáculo.

As mensagens são originadas de dezenas de diferentes países, além de estados brasileiros e municípios do Rio Grande do Sul. Entre os locais mais curiosos, estão gaúchos que atualmente residem nos Emirados Árabes, Austrália, Portugal, Alemanha e Estados Unidos. Mesmo as invernadas que estão em Santa Cruz do Sul também utilizaram a internet para acompanhar o evento. É o caso do DTG Clube Juventude, que instalou um telão em seu alojamento para que todos os integrantes do grupo acompanhassem as danças.

Troféu Rotativo

15 de novembro de 2009 0

\"Troféu Rotativo\"Agora são 11h30 e está entrando no palco do Ginásio Poliesportivo a invernada do CTG Potreiro Grande, de Tramandaí, 23º Região Tradicionalista. A pergunta que todos tradicionalistas estão fazendo é qual das 20 invernadas levará o Troféu Rotativo (foto). A invernada que conquistar o ENART três vezes consecutivas ou cinco alternadas tem direito a levar o troféu para sua entidade. Até hoje, somente o CTG Aldeia dos Anjos obteve essa façanha.

Confira quem já ganhou o troféu mais cobiçado do ENART.

CTG Aldeia dos Anjos (9x campeão do ENART)

CPF Piá do Sul (3x campeão)

CTG Rancho da Saudade (2x campeão)

CTG Porteira Velha (2x campeão)

CTG Potreiro Grande

CTG João Sobrinho

CTG Ronda Charrua

CTG Rincão Serrano

CTG Sentinela da Querência

CTG Lanceiros da Zona Sul

CTG Gildo de Freitas