Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2010

Colabore com o blog

31 de maio de 2010 0

O Blog do MTG quer saber como foi a recepção das novas prendas em suas cidades. Você tem fotos, informações e curiosidades sobre a 40ª Ciranda Cultural de Prendas, que encerrou sábado à noite, em Santa Maria? Então, divida conosco. Envie e-mail com dados de contato para imprensa@mtg.org.br. Caso tenha fotos, por favor, indique o crédito.

Prendas no Bom dia Rio Grande

31 de maio de 2010 0

A 40ª Ciranda de Prendas foi tema de reportagem do Bom dia Rio Grande, hoje pela manhã. Confira a reportagem de Luis Eduardo Silva. As imagens são de Cláudio Vaz. Para assistir ao material, clique aqui.

Primeira Prenda é de Passo Fundo

30 de maio de 2010 1

Adriane Rebechi Rodirgues, do CTG União Campeira, de Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista, é a nova Primeira Prenda do Rio Grande do Sul. O resultado foi anunciado agora à noite, em um fandango, realizado no Ginásio do Clube Recreativo Dores, em Santa Maria. Nove prendas formam o novo Prendado – Gestão 2010/2011, que terá a missão de representar a mulher gaúcha por todo o Rio Grande até maio do ano que vem.

Em sua 40ª edição, a Ciranda Cultural de Prendas, promovida pelo MTG, tem a finalidade de escolher, dentre suas candidatas, as que melhor representem as virtudes da mulher gaúcha, nas seguintes categorias: Adulta (17 anos ou mais) Juvenil (13 até 17 anos incompletos) e Mirim (9 a 13 anos incompletos).

O concurso é dividido em uma prova escrita, avaliação da comunicação oral, caracteres pessoais e habilidades artísticas. As concorrentes precisam ainda participar da Mostra Folclórica e apresentar o Relatório de Atividades, em que se avaliam projetos desenvolvidos pela prenda na sua Região. Confira a relação completa das vencedoras.

Categoria Adulta:

1ª Prenda: Adriane Rebechi Rodrigues – CTG União Campeira – Passo Fundo – 7ª RT

2ª Prenda: Priscila Bresolin Tissot – CTG Campo dos Bugres – Caxias do Sul – 25ª RT

3ª Prenda: Cristiane Maria Muller – CTG Sepé Tiaraju – Santa Rosa – 3ª RT

Categoria Juvenil

1ª Prenda: Marcela Richetti Trevezan – CTG Rodeio da Amizade – Paraí – 11ª RT

2ª Prenda: Taynara Moraes Ouriques – CPF Piá do Sul – Santa Maria – 13ª RT

3ª Prenda: Namiriane Muller Leal – CTG Caiboaté – São Gabriel – 18ª RT

Categoria Mirim

1ª Prenda: Amanda Faleiro – CTG Herança Farroupilha – Sapucaia do Sul – 12ª RT

2ª Prenda: Amanda Gonçalves dos Santos – CTG Lila Alves – Pinheiro Machado – 21ª RT

3ª Prenda: Manuela Acosta Ferreira – PF Delfino Carvalho – Cachoeira do Sul – 5ª RT

Duas perguntas para...

29 de maio de 2010 0

Antônio Carlos Bortoluzzi, 55 anos, pai da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. O Blog do MTG conversou com o sr. Antônio Carlos para saber como é ser pai de prenda.

Blog: Como foi acompanhar a filha durante esse prendado?

Antônio Carlos: Extremamente gratificante. Embora se pense que seja um trabalho árduo, em realidade, ele torna-se leve porque sabemos que nossa filha está crescendo em um ambiente saudável e, principalmente, longe das drogas. Enquanto houver entidades tradicionalistas, famílias reunidas em CTG, estaremos certamente cuidando do futuro de nossos filhos.

Blog: Qual o conselho para os pais de prendas?

Antônio Carlos: Incentivem, incentivem sempre suas filhas. Trabalhem em prol delas, do Movimento Tradicionalista, do Rio Grande. Certamente será um trabalho gratificante. E saibam que as porteiras aqui em Santa Maria continuam abertas sempre que precisarem.

Embarcando para a África

29 de maio de 2010 0

O Movimento Tradicionalista Gaúcho já tem seu representante na Copa do Mundo. O avaliador e colunista do Eco da Tradição, Lauro Teodoro, embarca dia 13 para a África do Sul, onde acompanhará a primeira fase dos jogos da Seleção Brasileira. Aguardem fotos e novidades!

Troféu RS Mulher Farroupilha - Exposição

29 de maio de 2010 0

A exposição itinerante RS Mulher Farroupilha, promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher, também está presente na 40ª Ciranda Cultural de Prendas, em Santa Maria. No andar térreo do Clube Recreativo Dores, o público pode conhecer um pouco mais da história de seis mulheres que fazem parte da história da cultura gaúcha. São elas: Marlene Leonor Hulsberg, Neusa Bonna Secchi, Elma Sant´ana, Laureci Goulart e Ilva Maria Borba Goulart, além das nove prendas da Gestão 2009/2010. Todas receberam a homenagem em setembro do ano passado, durante as comemorações da Semana Farroupilha.

Mensagem

29 de maio de 2010 0

Como é de costume, a diretoria do MTG sempre deixa uma pequena lembrança nos apartamentos em que se hospeda a equipe de trabalho. Para a 40ª Ciranda Estadual de Prendas, a mensagem escolhida é de autoria de Chico Xavier.

“Nasceste no lar que precisavas,

Vestiste o corpo físico que merceias,

Moras onde melhor Deus te proporcionou

De acordo com teu adiantamento,

Teus parentes, amigos são as almas que atraíste

Com tua própria afinidade.

Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle…

Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas,

Expulsas, modificas tudo aquilo

Que te rodeia a existência.

Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas

necessidades,

Nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas

terrenas.

Teu ambiente de trabalho é que

elegeste espontaneamente para a tua realização.

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,

qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”

Programação Concurso de Prendas

29 de maio de 2010 1

O 40º Concurso Estadual de Prendas entra na reta final para escolha do prendado 2010/2011. A partir das 8h30, todas as categorias iniciam as provas orais e artísticas, no último dia de atividades. Durante todo o dia, as 67 prendas participantes irão mostrar suas habilidades em canto, dança, poesia e oralidade. Todas as provas acontecem nas dependências do Clube Recreativo Dores, em Santa Maria. A entrada é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de pilcha.

Documentário resgata história do concurso de prendas

28 de maio de 2010 1

A solenidade de abertura do 40º Concurso Estadual de Prendas, que acontece hoje à noite, em Santa Maria, terá um momento especial: a apresentação do documentário “40 anos de Concursos”, produzido pela Danna Produções. Com 22 minutos de duração, o filme conta como foi a criação do evento e apresenta depoimentos de diversas ex-Primeiras Prendas do Rio Grande do Sul. Entre as participações, Cyra Ferreira (viúva de Cyro Dutra Ferreira), Nora Ferreira (irmã de Cyro Dutra Ferreira), Alda Borghetti (esposa de Rodi Pedro Borghetti), Lia Santos Mariante (irmã de Cyra Ferreira) e Nilza Lessa (viúva de Barbosa Lessa). A produção foi realizada na Pousada Recanto do Borghetti, em Barra do Ribeiro. Um primeiro lote de 1.000 unidades está sendo produzido para distribuição gratuita em entidades tradicionalistas. A realização foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santa Maria em parceira com o Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Concurso de Prendas - Programação 28/05

28 de maio de 2010 0

9h: Prova escrita

11h30 às 13h30: Montagem da mostra Folclórica

12h: Almoço

13h30 às 15h30: 1ª a 10ª RT

15h30 às 17h30: 11ª a 20ª RT

17h30 às 19h30: 21ª a 30ª RT

20h: Sessão Solene de Instalação e apresentação do documentário “A importância do concurso na vida das prendas”.