Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2011

Inscrições do Aberto de Esportes encerram hoje

28 de setembro de 2011 0

Canoas receberá o 20º Aberto de Esportes Tradicionais nos dias 8 e 9 de outubro. As atividades serão realizadas no Parque Eduardo Gomes, sob a supervisão do Departamento de Esportes do MTG. Os vencedores representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional da competição. As provas iniciam às 9 horas de sábado e seguem até o domingo. Serão disputados o truco cego, truco de amostra, solo, tava, tetarfe e bocha campeira. As inscrições podem ser feitas até hoje, dia 28 de setembro, com a secretaria do Movimento Tradicionalista.

Inter-regional de Alegrete reúne cerca de 15 mil pessoas

26 de setembro de 2011 0

Cerca de 15 mil pessoas acompanharam durante todo o final de semana a segunda inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), realizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, no município de Alegrete. As atividades tiveram início na manhã de sábado, dia 24 de setembro, e estenderam-se até a tarde de domingo, quando foram divulgados os resultados dos últimos classificados para fase final do maior festival amador da América Latina. Participantes da 3ª, 4ª, 10ª, 13ª, 17ª, 20ª e 28ª RTs demonstraram seus talentos nos palcos montados no Instituto de Educação Oswaldo Aranha e no Centro Cultural Adão Hortiz Houayek.

Os concursos foram abertos pela Associação Tradicionalista Poncho Branco, de Santa Maria, na modalidade Danças Tradicionais Força B. Simultaneamente, em outros três palcos, foram realizados os concursos de gaita piano, gaita de botão até 8 baixos, gaita de botão mais de oito baixos, violão, declamação e solista vocal. A eliminatória de Danças Gaúchas de Salão teve início após o último grupo da Força B, o DTCE Marcas do Pampa, de Santa Maria. Por volta das 19 horas, os concursos foram interrompidos para a realização da abertura oficial.

Reconhecimento

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades do município, da região e do Estado. A música “Uma canção pela paz”, tema do Enart 2011, de autoria de Francisco Carlos Fighera, embalou o público presente, que lotou as arquibancadas do ginásio da Escola Oswaldo Aranha. Em seu pronunciamento, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, lembrou que 1/4 do Rio Grande do Sul estava representado na inter-regional. “Todos dizem que Alegrete é longe, mas ao chegar aqui, percebi o contrário. Alegrete não é longe. Porto Alegre que é distante”, brincou o dirigente.

A coordenadora da 4ª RT, Ilva Maria Borba Goulart, agradeceu a confiança do MTG em Alegrete  e destacou que t as secretarias do município estiveram envolvidas na organização. “Todas as secretarias cerraram fileiras junto conosco. A Semana Faroupilha do Alegrete começou no dia 7 de setembro e se encerra apenas neste final de semana”, afirmou Ilva. Ela também ressaltou a importância dos participantes. “De nada adianta termos o maior festival da América Latina se não trabalharmos pelos nossos artistas amadores”, acrescentou ela, lembrando que somente após 35 anos de festival, a metade Sul do Estado conquistou o título máximo do Enart, o 1º lugar nas Danças Tradicionais, com o DTG Clube Juventude.

Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva; a vice-prefeita, Maria de Fátima Mulazzani; e o vice-prefeito de Quaraí, João Érico Silva da Luz Junior.

Classificados

A listagem completa dos classificados está disponível no link: http://www.mtg.org.br/CLASSIFICADOS%20INTER%20DE%20ALEGRETE.pdf. Nas danças tradicionais, Força A e B, as entidades melhores colocadas foram as seguintes:

Força A

CPF Piá do Sul – Santa Maria

CTG Sentinela da Querência – Santa Maria

CTG Tropilha Crioula – São Borja

DT Querência das Dores – Santa Maria

CTG Farroupilhas – Santa Maria

CTG Tríplice Aliança – Uruguaiana

CTG Rodeio da Querência – Frederico Westphalen

GTF Coronel Aparício Borges – Santo Ângelo

Força B

CTG Patrulha do Oeste – Uruguaiana

CTG Cancela da Fronteira – São Vicente do Sul

CTG Galpão da Boa Vontade – Palmeira das Missões

CTG 20 de Setembro – Santo Ângelo

AT Poncho Branco – Santa Maria

DTCE Marcas do Pampa – Santa Maria

CTF Os Nativos – Santa Maria

CTG Carreteiros de Horizonte – Horizontina

Inter-regional de Alegrete é neste final de semana

22 de setembro de 2011 0

Depois de Campo Bom sediar a primeira inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), agora será a vez de Alegrete. O município da 4ª RT receberá uma das classificatórias do maior festival amador da América Latina neste final de semana. O evento será realizado a partir da manhã de sábado, dia 24 de setembro, no Instituto de Educação Oswaldo Aranha e no Centro Cultural Adão Hortiz Houayek, e tem previsão de encerramento para tarde de domingo.

Além da região anfitriã, participam da etapa representantes das entidades da 3ª, 10ª, 13ª, 17ª, 20ª e 28ª RTs. São esperadas cerca de três mil pessoas. A programação inclui concursos de danças tradicionais – Forças A e B, gaita, intérprete solista vocal, trova, declamação e danças de salão. Os primeiros colocados garantem classificação para final do Enart, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

Programação

Sábado – 24 de setembro
9hPalco 1 - Danças Tradicionais Força B
Palco 2 - Gaita Piano, Gaita de Botão até 8 Baixos, Gaita de Botão mais de Oito Baixos e Violão
Palco 3 - Eliminatória Intérprete Solista Vocal Feminino e Masculino
Palco 4 - Eliminatória Declamação Feminino e Masculino e Trova Campeira e Trova Estilo Gildo de Freitas
16h – Palco 1 - Eliminatória Danças Gaúchas de Salão
19h – Abertura Oficial
21h -Palco 1 – Chula

Domingo - 25 de setembro
9h
Palco 1 – Final Danças Gaúchas de Salão
Palco 3 - Final Intérprete Solista Vocal Feminino e Masculino
Palco 4 - Declamação Feminino e Masculino
13h30 – Palco 1 – Danças Tradicionais Força A

Quase tudo pronto para o Desfile Temático

16 de setembro de 2011 0

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas apresentou, na tarde de ontem, à imprensa as alegorias do Desfile Temático. O espetáculo, que terá como tema “Nossas Raízes”, será realizado na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, às 21 horas, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Com financiamento da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, a iniciativa contará com seis carros temáticos e três elementos cênicos, além de cerca de 1,1 mil participantes, que irão encenar e coreografar importantes episódios da formação histórica do Rio Grande do Sul.

Os carros e elementos estão sendo confeccionados há 45 dias, em um dos barracões do Complexo Cultural do Porto Seco. Três artistas plásticos trabalham na execução dos trabalhos. São eles: Guaraci Feijó, Mano Brum e Sérgio Peixoto. O diretor artístico é Alexandre Ourique e o coordenador operacional, Josemar Basso. A expectativa é de que 30 mil pessoas acompanhem o espetáculo do dia 19, que terá duração de aproximadamente uma hora, e o Desfile Tradicional, marcado para as 8h30 do dia 20. Serão disponibilizadas ao público arquibancadas gratuitas, rampas de acesso e espaço reservado aos cadeirantes e banheiros químicos com estrutura e espaço para os portadores de necessidades especiais.

Projeto da Orcav aproxima crianças do ambiente rural

16 de setembro de 2011 0

Uma das atrações que tem conquistado crianças e adultos no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre é o projeto Nossa Terra, desenvolvido pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A iniciativa reúne diariamente, entre segunda e sexta-feira, dezenas de prendinhas e peõezinhos da rede estudantil. Nos finais de semana, a atividade é direcionada ao público em geral.

A partir do projeto, os participantes têm a oportunidade de conhecer as atividades típicas rurais e o cultivo de hortifrutigranjeiros. No área externa do galpão, os pequenos têm contato com os animais, como cavalos, patos e coelhos, e com a horta e o pomar. Já do lado de dentro, recebem orientações do presidente da Orcav e ideliazador da atividade, Gustavo Bierhauls, sobre o tradicionalismo gaúcho organizado e atividades campeiras. Depois, todos recebem lanches. O objetivo é, a partir da recriação do ambiente rural, proporcionar o conhecimento sadio aos estudantes.

O projeto teve início no dia 8 e segue até o dia 20 de setembro. Para conhecer, basta visistar o galpão da Orcav, localizado próximo à Fazendinha do Parque Harmonia.

Bertolini participa de homenagem à Revolução Farroupilha na ALRS

16 de setembro de 2011 0
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, participou na tarde de quarta-feira, dia 14 de setembro, a sessão solene em homenagem à Revolução Farroupilha, realizada no Plenário 20 de Setembro, da Assembleia Legislativa (ALRS). Em seu pronunciamento, o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adão Villaverde, afirmou que os Festejos Farroupilhas contribuem decisivamente para a afirmação dos ideais de liberdade, igualdade e humanidade, escritos na bandeira e no brasão de armas do Rio Grande do Sul.
Villaverde agradeceu a presença de todas as autoridades, em especial a participação e a colaboração do MTG nas atividades da ALRS. “Queria, em nome da Casa, na condição de presidente, dizer que nos sentimos honrados de realizar mais uma vez essa homenagem à Revolução Farroupilha”, afirmou o parlamentar. Depois, a tribuna foi aberta para os pronunciamentos das diversas bancadas, representadas pelos deputados Daniel Bordignon (PT), Maria Helena Sartori (PMDB), João Fischer (PP), Alceu Barbosa (PDT), José Sperotto (PTB), Zilá Breitenbach (PSDB), Miki Breier (PSB) e Raul Carrion (PCdoB).
Também estiveram presentes na solenidade autoridades como o secretário estadual da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil; o representante do Ministério Público Estadual, promotor Davi Medina da Silva; a defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marco Peixoto; a 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, Muriel Machado Lopes; o Peão Destaque Campeiro do Estado, Rodrigo Schneider; entre outros.

Contagem regressiva para Copa de 2014

16 de setembro de 2011 0

Com o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), os “Mil dias para a Copa do Mundo Fifa 2014” em Porto Alegre foram celebrados com a união entre esporte e tradição. A prefeitura e o governo do Estado organizaram uma programação especial para marcar a data, na manhã de hoje. Cerca de 100 cavalarianos saíram do Estádio Beira-Rio até o Acampamento Farroupilha, pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Na chegada, ocorreu o descerramento de uma placa, pintada artisticamente por alunos da rede pública municipal, oficializando a contagem regressiva para receber o maior evento esportivo do mundo na Capital. A confraternização, com a presença do prefeito José Fortunatti, foi realizada no galpão da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul.

Prendas do RS recebem hoje o troféu Mulher Gaúcha

16 de setembro de 2011 0

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o IGTF e MTG e com apoio da Companhia Riograndense de Mineração – CRM, realiza hoje a  Conferência Temática de Mulheres Tradicionalistas – A Identidade da Mulher na Cultura Gaúcha, com o objetivo de discutir a participação das mulheres nos espaços de decisão, incluindo-se aí as instâncias administrativas do Tradicionalismo e dos CTG’s.

Para fomentar o debate, palestrantes ligadas à cultura gaúcha e à construção da equidade de gênero estarão no Acampamento Farroupilha trazendo suas experiências e opiniões acerca do tema. A programação inclui ainda a entrega do Troféu Mulher Gaúcha, que pretende homenagear as mulheres que se destacam na defesa da cultura gaúcha e valorização da mulher nos espaços de decisão.

Para a secretária Márcia Santana, titular da SPM-RS, uma maior participação e visibilidade feminina poderia reduzir os índices de violência registrados em eventos como o Acampamento Farroupilha, além de permitir a construção da autonomia da mulher. Outro enfoque a ser trabalhado é o combate ao machismo e à precarização da situação de mulheres envolvidas com atividades tradicionalistas. “A divulgação da cultura gaúcha, e seu fortalecimento, passa pela participação efetiva da mulher nas decisões e eventos tradicionalistas”, completou Márcia.

O Troféu Mulher Gaúcha, a ser entregue no evento, é um reconhecimento ao trabalho de mulheres que construíram e constroem a cultura gaúcha dia a dia. As homenageadas foram indicadas pelas entidades participantes, e receberão a obra confeccionada pela artista plástica Ana Simone Keiserman especialmente para o evento. Ao final da cerimônia, a cantora missioneira Nina França realizará uma apresentação artística aos presentes. Nina França foi premiada no festival RS Mulher em Canto 2009, com a música Mulher Missioneira.

A participação é aberta a homens e mulheres tradicionalistas, e o resultado das discussões será encaminhado à IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres – Enid Backes, que ocorre de 21 a 23 de outubro. O evento acontece no Galpão do IGTF, ao lado da Prefeitura do Acampamento Farroupilha.

Programação
14h – Abertura: Políticas para as Mulheres no Rio Grande do Sul – por Márcia Santana, Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres – RS
14h20 – A presença da mulher na criação do Movimento Tradicionalista, por Nilza Lessa
14h40 – Aspectos antropológicos da atividade feminina, por Maria Eunice
15h – Liderança anônima da Mulher: o cotidiano dos CTG’s, por Odila Savaris
15h20 – A mulher mudando a política, por Emília Fernandes
15h50 – O protagonismo das mulheres tradicionalistas no mundo do trabalho, por Giovanna Vargas 
16h10 – Enfrentamento à violência contra a mulher, por Yara Stochmanns
16h40 – Debates e encaminhamentos
17h – Entrega do Troféu Mulher Gaúcha e Coquetel de Encerramento
18h – Show de encerramento: Nina França

MTG distribui a Chama Crioula em Porto Alegre

15 de setembro de 2011 0

As atividades dos Festejos Farroupilhas não param por todo o Estado. Ontem, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, participou do acendimento da Chama Crioula em seis pontos de Porto Alegre. Acompanharam o dirigente, a 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, Muriel Machado Lopes, e o Peão Destaque Campeiro do Estado, Rodrigo Schneider, e estiveram presentes o patrono de 2011, Alcy Cheuiche; o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Rodi Pedro Borghetti; e autoridades dos três poderes.

O primeiro compromisso foi em frente ao Palácio Piratini. Pilchado, o governador Tarso Genro afirmou que o fogo simbólico orgulha e une o Rio Grande do Sul em torno dos compromissos de liberdade igualdade e humanidade. “O que devemos fazer é reconstituir de forma permanente esses compromissos. Por sua história exemplar, pelos seus homens públicos, por sua academia, trabalhadores, por seus setores empresarias e por seus movimentos sociais e que sabem resolver as suas pendências no âmbito da democracia e no âmbito do respeito às diferenças”, completou.
Já na opinião de Cheuiche, além da afirmação da identidade do Estado, a celebração representa o sonho de um Brasil republicano. “Deixamos essa marca para hoje e para sempre. Pode ter certeza, que comemoramos uma das datas mais importantes da história do Brasil”, afirmou. A Chama Crioula permanecerá no Palácio Piratini até o dia 20 de setembro, data do início da Revolução Farroupilha, em 1835.

ASSEMBLEIA
Depois, os tradicionalistas rumaram para o Parlamento gaúcho. A cerimônia ocorreu no Recanto Gaúcho – Espaço Nico Fagundes, também conhecido como Galpão Crioulo.  “Atos como esse não são só oratória, são um resgate de 10 anos de luta pela liberdade, pela constituição, pelo estado de direito e por princípios e bandeiras que devem ser defendidos e lembrados por todas as gerações”, disse o presidente do Legislativo, o deputado Adão Villaverde.

Bertolini aproveitou a ocasião para fazer um apelo aos parlamentares para que apoiem a proposta de criar em todas as escolas estaduais um departamento tradicionalista, para ensinar e cultivar junto aos estudantes os costumes gauchescos. “Posso garantir que nas instituições de ensino onde isso já ocorre, temos muito menos problemas de violência entre os jovens”, declarou.
PREFEITURA

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati,  recebeu a centelha das mãos do Diretor de Cavalgada da 1ª Região Tradicionalista, Solon Silva. O chefe do Executivo saudou os cavalarianos e integrantes do MTG, falando da proposta de transformar o espaço do Acampamento Farroupilha em parque temático. “Aquela área tem que ser um local de valorização das tradições e dos costumes do nosso povo”, afirmou o prefeito. Já Bertolini enfatizou que a tradição do acendimento da centelha demonstra a importância dos costumes para o povo do Rio Grande do Sul. “Este é o símbolo da chama que arde dentro de nós”, salientou.

Após a cerimônia, os cavalarianos seguiram para o Monumento a Bento Gonçalves, na avenida João Pessoa, e ao Monumento dos Maçons Imperiais e Republicanos, na esquina das avenidas Azenha e João Pessoa, onde iniciou a Revolução Farroupilha. O roteiro ainda incluiu a Câmara Municipal, antes do retorno ao Acampamento Farroupilha.

Apresentação dos carros do Desfile Temático

12 de setembro de 2011 0
A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas apresentará, no dia 15 de setembro, quinta-feira, as alegorias do Desfile Temático deste ano. O encontro, direcionado aos secretários de Estado e à imprensa, está marcado para as 14 horas, nos pavilhões do Complexo Cultural Porto Seco. Como ocorre desde 2008, o espetáculo será realizado na noite do dia 19 de setembro, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Cada um dos seis carros alegóricos e dos três elementos cênicos representará uma importante passagem da história do Rio Grande do Sul, que contribuiu com a formação sócio-cultural do homem sul-rio-grandense. O tema “Nossas raízes” destaca onze episódios: os jesuítas no território gaúcho, a terra de ninguém, fundação da Província, os açorianos e a fundação de Porto Alegre, charqueadas, organização administrativa da Província, primeira e segunda fase da colonização, revoluções Farroupilha e Federalista, defesa nacional e gauchismo.
Solicitamos que a confirmação da presença dos secretários seja feita até às 14 horas, do dia 14, pelo telefone (51) 9926-5023 ou pelo e-mail mariana@incomuncomunicacao.com.br, com Mariana Mallmann.
O quê: Apresentação das Alegorias do Desfile Temático
Quando: 15 de setembro (quinta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Complexo Cultural Porto Seco