Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2010

Perfil Lucas Dayran Vieira - Destaque Artístico-Cultural

29 de abril de 2010 1

Nome: Lucas Dayran Vieira – Destaque Artístico- Cultural 2010/2011

Data de nascimento: 04 de novembro de 1988

Idade: 21 anos

Localidade: Santo Ângelo

Escolaridade: Cursa História e Comunicação Social na Universidade Regional Integrada (URI), em Santo Ângelo

História Tradicionalista: Iniciou sua história tradicionalista no CTG Passo do Ijuí, em Entre-Ijuís, participando de invernadas de dança e concursos de declamação. Já foi xiru de falas e coordenador da invernada cultural e do departamento jovem. Desde 2006, é Delegado da Cultura Popular Gaúcha, junto ao Ministério da Cultura, em Brasília. Em 2007, obteve o segundo lugar co concurso regional. Em 2009, foi eleito Peão Farroupilha da 3ª RT e também diretor do Departamento de Comunicadores Regional da Cultura Gaúcha.

 

Provas artísticas no 22º Entrevero de Peões Farroupilhas:

Declamação: “Lanças Inocentes”, de Leonardo Charrua

Instrumento: Cantou “Grito”, de Assis Martins

Danças: Chico Sapateado e bugiu

Tema da Prova oral: Fortalecimento das bases do tradicionalismo… o que fazer?

Provas campeiras: trancar, charquear, encilhar e rédeas

Expectativa como Peão Farroupilha: : Acredito que o dever de um peão estadual é efetivar a busca pela maior participação dos jovens tradicionalistas nas inúmeras atividades disponíveis no nosso meio tão vasto culturalmente, visto que fui criado dessa forma e creio ainda que um peão do estado possui uma figura incentivadora àqueles que muitas vezes sonham em possuir um crachá ou brasão e não sabem como ou ainda acreditam não ser capazes de faze-lo.

Perfil Destaque Campeiro - Guilherme Monte

28 de abril de 2010 0

Nome: Guilherme Monte – Destaque Campeiro 2010/2011

Data de nascimento: 28 de maio de 1992

Idade: 17 anos

Localidade: Santa Maria

Escolaridade: Cursa o 2º semestre do curso de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Santa Maria

História Tradicionalista: Participa desde 2006, quando começou a freqüentar os bailes no CPF Piá do Sul. Em seguida, ingressou no grupo de danças. Em 2007, já concorria a Guri Farroupilha da entidade e no ano seguinte conquistou o título de Guri Farroupilha da 13ª RT. Em abril de 2009 participou do 14ª Entrevero de Guris, conquistando o 3º lugar.

Provas artísticas no 22º Entrevero de Peões Farroupilhas:

Declamação: “Louco”, de Vaine Darde

Instrumento: Violão e canto, executando “De História e Farrapos”, de letra e música próprias

Danças: Tatu de castanholas e bugiu

Tema da Prova oral: Objetivo anual do MTG para 2010

Provas campeiras: cevar mate, trança, rédeas e encilha

Expectativa como Peão Farroupilha: Esta gestão de Peões tem uma base cultural muito grande. Acredito que será um ano de muito trabalho e de muito aprendizado. Eu pretendo, além dos trabalhos em grupo, organizar uma palestra sobre a superação na parte campeira, para quebrar este mito que para ser um peão estadual é necessário ser o mais campeiro de todos. Eu sou um “gaúcho de apartamento” que não faz muito que ingressou no Movimento Tradicionalista Gaúcho e que também tinha medo da parte campeira do concurso, porém, quando nos doamos pelos nossos objetivos e não medimos esforços pelo que acreditamos, superamos nossos próprios limites e alcançamos os nossos sonhos! Um “peão de apartamento” que não saiba nada da lida do campo, pode sim se superar e virar um CAMPEIRO do Rio Grande!

Perfil Peão Farroupilha

27 de abril de 2010 1

Nome: Eduardo de Freitas Corbelini

Data de nascimento: 05 de abril de 1988

Idade: 22 anos

Localidade: Monte Belo do Sul

Escolaridade: Cursa o 6º semestre de Administração na Faculdade Cenecista

História Tradicionalista: Aos 3 anos, já iniciava seu aprendizado de declamação. Aos cinco, entrava para a invernada do CTG Gaudério Serrano. Seu aprendizado de gaita começou aos doze anos. Foi 2º Piá da 11ª Região Tradicionalista. Aos 17 anos, assumiu o Departamento Jovem da 11ª RT e, um ano depois, o Departamento Artístico do CTG Gaudério Serrano. Aos 20 anos, foi selecionado para a final do Enart, nas modalidades declamação e Dança de Salão.

Provas artísticas no 22º Entrevero de Peões Farroupilhas:

Declamação: No bolicho, de autoria de Cristiano Ferreira

Instrumento: Gaita, interpretando na gaita “Mistura Fina”, de Adelar e Oneyde Bertussi

Danças: Tirana do lenço e vanera

Tema da Prova oral: A importância do rodeio para o desenvolvimento da cultura local

Provas campeiras: Emalar capa, tiro de laço, encilhar e trançar

Expectativa como Peão Farroupilha: Pretende estimular a participação de toda a gestão, descentralizando as atividades entre todos os peões. Já em Tramandaí, iniciou conversa com o Peão da CBTG para a realização de oficinas campeiras. Pretende estimular o diálogo e a convivência com pessoas que formaram o movimento, propiciando um ano de aprendizado mas também de transmissão do conhecimento adquirido.

Peça Publicitária da Semana Farroupilha também será eleita por concurso

26 de abril de 2010 0

A peça publicitária da Semana Farroupilha 2010 será eleita através de concurso. Até 28 de abril, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem enviar suas propostas para a sede da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (Av. Borges de Medeiros, 1501 – sala 10 – POA). Os materiais devem ser entregues em envelope fechado, contendo o CD com a imagem em extensão JPG, em alta definição e em versão impressa, além de sugestões de aplicação da imagem em cartazes e folderes.

No site www.semanafarroupilha.com.br, o interessado pode encontrar o regulamento completo do concurso e o texto-base do tema anual “Farroupiulhas: Ideais, Cidadania e Revolução”, que deverá servir de referência para a criação. Os resultados serão divulgados no dia 7 de maio.

 Link: www.semanafarroupilha.com.br

         www.igtf.rs.gov.br

Dia do Ibirapuitã

26 de abril de 2010 0

Tem o sol como uma brasa que ainda arde, mergulhado no Rio Ibirapuitã. Não tem gaúcho que ainda não tenha cantado estes versos, não é mesmo? Pois agora, a ideia é transformar o famoso rio em marca do município. Para lançar a campanha, foi programada uma caminhada ecológica para manhã desta segunda-feira, que sairá do calçadão de Alegrete até o Porto dos Aguateiros.

CTG Sopro MInuano conquista título de Peão e Guri Destaque Campeiro

25 de abril de 2010 0

Eduardo de Freitas Corbelini, do CTG Sopro do Minuano, 11ª Região Tradicionalista, da cidade de Monte Belo do Sul é o peão farroupilha. O anúncio foi feito ontem à noite, em Tramandaí, no Parque de Eventos, no fandango de encerramento da 22ª edição do Entrevero Cultural de Peões Farroupilhas.

 A finalidade do concurso é escolher o representante da cultura, das habilidades e dos valores do peão gaúcho. Os concorrentes serão submetidos a provas artísticas, onde devem executar danças de salão, danças tradicionais e escolher entre declamar, tocar, cantar ou trovar ou ainda compor poesia, valendo 20 pontos. A prova oral, onde são avaliados a desenvoltura, a expressão e a apresentação, vale 10 pontos.

 Já as provas campeiras são as que mais somam aos candidatos, valendo 30 pontos. Aqui, os participantes realizam sorteio entre as seguintes modalidades: assar, charquear, cevar o mate, emalar poncho (1º sorteio) e ferrar, trançar, tosquiar, laçar, pealar, apartar, tosar e prova de rédeas (2º sorteio). O último quesito avaliado é a participação em eventos e vivência tradicionalista, valendo 10 pontos.

 Categoria Peão

Peão Farroupilha – Eduardo de Freitas Corbelini – 11ª RT – CTG Sopro do Minuano – Monte Belo do Sul

Destaque Campeiro – Guilherme Nascimento Monte – 13ª RT – DT Querência das Dores – Santa Maria

Destaque Artístico – Cultural Lucas Dayran Vieira – 3ª RT – CTG Passo do Ijui – Entre Ijuís.

Categoria Guri

Guri Farroupilha Felipe Dias Louzada – 6ª RT – CCN Sentinela do Rio Grande – Rio Grande

Destaque Campeiro Felipe Bruschi – 11ª RT – CTG Sopro do Minuano – Monte Belo do Sul

Destaque Artístico – Cultural Douglas Diehl Dias – 5ª RT – PL Delfino Carvalho – Cachoeira do Sul

Dia do Chimarrão e do Churrasco

24 de abril de 2010 0

Hoje é celebrado o Dia do Churrasco e do Chimarrão, instituído pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do deputado Giovani Cherini. A data foi escolhida em homenagem a criação do 35 CTG, fundado em 24 de abril de 1948 e considerado o primeiro dos centros de tradição gaúcha.

Fandango no Serigote

24 de abril de 2010 0

No próximo dia 26, o CTG Serigote, de Estância Velha, realiza fandango de troca de faixas e brasões, a partir das 20h30. A animação será do grupo Paulo Garcia e Canto Missioneiro. Informações pelo telefone (51) 3582.4454.

Ganhadores do ENART preparam CD

22 de abril de 2010 1

Já está em fase de gravação o primeiro trabalho da dupla nativista Anderson Oliveira e Tatiéli Bueno, ganhadores de títulos em modalidades individuais do ENART, em 2008. Há cinco anos participando de rodeios e festivais, a dupla irá apresentar canções inéditas e regravações neste primeiro disco. Ainda sem data prevista de lançamento, a obra está sendo financiada pelo Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural (Financiarte), da prefeitura de Caxias do Sul. Também foram premiados no Festival César Passarinho, onde defenderam a música “Tributo a César Passarinho” e levaram o 1º lugar como música Mais Popular e 2º lugar geral.

Festival da Gaita em Erechim

22 de abril de 2010 0

Dia 29 de abril a 2 de maio, acontece o Festival de Gaita, no Parque da ACCIE, no Polo de Cultura, em Erechim. Interessados podem entrar em contato com a prefeitura municipal pelo e-mail smcet-cultura@erechim.gov.rs.br. Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados em cada categoria. As inscrições serão limitadas a 20 participantes por categoria.