Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2011

Lançamento do Enart será amanhã

31 de agosto de 2011 0

O Movimento Tradicionalista Gaúcho promove amanhã, dia 31 de agosto, o lançamento da 26ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A solenidade está marcada para as 20 horas, no Salão Bierhauss, e terá transmissão ao vivo pela TV Tradição (www.tvtradicao.com.br). Neste ano, o Enart será realizado entre os dias 18 a 20 de novembro.

Classificados Danças Tradicionais - 1ª Interregional do Enart - Campo Bom

29 de agosto de 2011 0

Força A

CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí – 1ª RT
CTG Tiarayú – Porto Alegre- 1ª RT
CTG Estância Gaúcha – Canoas – 12ª RT
CTG Potreiro Grande – Tramandaí – 23ª RT
GAN Ivimaraé – São Leopoldo – 12ª RT
CTG Guapos do Itapuí – Campo Bom – 30ª RT
CTG Gildo de Freitas – Porto Alegre – 1ª RT
CTG M’Bororé – Campo Bom – 30ª RT

Suplentes:
DTG Lenço Colorado – Porto Alegre – 1ª RT
CTG Estância da Serra - Osório – 23ª RT

Força B

CTG Capão da Poreira – Viamão – 1ª RT
CTG Piazito do Litoral – Cidreira – 23ª RT
CTG Charla Galponeira – Pareci Novo – 15ª RT
Grupo Tarca de Arte Nativa – Montenegro – 15ª RT
CTG Estância do Cotiporã – Ivoti – 30ª RT
CTG Laço da Querência – Porto Alegre – 1ª RT
CTG Amaranto Pereira - Alvorada – 1ª RT
CTG Sangue Nativo – Parobé – 22ª RT

Suplentes:
CTG Quero Quero – Esteio – 12ª RT
DTG Sangue Nativo – Porto Alegre – 1ª RT

Montagem do Acampamento Farroupilha em ritmo acelerado

26 de agosto de 2011 0

O Acampamento Farroupilha começa a tomar forma no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, a Estância da Harmonia. Os galpões administrativos e de infraestrutura estão quase prontos. São os espaços onde funcionam a administração e o comércio do evento. Os piquetes estão em construção desde o último sábado e devem estar prontos até 5 de setembro, dois dias antes da inauguração oficial.

A novidade do ano é a drenagem do parque, quase concluída. O secretário adjunto da Cultura e coordenador de nativismo da prefeitura, Vinicius Brum, lembra que é uma demanda antiga. “O pessoal ano após ano reclamava, porque as chuvas são muito intermitentes em setembro e causavam muitos alagamentos e grande desconforto para quem acampa e para os visitantes”. A obra da drenagem cobrirá 25% do parque na área mais baixa do terreno. O antigo espelho d’água, que ficava ao lado do Centro de Eventos, foi aterrado e recebeu cobertura de caliça (restos de materiais de construção).

Porém, o problema não será eliminado: “Naturalmente que, com as chuvas de setembro, vamos ter barro e poças de água. Isso é inevitável; nós estamos num parque natural que recebe esse tipo de instalação apenas em setembro”, comentou o secretário adjunto da Cultura.

Site na Internet

Outra novidade será a apresentação da pré-estréia do filme Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto em  15 de Setembro. O Acampamento Farroupilha funcionará de 7 a 20 de setembro (aniversário do início da Revolução Farroupilha). O tema deste ano é “Nossas Raízes”. Estarão acampadas mais de 360 entidades tradicionalistas e é esperado um público visitante de um milhão de pessoas.

No site do Acampamento Farroupilha está disponível a lista de entidades acampadas e o regulamento do evento. Também informa alguns serviços oferecidos, como comércio de artesanato, vestuário, alimentação,  transporte, saúde e  segurança. Veja no endereço: portoalegre.rs.gov.br/acampamentofarroupilha/.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Inter-regionais do Enart começam no final de semana

23 de agosto de 2011 0

As classificatórias do maior festival amador da América Latina terão início no próximo final de semana. Nos dias 27 e 28 de agosto, Campo Bom sediará a primeira inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), evento promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Durante os dois dias, os concursos serão realizados em oito palcos, distribuídos no Centro de Educação Integrada do município da 30ª Região Tradicionalista.

Nas modalidades individuais (chula, gaita, violão, viola, bandoneon, solista vocal, declamação, trova, pajada e causo) serão 269 participantes. Já nas Danças Tradicionais – Força A e B serão 36 invernadas; nas Danças Gaúchas de Salão, 48 casais; e entre os conjuntos Instrumental e Vocal, três entidades filiadas ao MTG estarão representadas. Os melhores de cada modalidade garantem classificação para a fase final do evento, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro, em Santa Cruz do Sul.

As próximas etapas do Enart serão realizadas em Alegrete, nos dias 24 e 25 de setembro; em Ijuí, 1º e 2 de outubro; e Pelotas, 8 e 9 de outubro. O evento tem como objetivos projetar a cultura popular e tradicional do Rio Grande do Sul, valorizar os artistas amadores do Estado e promover o intercâmbio cultural entre os participantes. Os campeões estaduais ficam credenciados a representar o Estado em eventos nacionais e internacionais.

Programação

27 de agosto (sábado)

9 horas
Palco 3 – Gaita Piano e Violão
Palco 4 – Eliminatória Intérprete Solista Vocal Masculino e Feminino
Palco 5 – Trova Campeira, Trova Martelo, Trova Estilo Gildo de Freitas e Causo
Palco 6 – Eliminatória Declamação Masculino
Palco 7 – Eliminatória Declamação Feminino
Palco 8 – Dança Gaúcha de Salão

14 horas
Palco 1 – Eliminatória Danças Tradicionais Força B

18 horas
Palco 2 – Chula
Abertura Oficial

28 de agosto (domingo)

9 horas
Palco 1 – Final de Danças Tradicionais Força B


A ordem de apresentação dos concorrentes de todas as modalidades está disponível no sítio www.mtg.org.br.

Lançamento oficial dos Festejos Farroupilhas ocorre no sábado

18 de agosto de 2011 0

Considerada a maior festa popular do Rio Grande do Sul, os Festejos Farroupilhas terão início no próximo sábado, dia 20 de agosto, com o lançamento oficial da programação do evento e o Acendimento Nacional da Chama Crioula. A cerimônia conjunta, que contará com a presença do governador Tarso Genro e do patrono de 2011, Alcy Cheuiche, será realizada a partir das 16h, no Largo da Praça Marechal Deodoro, em Taquara. A previsão é de que cerca de três mil cavalarianos se desloquem até o município do Vale do Paranhana para buscar a centelha do fogo simbólico.


A concentração das delegações campeiras ocorrerá, às 14h, na sede campestre do CTG “O Fogão Gaúcho”, segunda entidade tradicionalista fundada no Rio Grande do Sul. Depois da solenidade está prevista a entrega dos títulos de Embaixador e Cônsul Honorário do Rio Grande do Sul, aos tradicionalistas destacados pelo país. A escolha é feita por indicação das dez federações filiadas à Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. À noite, haverá o espetáculo artístico com Joca Martins, seguido do baile de encerramento com Ademir Silva.


De Taquara, as diversas delegações irão conduzir as centelhas por todo o Estado. Em Porto Alegre, como acontece tradicionalmente, a Chama Crioula será acesa no dia 7 de setembro, no Acampamento Farroupilha, abrindo oficialmente a programação local. Entre as atrações na Capital gaúcha está o Desfile Temático, na noite de 19 de setembro, e os desfiles Cívico-Militar e Tradicional, na manhã do dia 20, ambos na Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Palestras

As atividades em Taquara começam na quinta-feira, dia 18, com a recepção das comitivas. Para sexta-feira estão previstas palestras e espetáculos artísticos. Ás 14h haverá uma palestra musicada com Antônio Augusto Fagundes e Ernesto Fagundes. Já as 16h, Wilson Tubino, Ivo Benfatto, Dinara Paixão e Manoelito Savaris, mediados pelo coordenador da 22ª Região Tradicionalista e anfitrião dos eventos, José Roberto Fischorn, irão falar sobre os 50 anos da Carta de Princípios, documento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Ás 21h está prevista a apresentação de Cristiano Quevedo e da Orquestra Sinfônica de Sopros de Caxias do Sul.


Temário

O temário dos Festejos Farroupilhas de 2011, “Nossas raízes”, foi escolhido pela Comissão Estadual com o intuito de divulgar a história do Rio Grande do Sul e buscar, em alguns episódios e períodos, indicadores da identidade do povo gaúcho. Para desenvolver a ideia de explorar as raízes da formação sócio-cultural do homem sul-rio-grandense foram selecionados onze momentos: jesuítas no território gaúcho, terra de ninguém, fundação da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, açorianos e a fundação de Porto Alegre, época das Charqueadas, organização administrativa da Província, colonização, Revolução Farroupilha, Defesa Nacional, Revolução Federalista e gauchismo.

Inscrições do Painel de Danças de Salão encerram hoje

15 de agosto de 2011 0

Não perca tempo. Hoje é o último dia para você garantir participação no Painel de Danças Gaúchas de Salão, do MTG. O curso, direcionado aos concorrentes da modalidade no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), será realizado no próximo domingo, dia 21 de agosto, na sede da federação, localizada na Avenida Guilherme Schell, 60, Bairro Santo Antônio, em Porto Alegre. Serão abordados os conceitos básicos dos ritmos e feitos esclarecimentos de correção coreográfica, interpretação artística, harmonia e ritmo. O custo é de R$ 40. Outras informações no sítio do MTG ou pelo telefone (51) 3223-5194, com Luciana Borges.

Serviço
O quê: Painel de Danças Gaúchas de Salão
Quando: 21 de agosto, domingo, a partir das 9h
Onde: Sede do MTG
Quanto: R$ 40

Atualizações retomadas

15 de agosto de 2011 0

Leitores e visitantes do blog do MTG

Informamos que, a partir de hoje, retomaremos as publicações neste espaço. O blog www.mtg-rs.blogspot.com, criado no mês de julho, com o intuito de suprir uma demanda que possuíamos, seguirá ativo. Ou seja, você poderá buscar informações sobre o meio tradicionalista nos dois endereços.

Lembramos que se você tiver alguma notícia interessante da sua entidade ou região tradicionalista para divulgar, basta enviar para o e-mail imprensa@mtg.org.br que publicaremos.

Contamos com a colaboração e compreensão de todos.