Reproduzo abaixo texto do presidente do IGTF, Manoelito Carlos Savaris.
Destruir pessoas gratuitamente. Agredir e difamar sem se importar se é justo ou injusto. Fazer da sua profissão e do seu poder como jornalista as armas que disparam na direção de qualquer um que não concorde com suas idéias. Meter-se na vida das instituições das quais não faz parte, com as quais não colabora, das quais se serve permanentemente. Essas são as destacadas "virtudes" de GIOVANI GRIZZOTI. PALMAS!
Ele deve ter razão. Ele é o dono da verdade absoluta. Ele está acima do bem e do mal. Ele se intitula defensor da tradição gaúcha. Ele é assíduo freqüentador de bailes em Novo Hamburgo. Ele é o amigo de artistas. Ele é o sensor dos atos do MTG.
Neste ano o famoso jornalista tentou atingir o MTG na questão da Lei de Incentivo à Cultura - NÃO DEU CERTO. Tentou desqualificar as ações da Comissão Estadual da Semana Farroupilha - NÃO DEU CERTO. Agora atinge o MTG denegrindo o seu presidente. Parabéns Grizzoti! Conseguiste.
Não satisfeito em metralhar o Presidente do MTG, ligou para mim como se fosse meu amigo. Ele disse: "hoje é meu dia mais triste, porque fui obrigado a fazer essa matéria". Ele fala comigo querendo saber minha opinião, aí, do alto da sua capacidade maquiavélica e da sua desonestidade intelectual, corta 80% da conversa e monta um texto para atingir alguém que nada lhe deve, como não deve a ninguém, mas que tem a coragem de afirmar que ele é um jornalista mau intencionando e que se dedica a destruir reputações e criar desgastes em quem quer que seja. BONITO!
Ele liga, antes da reportagem ser exibida no Jornal do Almoço, para um conselheiro do MTG e pergunta: "Tu és candidato à presidente do MTG?". Com que intenção faz isso? Terá ele, "dedicado jornalista", algum interesse nisso? Será que ele é patrão de CTG ou tem voto no Congresso? Quem o orientou? Quem estará por trás disso?
Na questão que envolve o Presidente Gress, não me arvoro no direito de estabelecer juízo de valor e nem de acusar ou defender situação que na prática desconheço e foge da minha competência. Uma coisa eu sei: O MTG nada tem com isso. As funções e profissões das pessoas não sofrem vetos no Movimento, desde que as pessoas cumpram os seus deverem como tradicionalistas, o que certamente é o caso do Presidente.

18 de dezembro de 2009 às 18:14
Acho que a ordem não é destruir, mas sim mostrar a verdade. O repórter questionou o valor sobre o projeto do documentário, pois realmente era um valor absurdo, se não me engano 100.000,00, onde poderia ser investido em algum CTG que, na maioria, estão caíndo aos pedaços. apenas foi questionado que esse dinheiro poderia ser melhor empregado. Até na nota do lançamento do documentário, disse ser uma filmagem \"simples\", ou algo parecido, para apenas colocar em imagens a semana farroupilha. Bueno, sobre o fato ocorrido, foi apenas uma reportagem investigativa, pois ele é jornalista e esse é o seu trabalho, viu a oportunidade de uma matéria e correu atrás. Ocorreu que o presidente realmente sabia que tinha a função na assembléia e não ia trabalhar. Esse negócio de assessor externo está muito mal contado, ou é presidente e te dedicas em tempo integral a atividade ou é assessor.
18 de dezembro de 2009 às 20:40
Acho que há um equivoco, em nenhum momento se questiona a idoniedade do mtg, igtf e de seus dirigentes, mas é lamentável que os senhores estejam defendendo que ser \"funcionario fantasma\", é legal e correto, eu particularmente acho que não, em qualquer lugar e muito menos em nosso rincao. Só quero ressaltar que é essencial o serviço dos senhores para a difusão e consolidação de nossas tradições, mas por favor reavaliem sua opinião sobre este saque ao cofre publico.
18 de dezembro de 2009 às 20:43
É notório que toda essa polênica está sendo pessoal... está mais que na hora deste Jornalista tomar seu rumo cuidar da sua vida. Venho assim, através deste parabenizar o Sr. Manoelito Savaris. Não vamos deixar que estas pessoas destruam o nosso MOVIMENTO e especialmente o Presidente Gress.
19 de dezembro de 2009 às 2:16
Reproduzo aqui o que escrevi no blog do Grizotti: \"Não podemos confundir as coisas, a matéria do Grizotti é sobre os \"fantasmas do serviço público\". Um dos casos, e a matéria no RBS Notícias ficou claro, é o do Sr. Gress, que por um acaso é o Presidente do MTG. Não foi tendenciosa, mas foi um atrativo especial ter o MTG (seu maior Dirigente) envolvido numa situação Irregular, e como servidor aposentado deveria saber que estava errado. Gostaria que as pessoas entendessem que o Gress pode ser o Presidnete, mas o MTG é e sempre será muito maior.\"
Sou Servidor Público desde 1997 e sempre critiquei, em todos os governos, a questão relativa aos CCs pois não respeitam pessoas como eu que cumpro meu horário rigorosamente e nunca estive envolvido em processos administrativos de qualquer natureza.
Quero manifestar aqui a minha preocupação com a imagem do Movimento, que deve estar acima de questões pessoais. O que o Sr. Oscar Gress faz, dsde que não afete o MTG é problema única e exclusivamente dele, mas se suas atitudes e ações afetarem o Movimento ai sim a situação passa a ser preocupante.
19 de dezembro de 2009 às 9:07
Que o MTG não tem nada a ver com isso, todos os tradicionalista sabem disto e inclusive o referido reporter, porem faltou etica tradicionalista ao nosso presidente, discordo que ele cumpriu seu dever como tal, infelizmente não foi um bom exemplo aos nossos jovens, tenho a certeza que o presidente terá condições de concertar isso, uma falha, que podemos entender e perfeitamente trabalhar junto ao presidente Gress para redimir qualquer conclusão divergente, somos tradicionalista e lutaremos pela integridade de nossas instituições, sem adimitir ou concordar com atos imorais.
19 de dezembro de 2009 às 15:28
Como dói a verdade! Na incapacidade de defender-se, desqualificar o jornalista é a melhor opção! Que Vergonha!