Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2011

Novo endereço para estátua de Sepé Tiaraju

25 de maio de 2011 0

(Fonte: Jornal Zero Hora, 25/05/11) Içada por um guindaste, a escultura de dois metros e uma tonelada que homenageia o índio Sepé Tiaruju ganhou novo endereço em São Luiz Gonzaga: o canteiro em frente à prefeitura. A remodelação do principal trevo de acesso do município motivou a retirada da estátua.

O artista plástico Vinicius Ribeiro, responsável pela criação da escultura, acompanhou todo o transporte para que nada acontecesse à obra esculpida em concreto armado. Agora o índio está localizado bem no centro da cidade. No entanto, assim como aconteceu com o monumento de Jayme Caetano Braun, também nascido em São Luiz Gonzaga, Ribeiro ainda planeja construir outro indígena de seis metros de altura, que ficará na entrada do município das Missões.

MTG e ACERGS em projeto de inclusão

25 de maio de 2011 0

No último sábado, o Movimento Tradicionalista Gaúcho realizou mais uma edição do Curso de Formação Tradicionalista (CFOR), em sua sede, em Porto Alegre. Em uma parceria inédita, o evento contou com a participação de sete integrantes da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS). Para recebe-los e para valorizar os princípios de inclusão, também foram providenciadas apostilas dos conteúdos trabalhados em braile, em uma parceria que envolveu ainda a Feevale.

A Acergs também acaba de lançar seu próprio Departamento de Tradições Gaúchas (DTG). Segundo Gelson Casser, coordenador do DTG, o objetivo é através do tradicionalismo estimular a coragem e a noção espacial e de locomoção de pessoas com deficiência visual. Também está sendo projetado um galpão, localizado na zona sul da capital gaúcha, com capacidade para 300 pessoas. A previsão de finalização é de dois anos.

 E para quem quiser acompanhar as novidades desta bela iniciativa, acaba de ser lançado o blog do DTG – Peleando pela inclusão (http://www.dtgacergs.blogspot.com), onde se conta as atividades da instituição, bem como um pouco da história e dos costumes do povo gaúcho.

Ciranda de Prendas terá 71 participantes

24 de maio de 2011 0

O Movimento Tradicionalista Gaúcha promove a partir da próxima quinta-feira, 26, a 41ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul, no CTG Lalau Miranda, em Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista. Setenta e uma candidatas, divididas nas categorias  Adulta, Juvenil e Mirim disputam as nove faixas de representantes da mulher gaúcha. O início das provas acontece na sexta-feira, 27, às 9h, com a realização da prova escrita onde são avaliados conhecimentos históricos e de tradicionalismo. À tarde, é o momento da Mostra Folclórica, onde se apresenta artesanato e pesquisa folclórica de cada uma das Regiões Tradicionalistas participantes.

No sábado, as provas artísticas e a oral testam os talentos das candidatas nos quesitos dança tradicional e de salão, poesia e declamação, além da oralidade e caracteres pessoais, no qual se observa a beleza, as boas maneiras, a elegância e a desenvoltura.

Na sexta-feira à noite, ocorre a abertura oficial do evento e a tradicional Despedida das Prendas. As novas Prendas do Estado serão conhecidas na noite de sábado, em um fandango a ser realizado no próprio CTG.



Chama Crioula

24 de maio de 2011 0

A Comissão Organizadora da Chama Crioula 2011 está em plena atividade com os preparativos do evento. Na semana passada, uma comitiva com a presença da 1a Prenda, Adriane Rodrigues, do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Dorvílio Calderan e o presidente da Comissão Executiva, Aécio Roberto Gampert, estiveram em Brasília para convidar a senadora Ana Amélia Lemos e o deputado Marco Maio para participar do acendimento no próximo dia 20 de agosto, em Taquara.

CTG Minuano promove festival

24 de maio de 2011 0

O CTG Minuano, de Iraí, está com as inscrições abertas para o Festival Remanso da Canção Gaúcha e Nativista até o próximo dia 29 de maio. Com o objetivo de valorizar o potencial artístico e musical de intérpretes, através da integração de artistas e CTGs, o evento está aberto à músicos interessados na produção de músicas tradicionais gaúchas, tanto em estilo nativo quanto fandangueiro.

A obra concorrente deve estar gravada em CD e ser enviada para a sede da entidade, junto com cinco cópias da letra, constando o nome do autor e da música. O valor da inscrição é de R$ 50. A apresentação dos participantes se dará no dia 04 de junho, no galpão da entidade, a partir das 14h e o resultado está previsto para ser anunciado ainda na mesma noite. Entre os critérios de avaliação, estão afinação, ritmo, fidelidade à letra e interpretação. Haverá premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados. Informações e dúvidas podem ser resolvidas pelo e-mail minuanoctg@hotmail.com

5ª RT promove encontro de Patrões

12 de maio de 2011 0

A 5ª Região Tradicionalista promove, no próximo domingo, dia 15, novo encontro de Patrões, no CTG Estância Alegre, em Santa Cruz do Sul. A pauta tem início às 9h e entre os assuntos a serem discutidos está a preparação para a etapa estadual da 41ª Ciranda Cultural de Prendas, que acontece de 26 a 28 de maio, em Passo Fundo, 7ª RT. Na ocasião, também já será tratado questões das fases regionais dos concursos de Peão e Prenda, que acontecem a partir do mês que vem.

A 5ª RT terá Kendra Norma Schaefer, da cidade de Pântano Grande, como representante na categoria Mirim,  Évelin Pereira de Borba, de Santa Cruz do Sul, na Juvenil e Muriel Machado Lopes, de Cachoeira do Sul, concorrendo a 1ª Prenda Adulta.

Paralelamente ao evento, acontece o 1º Encontro Regional de Prendas, Peões e Diretores Culturais, com a participação de palestrante abordando temas motivacionais e informações sobre a reciclagem de avaliadores.

Calendário de eventos da 25a RT

12 de maio de 2011 0

O Departamento Cultural da 25ª Região Tradicionalista divulga a programação para os próximos meses. Entre as iniciativas, destacam-se uma série de cursos na Universidade de Caxias do Sul, começando com a análise do hino do Rio Grande do Sul, já no próximo dia 31 de maio. Os tradicionalistas também poderão assistir a palestras com a primeira prenda do Estado, Adriane Rodrigues, sobre sua vivência como representante da cultura gaúcha. Confira abaixo a relação de todos os eventos. Informações sobre valores e inscrições podem ser realizadas através secretaria da Coordenaria pelo telefone (54) 3238.1288 ou pelo e-mail coordenadoria@35rt.com.br.


Calendário

 

Dia 17/05 – Palestra – Vivência de Prenda/O que é ser Prenda – 1ª Prenda Estadual – Adriane Rebechi Rodrigues

Dia 31/05 – Curso UCS – Análise do Hino Sul-Rio-Grandense e Folclore

Dia 02/06 – Curso UCS – A Mulher Gaúcha e o Negro no Rio Grande do Sul

Dia 07/06 – Curso UCS – Colonização: Açoriana, Alemã e Italiana;

Dia 09/06 – Curso UCS – Revolução Farroupilha e os Sete Povos das Missões

Dia 17/06 – Palestra – O Lenço (origem, Representação de cores e tipos de nós) e os Brasão de Armas RGS

Dia 16/06 – Curso UCS – Poemas e Canções

Dia 25/06 – Baile Regional das Prendas e Dos Peões

Dia 09/07 – Evento: Gaúchos na Cozinha

Dia 12/07 – Palestra – Tema da Semana Farroupilha “Nossas Raízes”

Dia 20/08 – Sarau de Prendas

Dia 07/10 – Palestra – Origem e Interpretação das Danças

Dia 08/11 – Palestra – O Natal Gaúcho e seus Símbolos

O tradicionalismo na formação do jovem

12 de maio de 2011 0

(Editorial do presidente do MTG, Erival Bertolini)

Os meses de abril e maio para o Movimento Tradicionalista Gaúcho são dedicados ao jovem. É neste período que ocorrem as etapas estaduais dos eventos destinados ao público de maior interesse para o tradicionalismo: a infância e a juventude.

A educação é, hoje, um dos principais problemas brasileiros e este é um assunto que afeta diretamente toda a sociedade, pois, crianças sem educação transformam-se em adultos sem o preparo necessário para enfrentar as duras questões que a vida apresenta diariamente a todos.

Os pais estão procurando se isentar de sua principal responsabilidade, delegando a outros, sejam eles professores, as babás, terapeutas, a formação de seus filhos. Pressionados pelas obrigações da vida moderna, por questões financeiras, pela falta de tempo, acaba-se gerando um círculo vicioso, onde quem paga a conta é a sociedade.

A unidade familiar precisa ser recuperada e este é um dos desafios mais grandiosos a qual o tradicionalismo se propõe. Nossos Centros de Tradições, além de locais de preservação de nossa história e de nossos costumes, são um forte apoio para os pais em sua difícil tarefa de formar cidadãos preparados e moralmente sólidos. Isso porque os CTGs são um dos poucos lugares onde é possível o convívio de gerações, onde a hierarquia e o respeito familiar permanecem vivos, não como forma de lembrar como se vivia, porém, como alternativa a um convívio saudável e feliz.

É por isso que todo tradicionalista, seja ele coordenador, patrão ou associado de entidade, deve estimular seus filhos a participarem do tradicionalismo. Os concursos tem justamente essa finalidade, ser um atrativo para a entrada deles no tradicionalismo. Nunca esteve em disputa a busca por títulos, faixas e crachás, que são em essência passageiros.

Por isso, que uma das metas da gestão Sempre MTG é a simplificação de processos e estamos realizando isto tanto no Entrevero Cultural de Peões e Guris Farroupilha quanto na Ciranda Cultural de Prendas. Tornar o acesso e a participação mais simples aos envolvidos não só estimular um maior número quanto torna mais agradável a participação no tradicionalismo como um todo.

Finalizando, desejo a todas as prendas concorrentes muito sucesso em Passo Fundo e, assim como disse os peões, não há perdedores em um concurso.

Encontro prepara para Danças Tradicionais

10 de maio de 2011 0

O departamento de cursos do Movimento Tradicionalista Gaúcho irá promover quatro encontros para tratar especificamente da preparação para a modalidade de Danças Tradicionais do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART). A iniciativa ocorrerá em cada uma das cidades onde serão realizadas as etapas interregionais do evento em 2011. Campo Bom, 30ª Região Tradicionalista, sedia o evento já no próximo dia 5 de junho, no CTG M´Bororé, a partir das 9h. Pelotas, 26ª Região Tradicionalista, é a segunda cidade, agendado para o dia 12 de junho, no CTG Thomaz Luiz Osório. Os outros dois encontros ainda não tem datas definidas. O valor da inscrição é de R$ 50 por pessoa, incluído refeição. Para comprovar a inscrição, basta enviar o recibo de depósito para o e-mail cursos@mtg.org.br, indicando ainda a data do encontro, nome e telefone do inscrito. A conta bancária para depósito é Banrisul, agência 0100, conta corrente 06.0669820-3, em nome do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Tropeiros da Amizade recicla para a vida

09 de maio de 2011 0

No sábado passado, 30 de abril, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Amizade, situado na 5ª Região Tradicionalista (RT), realizou o seminário Reciclando para a vida, com o objetivo de conscientizar a sociedade na solução dos problemas ambientais, existente em Santa Cruz do Sul e no Rio Grande do Sul.

Seguindo o tema do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Preservação do Meio Ambiente – Dever de Todos, foram realizadas diversas ações concretas, como recolhimento de lixo reciclável nas casas dos moradores do Bairro Senai, bem como exposição de produtos com materiais alternativos.

Durante a parte da manhã houve palestra sobre o reaproveitamento do lixo orgânico, ministrada por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semmas) e também sobre Reciclar é preservar, ministrado pelo consultor de reciclagem Nilton Drochner.

Após o almoço e a coleta de recicláveis nos bairros, ocorreu a oficina Fazendo Arte, onde foi possível confeccionar brinquedos, objetos de decoração e outros tantos adereços com materiais alternativos, que muitas vezes, vão parar no lixo por não encontrar outra utilidade.

O evento foi promovido pela 1ª Prenda Juvenil, Laurine Orlandi, a 1ª Prenda Mirim, Thais Hoelze, juntamente com o Departamento Cultural da entidade e contou com a presença de várias entidades tradicionalistas, do coordenador da 5ª RT, Luiz Clóvis Vieira e a diretora cultural da 5ª RT, Carmem Lucia Cezar.

Fonte: Alyne Motta