Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2012

Um pouco de Concurso de Prendas...

29 de abril de 2012 0

Mais Linda Prenda do RS

O concurso inicialmente era promovido pela Rádio Gaúcha, Jornal Ultima Hora e VARIG, e tinha como denominação “Mais Linda Prenda do Rio Grande do Sul“. A primeira edição da iniciativa foi realizada em Porto Alegre, no CTG Sinuelo da Tradição, um Departamento do Clube São José, por ocasião da 1a Ronda Crioula, no ano de 1959. A divulgação dos resultados ocorreu no dia 20 de setembro, em um baile realizado na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Entre as 31 concorrentes, a escolhida foi Marly Guimarães Zwestch.

Em documento de julho de 1961 consta como 1ª Prenda do RS, MariaTeresinha Cacibal, que provavelmente foi a Mais Linda Prenda da 2ª edição do concurso, em 1960. A partir daí, temos registros das eleitas entre os anos de 1965 a 1967. Desde o início do concurso, os tradicionalistas não viam com bons olhos este evento, pela maneira como era feita a escolha. Este descontentamento veio parar no Conselho Coordenador, que aos poucos passou a participar através da Comissão Avaliadora.

Atenção Prendas Regionais

27 de abril de 2012 0

A TV Tradição está solicitando que as prendas concorrentes na 42ª Ciranda Cultural de Prendas que acontece em Passo Fundo, no final do mês de maio, enviem uma foto sua em boa resolução para o e-mail: tvtradicao@tvtradicao.com.br

A TV tradição estará transmitindo ao vivo a Ciranda Cultural em Passo Fundo.

Curso de Guaqueiro em Pantano Grande

23 de abril de 2012 0

Estão Abertas as Inscrições para o Curso de Guasqueiro

Em parceiria com o SENAR/RS, o CTG Carreteiros da Saudade oferece a 1ª Etapa do Curso de Guasqueiro. Uma profissão das mais características do Rio Grande do Sul, os guasqueiros estão se extinguindo dos centros urbanos e rurais. 

As vagas são limitadas, e os pré requisitos são idade mínima de 18 anos.Todos os participantes ganharão certificado emitido pelo SENAR/RS. Aqueles que nao forem de Pantano Grande, com prévia solicitação, oferecemos alojamento.

Curso de Guasqueiro: De 14 a 16 de junho de 2012Inscrições:mateus.agro@yahoo.com.br ou 51- 98830233

Mateus Soares da Rocha
Patrão CTG Carreteiros da Saudade 5ª RT
Pantano Grande/RS

Agenda do Presidente Bertolini

23 de abril de 2012 0

O Sr. Erival Bertolini e sua Esposa estarão presentes  com o SESCOOP/RS  para o lançamento da Cavalgada do Cooperativismo.

quando: segunda-feira, 23 de abril de 2012 19:30-20:00.

Onde: Restaurante Vitrine Gaúcha no DC Shopping às 19h30m

O Rio Grande tem seus novos Peões e Guris Farroupilhas

23 de abril de 2012 0

Murilo  Oliveira, de Panabi, que já foi Guri Destaque Campeiro do estado, assume o posto de Peão Farroupilha do RS.  9ª Região mantém a escrita de grandes prendas e peões.

1º Peão Farroupilha – 9ª RT –  CTG Tropeiro Velho – Panambi -  Murilo Oliveira de Andrade

2º Peão – 3ª RT – CFTG Farroupilhas – São Borja – Lucélio Fortes da Silva

3º Peão – 11 ª RT – CTG Sentinela da Serra – Garibaldi – Mauricio José Flores

1º Guri  farroupilha –  11ª RT – CTG Gaudério Serrano  – Bento Gonçalves – Matheus Caprara Pelegrini

2º Guri –  3ª RT – DN Carlos Bastos do Prado – São Luiz Gonzaga – Gustavo Taynã Leal de Melo

3º Guri –  5ª RT -  CTG Estância do Chimarrão – Cachoeira do Sul –  Taylor Bulsing  de Oliveira

O destaque mesmo, fica por conta da 3ª e da 11ª Regiões, que colocaram os dois representantes no Estado.


Agenda do Presidente

16 de abril de 2012 0

O Presidente do MTG Erival Bertolini estará presente nos seguintes eventos:

17/04 – 14hs no Palácio Piratini – Auditório Negrinho do Pastoreio.

Assunto: Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Federal “Crack, é possível vencer”.

 18/04 – 14hs no Memorial na Duque de Caxias nº 1029 e não mais no Plenário 20 de Setembro como havia mandado anteriormente.

Assunto: Sessão Solene Comemorativo aos 177 Anos de Instalação da Assembléia Legislativa.

O Entrevero de Peões se aproxima

16 de abril de 2012 0

Quinta feira embarcamos para Garibaldi para fazer a cobertura do Entrevero Cultural de Peões do estado. Muitas histórias de vida cruzarão por ali. O Concurso nasceu em 1989, juntamente com a FECARS. No 33º Congresso Tradicionalista Gaúcho, que aconteceu em Veranópolis, em 1988 forma apresentadas duas propostas para criar o concurso de peões. Uma da Rosângela Antoniazzi (já falecida) e de César Vieira e a segunda proposta de Sergei Renan Lopes e Vicente Leomar Mileski. Uma comissão ficou de estudar e apresentar na 27ª Convenção do MTG, em Caxias do Sul.

O Concurso começou junto com o de prendas e Agnaldo Reis foi o primeiro Peão Farroupilha da história do RS. Já em 1991, por determinação da 32ª Convenção do MTG, em Pedro Osório, o Concurso passou a ser realizado com a FECARS. Mas ai, veio a 35ª Convenção em 1992, por proposta do Peão Farroupilha Mauricio Sessembach Abreu, o evento passou a ser realizado em data isolada, na cidade do Peão Farroupilha do estado. Em 1995 foi criada a categoria Peão Juvenil, com a nomenclatura de Guri Farroupilha. Eem 2002, por iniciativa da diretoria do MTG, o concurso passou a ser denominado Entrevero Cultural de Peões.

De 1989 pra cá foram 23 edições, estamos indo para a 24ª, e as maiores conquistas, com o maior número de títulos de Peão Farroupilha foram:

- Com 3 Títulos: 3ªRT, 11ªRT, 16ªRT e 23ªRT
- Com 2 Títulos: 9ªRT, 15ªRT e 30ªRt
- Com um Título: 1ªRT, 4ªRT, 12ªRT, 13ªRT e 21ªRT

CTG dos EUA visita MTG do RS

13 de abril de 2012 0

Foi Na quinta-feira, dia 12 de abril, que Alcy José de Vargas Cheuiche chegou ao MTG com convidados muito especiais. Adelino Perin e sua esposa, que vieram de Chester, New Jersey (EUA), e foram recepcionados na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho pelo Presidente Erival Bertolini, o Vice Presidente da Fundação Cultural Gaúcha, João Pereira, os Vices Presidentes de Administração, Paulo Souza, e de Finanças, Edson Debom, o Presidente do IGTF, Rodi Borghetti, e o Presidente da CBTG, Manoelito Carlos Savaris.

Após assistirem um video, gravado nos festejos farroupilhas lá nos Estados Unidos, Perin foi homenageado recebendo presentes do MTG do Rio Grande do Sul, além de receber uma relíquia do governo do estado. Das mãos de Rodi Borghetti recebeu o título de Cônsul Honorário do RS nos Estados Unidos, homenagem que é dada aos gaúchos que vivem em outras querências mas que preservam a cultura do estado por onde passam.

Perin e sua esposa Rosa, que em 1973 deixaram Nova Prata (ele, que é de Linha Garibaldi) e foram para os Estados Unidos, mantém uma forte ligação com o Brasil através das tradições gaúchas. Após as homenagens foram recepcionados com um delicioso feijão mexido e um carreteiro de charque na sede do MTG feito pelo Presidente Bertolini e pelo repentista Albeni Carmo de Oliveira.

O Rio Grande está menos colorido

10 de abril de 2012 0

Faleceu hoje o grande artista plástico Luiz Alberto Pont Beheregaray – o Berega – em Uruguaiana. O sepultamento será nesta terça-feira, dia 10, às 15h. Berega nasceu em 26 de maio de 1934, em Uruguaiana.

Berega desenvolveu seu gosto e talento pelo desenho ainda na infância mas somente passou a trabalhar profissionalmente como artista plástico no início da década de 70. Sua temática foi recorrente às impressões da cultura de sua terra, sua região e suas impressões de sua infância em meio ao pampa gaúcho: sua gente, sua cultura e suas coisas e o inseparável cavalo. Neste quesito, rompeu fronteiras e o retratou em inúmeras raças, nos infinitos movimentos, usos, culturas e esportes.

Apaixonado pela cultura regional gauchesca, é um estudioso meticuloso de todos os aspectos relacionados, de sua história aos seus costumes. De suas matizes às suas texturas. De seus movimentos à sua impressão estática de sua forma. De sua força à complascência na fragilidade de linhas tênues e delicadas perpetuadas em seu trabalho.

Tem sido sempre lembrado pelos nativistas, tradicionalistas, estudiosos e artistas por ter marcado referência em vários aspectos, recebendo ainda homenagens e citações em outras obras como poesias e letras de músicas.

Mostrando desenvoltura do desenho à pintura, do humor ao retrato realista, nunca deixou de estudar à fundo os detalhes, os porquês, a origem. Reflete assim um artista que sempre buscou o completo e o fiel embasado em sua pesquisa, características de seriedade com seu trabalho e disposição na busca da melhoria contínua.

Fonte: BAHstidores

Projeto de interiorização do MTG começa neste mês

03 de abril de 2012 0

A partir deste mês, a diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) colocará em prática o projeto de interiorazação da federação, aprovado na reunião com os coordenadores regionais, promovida no dia 25 de fevereiro, no CTG Piazitos do Sul, de Canoas. A iniciativa será realizada nas regiões tradicionalistas e consiste no atendimento dos diversos departamentos do MTG, durante um dia inteiro, manhã e tarde, em uma cidade específica, encerrando no período da noite com o Encontro Regional de Patrões.

Segundo o presidente Erival Bertolini, o objetivo é aproximar o Movimento das bases, ou seja, das entidades tradicionalistas. A ideia é, durante as visitas, prestar orientações e repassar informações sobre o pedido do Cartão Tradicionalista; o procedimento para recadastramento das entidades filiadas; os processos de filiações; o andamento de pedidos de cartões; o atendimento aos departamentos artísticos e culturais das entidades; a Fundação Cultural Gaúcha; e outras questões administrativas.

O primeiro atendimento será no dia 11 de abril, na 30ª Região. A partir das 16 horas, representantes do MTG estarão à disposição na sede do CTG Terra Nativa (Rua Sapiranga, 1080, Bairro Canudos), em Novo Hamburgo. As visitas serão agendadas pela secretaria do MTG.