Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2012

Notícias da 24ª Fecars

15 de março de 2012 0

A partir da tarde desta quinta-feira, 15 de março, estaremos fazendo as publicações referentes à 24ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), que segue até domingo, em Canoas, no outro Blog do MTG (www.mtg-rs.blogspot.com). Clique no link e acompanhe. As atualizações serão constantes!

Acompanhe a 24ª Fecars pela TV Tradição

15 de março de 2012 0

Pela primeira vez, a Festa Campeira do Rio Grande do Sul poderá ser acompanhada, em tempo real, pelos amantes da tradição gaúcha espalhados pelo mundo. A TV Tradição transmitirá, ao vivo, pela Internet, a 24ª edição do evento, como tem ocorrido em outras iniciativas organizadas como Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Para acompanhar a programação, basta acessar o site da emissora (clique aqui).

Amanhã, sexta-feira, também será gravado no Parque Eduardo Gomes, o programa Vida no Sul, apresentado por Odilon Ramos e transmitido pela TV Aparecida, TV Unisinos e TV Urbana. A gravação ocorre a partir das 19h30 e contará com a apresentação do Grupo Trilha Campeira, do município anfitrião.

Fecars começa hoje em Canoas

15 de março de 2012 0

Desde o início da semana, o Parque Eduardo Gomes, de Canoas, já registra a chegada de participantes para 24ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). Apesar da antecipação de muitos campeiros, a programação do evento terá início apenas no final da tarde de hoje, quinta-feira, 15 de março, com a chegada da Chama Crioula. Depois, ainda está prevista a abertura das competições com o Laço Executivo Municipal, direcionado aos prefeitos, vice-prefeitos e autoridades.

A Fecars segue até domingo, com a participação dos representantes das regiões tradicionalistas do Estado. O objetivo da iniciativa é divulgação, valorizar e preservar os hábitos do campeiro rio-grandense. A promoção é do Movimento Tradicionalista Gaúcho, em parceria com a Fundação Cultural Gaúcha e Prefeitura de Canoas. A expectativa é de que 45 mil pessoas circulem pelo parque até o dia 18.

Programação desta quinta-feira

9h – Recepção e credenciamento das delegações das regiões tradicionalistas

17h – Recepção da Chama Crioula no Parque

18h – Laço Executivo Municipal, Laço Conselheiro e Laço Narrador

19h – Reunião da Diretoria Campeira com responsáveis das regiões


Programação completa da Fecars

15 de março de 2012 0

Dia 15 de março – Quinta-feira

9h – Recepção e credenciamento das delegações das regiões tradicionalistas

17h – Recepção da Chama Crioula no Parque

18h – Laço Executivo Municipal (provas exclusivas a prefeitos, vice-prefeitos e autoridades), Laço Conselheiro e Laço Narrador

19h – Reunião Diretoria Campeira com responsáveis das regiões


Dia 16 de março – Sexta-feira

8h – Abertura e apresentação das delegações campeiras e dos esportes / homenagem a Irineu Neri da Luz

10h – Início das provas campeiras na ordem:

- Laço Patrão (três armadas)

- Laço Veterano (três armadas)

- Laço Vaqueano (três armadas)

- Laço Rapaz (três armadas)

- Laço Irmão (três armadas)

- Laço Guri (três armadas)

- Laço Piá (três armadas)

- Laço Capataz ou Posteiro (três armadas)

- Laço Pai e Filho (três armadas)

- Laço Prenda (três armadas)

- Laço Peão Seleção de 10 homens (duas armadas)

- Prova de Rédeas Relógio: Piá, Guri, Prenda e Peão

- Gineteada

20h – Congresso Técnico de Esportes

20h – Apresentação do Grupo Trilha Campeira

22h – Espetáculo artístico – Cristiano Quevedo


Dia 17 de março – Sábado

8h – Continuação das provas campeiras, na ordem:

- Laço Patrão, Laço Veterano, Laço Vaqueano, Laço Rapaz, Laço Irmão, Laço Guri, Laço Piá, Laço Capataz ou Posteiro, Laço Pai e Filho, Laço Prenda, Laço Diretor Campeiro de RT (cinco armadas – final),  Laço Coordenador Regional (cinco armadas – final), Laço Peão Seleção de 10 homens (duas armadas)

- Prova de Pealo Paleta

- Prova de Pealo sobrelombo

- Prova de Pealo de Bolcado

- Prova da Cura de Terneiro

- Prova do Chasque (cinco homens)

-Gineteada

8h – Início dos jogos tradicionalistas

- Jogo de Truco Cego

- Jogo do Truco de Amostra

- Jogo do Solo- Jogo da Tava

- Jogo da Bocha Campeira

- Jogo de Tetarfe

9h – Início do Laço Vaca Parada

- Piazitos (três armadas)

- Piazinhos (três armadas)

- Prendinhas- Bonequinhas

13h – 25º Seminário Estadual de Prendas e Peões e 1º Encontro de Gestões: Compromisso além do título

21h30 – Espetáculo Artístico – Elton Saldanha


Dia 18 de março – Domingo

8h – Continuação das provas campeiras, na ordem:

- Desempate das Provas de Laço de sábado para definição das duplas vencedoras e do campeão das modalidades

- Laço Peão Equipe de 10 homens (uma armada)

- Prova Laço de Diamante – vencedores das Fecars anteriores

- Prova Laço de Ouro da 24ª Fecars

- Laço Vaca Parada (final)

8h – Continuação das provas esportivas (final)

9h – 13º Seminário de Cultura Campeira-Palestra: A influência do homem campeiro para o tradicionalismo - Ernane Nunes

19h – Solenidade de encerramento e entrega dos troféus: Laço de Ouro, Marca Grande e Rotativo

Dorvílio Calderan é o novo presidente da CITG

14 de março de 2012 0

Em reunião realizada no dia 9 de março, na cidade de Tacuarembó, no Uruguai, foi escolhida a nova diretoria provisória da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha (CITG). O encontro contou com a presença de representantes da Confederação Brasileira (CBTG) e da Confederação Gaúcha Argentina (CGA). Como presidente foi empossado o tradicionalista Dorvílio José Caldera e o próximo Congresso ficou marcado para o mês de outubro, em Porto Alegre.

Estiveram presentes o presidente a CBTG, Manoelito Carlos Savaris; o ex-presidente Nei Zardo; e a Diretora de Relações Internacionais, Loiva Calderan; o pesquisador uruguaiano Nieto; e o presidente da Sociedade Criolla Elias Regulles, de Montevidéo, Manuel Rodriguez Marchieri.

24ª Fecars destacará os melhores campeiros do Estado em Canoas

14 de março de 2012 0

A partir de amanhã, dia 15 de março, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) recebe os melhores campeiros do Estado em Canoas. Eles participam da 24ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), realizada com o objetivo de resgatar e divulgar as raízes do homem do campo. O evento segue até domingo, no Parque de Eventos Eduardo Gomes, uma intesa programação. Além das tradicionais provas campeiras, também serão realizadas as disputas nas modalidades esportivas e dois seminários culturais, voltados à juventude tradicionalista.

Para receber os representantes das 30 regiões tradicionalistas, a organização não mediu esforços. Com o apoio do poder público municipal, investimentos foram feitos no parque, especialmente, na área do acampamento e na cancha de rodeios, que foi totalmente refeita, seguindo as regras estabelecidas pelos regulamentos do MTG. Segundo o presidente da Comissão Executiva da Fecars, Martim Guterres Damasco, os preparativos transcorreram conforme planejado e os últimos detalhes foram finalizados durante o final de semana passado.

É a primeira vez que Canoas sedia a Fecars. Nos anos de 2009 e 2011,  a iniciativa ocorreu em Santo Augusto, na 20ª RT, e em 2010, em Caxias do Sul, na 25ª Região. “Temos uma estrutura muito grande, que comporta perfeitamente o pessoal previsto para acampar”, disse o presidente da comissão, referindo-se aos 13 hecates de área do parque. A expectativa da organização é de que o público registrado no ano passado, 45 mil pessoas, seja superado. Já no acampamento devem ficar instaladas cerca de cinco mil pessoas.

PROGRAMAÇÃO
A programação da Fecars inicia nesta quinta-feira, com a recepção e credenciamento das delegações das regiões. Às 17 horas, a Chama Crioula deve chegar ao parque, onde permanecerá até domingo, iluminando os participantes e os organizadores do evento. As competições começam às 18 horas, com Laço Executivo Municipal, prova destinada exclusivamente a prefeitos, vice-prefeitos e autoridades. Haverá ainda Laço Conselheiro e Laço Narrador.

Na sexta-feira, as atividades recomeçam às 8 horas. A abertura oficial contará com a presença de autoridades civis e tradicionalistas, que acompanharão a apresentação das delegações campeiras e esportivas. Durante a solenidade será prestada homenagem a Irineu Neri da Luz. Depois, acontecem as provas de laço, seguidas de rédeas e gineteada. Às 20 horas, o MTG oferecerá o Congresso Técnico de Esportes e, o segundo dia de atividades, será encerrado com show de Cristiano Quevedo.

No sábado, dia 17, as modalidades campeiras seguirão em disputa e terão início os Jogos Tradicionalistas. Também está previsto o 25º Seminário Estadual de Prendas e Peões, organizado pelas Prendas e Peões do Rio Grande do Sul e pela vice-presidência de Cultura do MTG. O espetáculo artístico ficará por conta de Elton Saldanha, a partir das 21h30.

No último dia, domingo, acontecem as finais das provas e, às 9 horas, os peões poderão participar do 13º Seminário de Cultura Campeira. A solenidade de encerramento e entrega dos troféus Laço de Ouro, Marca Grande e Rotativo está agendada para as 19 horas. Os primeiros colocados em todas as modalidades garantem classificação para o Rodeio Nacional de Campeões, promovido a cada dois anos pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG).

MODALIDADES
As provas campeiras em disputa são Laço, Vaca Parada, Cura do Terneiro, Pealo, Rédeas, Chasque e Gineteada. Já as provas esportivas são Tava, Truco Cego, Truco de Amostra, Tetarfe, Bocha Campeira e Solo.

Encontro reúne avaliadores da 8ª RT

14 de março de 2012 0

No dia 11 de março, no Parque de Rodeios do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha, ocorreu mais um encontro do novo grupo de avaliadores da 8ª Região Tradicionalista. Inicialmente, os participantes realizaram um trabalho escrito, seguido do esclarecimento de dúvidas sobre a Mostra Folclórica e de um trabalho prático sobre o relatório de atividades das prendas e peões. O objetivo é qualificar o maior número de pessoas para serem realizadas avalições igualitárias nos concursos.

No mesmo dia, ocorreu a edição do Troféu Biriva, evento campeiro que exalta o tropeirismo, episódio importante para fundação de diversos municípios da 8ª RT. O vencedor foi o CTG Porteira do Rio Grande, de Vacaria. No laço quinteto participaram do torneio 63 entidades filiadas.

Prendas e Peões da 8ª RT promovem seminário em Lagoa Vermelha

14 de março de 2012 0

As prendas e peões da 8ª Região Tradicionalista realizaram, na sede do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha, o XI Seminário de Prendas e Peões Farroupilhas. O evento contou com a palestra Adão Dondone Gomes, que falou sobre questões relativas ao meio ambiente. Após a explanação, os jovens apresentaram trabalhos desenvolvidos em suas entidades no último ano e as prendas mirins participaram da oficina “Faz-de-Conta” e, as adultas e juvenis, receberam aprendizados sobre costura. Já os guris esclareceram dúvidas sobre o relatório de vivência. No encerramento foi servido um chá aos participantes, pelas mães das prendas regionais.

Entidades devem atualizar cadastros junto ao MTG

12 de março de 2012 0

Na última reunião de coordenadores, realizada no dia 25 de fevereiro, a Secretaria do Movimento Tradicionalista Gaúcho solicitou o recadastramento das entidades e a atualização de piquetes dependentes junto à federação. A medida auxiliará no trabalho desenvolvido pelo setor, bem como na expedição do jornal Eco da Tradição. A ficha está disponível no site do MTG. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 3223-5194.

8ª realiza encontro sobre a arte da costura

12 de março de 2012 0

No dia 27 de fevereiro, o Departamento Cultural da 8ª Região Tradicionalista realizou, na Câmara de Vereadores de Muitos Capões, o Encontro Arte da Costura, que teve como temática os diferentes tipos de costura que poderão ser apresentados pelas prendas Juvenis e Adultas na Mostra Folclórica da Ciranda Cultural de Prendas – Fase Regional. A palestrante foi a professora de Lagoa Vermelha, Ana Rosa Granza. Ela fez uma explanação sobre o assunto, usando como referência as etnias formadoras de cada região do Estado.