Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2012

Coordenadores têm reunião amanhã

24 de fevereiro de 2012 0

Os coordenadores regionais estarão reunidos amanhã, dia 25 de fevereiro, em Canoas. A segunda reunião dos representantes das trinta regiões tradicionalistas ocorre a partir das 9 horas, no GAG Piazitos do Sul (Rua Cairú, 1780), no Bairro Fátima. Após o encontro, acompanhados da diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho, eles visitarão o Parque Eduardo Gomes, sede da 24ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que ocorre no próximo mês.

MTG comunica o falecimento da Conselheira Honorária Cyra Ferreira

24 de fevereiro de 2012 0

O MTG comunica com pesar o falecimento da Conselheira Honorária, Cyra dos Santos Ferreira. A tradicionalista morreu na tarde de hoje, dia 24 de fevereiro. O velório será realizado a partir das 18 horas, na Capela 6 do Cemitério da Santa Casa, localizado na Avenida Professor Oscar Pereira, em Porto Alegre. O enterro está marcado para as 11 horas deste sábado, no mesmo local.

Tia Cyra, como era carinhosamente conhecida, sempre participou das atividades tradicionalistas ao lado do esposo, um dos pioneiros do tradicionalismo organizado, o saudoso Cyro Dutra Ferreira. Em 1949, Cyra fez parte da primeira invernada de danças tradicionais do 35 CTG, iniciativa que integrou definitivamente a mulher ao Movimento. Em 2005, o casal apadrinhou a fase estadual da Ciranda Cultural de Prendas.

Já viúva, em 2010, ela relatou passagens inesquecíveis da participação feminina no tradicionalismo, inclusive a primeira reunião de moças da sociedade, da qual não participou por impedimento do pai, no documentário “40 anos – Ciranda Cultural de Prendas”.

Espaços de alimentação na Fecars

22 de fevereiro de 2012 0

Os espaços de alimentação da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) podem ser negociados até amanhã, dia 23 de fevereiro, pelo telefone (51) 3465-3933. O evento ocorre entre os dias 15 e 18 de março, no Parque Eduardo Gomes, de Canoas. Para os demais espaços, como correrias e artesanato, ainda será aberto o edital de inscrições.

Coordenadoria da 30ª RT toma posse em Estância Velha

10 de fevereiro de 2012 0

A Coordenadoria da 30ª Região Tradicionalista tomou posse no último dia 8 de fevereiro, na sede do CTG Serigote, em Estância Velha, junto ao Encontro Regional de Patrões. A eleição ocorreu no final de 2011 e a chapa liderada pelo coordenador Carlos Alberto Moser obteve 100% dos votos válidos. Entre as propostas de trabalho deste ano está o Circuito de Rodeios, com o objetivo de proporcionar a integração entre as entidades tradicionalistas e os grupos de danças, além de tornar as invernadas mais competitivas em eventos à nível estadual.

Estão abertas as inscrições para o primeiro CFor Básico de 2012

10 de fevereiro de 2012 0

Os primeiros cursos do ano já estão agendados. A partir do próximo mês, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, por meio do Departamento de Formação Tradicionalista e Aperfeiçoamento, oferecerá novas edições do CFor Básico. A primeira ocorre no dia 24 de março, sábado, em Porto Alegre, e a segunda, no dia 15 de abril, domingo, em Passo Fundo.

Destinado a quem exerce ou pretende exercer funções de liderança no tradicionalismo, o CFor conta com palestras teóricas sobre a história do Rio Grande do Sul, do MTG, estrutura e organização da federação,
teses e liderança, sendo obrigatório para instrutores e avaliadores. Podem participar maiores de 16 anos de idade. Os conteúdos são repassados em oito horas de encontro, das 9h às 18h.

Em Porto Alegre, o encontro acontecerá na sede do Movimento, localizada na Rua Guilherme Schell, 60, Bairro Santo Antônio. Já em Passo Fundo, 7ª RT, o curso será na Câmara de Vereadores, situada na Rua João Freitas, 75, Centro. Para esta edição, as inscrições são limitadas até 5 de abril. O investimento é de R$ 35 e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursos@mtg.org.br. Membros de patronagem, como patrão, capataz, sota-capataz e agregado das guaiacas, têm 50% de desconto na inscrição.

Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 3223-5194, com a diretora do departamento, Luciana Borges, ou no sítio do MTG.

Editorial do Presidente - Eco da Tradição de Fevereiro

10 de fevereiro de 2012 0

Metas traçadas: é hora de executar


Antes de iniciar este editorial, quero agradecer aos tradicionalistas que novamente confiaram aos componentes da chapa “Sempre MTG” a missão de dirigir o Movimento Tradicionalista Gaúcho durante a gestão 2012/2013. Como dirigente, quero manifestar aos companheiros que seguiremos com a mesma dedicação para alcançar os objetivos traçados no estatuto e nos regulamentos da federação. Afinal, aceitamos pela segunda vez o desafio e não pouparemos esforços na luta pela preservação da tradição gaúcha.

Tal missão não nos assusta, pois, se de um lado ela espanta pela amplitude, de outro, temos fontes praticamente inesgotáveis de conhecimento para passar pelos momentos dificeis. O tradicionalismo, afirmo com segurança, se fortalece a cada ano, pois o que construímos diariamente tem como horizonte os mais novos, as novas gerações. Acreditamos que pensamento concentrado no agora é errôneo. Precisamos pensar adiante e é assim que temos trabalhado desde o ano passado, quando assumimos as rédeas da federação.

Buscando aparar as arestas, no mês de janeiro, todos os integrantes da diretoria do MTG estiveram reunidos na Casa João de Barro. Embasados nos documentos, na tese O Sentido e o Valor do Tradicionalismo e na Carta de Princípios, analisamos os avanços e problemas de cada área, pontuamos as melhorias necessárias e planejamos as ações. Estabelecemos as prioridades e, com o apoio de todos os envolvidos, pretendemos executá-las com êxito ao longo de 2012. Se juntam a elas, dois temários aprovados pelos congressistas, o anual e o quinquenal.

“Abrace a sua família tradicionalista” é o nosso objetivo anual, um assunto de suma importância que precisa ser revisto em nossas entidades para que o espírito familiar continue norteando o tradicionalismo gaúcho organizado. E o tema quinquenal, “O MTG engajado na campanha de combate à corrupção”, fortalece o convênio firmado com o Ministério Público Federal em setembro passado e estabelece o nosso compromisso com a causa.

Sem dúvidas temos muito trabalho pela frente. Contudo, com doação e posicionamento firme, chegaremos ao final do ano, outra vez, com a certeza do dever cumprido.

Erival Bertolini – Presidente do MTG