Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2010

FECARS será lançada dia 5

29 de janeiro de 2010 0

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a 25ª Região Tradicionalista promovem o lançamento da 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), na Casa do Gaúcho (Rua Teixeira de Freitas, 1461), em Caxias do Sul, no próximo dia 5, às 20h. Na ocasião, o presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, ao lado do prefeito do município, José Ivo Sartori e do Coordenador da 25ª Região, Jó Arse, irá apresentar as novidades e a programação do evento para 2010. A Fecars acontece de 18 a 21 de março no Parque da Festa da Uva.

Novo Hamburgo comemora 83 anos com Rodeio em abril

28 de janeiro de 2010 0

Novo Hamburgo promove, de 8 a 11 de abril, no Parque do Trabalhador, a nona edição do Rodeio Nacional do município. A programação campeira tem início já na quinta-feira, já a artística e de esportes começam ambas no sábado. Para todas as modalidades, será exigida a apresentação do Cartão Tradicionalista e Pilcha Completa. Haverá shows gratuitos em comemoração aos 83 anos da cidade, com a participação de Nina França (dia 8 – 21h), Os Tiranos (dia 9-22h), Roger Constantino (dia 10-22h) e Cesar Oliveira e Rogério Melo (dia 11-17h).

Seminário de capacitação da LIC em Gramado

28 de janeiro de 2010 0

(Fonte: Site da Secretaria de Cultura) A Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, estará na próxima sexta-feira (29), em Gramado para a realização de mais um Seminário de Capacitação da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O evento, que ocorre no Auditório da Prefeitura Municipal (Avenida das Hortênsias, 2029), das 9h às 15h, é destinado a produtores, artistas e entidades educativas e culturais, além do público em geral. A atividade é gratuita, sendo apenas solicitado aos participantes a doação de um livro infantil, encaminhado posteriormente a instituições carentes.

A ação visa qualificar e agilizar a tramitação de projetos que buscam recursos através do Sistema de Financiamento Cultural do Rio Grande do Sul, tratando temas referentes ao funcionamento do Sistema LIC (Lei de Incentivo à Cultura) e a apresentação de projetos. Além disso, ocorre uma oficina de formatação, captação de recursos e prestação de contas.

Sapiranga promove Rodeio Nacional

27 de janeiro de 2010 0

O CTG Pedro Serrano, de Sapiranga, promove o 13º Rodeio Nacional do município, nos dias 18 a 21 de fevereiro, com uma extensa programação de shows e provas artísticas e campeiras. Será distribuído cerca de R$ 25 mil em prêmios, além de troféus para as diversas categorias de competição. Confira a programação abaixo. 

Programação Artística

 Palco A – Galpão

Palco B – Lonão

 Dia 18

22h: Baile Eco do Pampa e show com Nina França e Cordas e Cordeonas

 Dia 19

22h: Baile Quero-Quero e show com César Oliveira e Rogério Melo

 Dia 20

8h30: Início das inscrições para provas do sábado e Concurso de Chula

10h: Encerramento das Inscrições das provas do Sábado e Concurso de Chula

10h30: Concurso de Danças Tradicionais Categoria Mirim e Juvenil – Palco A

13h: Concurso de Declamação – Palco B

14h: Concurso de Intérprete Solista Vocal – Palco B

22h: Baile Os Mateadores e show com Cristiano Quevedo

 Dia 21

8h30: Início das inscrições das provas de domingo

9h: Concurso de Chula – Palco A

10h: Abertura Oficial do Rodeio

 Encerramento das inscrições das provas de domingo

10h30: Concurso de Danças Tradicionalistas Categoria Xirua – Palco A

13h: Concurso de Danças Tradicionalistas Categoria Adulta – Palco A

14h: Concurso de Gaita Piano/Ponto – Palco B

19h30: Entrega dos Troféus.

 Programação Campeira

 Dia 19

17h: Raspadinha – Dupla

 Dia 20

8h: Laço Individual

9h: Laço Vaqueano e Veterano

9h30: Laço Sênior – acima de 50 anos

10h30: Laço Capataz e Patrão

11h: Laço Taça Cidade de Sapiranga

 Dia 21

8h: Prova de Rédea

8h30: Seletiva 30ª Região, Laço Prenda, Piá e Guri

9h30: Laço Pai e Filho

10h30: Laço Dupla e Dupla Principante

16h: Vaca parada (até 7 anos) e Vaca parada (até 11 anos)

I Coruja da Canção tem inscrições prorrogadas

26 de janeiro de 2010 0

O I Coruja da Canção prorrogou as inscrições até o dia 5 de fevereiro. A organização do evento também alterou o regulamento, permitindo a inscrição de composições em que no mínimo um de seus autores seja residente em Capão da Canoa ou em municípios do Litoral Norte.

Encontro de Pajadores

25 de janeiro de 2010 0

O Encontro de Pajadores, em comemoração ao Dia do Pajador Gaúcho, passa a ser itinerante a partir deste ano. Desde antes da oficialização da data, o evento acontece em Porto Alegre há 10 anos. A partir de agora os organizadores julgam que é momento de levar ao interior do Estado o mais expressivo espetáculo de pajadas do Rio Grande do Sul.

O município de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, é o primeiro a sediar o evento, após a capital rio-grandense. Vai ser no Teatro do Sesc, bem no centro da cidade conhecida internacionalmente por realizar a Fenavinho.

Os pajadores mais conceituados do momento formam o elenco. Pedro Júnior da Fontoura, Adão Bernardes, José Estivalet, Jadir Oliveira e Paulo de Freitas Mendonça, vão contar com as guitarras de Raul Quiroga e Paulo Mello.

O Espetáculo começa às 20h30 do dia 30 de janeiro, data consagrada por lei como o Dia do Pajador Gaúcho, em homenagem ao nascimento de Jayme Caetano Braun, há 86 anos.

Além da enxurrada de versos de improviso com temas sugeridos pela platéia, o encontro vai contar com o lançamento de três obras: Pajador do Brasil – Estudo Sobre a Poesia Oral Improvisada (livro e CD) de autoria de Mendonça; Doma do Potro Sinuelo (CD), de Bernardes e Num Ar de Milongas – Poemas, Pajadas e Canções (livro), de Fontoura.

Na abertura do Encontro de Pajadores acontece um espetáculo com o Grupo Americanto.

Esta edição do Encontro é uma realização da Apadeg – Associação dos Pajadores e Declamadores Gaúchos, Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves, com o apoio do Sesc e do Hotel Vinocap. Como valor do ingresso, se sugere a doação de um livro literário à biblioteca. Os livros doados podem ser usados ou novos.

Falece ex-patrão do CTG Rancho da Saudade

25 de janeiro de 2010 0

O Coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Cesar Tomazzini, informa o falecimento do companheiro Enio Pacheco, ex-patrão do CTG Rancho da Saudade. O corpo do tradicionalista foi velado na sede da entidade, na tarde do último domingo. Enio Pacheco tinha 55 anos e foi sócio fundador do Rancho da Saudade, além de exercer a patronagem durante a gestão 2008/2009. O Movimento Tradicionalista Gaúcho, junto à 1ª RT, lamenta a partida deste grande tradicionalista e se une neste momento difícil a toda a família “Rancho da Saudade”.

Mostra Mulher Farroupilha em Capão da Canoa

21 de janeiro de 2010 0

(Fonte: Roda de Chimarrão) A Coordenadoria Estadual da Mulher do Governo do Estado promove a mostra “Mulher Farroupilha” neste sábado e domingo, na Av. Beira Mar, em Capão da Canoa. A exposição é composta de 12 banners com as prendas gaúchas dos anos de 2008 e 2009, mais as dez agraciadas com o troféu RS Mulher Farroupilha nesses anos. Será em frente ao Baronda, entre 13h e 17h. Haverá ainda distribuição de material sobre a saúde da mulher e oficinas sobre câncer de mama e de geração de renda.

Posse da Coordenadoria da 13a RT

21 de janeiro de 2010 0

A 13ª Região Tradicionalista realiza no próximo sábado (23), às 9h, a posse da nova Coordenadoria, na sede da Casa do Gaúcho. João Carlos Cardoso de Lima, o Carlinhos, assumirá como Coordenador Regional, tendo Elias Arildo Moreira Leal, como vice. Ildo Wagner será o Secretário Geral; Dulce Cardoso de Lima assume como Secretária Executiva e Luiz Sergio Fassbinder como Tesoureiro. A relação completa da Coordenadoria pode ser conhecida clicando aqui.

I Coruja da Canção recebe inscrições até dia 22

20 de janeiro de 2010 0

As inscrições para o I Coruja da Canção continuam abertas até o dia 22 de janeiro. O festival acontece nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro e é promovido pela Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, que busca divulgar os diversos estilos musicais gaúchos, destacando principalmente os artistas do Litoral Norte. Haverá premiação para as três primeiras colocadas e também para Melhor Melodia, Melhor letra e Melhor Intérprete. Mais informações, acesse o regulamento do festival, clicando aqui.

Paralelamente ao festival acontece a Mostra das Premiadas do Minuano da Canção. São 14 canções, sendo sete em cada uma das primeiras noites. Nomes conceituados estão confirmados para a Mostra, além dos espetáculos especiais com Cristiano Quevedo, Jairo Lambari Fernandes e Alma Gaudéria.