Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2012

Resultado oficial da Ciranda de Prendas

29 de maio de 2012 0

Categoria Mirim
3ª prenda mirim – Maitê Lorenzoni Antonini – CTG Galpão da Boa Vontade – 17ªRT – Palmeira das Missões
2ª prenda mirim – Aluisie Picolotto – CTG Galpão da Saudade – 11ªRT – Serafina Correa
1ª prenda mirim – Luana Raquel Wojciechowski- CTG Familia Nativista – 18ªRT – Caçapava do Sul

Categoria Juvenil

3ª prenda Juvenil- Nathália Rodrigues – CTG Darci Fagundes – 1ªRT – Guaiba
2ª prenda Juvenil- Veronica Lorenset Padoin – CTG Tropeiros do Buricá – 20ªRT -Tres de Maio
1ª prenda Juvenil- Amália Pletsch- CTG Gaudério Serrano – 11ªRT – Bento Gonçalves

Categoria Adulta
3ª prenda  Adulta – Erika Martina Benevenute Lopes – CTG Cancela da Fronteira – 10ªRT – São Vicente do Sul
2ª prenda  Adulta -  Gabriela Ertel Heinen – CTG Rancho da Amizade -3ªRT – Santo Cristo
1ª prenda  Adulta -  Raquel  Pinheiro Pereira – CTG Fronteira Aberta – 18ªRT – Santana do Livramento

32 anos depois, 18ªRT conquista o título máximo

29 de maio de 2012 0

Tatiane Dias Puhl, que foi 1ª prenda da 18ªRT, hoje reside em Lajeado, lembrou pelo facebook, que faziam 32 anos que a 18ª não chegava ao título máximo do concurso de prendas e levava para sua cidade a Ciranda Cultural. Pois foi no longínquo ano de 1980, quando o Presidente do MTG era Rodi Pedro Borghetti, atual Presidente do IGTF, que a jovem Mariangela da Rosa Pontes conquistou o título de 1ª Prenda do RS.

Mariangela pertencia ao CTG Família Nativista, da cidade de Caçapava do Sul, atual CTG da 1ª Prenda Mirim do RS, Luana Wojciehowski. A 18ª Região, do Coordenador Jorge Braga Abott, o Liquinho, veio com força total em 2012. Hoje, ela detém os títulos de 1ª Prenda do RS, Raquel Pinheiro e a 1ª Prenda Mirim

Nota de falecimento

23 de maio de 2012 0

Lamentamos informar o Rio Grande do falecimento de Ema Basso, esposa do Conselheiro Honorário do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Josemar Basso, nesta terça-feira dia 22 de maio. Dona Ema, como era conhecida, não frequentava o meio tradicionalista, mas tinha uma atividade muito intensa no grupo RBS, onde se aposentou como Gerente Executiva.

O MTG presta sua solidariedade neste momento de dor do conselheiro e amigo Josemar Basso e seus filhos.

Faltam 2 dias para a ciranda de prendas

22 de maio de 2012 1
Imaginem como está o coração das meninas concorrentes nesta ciranda, faltando dois dias para iniciar o concurso, imaginem o coração das mães delas. Dois anos de trabalho e dedicação para este momento, fora os demais, dedicados à causa.
 
Agora resta aguardar, na madrugada de domingo, o resultado. Acompanhe cada momento, cada curiosidade, da 42ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul em Passo Fundo neste final de semana aqui no BLOG do MTG e no clic RBS.
 
Tu sabias…
 
…que em recente levantamento, à partir da oficialização do concurso, constatou-se que a 1ª Região Tradicionalista detém o maior número de títulos estaduais, 6, seguido de perto pela 5ªRT e 9ªRT com 4, a 6ª, 7ª,12ª,13ª e 18ª com 3 cada uma. A 23ª possui 2 títulos e com um vem a 3ª, 4ª, 8ª, 10ª, 14ª, 15ª, 16ª, 21ª, 26ª e 30ª Regiões?
… que de 1971 até 1984 o concurso estadual acontecia no Congresso Tradicionalista. A partir de 1985 passou a ser vinculado à cidade da Prenda que conquistava o título?
… que em 1975 foi aprovada a prenda mirim do RS, mas que somente teve seu primeiro concurso em 1982, oficialmente. Já a categoria juvenil surgiu extraoficialmente em 1984, mas somente veio a tornar-se oficial em 1985?

Ta chegando a hora... faltam 4 dias

21 de maio de 2012 0

24 DE MAIO – Quinta-feira
13h – Recepção às prendas concorrentes, familiares e delegações das Regiões
Tradicionalistas
Local: CTG Lalau Miranda

25 DE MAIO – Sexta-feira
09h – Prova Escrita
Local: CTG Lalau Miranda
11h30min às 13h30min – Montagem da Mostra Folclórica
Local: CTG Lalau Miranda – Salão nobre

MOSTRAS FOLCLÓRICAS
13h30min às 15h30min – 1º Bloco
15h30min às 17h30min – 2º Bloco
17h30min às 19h30min – 3º Bloco
20h – Sessão Solene de Instalação da 42ª Ciranda Cultural de Prendas

26 DE MAIO – Sábado
09h – Inicio das provas orais e artísticas para todas as categorias
Local: Centro de Eventos e Portal das Linguagens – UPF
Categoria Mirim: Portal das Linguagens
Categoria Juvenil: Auditório 1
Categoria Adulta: Auditório 2
13h – Reinicio das provas orais e artísticas

22h – Fandango com a divulgação dos resultados do concurso
Local: CTG Lalau Miranda
Animação do Fandango: Retrato do Pampa
Traje: Pilcha Completa

MTG e RBS bem próximos

19 de maio de 2012 0

Em reunião que durou mais de duas horas mas foi muito frutífera, na sede da RBS e da Zero Hora, o Presidente Erival Bertolini, o Vice Presidente Paulo Souza, o assessor de imprensa, Rogério Bastos, juntamente com Alice Urbim, Gerente de Programação, Cezar Freitas, Diretor de Jornalismo, Joel Goulart, gerente comercial da RBS TV dos Vales, e Matheus Carvalho, gerente Executivo da RBS dos Vales MTG e RBS trataram de assuntos voltados à tradição gaúcha e a midia, dando inicio a uma grande parceria.

Há muito tempo existia uma aproximação entre as instituições que não se confirmava, mas depois desta renião, o MTG e a RBS ficaram bem mais próximos. Maravilhados com as curiosidades do ENART, coisas que acontecem nos bastidores e que gerariam grandes noticias, como o recente casamento ocorrido em Pelotas, numa promessa feita no ENART 2012, os Executivos escutaram atentamente e debateram sobre a importancia da tradição gaúcha.

A reunião foi bastante extensa e mostrou o interesse da RBS no maior evento artistico amador, que o Movimento Tradicionalista Gaúcho promove anualmente. Além da reunião na RBS, pela manhã o Presidente recebeu na sede a comissão do ENART. Foi dada a largada para ENART 2012. Quem sabe com transmissão por uma TV

Atualização Cadastral das Entidades Filiadas ao MTG

14 de maio de 2012 0

O MTG está realizando a atualização dos dados cadastrais das Entidades Tradicionalistas Filiadas, alem de manter os registros administrativos atualizados, tem o intuito de  fortalecer as relações, unindo e harmonizando os atos com seus filiados.

Para isso, esta disponibilizando no site do MTG www.mtg.org.br , ficha cadastral para atualização ou através da Coordenadoria Regional, como também através das Interiorizações do MTG, que estão acontecendo nas Regiões Tradicionalistas, quando dos Encontros Regionais de acordo com agenda estabelecida.

Agende a interiorização do MTG

11 de maio de 2012 0

Acompanhe e agende onde estará o MTG fazendo a Interiorização:

12ª RT – 04/jun – 2ª Feira – 17 Hs CTG Independência Gaucha , Esteio.
18ª RT – 21/jul – sabado – 14 hs – CTG Presilha do Pago da Vigia – Santana do Livramento.
04ª RT - 22/Jul – 9 hs – Alegrete – Local a confirmar.
01ª RT – 11/ago – Sábado- 14 hs- CTG Lanceiros da Zona, Porto Alegre.
23ª RT – 14/ago – 3ª feira – 16hs – Sede da 23ª RT Pq. Rodeio de OSORIO.

MTG foi até Lajeado para 2ª Interiorização

09 de maio de 2012 0
Foi na tarde de terça feira, dia 08 de maio, que a Diretoria do MTG embarcou para Lajeado, onde realizou a segunda interiorização da federação. No micro-onibus estavam diversas diretorias para atender as ansiedades das entidades da 24ªRT.
 
O Presidente Erival Bertolini foi acompanhado de seu Vice Presidente de Finanças, Edson Debom, do Vice Presidente de Eventos, Gelson Miola, os Diretores de departamentos: Paulo Gonçalves, Claudiane Voguel, Gustavo Bierhals, Gilberto Nazário, João Hermenegildo Pereira, Luciana Borges, José Esir, e a Fundação Cultural Gaúcha – MTG, com sua Diretoria Administrativa.
 
Presente ao evento o Conselheiro Jorge Moreira, Poeta, tradicionalista que participa ativamente de sua Região. Os Patrões que lá estiveram esclareceram as suas dúvidas, receberam o jornal Eco da Tradição e O Macanudo Gaúcho, e depois passaram para o encontro regional..

Passo Fundo: Cfor bem organizado e um sucesso

06 de maio de 2012 0

Foi um sucesso de participação e organização o  Curso de Fromação Tradicionalista que aconteceu na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, neste domingo dia 06, com almoço no CTG Lalau Miranda.

Foram 125 participantes de CTGs, DTGs, Piquetes e outras entidades afins. A atenção do público era elogiável. Um almoço muito bem servido no CTG  que sediará a ciranda Cultural de Prendas. Com a organização por conta da Coordenadoria da 7ªRT e da diretora de cursos do MTG, Luciana Borges.

Palestraram Manoelito Carlos Savaris, Odila Paese Savaris, Márcia Borges (Patroa do 35), Leticia |Zimmermann e Rogério Bastos. O Diretor de Provimento e Marketing da Fundação Cultural Gaúcha também esteve lá auxiliando no processo de organização.